GRADUAÇÃO: ITEM IMPRESSINDÍVEL ????

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos GRADUAÇÃO: ITEM IMPRESSINDÍVEL ????

Visualizando 30 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4481
      lisandrosouza
      Participante

      Pessoal, boa noite !

      Estive visitando os sites do Consulado do Canadá para os processos de visto FEDERAL e por QUEBEC e tenho uma dúvida.
      Eu nao tenho o diploma de GRADUAÇÃO. Este item é necessário para a obtenção do visto de SKILLED WORKER ou posso apenas ter o diploma técnico ?

      Agradeço antecipadamente.

      Lisandro

    • #12218
      Erasmo
      Participante

      Olá Lisandro, seja bem-vindo à comunidade.
      Graduação é um ponto forte em ambos os processos de imigração, mas a obtenção do visto abrange alguns outros itens como experiência profissional, idioma, idade, etc. :? que compõem seu perfil.

      Sugiro que você, primeiramente, leia com atenção o conteúdo dos sites oficiais. Depois, vasculhe o site da comunidade…artigos, weblinks, tópicos anteriores do fórum, downloads…você já encontrará bastante informação e conseguirá filtrar o que lhe sirva…inclusive o tema Graduação já foi discutido aqui no fórum (utilize a ferramenta de busca do próprio site   :wink: )

      Também é necessário que, caso você não tenha feito, faça as avaliações on-line nos seguintes links:

      :: Avaliação On-line Québec ::
      :: Avaliação On-line Federal ::

      Assim, você terá uma idéia de quanto “pesa” uma graduação no seu perfil… 8)

      Abraços e boa sorte!

    • #12220
      lisandrosouza
      Participante

      Obrigadão Erasmo !!!!

      Tirou um peso enorme das minahs costas … (risos)

      Já realizei os dois testes On Line pelos sites FEDERAL e o de QUEBEC.

      Passei no de QUEBEC e reprovei no FEDERAL por 10 pontos … :(

      Mas só o fato de saber que a graduação não é item reprovatório já está de bom tamanho.

      Mais uma vez obrigado.

    • #12223
      makeloo
      Participante

      Lidismar,
      Estudo bastante o processo pois ha detalhes que fazem bastnte diferença
      Um abraço

    • #12225
      Erasmo
      Participante

      Olá Lisandro, disponha…no entanto, dependendo de sua idade (se for acima de 35 anos), a graduação pode ser reprevatória… 8O

      Faça o que disse nosso amigo Makeloo…estude bastante!!!

      Abraços!

    • #12239
      lisandrosouza
      Participante

      Bom dia Erasmo,

      FELIZMENTE eu tenho menos de 35 anos … (risos)
      Tenho 33 anos e minha esposa tem 31 …

      Ainda estamos amadurecendo a idéia de ir para o Canadá.
      Eu nem sabia até ete último fim de semana que o processo era assim “relativamente” fácil para a obtenção do visto.
      Devo um agradecimento especial também à minha sogra, pois foi ela que viu uma reportagem recente na televisão e nos avisou.

      Agora, preciso ainda tirar os passaportes (meu e da minha esposa), e fazer um curso intensivo de francês … e, como sou da cidade de São Paulo, me indicaram a “École Québec”.

      Você (ou toda a comunicade) conhece(m) algum outro instituto que prepare as pessoas para a entrevista do consulado ?

      Agradeço antecipadamente,

      Att. Lisandro

    • #12241
      RickSimon
      Participante

      Lisandro,

      Vou expor minha situação pra você, eu tenho 33 anos e também não concluí ainda minha universidade, minha mulher tem mais de 40 anos, entretanto tem nível superior completo e ainda é técnica em contabilidade, além de ter vasta experiência profissional.

      Numa das vezes em que estive nas palestras do Governo de Quebec aqui em São Paulo, perguntei a Mme. Soraya Tandel sobre meu caso, expliquei que tenho uma ótima experiência profissional, Inglês fluente e formação técnica.

      Ela me afirmou que eu devo ser o requerente principal e que eu e minha esposa deveremos comprovar que temos pelo menos 200 horas estudadas de Francês, dessa forma não haverá problema algum.

      Nessa mesma reunião um amigo nosso estava presente, ele tem 36 anos e não tem nível superior completo, Mme. Tandel disse que realmente nesse caso não há possibilidades de aprovação, seria necessário que ele tivesse pelo menos o nível superior completo para então tentar o processo, que mesmo assim seria um pouco mais difícil.

      Então meu amigo, siga a dica dos colegas e busque toda a informação possível nos sites oficiais e aqui na CBQ, tendo a oportunidade participe de palestras organizadas pelo Governo de Quebec, você poderá se inscrever on-line através do site  immigration-quebec, aliás nesse mesmo site você poderá obter uma série de informações sobre o processo imigratório, ok?

      Um abraço e até mais,

      Ricardo

      Ri e Ro – Rumo ao Quebec

    • #12253
      marcelomanzo
      Participante

      Pessoal,  como skiled work realmente a graduação é imprescidível, mas há 15 anos atrás meu tio e sua família foram Québec como torneiro mecânico.
      Qual o segredo? Ele foi como turista 2 vezes, conheceu um dono de uma empresa que precisava de um torneiro mecânico com a experiência dele, o dono da empresa deu entrada na papelada na imigração. E em pouco tempo depois meu tio e família desembarcaram em Montreal, e estão lá até hoje.

      Tudo depende…

      Numa palestra que eu assisti com o Roc, ele comentou que um prof. de capoeira, foi para lá sem curso superior, e está super bem… tudo depende da demanada.

      Obviamente que vale lembrar que são casos muitos especificos.

    • #12255
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Se você tiver uma proposta de emprego, é o empregador que deve fazer o seu processo e neste caso é um processo diferente do Skilled worker.

      Depois das modificações ocorridas em outubro no processo de imigração por Québec, várias profissões foram beneficiadas mesmo de nível técnico. Confira no Passo a Passo do Processo de Imigração por Québec que você encontra na seção Artigos os links para pesquisar as caracteristicas do processo em relação ao seu estudo.

      Abraços,[/align]

    • #12256
      Carlos_Santos
      Participante

      @lisandrosouza”;p=”4107 wrote:

      …Eu nao tenho o diploma de GRADUAÇÃO. Este item é necessário para a obtenção do visto de SKILLED WORKER ou posso apenas ter o diploma técnico ?

      sua resposta esta em:

      Liste des domaines de formation de 2006 (PDF, 209 Ko), aonde existem profissões técnicas na lista de profissões em demanda!

      Modifications réglementaires en vigueur le 16 octobre 2006, aonde explica outras modificações

      boa leitura e boa sorte!!

    • #12260
      lisandrosouza
      Participante

      Gente, muito obrigado a todos.

      Vocês são muito atenciosos.

      Informo que a profissão da qual exerço não tem relação com o meu diploma técnico.
      Tive que mencioná-lo para contar mais pontos na viabilização do meu visto.

      Agora, só falta eu providenciar passaporte e fazer um curso intensivo de francês, para poder enviar os documentos para Buenos Aires …

      Aí é só por Deus … (risos)

      Att. Lisandro

    • #12265
      lisandrosouza
      Participante

      Pessoal,

      Tenho uma pergunta a respeito das equivalências de diploma:
      Equilavência de Diplomas com o CSQ – tenho um diploma de curso técnico do SENAI (ginasial) com duração de
      dois anos.
      Este curso tem alguma validade no formulário de equivalência ?????

      Att. Lisandro

    • #12276
      Erasmo
      Participante

      Olá Lisandro,
      Eu acho que só teria alguma validade se você tem intenção de exercer o ofício que aprendeu no SENAI no Québec…posso estar enganado. Eu, por exemplo, sou formado em Caldeiraria (Chaudronnerie) pelo SENAI mas, como não tenho intenção (pelo menos no início) de exercer este ofício, não vou fazer a equivalência deste certificado. Pode ser que, se contar como experiência, eu o faça… 8)

      Os links a seguir tratam de ofícios no Québec:

      :: Liste des métiers (Métiers à certification interprovinciale) ::

      :: Liste des métiers réglementés ::

      Abraços e boa leitura!

    • #12299
      Fabiocb
      Participante

      Olá Lisandro,

      seja bem vindo, e Carlos muito obrigado pela lista, ainda não tinha visto esta lista em especifico.

      Abraços

      Fábio

    • #12361
      lisandrosouza
      Participante

      Bom dia pessoal,

      Tenho uma perguntinha básica e final, que vai servir de base para a minha pretensão ou não em tentar obter o visto permanente para o Canadá:

      Vocês conhecem alguém que obteve este visto permanente SEM TER diploma de graduação e colegial técnico, e tinha apenas o francês fluente e muitos anos de experiência registrado em carteira de trabalho ????

      É possível obter este visto permanente sendo casado e querendo ir sozinho para o Canadá ????

      Att. Lisandro

    • #12365
      AleBHZ
      Participante

      Eu acredito que os fatores que têm peso no processo são:

      idade
      francês
      experiência profissional
      escolaridade
      dinheiro

      Um fator mais fraco é compensado pelo outro. Se vc não tem curso superior, mas está dentro do limite de idade e tem experiência profissional comprovada, o melhor que vc tem a fazer é enfiar a cara no francês…

    • #12370
      Fabiocb
      Participante

      Olá Lisandro,

      é possivel ir sozinho sim, porem sua esposa e filhos teram que passar por todo o processo de qualquer forma, independente se eles vão ou não, ah lembre que pelo fato de você ter filhos novos (você tem 2 né) acaba ganhando pontos preciosos.

      Quanto a falta de formação, se não me engano sua esposa é formada em direito e é mais nova, seria mais facil ela ser a aplicante principal pois assim vocês ganhariam mais pontos, ela só teria que estudar muito o francês.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Fábio

    • #12373
      AleBHZ
      Participante

      O aplicante principal pode ir sem o cônjuge, mas este não pode ir sem o aplicante principal…
      Verifique isso. Se colocar sua esposa como principal, vc só poderá entrar no país acompanhado dela. Mas, se ela quiser ir, aí não tem problema… Só escrevi isso pq vc considerou a hipótese de ir sozinho.

      Abraços,

      Alessandro

    • #12380
      RedCzar777
      Participante

      @kennybhz”;p=”4275 wrote:

      O aplicante principal pode ir sem o cônjuge, mas este não pode ir sem o aplicante principal…
      Verifique isso. Se colocar sua esposa como principal, vc só poderá entrar no país acompanhado dela. Mas, se ela quiser ir, aí não tem problema… Só escrevi isso pq vc considerou a hipótese de ir sozinho.

      Abraços,

      Alessandro

      Agora eu fiquei com uma dúvida, se eu for o aplicante principal eu posso ir sozinho, mas minha esposa só pode ir acompanhada comigo. Seu eu já estiver no Canadá vou ter que sair para entrar de volta junto com ela ou bastaria eu estar esperando por ela no aeroporto?  :?:

    • #12452
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Lisandro,

      Leia o relato na nossa entrevista que você encontra na seção artigos e você verá que o Bruno não tem diploma superior e nem técnico, mas devido a outros quesitos fortes que temos (francês intermediário, idade etc etc) nós passamos na entrevista mesmo ele sendo o requerente principal. Já fiz o novo teste, depois das mudanças no processo, e verifiquei que se fossémos realizar o processo agora, ficaria mais fácil ainda para a gente conseguir. Mas como somos um casal, o meu diploma superior ajudou por ele não ter diploma. Cada caso é um caso e só você poderá analisar suas chances fazendo o teste oficial.

      Olá Redcar,

      O requerente principal deve ser o primeiro a entrar no país, depois disso o acompanhante pode entrar a qualquer hora com ou sem o requerente principal. Somente na primeira entrada no Canadá que deve ser observado este detalhe, depois o direito de ir e vir de qualquer membro do casal é o mesmo. Agora você entendeu???

      Abraços,[/align]

    • #12455
      lisandrosouza
      Participante

      Boa tarde Adriana,

      Agora sim eu entendi perfeitamente.

      Fiquei mais animado e irei correr atrás daquele meu outro problema, que é não ter cartão de crédito internacional.
      Vou ter que arrumar um jeito de pagar em dinheiro lá no Itaú Personallité o meu início do processo …

      Vamos ver no que dá.

      Obrigado.

      Lisandro

    • #12465
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Lisandro,

      Para pagar a taxa de abertura do Processo por Québec a única forma é através do Cartão de Crédito Internacional. A taxa paga no Itaú Personalitté é a taxa de abertura do processo federal.

      Você pretende fazer o processo por Québec ou o Federal direto???

      Pois a Comunidade Brasil-Québec visa auxiliar os que decidem fazer o processo por Québec portanto as informações aqui prestadas podem não ser confiáveis, devido às diferenças entre os dois processos, para aqueles que querem fazer o processo federal direto. Claro que você pode continuar a usufruir da CBQ se decidir fazer o processo Federal direto, mas sugiro evitar fazer perguntas sobre este processo, pois estas perguntas podem confundir os outros usuários da Comunidade, por serem processo bem diferentes.

      Abraços,[/align]

    • #12472
      lisandrosouza
      Participante

      Boa noite Adriana,

      Não, minha pretensão é mesmo obter o visto via Quebec, só que será difícil pagar esta taxa através de cartão de crédito internacional. Mas vou dar um jeito pois já disseram aqui mesmo que pode ser de outra pessoa, não é mesmo ?

      Muito obrigado.

      Att. Lisandro

    • #12500
      RedCzar777
      Participante

      @Dri_Torres”;p=”4357 wrote:

      [align=justify]
      Olá Redcar,

      O requerente principal deve ser o primeiro a entrar no país, depois disso o acompanhante pode entrar a qualquer hora com ou sem o requerente principal. Somente na primeira entrada no Canadá que deve ser observado este detalhe, depois o direito de ir e vir de qualquer membro do casal é o mesmo. Agora você entendeu???

      Abraços,[/align]

      Obrigado pela resposta Dri, esse ponto ainda não tinha ficado claro para mim. Mas agora você já resolveu a minha dúvida, hehehe.  :D

    • #12504
      Motta
      Participante

      Galera, boa noite.
      Estou interessado em imigrar para o Québec. Fiz aquele teste pelo site oficial e aparentemente foi tudo ok. Mas gostaria de me informar com os integrantes do grupo quaia são os procedimentos burocráticos que são necessários para fazer aplicação.
      Tenho 29 anos, sou psicólogo e atualmente estou cursando uma fac de letras português/francês. sou finc. público tb.
      Segundo a experiência da galera que já foi ou está na iminência de ir e, tendo em vista o meu perfil, quais as possibilidades que eu tenho de conseguir o visto de residente?
      Um grande abraço.
      rogério.

      [align=center]:!: Editado pela moderação, favor atentar-se ao título do tópico em questão antes de postar suas dúvidas no fórum e ler as Regras do Fórum antes de postar :!:
      Esta mensagem será apagada.[/align]

    • #12510
      Erasmo
      Participante

      Olá Rogério, seja bem-vindo à comunidade!

      Sugiro que você leia todo o conteúdo do site, artigos, downloads e weblinks, postagens anteriores e leia as :: Regras de Utilização do Fórum ::.

      Isso facilitará sua integração ao processo de imigração, sanará a maioria de suas dúvidas e poderemos ajudá-lo de forma mais objetiva… 8)

      Abraços e boa sorte!

    • #12518
      makeloo
      Participante

      Olá Rogério,
      Seja bem-vindo a CBQ. Como disse o Erasmo e eu reforço. Pesquise o site. Nele há muitas coisa boas que te ajudarão a compreender melhor o processo. Há um passo a passo bastante claro e que te ajudará a enterder melhor o processo.
      um abraço

    • #12519
      Fabiocb
      Participante

      Olá Rogério,

      Seja bem vindo e como dito pelo Erasmo e Marcelo, pesquise bastante e navegue pelo site, quanto ao processo, existe um arquivo na seção de downloads que conta passo a passo todo o processo de imigração.

      Abraços

      Fábio

    • #12551
      Motta
      Participante

      Obrigado a todos que leram meu texto. Estou me informando bastante… tem muita coisa interessante na net. vou continuar a saga…
      Um grande abraço a todos.

    • #12961
      lisandrosouza
      Participante

      Pessoal, boa noite !

      Peguei uma lista de equivalências escolares no site do consulado de Quebec e não achei universidade com duração de 2 anos e meio do Brasil.

      O consulado de Quebec não reconhece os cursos superiores brasileiros de curta duração, que são reconhecidos pelo MEC ?????

      Obrigado pessoal.

      Att. Lisandro

    • #12966
      nevesea
      Participante

      Lisandro,

      Acho que você deve verificar a tabela de pontuação para saber suas reais condições de ser aprovado tanto no processo federal quanto no processo por Québec. Essa tabela é um documento oficial onde você mesmo poderá determinar sua pontuação e verificar se você possui pontos suficientes. Você também poderá tomar conhecimento do que será necessário fazer para adquirir mais pontos. Por exemplo, você poderá melhorar seus conhecimentos no francês ou ingês. Você poderá passar uns dias no Canadá como turista e assim somar mais alguns pontos para sua demanda, etc… Lembrando que a questão da motivação, interesse, conhecimento sobre o Canadá também valem pontos no processo do Québec.

      Faça isso e tenha mais domínio da situação!!! Não procure tentar passar com a pontuação mínina, procure estar um pouco acima disso para evitar decepção e perda de tempo. Faça o seu melhor! Lembre-se de que a obtenção do visto será seu primeiro desafio, e talvez o mais fácil, no processo de estabelecimento no Canadá.

      É possível sim viajar sozinho memso sendo casado. No entanto, sua esposa e filhos deverão participar do processo também, participando inclusive da entrevista e dos exames médicos. Eles não poderão ser excluidos em hipótese alguma mesmo que não o acompanhem.

      Eduardo.

Visualizando 30 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.