Gatineau- Polêmica na cartilha de acolhimento aos imigrantes

Home Fórum Vivendo no Canadá Regiões e Cidades no Canadá Outras Gatineau- Polêmica na cartilha de acolhimento aos imigrantes

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7777
      Ucrambuco
      Participante

      Pessoal, Bonjour!

      Nas andanças de notícas matinais, segue link de uma reportagem , com um pequeno vídeo, sobre a cartilha de acolhimento aos imigrantes que está causando polêmica:

      http://fr-ca.actualites.yahoo.com/immigration-un-document-destin%C3%A9-aux-nouveaux-arrivants-suscite-234811080.html

      Bonne Lecture!

      Mariana

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48689
      SANDROMS
      Participante

      Achei bem engraçado, parece que a polêmica está na forma em que são colocadas as coisas, mas pensando bem, tem uns imigrantes que precisam disso sim.

      Em relação aos odores da cozinha por exemplo, tinha um vizinho no primeiro prédio onde eu morei que cozinhava algo tão fedido e era preciso prender a respiração ao passar pelo corredor, acho que eles cozinham os esquilos que morrem atropelados…

      Outro ponto é o pessoal que não tem conceito de limpeza e jogam lixo partout, incluindo metro, ônibus etc.

      O que vcs acham?

    • #48551
      Helen Hartung
      Participante

      Achei o assunto e a reportagem interessantes. Realmente cada povo tem sua cultura, mas há a questão da adaptação para onde se está imigrando. Se por exemplo um imigrante no seu país de origem costuma tomar banho uma vez por semana ( estou citando esse exemplo como um imigrante que tem esse hábito por um fator cultural e não sócio-econômico) logicamente ele vai cheirar mal. Se esse imigrante vai para um país em que seus habitantes tem o hábito de tomar banho e se higienizar com frequência, na minha opinião, o imigrante deve se adaptar. Até porque imagino que esse imigrante terá dificuldade até de conseguir emprego….
      Att

    • #48695
      Ucrambuco
      Participante

      Ola a todos!

      Trabalhei em umhotel aqui em Curitiba e passamos por situação semelhante ao um indiano vir morar durante 06 meses no hotel.. a questão da comida como o Sandro falou , é bemm complicado, tivemos grande problemas…
      A questão é que cada imigrante, leva consigo sua cultura e consequentemente seus costumes.. até certo ponto é saudável sim, contanto que não seja de caráter discriminatório… Disseram que não existe países que não se tomam banho… mas sabemos sim que existe…:)

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48696
      FCelso
      Participante

      Pessoal,

      Sobre higiene pessoal, os próprios quebecas não escovam os dentes direito e tomam banho com menos frequencia, comparado com os brasucas. Gostaria que quem já teve a oportunidade de conviver com eles, que se manifeste a esse respeito.

      Abraço,
      Fabrício

    • #48698
      SANDROMS
      Participante

      Fabricio,

      Lance interessante esse de escovar os dentes… nas propagandas de creme dental tanto na TV Canadense como nos canais americanos falam sempre em 2 vezes por dia, no Brasil sempre falam 3 vezes.

    • #48710
      Shape
      Participante

      Minha opinião: “o povo precisa deixar de ser ‘zé maguinha’ e seguir a cartilha”.
      Se os “maus” exemplos não se aplicam a você e seus costumes, ótimo! Se sim… hummm… =
      Sério, não vejo motivos pra polêmica! E no mais, o que é que os “imigrantes” querem dar pitaco na forma como eles “administram” os novos imigrantes? Ainda se fosse algo mais sério e visivelmente discriminatório! Ah, vá tomar banho né!?!? rs

    • #48714
      SANDROMS
      Participante

      @Shape wrote:

      … Ah, vá tomar banho né!?!? rs

      :lol: :lol: :lol:

    • #48724
      Carlos_Santos
      Participante

      nesta mesma linha de raciocinio comentado até aqui…. eu tenho algo à acrescentar ;-)

      Quando fui fazer meu “Atelier de recherche d’emploi” no SOIIT eu ouvi de um dos animadores deste atelier (eram varios) que deveriamos tomar banho, passar desodorante nas axilas, e por ai vai…..

      fiquei ouvindo ele falar e pensando ca com os meus botoes….. se ele fala isso é porque deve ter gente que nao faz….

      Mas nao pensei que ele estava falando para mim e ponto.

      Bem… anos passados e vendo como eles mesmos fazem (québécois), vejo os casos que o nosso amigo Fabricio (ou Celso) sempre nos traz aqui.

      Varios colegas de trabalho quando estao por perto, eu procuro nao respirar muito fundo nao, pois do contrario vou sentir “odores de subway”.

      Para quem nao conhece subway aqui é uma rede de fast-food, como o BOB’s ou MC donalds. Como eles usam bastante temperos (cebolas, pimenta e outros), o cheirinho nem sempre agrada.

      Bom…. moral da estoria, sim, é preciso solicitar aos imigrantes E aos “locais” de se lavar também :lol:

      E, se a carapuça servir, que a use!

      Isso sem descriminacao, adoro meus banhos no mesmo dia ;-)

    • #48727
      Mama
      Participante

      Humor da Crônica do Pierre Foglia ( veja que ele tb e imigrante de origem italiana, mas já estava décadas no canada) sobre a polemica cartilha:

      http://www.cyberpresse.ca/chroniqueurs/pierre-foglia/201112/07/01-4475704-lodeur-du-curcuma.php?utm_categorieinterne=trafficdrivers&utm_contenuinterne=cyberpresse_aujourdhui-sur-lapresseca_267_article_ECRAN1POS1

      Bonne lecture!

    • #48730
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Marcia,

      o Pierre nao tem papas na lingua….bem direto ao ponto.

      Obrigado pela sugestao!

    • #48732
      roders
      Participante

      Irei contar um “causo” que aconteceu comigo e com nossos amigos québécois. Em 2009, fui estagiar na Universidade de Montreal (na área de medicina) e havia um residente, que não era imigrante, que usava todos os dias a mesma roupa, chegava próximo ao final da semana e o odor incomodava bastante. Algo que me chamou a atenção, é que ninguém parecia se incomodar, ou falar alguma coisa para o rapaz … ou era algo bem comum, ou ele tinha um armário só com aquelas peças de roupa.
      Abraços

    • #48748
      GabiLocatelli
      Participante

      Acho que é exagero…
      Aqui no Brasil eu trabalhei em uma empresa grande, que quando contrata novos “colaboradores” dá um treinamento geral, falando sobre as características da empresa, benefícios como férias e seguro de vida, horários e… higiene pessoal.

      Uma pessoa foi lá na frente dar um treinamento de como deve ser nossa higiene pessoal. Falou que deveríamos tomar banho de manhã antes de ir pra empresa (usou exatamente essas palavras: “pra tirar a nhaca da cama”), e de noite quando chegarmos em casa (“pra tirar a nhaca do trabalho”). Ensinou que devemos escovar os dentes depois do café, depois do almoço e antes de dormir. Falou de lavar o rosto pra tirar “remelas”, falou de assoar o nariz…

      Não acho que seja uma questão de preconceito não, mas sim de padronização… tem gente que não aprendeu a fazer isso quando criança, então eles precisam ser ensinados!

    • #48769
      Familia Tanganelli
      Participante

      Caros colegas! Achei até natural a cartilha indicativa. Eu também quando morei na França, minha vizinha do andar abaixo cozinha uma fritura insuportável. Acho que é mais ou menos quando você vai a casa de alguém. Precisa se adpatar aos costumes da nova residência. Não o contrário. Abraços ….

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.