Gastos

Home Fórum Ainda no Brasil Geral Gastos

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7628
      Diego Souza
      Participante

      Boa noite!

      Gostaria de saber quanto tenho que ter em dinheiro depositado para arcar com todos os gastos para imigrar, contando com pagamentos de taxas, vistos, comprovação de dinheiro que tenho que ter la para me manter, etc,
      Quando no mínimo tenho que ter?

      Obrigado

    • #46944
      victor_m
      Participante

      Olá amigo,

      Tenho certeza que no fórum tem todas as respostas de suas perguntas.

      Comece por aqui e boa leitura:

      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/4189.html

    • #46946
      javabeats
      Participante

      Amigo, siga pesquisando na CBQ que você encontrará o que procura. Como “roteiro” para o cálculo do “valor” do qual você vai dispor, acho que poderia começar com:

      Processo provincial
      – Taxa de abertura do processo (para todos os participantes)
      – Custos da entrevista (caso tenha de se deslocar até SP)

      Processo federal
      – Taxa de abertura do processo
      – Custos com cópias, certidões
      – Custos com consulta e exames médicos (médico credenciado)
      – Taxa final do processo (igual à da abertura)

      Antes de viajar
      – Passagens
      – Excesso de bagagem
      – Traduções de documentos
      – Equivalência de diploma
      – Outros custos menores (postagem, transporte, tempo livre…)

      No Québec
      – Roupas de inverno (depende da época da viagem… mas não vai escapar disso)
      – Taxas da chegada ao país (direito à residência permanente, etc)
      – Custo de vida (varia muito de um perfil para outro)
      – Cursos particulares de idioma (uma boa idéia, não conte com a francisação nem acredite que seu francês já é bom o suficiente)
      – Considere o número de meses de desemprego previsto para calcular o seu backlog.

      Acho que é isso… se eu esqueci de alguma taxa/custo aí no meio do caminho, certamente os mais experientes poderão ajustar a lista!

    • #46949
      SANDROMS
      Participante

      @javabeats wrote:

      No Québec

      – Taxas da chegada ao país (direito à residência permanente, etc)

      Javabeats, o que vc dizer com taxas da chegada? Não lembro de nenhuma taxa na chegada. E com exceção da carteira de motorista, todos os documentos são emitidos sem custo algum.

    • #46951
      javabeats
      Participante

      Eu posso realmente ter feito confusão, mas eu me refiro à taxa do direito à residência permanente – talvez seja a mesma taxa do final do processo federal, e eu que comi bola =)

    • #46953
      mrodolfo
      Participante

      Conta de padaria : uns trinta mil dólares…

    • #46957
      rafasgomes
      Participante

      Conta de padaria : uns trinta mil dólares…

      Nossa….
      mesmo pra uma conta de padaria, achei um pouco demais… soh um pouco, rs.
      Não estou duvidando, longe disso, afinal vc ta ai e eu to aqui, mas nossa, ta longe deu ter essa grana hein… :bangwall: :alright:

      abraço

    • #46958
      javabeats
      Participante

      Ainda não estou no Québec, mas com todas as pesquisas que venho fazendo (desde antes do começo do processo em si), só posso concordar com o mrodolfo.

      E penso que passa de CAD 30 mil para os casos onde a equivalência de diploma é absolutamente necessária – médicos, engenheiros, enfermeiros… porque a possibilidade de terem de voltar à escola é grande, e isso tem um custo duplo: os estudos propriamente ditos, e o (longo) tempo sem poder exercer a profissão.

      Nessa hora de fazer contas, se você não pôde se planejar com antecedência, a espera pelo processo federal pode ser até bem vinda. E lembre-se que você tem disponível um certo tempo para deixar o Brasil, depois da emissão do visto. Se ainda não está bem preparado financeiramente, é melhorar segurar as pontas e economizar por mais tempo :!:

    • #46960
      SANDROMS
      Participante

      Na verdade esse valor vária muito. Dependendo dos seguintes fatores:

      . Família:

      vc está indo sozinho? Casal? Filhos?

      . Estilo de vida:

      quanto vc está disposto a reduzir seu estilo de vida?

      .Idioma:

      Vc já sabe francês e inglês ou vai ter que estudar do zero? Pretende terminar seu aprendizado já em solo Canadense? Pretende passar alguns meses só fazendo francisação?

      . Profissão:

      quanto vc precisa investir em tempo e dinheiro para exercer sua profissão?

      . Planos:

      vc pretende se sustentar com um emprego técnico até encontrar seu lugar ao sol? pretende, ou precisa voltar para a sala de aula?

      Eu, assim como o mrodolfo, vim com filhos, mas gastei menos que isso, principalmente pq na minha área, TI, é possível chegar e se atirar no mercado de trabalho, enquanto na área dele, engenharia, é necessário muito sangue, suor e lágrimas para entrar na ordem.

      Por outro lado, com filhos não podemos (ou não temos coragem) de viver completamente desapegados de todo o conforto, exigindo assim mais gastos na chegada: apartamento maior, roupas e transporte para ir a escola, atividades, etc…

      Não dá para comparar uma pessoa sozinha, que pode alugar um quarto e tem expectativa de conseguir emprego em 3 meses com uma família com 3 crianças, que precisa alugar um 5 1/2, onde é necessário gastar vários meses estudando e/ou validando o diploma antes de começar a trabalhar.

    • #46963
      rafasgomes
      Participante

      Javabeats, SANDROMS

      concordo com ambos !

      Eu sou da area de TI, e pelo menos tenho expectativas que trabalhar em algo logo… nao precisa ser o top, mas algo que me permita nao torrar mto o dinheiro que eu levar pro Quebec.

      Planejo ir pro Quebec apenas em 2014, até lá vou economizar bastante, soh nao sei se o suficiente, rs.

      Algo que me preocupa companheiros, é a equivalencia de enfermagem da minha esposa… confesso esse ser meu calcanhar de Aquiles…

      Tenho um filho, que daqui 3 anos vai ter 7 anos… tenho medo dos gastos escolares…

      Mas sim, estou no começo do planejamento e ainda me falta noção de muita coisa !
      Sou grato por cada comentário recebido !!!

      Obrigado !

    • #46965
      mrodolfo
      Participante

      Complementando o que o Sandro disse, apresento minha conta de padaria (casal com dois filhos, desde o início do processo, para 6 meses de vida por aqui):

      Aulas de francês : $4.500 (18 meses)
      BIQ : $851
      CIC : $2.080
      Air Canada : $5.200
      OIQ : $2.070 (traduçoes, abertura do processo, provas, taxa de ing. jr)
      Roupas de inverno : $2.000
      Aluguel 1o mês : $1.600
      Transportes : $960
      Aluguel 4 1/2 tout-compris : $4.500 (5 meses)
      Alimentação : $4.800 (6 meses)
      Internet + TV + Telefones : $750 (5 meses)
      TOTAL : $29.311

      Isso não significa que temos que ter essa grana toda no start-up do processo. Vários gastos foram distribuídos e consumiram parte de minha renda no brasil. Outros, foram suportados por investimentos que fiz ao longo do processo…

      Reparem que não colequei gastos com turismo ou com diversão… Muito menos idas a restaurantes (4 estômagos, no mínimo 30 pièces por vez!).

      Trouxemos, ainda, 3 metros cúbicos de coisas nossas por navio. Nisso, foram mais $4000…

      Como o Sandro disse, quem vem sozinho gasta menos…

    • #46967
      javabeats
      Participante

      Puxa! Onde você conseguiu estudar por tanto tempo gastando só $4.500, mrodolfo?

    • #46970
      mrodolfo
      Participante

      Professor particular, uma hora por semana…

    • #46971
      javabeats
      Participante

      Ah, está explicado :D

    • #46972
      rafasgomes
      Participante

      considerando que é necessario ter uma boa grana…
      caso meu processo seja aprovado, apos receber os vistos, tenho 1 ano pra ir certo?
      Existe como prorrogar esse visto?

      Obrigado

    • #46973
      javabeats
      Participante

      Sim, acho que é mesmo 1 ano, e não, acho que não é possível prorrogar esse prazo.

      Mas você pode iniciar o processo provincial, receber o CSQ, e aguardar para dar entrada no processo federal. E como disse o Sandro, esse montante todo pode variar muito de acordo com seu perfil, cidade onde pretende se estabelecer, facilidade de colocação no mercado de trabalho (no nosso caso, TI), etc.

      Você é de Curitiba, certo? Veja o tópico de encontros, estamos organizando um para o dia 17/09. Compareça, e podemos dividir nossas experiências com você, tentar te ajudar um pouquinho com as suas dúvidas ;)

    • #46974
      mrodolfo
      Participante

      O tempo para ser chamado para entrevista é de até um ano (li relatos que gente do NE que já aguarda há 8 meses)…
      O CSQ tem validade de um ano para a abertura do Federal…
      O tempo de processe federal é de, em média, 14 meses…
      A validade do visto é de um ano…

      Na padaria, novamente, o tempo entre iniciar o processo no BIQ e por os pés por aqui pode chegar a ….. 8 meses + 8 meses (dá do CIC enrolar para abrir o processo) + 14 meses + 12 meses = 42 meses! Putz! Isso dá três anos e meio!

      Acho que é tempo suficiente para chegar aqui com um excelente projeto de imigraçao e pronto para encarar as dificuldades…

      Courage!!!!! :lol:

    • #46978
      rafasgomes
      Participante

      é, é tempo suficiente pra um bom planejamento. concordo !

    • #46979
      Diego Souza
      Participante

      Obrigado a todos pelo esclarecimento irei pesquisar mais a respeito!

    • #47037
      FCelso
      Participante

      Boas pessoal,

      Deixo aqui uma estimativa de gastos comuns para uma pessoa, nos moldes do que o MRodolfo já postou para família.
      Não coloco aqui os custos do processo (estadual, federal, exames, passagens), pois isso é possível de obter no site de imigração do governo quebeca.

      Aluguel para 12 meses, (Cidade do Québec), quarto individual, casa de família, tudo incluído (TV a cabo, aquecimento, internet sem fio, telefone local, frigobar privado; lavanderia e cozinha disponíveis): CAD $4560,00 (CAD $ 380,00 por mês – pelo menor quarto disponível)
      Transporte: Ônibus: passe escolar mensal CAD $ 50,00; é possível ainda economizar andando a pé ou conseguindo bicicleta (emprestada ou doada, nos meses de abril até outubro – dependendo da tolerância ao frio e à chuva e neve fundente)
      Alimentação : CAD $ 350 a 450 por mês (CAD $ 600 para casal, com jantares e bebidas – vinho/cerveja em casa; caso sair em restaurantes = CAD $ 50,00 por pessoa).

      Assim, fica o básico do básico, na faixa de CAD $ 800,00 por mês para sobreviver sozinho num lugar pequeno, sem compras nem lazer pago (cinema, restaurante, teatro, etc).

      Abraço,
      Fabricio

    • #47041
      javabeats
      Participante

      O que o FCelso listou, eu costumo chamar de economia de guerra, quando converso com minha esposa :wink:

      Eu tenho uma opinião a respeito desse tipo de esforço: eu acho que o sacrifício que ele exige – para quem já tem uma vida razoável no Brasil – acaba prejudicando um pouco a integração.

      Claro que cada um tem seus valores e uns conseguem se adaptar melhor que outros em condições variadas, mas o meu argumento é de que quem pretende viver num país diferente, com pessoas diferentes, por melhor preparado que esteja, deve minimizar os desconfortos que podem levá-lo à julgar mal o local e a situação em que está.

      Novamente, eu sempre reitero que orçamento é uma questão absolutamente pessoal – o que é importante ou essencial para mim, pode não ser para outras pessoas, e vice-versa. Por isso, o melhor a fazer é pesquisar quanto custa o seu estilo de vida no Québec. E aí preparar-se de acordo.

      Ceux sont mes deux pièces..

    • #47042
      mrodolfo
      Participante

      Fabrício,

      Obrigado por complementar o tópico com sua experiência.

      Javabeats, a conclusão de tudo o que já foi postado no tocante a gastos é….. DEPENDE!!!!!!! :lol:

      Depende de como cada um quer viver. Eu, apesar de trabalhar desde fevereiro, continuo na minha vidinha espartana, pois pagávamos aluguel em duas cidades até o mês passado. E vamos continuar assim por mais um boooooooom tempo. Temos o NOSSO projeto de imigração, que deve terminar daqui a uns cinco ou dez anos….

      Abraços a todos!

    • #47044
      javabeats
      Participante

      É isso aí. Eu só acho importante destacar essas coisas, porque tem muita gente desavisada nesse mundo. Depois que sofre maus bocados aí no Québec, ou em qualquer outro lugar no Canadá, fica indignado e começa a alimentar movimentos como o not canada…. :-)

    • #47049
      FCelso
      Participante

      @javabeats wrote:

      É isso aí. Eu só acho importante destacar essas coisas, porque tem muita gente desavisada nesse mundo. Depois que sofre maus bocados aí no Québec, ou em qualquer outro lugar no Canadá, fica indignado e começa a alimentar movimentos como o not canada…. :-)

      Bem nessas Javabeats!

      Planejamento e foco são fundamentais. Para isso deve-se saber o que se quer, quais os objetivos e quanto tempo e inve$timento$ serão necessários. Nada vem de graça. Sempre comento aqui que quem pretende imigrar deve se informar muito bem sobre o novo país e, ainda, comprarar alternativas no local, região e país que está.
      Questão básica: Utilizar os recursos (tempo e $) para a imigração ou para outras alternativas no Brasil (faculdade, pós-graduação, abrir o próprio negócio, etc). Isso porque se observarmos as cifras envolvidas na imigração, dá muita margem para investir no desenvolvimento pessoal e familiar por no Brasil.

      Abraço,
      Fabrício

Visualizando 23 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.