Francês, inglês e trabalho em Montréal

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Francês, inglês e trabalho em Montréal

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5175
      gugamarinho
      Participante

      Olá pessoal,
      depois de algumas semanas em Montréal, vale a pena reforçar algumas questões para quem quer se instalar aqui. Vou misturar impressões e constatações…
      A cidade… é realmente linda… bela arquitetura, belo urbanismo… não tem muro, não tem grade… muito diferente do q a gente tá acostumado… peguei um ônibus a uma da manhã e era mulher quem dirigia… muito legal isso… mas: muito pedinte no centro… é a globalização…hehehe…
      O francês daqui é bem particular… acho q ouvir o máximo possível das rádios de montréal pela internet ajuda e muito… o “accent québecois” dá uma rasteira na gente… pra quem via só tv5, como eu, foi estranho… mesmo com relação ao léxico, muda um pouco… sei lá… quem puder comprar um dicionário québecois ou de expressões québecoises pela internet antes de vir, acho q vale a pena… ler jornais pela internet: “le devoir”, “le soleil”… ou mesmo entrar nos sites daqui…
      esqueçam a frança… ben… pas absolument… o pessoal aqui puxa bem na pronúncia…
      com relação ao inglês, aquilo q eu esperava… quem tem maiores ambições, não tem como fugir, ainda q seja a médio prazo (mas isso pode depender da área também)… tô me esforçando aqui… acho q vou ter q resolver o meu trauma com o inglês… em geral se pede nos anúncios très bonne connaissance du français et anglais fonctionnel… comunicação básica, funcional do inglês… então, quem vem com inglês avançado e francês intermediário tem ótimas perspectivas com o tempo… voilà, estamos na américa do norte…
      quem pensa em trabalhar em n’importe quel emploi antes de fazer a equivalência de estudos ou antes de achar um bom emprego na área, acho q é legal também… porque são oito horas de francês por dia dependendo do  trabalho… on apprend sur place… isso é sempre muito legal…
      a tendência é após a entrevista da imigração a gente deixar o “francês” ou o “québecois” um pouquinho de lado… isso naum é bom não… as pessoas falam muito rápido aqui… lembrem-se disso…
      acho bacana debater essa questão da língua no québec, q é uma das questões chaves do governo aqui…
      a questão da imigração também está todo dia nos jornais… o québec vai precisar de muitos imigrantes nos próximos anos se quiser prosperar economicamente… é o q lemos nos jornais aqui… eles estão sem saída mesmo… meio desesperados… é uma equação matemática, dizem… profitez-en!!!  
      ahh, não se esqueçam de fazer a inscrição na biblioteca nacional do québec e nas bibliotecas municipais  quando chegarem… tem muita coisa legal… literatura, cursos de língua, cds, dvds… a gente pode pegar emprestado e levar pra casa pra estudar… a biblioteca nacional é um marco na cidade, é maravilhosa… não se esqueçam dela…
      um abraço a todos,
      gustavo

    • #20821
      Anonymous
      Participante

      Gustavo e Carol,

      Fico contente em ver mensagens de vcs. Fico feliz que estejam bem ai, e obrigado pelas dicas.

      Dei entrada no meu processo e o mesmo esta andando bem atá agora. Estamos indo para Montreal tb e com certeza a presença de vcs ai será muito legal, legal mesmo.

      Ja estou contando os dias.

      Um abraço e sucesso a vcs, vcs merecem.

      Jean e Camila

    • #20824
      GIBA
      Participante

      Gustavo e Carol,

      Obrigado pelas impressões passadas à todos dos primeiros dias em Montreal. Para quem escolheu esta cidade como destino inicial torna-se muito útil o seu relato.

      Espero que sempre que puder, envie novas notícias das terras geladas.

      Um grande abraço,

      Bruno e Flávia.

    • #20828
      apgois
      Participante

      Gustavo e Carol,

      É bom ter notícias de vcs e obrigado pelas dicas. Nós tbm escolhemos como destino a cidade de Montreal e tudo que vcs disseram será muito útil para nós.
      Boa sorte!!

      Abços

      Ana e Eliseu

    • #20830
      babi
      Participante

      Gustavo e Carol,

      Obrigada pelas dicas, é muito importante para nós futuros imigrantes, saber o que de fato acontece “in locu”.

      Abraços,

      Bárbara

    • #20832
      Tatimd
      Participante

      Olá Carol e Gustavo,

      É muito bom estar por aqui e saber que existe pessoas como vocês dispostos a dividirem essas experiências, estou há pouco tempo por aqui e pude perceber que todos tem uma disposição enorme em postar aqui informações que só saberiamos se estivessemos ai, valeu e nos encontramos por ai em 2009.

      Muito obriga e que Deus os Abençoe cada vez mais.

      Um abraço,
      Toni e Tati

    • #20834
      Fabiocb
      Participante

      Olá Gustavo e Carol,

      Obrigado pelo depoimento, é sempre bom ter esse feedback de quem está por ai.

      Abraços

      Fábio

    • #20850
      Tchika
      Participante

      Gustavo e Carol,

      De fundamental importância o que vocês postaram. Muito útil. Para nós que ainda esperamos pelo desembarque aí, é muito bom ter essas dicas antecipadamente.
      Boa sorte.
      Abraços
      Lícia

    • #20927
      fediniz
      Participante

      Olá pessoal!
      Havia colocado um tópico com este assunto na comunidade do orkut “quero ir p quebec” e tb quero dividir com vcs este inquietação aqui. Meu companheiro foi fazer a famosa viagem de reconhecimento a aproveitou a oportunidade para estudar 1 mês de françês em Montreal. A questão é q ele me diz o tempo todo q as pessoas não utlizam a lingua francesa consntantemente em Montreal, q é realmente uma segunda língua, q ele chegou a ver propagandas d estímulo à sua utilização…
      Me preocupo, pq há muito me afastei do inglês e não sei se será possível arranjar trabalho com um bom françês, mas com inglês básico nesta cidade.
      E pior… será q a seleção das universidades francófonas, tb avaliam a proficiencia em inglês?
      Tenho plena consciencia, q sendo o Canadá um´país bilingue, ambas as línguas são presentes e q mais cedo ou mais tarde temos q nos tornar fluentes nas duas. Mas qual o peso real disso inicialmente… tipo, ao entrar em cursos de pós graduação em universidades francófonas, na validação de diploma e/ou busca por estágios?
      Um questão muito importente esta!

    • #20937
      fabiopolonio
      Participante

      Gustavo e Carol,
      Obrigado pelo relato, é muito importante para todos nós, Um grande abraço e muito sucesso nesta trajetória.
      :D Boa Sorte :!:

    • #20939
      danielcasas
      Participante

      Oi Gustavo,

          Eu não sei, mas tenho a impressão que os que passaram pela entrevista agora em Agosto com o Carl Teixeira estão sim se preocupando mais com a língua. Todo mundo viu que não é mole mesmo, o cara falava muito rápido, muito baixo e com bastante sotaque, ou seja, quem não estava preparado acabou levando um belo susto. Acho que isso acabou sendo bom, pois mesmo eu, que tinha me preparado e escutado muita rádio daí antes do encontro vi que, apesar de a entrevista ter se passado tranquilamente, não posso deixar a peteca cair. Estudo, estudo e mais estudo…. É isso aí!!!

          No mais, muito obrigado mesmo pela iniciativa e continue escrevendo. É para isso que serve esse fórum, uns dando toques para os outros para que, no fim, todos se dêm bem.

      Abração para você e muito sucesso por aí :D

      Daniel

    • #20944
      gugamarinho
      Participante

      Olá pessoal… muito legal o retorno de vcs…
      Jean e Camila… parabéns pelo início do processo… em breve, vcs estarão aqui…
      Com relação ao québecois, comprei um dicionário aqui “dictionnaire québecois d’aujourd’hui” – le robert, dirigido por Jean-Claude Boulanger… muito interessante… sempre q ouço uma palavra ou expressão diferente, consulto e acho o termo, o q não ocorria com o “le robert” francês. Bom, mas pra falar não tem muito disso não… é ir se misturando mesmo e em pouco tempo tudo se resolve…
      Uma outra coisa: pelo menos comigo, sempre fui bem recebido nos lugares, e muito bem tratado… conversei com algumas pessoas daqui. Em geral, são pessoas muito gentis, educadas… o mais legal é q o espaço de cada um é respeitado… a noção de indivíduo parece q é bem considerada, assim como a distinção entre público e privado, ou seja… parece q as pessoas não consideram o espaço público como uma extensão de suas casas e sim como um lugar, de fato, compartilhado.
      Com relação à matrícula na université de montréal, eles exigem só o francês, com raras exceções… a questão é mais no mercado de trabalho… se não quiser restringir o campo, tem q pensar no inglês… se no brasil já é um diferencial, imaginem aqui… a 600 quilômetros de nova york… pensem nisso… a gente ouve muito o inglês por aqui, principalmente no centre-ville… mas isso não quer dizer q não se possa trabalhar em francês… a língua oficial e principal é o francês…
      um grande abraço a todos, à la prochaine…
      gustavo

    • #20945
      mariangela
      Participante

      Oi Carol e Gustavo

      Sentimos a falta de vcs. Não nos esqueça e nos mandem sempre mensagens, notícias, depoimentos, percepções…..
      Voces não imaginam o qto é importante os depoimentos e relatos de quem ja chegou lá.
      Abraços, a luta continua…

      Mariangela

    • #20953
      carol.
      Participante

      Olá Daniel,
      A questão não é só de estar preparado ou de estar preocupado com a preparação e sim de como se preparar.
      Nós já estudávamos francês há 6 anos, bem antes de conhecermos o processo de imigração, ouvíamos rádio, assistíamos TV 5, e temos um bom domínio da língua. Inclusive todo mundo aqui que conversa com a gente elogia nosso francês para alguém que acabou de chegar.
      A questão é que na rua o francês é outro, nós também entendíamos muito bem a rádio canadá, no rádio é bem padrão, mas nas ruas as pessoas usam muitas palavras diferentes e têm um sotaque bem diferente.
      O toque é mais para as pessoas aí procurarem o máximo de materiais e mídias Quebecois e não tanto francês, pois a diferença é enorme. É como o Português do Brasil e de Portugal. Inclusive conheci alguns franceses que me disseram ter dificuldade pra entender o povo aqui. [E mais uma questão de tempo para se acostumar, mas se vc já vier conhecendo mais o Québecois, facilita muito as coisas.
      Abraços,
      Carol

Visualizando 13 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.