Formulário de vacinação

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7990
      familia_brito
      Participante

      Pessoal,

      gostaria de saber como é esse formulário de vacinação que temos que preencher para cada membro da família menor de 16 anos. Quem preenche, nós ou o pediatra? Se for o pediatra, ele deve assinar e carimbar o CRM dele?

      quem não vacina seus filhos por motivos religiosos, faz como?

    • #51363
      SANDROMS
      Participante

      Familia Brito,

      as vezes tenho medo de relatar minha experiencia, porque já faz mais de 3 anos as coisas mudam muito de pressa. Por isso vou relatar com uma ressalva: isso foi em 2008!

      O formulário foi preenchido e assinado pelo pediatra das crianças, ele basicamente copiou as informações da carteira de vacinação e assinou.

      Quando usamos esse formulário? Nunca. Ao chegar aqui vc deve ir no CLSC e fazer a “equivalência” das vacinas. No nosso caso eles preferiram a própria carteirinha de vacinação do Brasil foi era mais fácil de entender.

      Quem não vacina seus filhos, pode escrever uma declaração explicando os motivos pelos quais não o faz. Ninguém exigiu os comprovantes de vacina na entrada, nem das crianças nem dos adultos (tomamos a de febre amarela antes de vir).

    • #51367
      familia_brito
      Participante

      Obrigado por responder, Sandroms.

      Será que mandar essa declaração (lembrando que nos exames médicos comprovamos que não temos nenhuma doença contagiosa) não poderia nos prejudicar no processo de imigração?

      E já que o assunto é relacionado,

      Quando se faz a matrícula das crianças na escola, será que essa declaração é suficiente? Não poderiam, pro exemplo, rejeitar meus filhos por não serem vacinados? (sei que a vacinação no Québec não é obrigatória, assim como no Brasil). Como funciona isso? Aqui no Brasil, as escolas (publica ou particular) não realizam a matrícula se não levarmos a carteirinha de vacinação. A não ser que sejam escolas alternativas com pedagogia diferenciada.

    • #51368
      familia_brito
      Participante

      Obrigado por responder, Sandroms.

      Será que mandar essa declaração (lembrando que nos exames médicos comprovamos que não temos nenhuma doença contagiosa) não poderia nos prejudicar no processo de imigração?

      E já que o assunto é relacionado,

      Quando se faz a matrícula das crianças na escola, será que essa declaração é suficiente? Não poderiam, pro exemplo, rejeitar meus filhos por não serem vacinados? (sei que a vacinação no Québec não é obrigatória, assim como no Brasil). Como funciona isso? Aqui no Brasil, as escolas (publica ou particular) não realizam a matrícula se não levarmos a carteirinha de vacinação. A não ser que sejam escolas alternativas com pedagogia diferenciada.

    • #51370
      SANDROMS
      Participante

      Sim eles pedem a carteirinha de vacinação na inscrição, mas não acredito que eles tenham o direito de impedir a inscrição, mesmo porque a vacinação não é obrigatório.

      Alguns meses atrás houve uma ameaça de epidemia de rubéola, e a escola pediu para comprovar se a vacina estava em dia, caso contrario a escola daria uma dose de reforço. Havia no formulário da escola também a opção do pai assinar para não autorizar a vacinação.

    • #51376
      gabi-infirmiere
      Participante

      vacinaçao ….

      no Qc nao é obrigatorio mas fortemente recomendado.
      Para crianças em fase escolar = tragam as carteirinhas de vacina¸ao originais, no CLSC conseguimos *desvendar* sem a necessidade de traduçao (exceto aquelas com desenhinhos, né?). O formulario pedido durante o processo de imigraçao é so *mais um*, nao tera muita validade pratica …

      Chegando aqui, a enfermeira do CLSC ira transcrever as vacinas ja recebidas no novo caderno e ira fazer a adaptaçao ao protocolo do QC (geralmente algumas injeçoes serao necessarias)
      Para comparaçao, aqui o calendario vacinal é =
      nascimento (se pais endemico) = hepatite B
      1 mês (se pais endemico) = hepatite B dose 2
      2 meses = difteria, tetano, coqueluche, polio, hemophilos tipo B, pneumococo e rotavirus
      4 meses = idem 2 meses
      6 meses = difteria, tetano, coqueluche, polio e hempohilos tipo B. hepatie b dose 3 se recebida previamente
      12 meses = pneumococo, meningococo, rubeola, sarampo, caxumba e catapora
      18 meses = difteria, tetano, coqueluche, polio, hemophilos tipo B, rubeola, sarampo e caxumba
      entre 4 e 6 anos = difteria, tetano, coqueluche, polio
      Para a época escolar, o QC oferece as vacinas contra hepatite A + B para meninos e meninas e HPV para as meninas

      Sobre a rugeole, segue o boletim do 07 março, com mais de 700 casos sinalizados, onde
      269 cas confirmés par laboratoire (35 %);
      444 cas confirmés par lien épidémiologique (58 %);
      51 cas cliniques (7 %).
      http://www.msss.gouv.qc.ca/professionnels/documents/rougeole/etat_situation.pdf

      Nao ha problema algum para quem nao vacina por opçao religiosa ou clinica (seguidores de homeopatia radicais, por exemplo) as escolas nao podem recusar estudantes.

    • #51409
      familia_brito
      Participante

      Obrigado Gabi!

      Somos adeptos da homeopatia e por isso não vacinamos nossos filhos…folgamos em saber que não haverá problemas.

      Podemos deixar esse formulário de lado ou é bom mandar a carta no lugar dele? Devemos solicitar uma carta ao nosso pediatra ou pode ser uma carta nossa mesmo? Temos que passar pela CLSC e apresentar esta carta ou nos explicamos diretamente na escola? Se você puder nos orientar melhor em como proceder nesse caso, agradecemos.

    • #51411
      gabi-infirmiere
      Participante

      Familia Brito,
      eu desconheço as regras especificas.
      Para a imigraçao – preencheria o formulario como requisitado
      Para a escola = pediria ao pediatra para fazer uma declarao em frances (ou ingles). Esta declaraçao também pode ser feita por voces.
      Voces podem pedir para conversar com a enfermeira escolar e explicar a situaçao, assim ela sinalizara o refus nos dossiers.
      Nao é preciso dirigirem-se ao CLSC uma vez que voces recusam as vacinas propostas.

      Lembrando que no QC, a partir de 14 anos o jovem pode tomar decisoes de natureza médica sem a necessidade de consentimento dos pais. Isso inclui a vacinaçao contra o HPV, contra a hepatite e mesmo assuntos relacionados à iniciaçao sexual, como uso de contraceptivos e IVG (interrupçao voluntaria da gestaçao). Tendo mais de 14 anos a pessoa pode até passar por cirurgias sem que os pais saibam.

      Talvez alguma outra familia possa ajuda-los no que refere-se ao aspecto burocratico, eu nao tenho filhos entao nao posso ajudar muito …

    • #51412
      gabi-infirmiere
      Participante

      adendo (nao sei se é no topico pertinente)

      a homeopatia no QC nao é uma especialidade médica e sim uma vertente profissional da chamada *médecine douce* (onde estao agrupados naturopatas, osteopatas, psicoterapeutas, massoterapeutas, terapeutas de Qi-Gong, fitoterapeutas, etc)
      Assim, é fort probable que o profissional nao tenha a formaçao de base em medicina.

      Quiropraticos, por sua vez, sao profissionais com formaçao universitaria, em doutorado profissional (5 anos pos CEGEP)
      Acupuntores sao profissionais de nivel CEGEP (3 anos)

      A RAMQ nao paga as consultas de profissionais em médecine douce mas voce podera declarar para fins de imposto.
      Sao cobertos =
      Acupuncteurs, Hygiénistes dentaires, Physiothérapeutes , Audiologistes, Infirmiers, Podiatres , Chiropraticiens, Inhalothérapeutes, Psychanalystes ,Dentistes, Médecins, Psychoéducateurs , Diététistes , Optométristes, Psychologues , Ergothérapeutes, Orthophonistes, Sages-femmes et Thérapeutes conjugaux

    • #51423
      familia_brito
      Participante

      ok. Obrigado pelos esclarecimentos, Gabi.

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.