Formação equivalente em Dominio de formação

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Formação equivalente em Dominio de formação

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7981
      jvictorfc
      Participante

      Ola a todos,
      Esse é nosso primeiro posto no forum, ficarei muito grato se alguém puder nos ajudar.

      Sou formado em redes de computadores que em Quebec é conhecido exatamente como: Techniciens/techniciennes de réseau informatique (2281), o problema é que esta profissão não consta na lista de “LISTE DES DOMAINES DE FORMATION”, tendo como a mais próxima a formação de: Techniques de l’informatique (DEC – 3 ans), por gentileza, gostaria de saber em qual formação a minha melhor se enquandra, estou precisando dessa informação para fazer a soma de pontos referente ao dominio de formação.

      Outro problema é com a profissão da minha esposa que é Fisioterapia, ela também não consta exatamente como ela é: achamos a profissao de Mestre em fisioterapia, entretanto ela ainda não tem esse título, ela tem Bacharelado em fisioterapia e no documento a profissão que mais se assemelha é: Techniques de réadaptation physique (DEC – 3 ans).

      Nesse caso como é definido em qual formação nos enquadraremos?

      Info adicional: Link da minha profissão(redes de computadores) no empoiquebec:

      http://www.imt.emploiquebec.net/mtg/inter/noncache/contenu/asp/mtg122_descrprofession_01.asp?lang=FRAN&Porte=1&cregncmp1=QC&cregn=QC&type=01&motpro=reseau+informatique&PT1=25&PT2=21&PT3=10&PT4=53&pro=2281&aprof=2281#

      Merci

    • #51262
      gabi-infirmiere
      Participante

      Ola.
      bem vindos ao forum, voces descobrirao muitas coisas atraves de pesquisas e de tudo que ja foi publicado.

      Uma coisa importante sobre o sistema de ensino do Québec é a existencia de algo que nao temos exatamente nos mesmos moldes no Brasil, o CEGEP.
      Por aqui, o CEGEP seria um equivalente ao *tecnologo*, cursos universitarios de curta duraçao. As formaçes profissionais via CEGEP sao formaçoes de 3 anos.
      Voce podera incluir a sua profissao como technique de l’informatique e sua esposa colocara fisioterapia – bacharelado. O codigo na lista nacional é 3142
      Para que ela possa exercer no QC ela devera fazer um mestrado, ja que é um requisito da propria ordem profissional (ha um topico so sobre fisio)

      sucesso

    • #51265
      Helen Hartung
      Participante

      É isso mesmo, meu marido tb é técnico em informática e professor de matemática e eu fisioterapeuta, não estou conseguindo lembrar, nem eu nem meu marido se eu fui como técnica em readaptação física ou como fisioterapeuta….só sei que na época (junho de 2011) nós somamos todos os anos de estudo que eu tinha e escolhemos uma opção de acordo. O que nós lembramos é que conseguimos o CSQ…. rs e se Deus quiser vocês vão conseguir também.

    • #51266
      Helen Hartung
      Participante

      Fui tentar entrar no teste online de novo pra relembrar como fizemos na época e o teste está fora do ar…..eles já fizeram isso antes?
      Entrei nesse link:

      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/informations/avalie-on-line.html

    • #51271
      jvictorfc
      Participante

      Obrigado pela gentileza de vocês, sendo assim nossas formações adquirram os pontos conforme o documento “LISTE DES DOMAINES DE FORMATION (2009)”, eu como aplicante principal com 12 pontos e ela de acordo com a dela, Positivo?

      Nesse mesmo documento tem duas definicoes que me deixaram em duvida são:
      PARTIE I –Diplômes étrangers
      PARTIE II –Diplômes du Québec 1

      O que e para que exatamente serve a definição de ambos? Eu entendi pelo pouco que li como se os diplomes etrangers fossem formções que so existem no exterior do quebec, mais eu creio estar errado..

      Bonne fin de semaine pour tous

    • #51274
      jvictorfc
      Participante

      @Helen Hartung wrote:

      É isso mesmo, meu marido tb é técnico em informática e professor de matemática e eu fisioterapeuta, não estou conseguindo lembrar, nem eu nem meu marido se eu fui como técnica em readaptação física ou como fisioterapeuta….só sei que na época (junho de 2011) nós somamos todos os anos de estudo que eu tinha e escolhemos uma opção de acordo. O que nós lembramos é que conseguimos o CSQ…. rs e se Deus quiser vocês vão conseguir também.

      Helen,

      Ele foi como tecnico em informatica? qual a área dele? Vlw..

    • #51275
      Helen Hartung
      Participante

      O meu marido fez o ensino médio técnico(antigo segundo grau)em processamento de dados. Depois entrou na universidade e fez licenciatura em matemática. Então ele contou os anos de estudo com tempo universitário em matemática.
      att

    • #51291
      SANDROMS
      Participante

      @jvictorfc wrote:

      …Nesse mesmo documento tem duas definicoes que me deixaram em duvida são:
      PARTIE I –Diplômes étrangers
      PARTIE II –Diplômes du Québec 1

      O que e para que exatamente serve a definição de ambos? Eu entendi pelo pouco que li como se os diplomes etrangers fossem formções que so existem no exterior do quebec, mais eu creio estar errado…

      A coluna 2 é apenas para pessoas que estudaram e se formaram no Quebec. A coluna 1 para os que se formaram no exterior.

      As duas colunas possuem os mesmos cursos, mas eles aparecem em grades de pontuação diferentes. Resumindo se vc não estudou no Quebec ignore a coluna 2.

      Diplomas 1:

      Para ser “Techniques de l’informatique (DEC – 3 ans)” é preciso ter um grau de tecnólogo – como é o meu caso. Se for isso são 6 pontos (section C) + 8 da formação.

      Se for segundo grau técnico é o DEP do quebec. O “Soutien informatique (DEP – 1800 hres / 2 ans)” pontua na seção C com 6 pontos pelo domínio + 6 da formação: 12.

      Diplomas 2:

      Repetindo as palavras de uma amiga fisioterapeuta: o que o fisioterapeuta faz no Brasil é o papel do Techniques de réadaptation physique (DEC – 3 ans) no Quebec.

      O fisioterapeuta no Quebec precisa ter mestrado e faz o papel que o médico ortopedista faz no Brasil. Isso em relação ao mercado de trabalho, não sei como fica na pontuação do processo.

      Boa sorte,

    • #51469
      jvictorfc
      Participante

      Agora ficou claro a diferença entre os lados da planilha. Resta somente a duvida que se eu como Tecnologo em Redes de Computadores me encaixaria nesse “Techniques de l’informatique”, alguem se habilita? Quem define isso, como e quando? Se nao se encaixar, fico zerado de pontos? Obrigado ai Sandro e a todos.

    • #63470
      fabriciohendrix
      Participante

      Olá amigo jvictorfc!

      Estou com a mesma dúvida que você. Sou formado em Redes de computadores mas não está na lista. Gostaria de saber se você tem alguma novidade sobre seu caso.

      Estou pensando em submeter como técnico de informática, já que meu curso, tecnológico é de 2 anos, apenas.

      Será que eles irão considerar? Alguém pode ajudar?

      Muito obrigado!

    • #64279
      jvictorfc
      Participante

      @fabriciohendrix wrote:

      Olá amigo jvictorfc!

      Estou com a mesma dúvida que você. Sou formado em Redes de computadores mas não está na lista. Gostaria de saber se você tem alguma novidade sobre seu caso.

      Estou pensando em submeter como técnico de informática, já que meu curso, tecnológico é de 2 anos, apenas.

      Será que eles irão considerar? Alguém pode ajudar?

      Muito obrigado!

      Fabricio,

      Lhe peço desculpas pela demora, eu nao vi sua pergunta, somente agora. Seguinte, eu enviei como tal, recebi requisicoes de novos documentos INSS e estagios da minha esposa, eu sinceramente nao sei onde vai parar. Eu lhe sugiro nao aplicar como o mesmo pois seu curso é de apenas 2 anos, eu lhe sugeria aplicar como soutien informatique caso se adeque como tal, ja que vale 12 pontos e conta como prioritario pela demanda. Essa é minha dica.

    • #64284
      ju e andre
      Participante

      Boa noite!

      Gostaria de tirar uma dúvida:

      Não encontrei minha profissão na LISTE DES DOMAINES DE FORMATION (2013)

      Será que estou vendo errado?

      Sou o conjuge e minha formação universitária é: ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

      Formação técnica (2º grau): Técnico em Processamento de dados

      Agradeço se puderem me ajudar.. pois eu tinha considerado 6 pontos como (Engº eletrico antes das regras mudarem…) e de acordo com esta lista, estou com 0 zero pontos!!

      Obrigado!
      André

    • #85039
      biah
      Participante

      Tenho a mesma duvida em relação a profissão. Tenho diploma em tecnologo em Analise e desenvolvimento de sistemas, e até agora não sei quais dessas eu me encaixo, meu curso é de 2,5 anos. Será que equivale como Soutien Informatique? Está realmente confuso isso.

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.