Filhos de casamentos anteriores que não nos acompanham

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Filhos de casamentos anteriores que não nos acompanham

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4730
      lfantoniosi
      Participante

      Ola,

      Eu tenho um filho do primeiro casamento que não irá me acompanhar ao Quebec, porque a guarda do mesmo está com a mãe.

      O BIC está me pedindo para o dia da entrevista uma declaração juramentada “assermentée”, assinada pela mãe de que eu estou em dia com as obrigações de meu “enfant mineur” e que ela que ficará com a guarda dele quando eu for para o Quebéc.

      Aí que começam os problemas: a mãe dele está em Londres, estudando sem previsão de retorno, e para conseguir tal declaração ela deverá ir a uma embaixada brasileira, ou seja, dependerei da boa vontade dela em me fazer este favor, mas nosso diálogo não tem sido fácil e corro o risco dela não querer fazer tal declaração.

      Eu já escrevi para a Mme Valeria Godoy perguntando o que aconteceria se a mãe não colaborasse comigo, mas ainda não obtive resposta.

      Alguém aqui do forum já passou por isto? Eu poderia ameaçá-la de já que ela abandonou o filho com a avó de entrar na justiça caso não queira colaborar, mas não queria botar mais lenha na fogueira…

    • #15520
      Carlos_Santos
      Participante

      complicada esta situação…. :x

      não acredito que tenhamos tido alguém nesta situação antes… se houve….pelo menos não postou nada!

      acredito que sua melhor fonte seja realmente o pessoal do BIQ mesmo…. para poder saber como proceder!

      você não poderia procurar o Juizado de Menores e pedir um atestado de que está tudo ok com seu processo e o funcionamento da separação e da guarda do seu filho???

      talvez sirva já que a mãe está ausente do país!

      Boa sorte!

    • #15556
      Danix
      Participante

      Olá Lfantoniosi, td bem?

      Eis um caso “parecido” pra te ajudar! rs  O meu!   :wink:

      Estou imigrando com a minha filha de 9 anos. Eu sou solteira, e o pai dela foi um namorado da adolescência q tbm não estava nem um pouco afim de colaborar. Com essa situação, eu tive medo de que tudo desse errado, que precisasse de algum documento mais sério, oficial, como guardas judiciais etc… Daí a Valeria Godoy tbm havia me dito a mesma coisa: levar na entrevista uma carta assinada por ele, com firma reconhecida e registrada em cartório, de que ele estava ciente e de acordo que ela estava participando do processo de imigração comigo, vindo a morar no Quebec etc.  +  o doc de autorização de viagem (sem este, eu nao saio nem do aeroporto com ela).
      Antes de me debater com o pai, eu fui até o Forum da Infância e Juventude mais próximo da minha casa para me informar, lá me disseram q o juiz poderia me dar o documento (como o Carlos explicou), mas que antes, eles tentariam entrar em contato com o pai. Caso o pai não quisesse assinar, o juiz iria tentar ver quais seriam os motivos dele (que não havia nenhum, a não ser a pirraça, rs). Isso demoraria uns 15 dias (mas o pai dela está no Brasil). Num desespero de causa, eu disse que o pai estava estudando nos EUA (mas era mentira, só pra ver o que eles diriam… ), e ele me disse que o pai poderia fazer um documento simples por lá, reconhecer e mandar via correio mesmo.

      Bom, no final das contas, depois de algumas discussões, ele finalmente assinou a papelada pra mim! Reconhecemos firma e registrei em cartório. Fiz entrevista dia 05 de abril, agorinha, o documento foi visto e obtive meu CSQ sem problemas…    :D

      A minha diferença é que ela vai comigo, né! Mas bom, espero ter ajudado! Se tiver alguma dúvida, me fale, ok?   :wink:

      Abraços,

      Dani

    • #15565
      Carlos_Santos
      Participante

      Obrigado Dani pelo seu depoimento!

      com certeza um Juiz pode ajudar nesta situação…. :wink:

    • #15592
      lfantoniosi
      Participante

      Obrigado Dani pelas dicas.

      A princípio a Mãe disse que iria assinar, mas se ela não assina e me da um chá de cadeira eu posso dançar. Assim eu já sei como proceder caso ela pise na bola.

      Felipe.

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.