Família Oliveira Apresentando-se.

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Família Oliveira Apresentando-se.

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7944
      Andremax
      Participante

      Olá!
      Meu nome é André sou casado com a Solange ambos 30 anos e temos um filho “Max o bagunceiro”.
      Conheci a comunidade através de um amigo.
      Somos enfermeiros temos 10 anos de experiência, eu em Neurologia e ela em Pediatria.
      Mandamos o Dossiê em Dezembro 2011 após as mudanças da regra e hoje recebi o e-mail solicitando prova de conhecimentos lingüísticos, porém estamos estudando francês com professor particular desde Outubro e nos viramos bem no inglês.
      E tenho uma duvida se faço prova de proficiência ou mando um anexo de opção de não estou me submetendo prova de conhecimentos lingüísticos.
      Gostaria da opinião de VCS.
      Obrigado!

    • #50773
      gabi-infirmiere
      Participante

      Ola Andre e Solange.

      Voces estao com varios pontos *positivos*
      ** idade
      ** filho
      ** profissao

      Façam o calculo e vejam o que compensa.

      e jogo meus 5 cents = venham para o QC quando ja estiverem com o OK da OIIQ das maos, isso economizara muito tempo de voces por aqui.

      **On a besoin de vous**

    • #50774
      S.K.T
      Participante

      Ola Andre,

      Como comentado em muitos posts em diversos topicos o quesito “linguas” nao deve ser para o candidato apenas uma questao de pontuar mais ou menos no dossie, no seu caso voce tem pontos fortes em relacao a pontuacao e talvez nao va precisar dos pontos de linguas , mas ao meu ver voce deveria fazer a prova para ter a real nocao do seu nivel (as vezes imaginamos termos um nivel e no entanto temos outro, mais ou menos).Nao consigo enxergar os profissionais de enfermagem falando frances ou ingles mais ou menos , uma vez que eh uma area que lida com vidas.

      Outra coisa eh que voce devera fazer provas para validacao e imagino que as provas sejam todas em frances o que mais uma vez exigiria um frances no minimo avancado.

      A Gabi citou por experiencia propria que seria melhor aguardar a validacao do diploma ainda no Brasil o que acho uma dica extremamente valida de alguem com conhecimento de causa ja que isso poderia impedir muitas desilusoes.

      Se puder aguardar a validacao da ordem no Brasil e ao mesmo tempo se aperfeicoar no frances creio que seria da mais grande valia para voces e facilitaria muito a adaptacao de voces.

      Bom , isso eh apenas a minha opiniao…

      Bonne chance!

    • #50775
      cmussio
      Participante

      Bem vindos!

      Meus 5 cents = Pelo jeito vocês já tem pontos suficientes, o que lhes dá a tranquilidade de fazer o teste “apenas” para saber a capacidade linguística de vocês, logo, porque não fazer?? Acredito que não doa hehehehehe

      Concordo com os amigos acima, o idioma é para a vida, não para um “diploma”.

      Abraços e sucesso pra vocês!!

    • #50779
      Carlos_Santos
      Participante

      Sejam bem vindos ao nosso forum André e Solange,

      espero que o aproveitem bem ;-)

      Quanto ao teste, eu nao duvidaria em fazê-lo pois sao pontos à mais ;-)

    • #50780
      Andremax
      Participante

      Olá!
      Obrigado pelas dicas.
      Temos a intenção de validar o diploma ainda no Brasil, e vamos continuar estudando francês até o último dia que estivermos aqui.
      O problema é que o certificado tem validade de 2 anos e para ser validado é pago, e pelos relatos da comunidade que o processo é demorado e caro.
      A Gabi sabe que em nossa profissão exige anualmente a participação em cursos de atualizações e validações durante o ano incluindo participações em congressos até internacionais. (ano passado estivemos na Alemanha).
      E no e-mail enviado eles me deram um prazo de 6 meses para enviar as provas do conhecimentos lingüísticos ou enviar um anexo para não contar os pontos referente.
      Devido a isto pensei em enviar o anexo e não contar os pontos de conhecimentos lingüísticos e me preparar para a entrevista até o final do ano pelo andar da carruagem.

    • #50789
      SANDROMS
      Participante

      Andre, Solange e “Mad Max”,

      Mais do que a nossa opinião, você deve olhar os números. Qual é a sua pontuação no GPI? (na dúvida leia a parte dois do passo à passo aqui na CBQ).

      Você deve ter pontos sobrando por causa da formação mas é bastante? E se não forem bem no quesito adaptação durante a entrevistas?

      Poste a pontuação aqui e ficará mais fácil darmos palpites.

    • #50794
      Andremax
      Participante

      OLÁ.
      SANDROMS fiz o calculo e 61 pontos sem contar CONNAISSANCES LINGUISTIQUE e
      ADAPTABILIT.

    • #50795
      SANDROMS
      Participante

      Andre,

      Parece então que você tem os pontos necessário para o processo mesmo sem os pontos de francês. Por outro lado, com mais alguns pontinhos você ultrapassa os 63 e pode ter a chance de receber o CSQ sem entrevista, visto que os dois tem profissão prioritária e apontuação é alcançada já no dossiê. Nesse caso o TCF pode valer a pena…

      Boa sorte,

    • #50796
      Andremax
      Participante

      Sandroms.
      Realizei novamente os cálculos e varia entre 64 e 65.
      Conclui pós-graduação em Neurologia e deve contar mais alguns pontinhos.
      Obrigado.

    • #50798
      cmussio
      Participante

      Perdoem minha ignorância, mas qual o link para realizar o teste com pontos?

      Já fiz duas vezes o teste mas nunca recebo o feedback da pontuação, apenas recebo a indicação de fazer o pedido do visto pois sou elegível.

      Grato

    • #50801
      Wilson
      Participante

      @SANDROMS wrote:

      Andre,

      você ultrapassa os 63 e pode ter a chance de receber o CSQ sem entrevista,

      Boa sorte,

      Essa informação é oficial ou é só uma média ?

      Eu também alcanço 63 sem as línguas e adaptabilidade, mas estou esperando para ter conversação mínima para entrevista.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #50803
      SANDROMS
      Participante

      Cleuber,

      Não existe tal ferramenta. Você tem que seguir o GPI e somar os pontos na mão. Mais informações no passo 2 do passo a passo da CBQ.

      Existem tópicos sobre o cálculo da pontuação segundo o GPI.

      Wilsons,

      Ninguém sabe ao certo porque algumas pessoas recebem o CSQ sem entrevista. Mas os casos que conheço são de famílias com profissões em demanda e/ou pontuação muito alta (a adaptabilidade não influenciaria no resultado).

      A pontuação mínima para um casal passar é 63 pontos, isso é oficial, se um casal obtem essa pontuação está aprovado. Se você obtem 63 pontos antes mesmo dos pontos da entrevista, existe uma chance de receber o CSQ sem entrevista, mas isso é achismo. :mrgreen:

      Veja casos anteriores: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/20/3544.html

    • #50808
      Lu_campinas
      Participante

      Olá André, Solange e Max,

      Sejam bem vindos !
      Na questão da pós graduação e li (não sei onde) que pra ser considerada a pós tem que ter no mínimo 450 horas,mas como disse não sei se é oficial, sei que mestrado e doutorado (obviamente) contam sim pontos.
      Eu fiiz uma pós de 430 horas :alright:
      Sou enfermeira, mas já não posso abrir mão dos tão suados pontinhos do francês !!!
      c’est la vie

      Um abraço
      Luciana

    • #50816
      gabi-infirmiere
      Participante

      observaçao (talvez aqui nao seja o local mais adequado)

      Nao sei quantos pontos vale a pos para o processo de imigraçcao, mas chegando aqui ===

      * para o MICC sua pos graduaçao vai ter um valor de *mineur de premier cycle*
      * para a OIIQ, nao valera nada
      * para o mercado de trabalho, podera ser interessante SE (e somente SE) voce voltar a atuar na mesma area e demonstrar que seu *mineur* tem o valor de um *certificat*. Normalmente os empregadores aceitam o Bacharelado brasileiro e os anos de experiencia, mas as pos ficam no limbo.

      Por que isso?
      Por aqui nao ha a proliferaçao de faculdades de enfermagem como no Br, onde em cada esquina ha uma! (alias a grande discussao da OIIQ atualmente é a obrigatoriedade do bacharelado, ja que para a entrada na profissao o nivel CEGEP (*= técnologo*) é a norma e o Bac fica como um *plus*).
      Por nao haver proliferaçao de faculdades nao ha proliferaçao de pos, nao é algo tipico do sistema educacional daqui. As pessoas fazem o CEGEP, e eventualmente seguem pro BAC. Depois, podem se interessar por assuntos especificos e fazerem certificados ou DESS, ou programas de 2eme cycle …
      A minhas pos graduaçoes (epidemiologia na UNIFESP e Administraçao na FGV) sao puro enfeite, nao servem para absolutamente nada, ja que retornei à assistencia direta e meus cursos nao agregam ao exercicio das minhas funcoes.

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.