Fabio bs lima se apresentando…

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! Fabio bs lima se apresentando…

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8463
      fabiobslima
      Participante

      Gente, estou desesperado, preciso de conselhos. Sempre sonhei em morar em um país de primeiro mundo, mas infelizmente, não tomei o caminho correto para que estas portas de abrissem pra mim. Me formei na área de educação, eu e minha esposa, e temos consciência que esta formação não nos levará a nada. Nem em Quebéc, nem no Brasil, infelizmente. Nós, inclusive, nunca trabalhamos em nossa área de formação. Temos uma empresa de turismo e eu ainda sou funcionário público estadual. Nada de experiência na área de formação. Ainda não temos filhos, e estamos com 30 anos.
      Enfim, minha cunhada e o marido já estão morando em Quebéc. Conseguiram este feito na área de TI, que me parece ser de fato a galinha dos ovos de ouro. Eu e minha esposa estamos muito ansiosos vendo o sucesso de nossos parentes. Também queremos o mesmo. Mas como conseguir? Estamos dispostos a “quase tudo”. Estudar a fundo o francês, passar um tempo em Montreal, uma nova graduação, etc. Não temos dúvidas que queremos migrar. O problema é: qual o melhor caminho? Qual o projeto mais viável para atingir nosso objetivo? Não me interessa se devo fazer uma nova graduação ou curso técnico, abrir mão do que construímos no Brasil, quanto tempo isto vai levar, etc. O que queremos é migrar para o Canadá. Por vezes me empolgo com outra graduação (Ti ou na área de saúde, por exemplo), mas vejo muitos dizerem que é melhor um técnico que não é regulamentado do que uma graduação que precisa de equivalência. Mas eu mesmo não me importaria com que iria enfrentar por aí. Eu quero é ser aceito como imigrante legal. O negócio pra mim é ser aceito no processo. Já no Canadá, eu veria que rumos tomar.
      Assim, faço uma pergunta aos mais experientes que conhecem bem o mercado e já passaram pelo processo: se algum parente, começando do nada lhe perguntasse qual o caminho para tal, que conselho você daria? Além do óbvio que é a língua, que formação devo perseguir para me habilitar a ser um imigrante legal no Canadá? Tecnólogo? Formação Superior (qual?)? Curso técnico? Investidor?
      Não importa o tempo, não importa o quanto gastaríamos, não temos dúvida que esta é a melhor opção para nós. O que me desespera é não saber o que fazer. Há um ano que me pego nesta angústia. E a única coisa que fiz até agora, foi estudar francês.
      Carlos, o que você diria a um irmão que lhe fizesse tal pergunta? Já pesquisei demais sobre isto e não chego a uma conclusão. Creio que só quem já está há um certo tempo por aí pode nos ajudar. Não tenham medo de dar alguma dica. Não responsabilizarei ninguém por isso. Apensa ascendam a luz no fim do túnel, porque não sabemos mais que caminho tomar. Disposição não faltará!

    • #59248
      fabiobslima
      Participante
    • #59253
      SANDROMS
      Participante

      @fabiobslima wrote:

      Assim, faço uma pergunta aos mais experientes que conhecem bem o mercado e já passaram pelo processo: se algum parente, começando do nada lhe perguntasse qual o caminho para tal, que conselho você daria? Além do óbvio que é a língua, que formação devo perseguir para me habilitar a ser um imigrante legal no Canadá? Tecnólogo? Formação Superior (qual?)? Curso técnico? Investidor?

      fabiobslima,

      Se é necessária uma nova formação faça algo que você gosta. Não adianta você fazer enfermagem se você não vai gostar de trabalhar como enfermeiro. Não adianta fazer TI se você não é chegado em ciências exatas. E se os planos derem errado, terá que ser também uma profissão com mercado no Brasil ou em outro lugar do mundo.

      Na lista de profissões em demanda tem de tudo um pouco, TI, engenharia, administração, até mesmo educação (mas aí o diploma tem que ser do Quebec). Alguns cursos presentes na lista são cursos técnicos pós secundários, de duração de um ano e meio ou dois. Por exemplo o curso de Suporte em Informática.

      Mas e se a lista mudar até vc se formar e vc ficar de fora? É bem complicado essa questão escolher uma formação específica para morar no Quebec.

      Se não importa o tempo e não importa o custo. Vá como estudante para o Quebec, se forme lá em alguma coisa do seu interesse e faça o processo de experiência canadense. Essa estratégia só tem um defeito: custa caro.

      Boa sorte,

    • #59258
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Fabio,

      Aqui no forum existem muitos colegas que podem te ajudar….

      O que o Sandroms falou é a mais pura realidade….

      O que é preciso também considerar que é preciso ter algum tempo de experiencia na profissao para que no seu caso possa obter os pontos minimos necessarios…

      Alias, tem um topico que espero que tenha sido ele que vc ja tenha lido, que fala justamente dos primeiros passos para aqui chegar.

      Sobre escolha de profissao, eu nao me atrevo a dar nenhum pitaco, pois estou bem afastado destas novas regras de selecao.

      Sei que aqui faltam muitos profissionais de saude, mas a maioria tem ordens profissionais o que torna o exercicio mais complicado, nao disse impossivel, veja a Gabi (enfermeira), o Marcos Rodolfo (Engenheiro), entre outros que aqui conseguiram ;-)

      No mais, separei o seu post para ficar mais evidente o seu pedido de ajuda!

      Boa sorte!

    • #59264
      fabiobslima
      Participante

      Obrigado Carlos, a dedicação desta comunidade em ajudar é comovente.

      Eu continuo procurando um caminho e espero que outros amigos me deem mais dicas. A área de saúde me parece ser até agora um caminho bem interessante para mim que já estava pensando em fazer outra graduação. Mas um curso técnico é bem mais curto e pelo que leio tem grande demanda também. Neste caso não precisaria ser na área de saúde, suporte na área de computação não é regulamentado assim como a maioria dos cursos técnicos que não precisam de equivalência. Acho que vou reduzir as opções e me concentrar neles. Me preocupa também a questão da carga horária destes cursos. Será que há alguma lista por aqui indicando isto?

      Me parece que agora a melhor coisa a fazer é mesmo esperar para ver as mudanças que virão em março.Continuo estudando francês e procurando a tal “luz no fim do túnel”. Eu quero ir pra Quebéc e toda a ajuda será bem vinda. É aqui que tiro minhas dúvidas, é aqui que mais me informo sobre todo o processo. Espero que a comunidade continue assim, pois muitos, depois que conseguem o que queriam, cada um com suas razões, parecem esquecer da angústia que tiveram que passar. Eu, sem dúvida alguma, se um dia alcançar este objetivo, volto aqui pra dar a minha contribuição.

      Um abraço a todos e continuo na escuta…

    • #59265
      gabi-infirmiere
      Participante

      nao ha um caminho unico, existem opçoes e varias possibilidades.

      estudar aqui pode ser uma boa, ha os programas de CEGEP que sao mais em conta do que universidades.
      Estudar aqui economiza as burocracias com as ordens e de quebra vc tem as tao sonhadas experiência e diploma quebecas.

      eventualmente estudando aqui vcs poderiam até tentar algo na area de educaçao mesmo, por que nao?

    • #59277
      fabiobslima
      Participante

      Obrigado Gabi, vou pesquisar sobre o CEGEP. Você fez enfermagem aqui no Brasil? Foi muito complicado a validação do seu diploma? Farmácia, tem mercado em Quebéc?

      No mais, tô aqui me informando sobre os passos para abrir uma pequena empresa por aí. Na avaliação on-line deu tudo certo.

    • #59294
      mrodolfo
      Participante

      Fabio,

      Escolher uma formação apenas pensando em imigrar é muito complicado. Sem contar que as regras mudam bastante e podem levar tudo por água abaixo…

      O processo como trabalhador qualificado é apenas uma das portas de entrada no Canadá. Sim, até então era o mais simples porém a porca tem torcido o rabo.

      Muitas vezes uma viagem de reconhecimento e prospecção pode ser uma boa ideia em alguns casos. Para outros, vir fazer uma pós graduação pode permitir se tornar residente pelo processo de experiência canadense. Cada um é cada um e cada dois é cada dois….

      Boa reflexão!

    • #59345
      fabiobslima
      Participante

      Uma pergunta: para dar entrada no processo como trabalhador autônomo eles pedem que o candidato prove que dispõe de pelo menos 100 mil dólares canadenses. Este valor precisa estar na conta do candidato ou pode ser também em patrimônio?

    • #59346
      fabiobslima
      Participante

      Outra questão,

      tendo o conjuge parentesco no Quebec, este ponto é computado? Ou somente valerá ponto se aquele que tiver um parente for o requerente principal?

      Um abraço a todos.

Visualizando 9 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.