“F” no CSQ

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4329
      carolinda
      Participante

      Olá a todos!

      Passei na entrevista e veio “F” no meu CSQ. Gostaria de saber o que significa (acredito que seja ‘Fluente’, apesar de não ser o meu caso!!) e se todos que passam através de Québec recebem “F”, para ter uma determinada pontuação para o Federal.

      Caso não venha “F”, o que veio?

      Obrigada!!
      Carolinda

    • #10224
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carolinda,

      O F ou NF  no item 14 siginifica francophone ou non francophone.
      Nem todos recebem o F, pode-se receber o NF mas mesmo assim se qualificar para o processo federal.

      Abraços,[/align]

    • #10241
      Lucs
      Participante

      Adriana,

      também tenho esta dúvida.

      No seu depoimento sobre a sua entrevista, vc disse que a Judith a classificou como tendo um francês fluente. Ela apenas te disse isso ou existe na documentação algo registrado nesse sentido?

      Obrigado,

      Lucs

    • #10245
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Lucs,

      Na época eu achava que o F que aparece no CSQ se referia a fluente, mas depois enviei um e-mail para o Escritório de Imigração e descobri quer quer dizer Francophone, o que também quer dizer que você consegue se comunicar bem no idioma.

      Abraços,[/align]

    • #27719
      Espektro
      Participante

      Pessoal, uma dúvida surgiu em relação ao F de francophone, pois nosso CSQ está como F também… isto quer dizer que chegando no Québec eu não tenho direito a francisação? ou isto é simplesmente uma classificação? Ou tenho direito a francisação, mas não tenho direito a bolsa do governo?

      Alguém sabe o que significa???

    • #27724
      mreboucas
      Participante

      Espektro,

      Veja bem, algumas pessoas dizem q com o F nao se tem direito a Francisacao, mas isto é conversa para boi dormir, vc tbm terá todos os direitos !!! Don’t worry !!!

      Abraços,
      Mario Rebouças

    • #27730
      Gus_23
      Participante

      Isso fica no item “14” no nosso CSQ então?

      Isso faz alguma diferença na parte federal?

    • #27734
      mreboucas
      Participante

      Gustavo,

      Não faz diferença nao, o q vai fazer diferença é no mercado de trabalho e qualquer lugar q te exija seu CSQ, mas lá em Quebec, pois será um documento q vc precisará usar muito no Canadá.

      Abraços,
      Mario Rebouças

    • #28386
      Espektro
      Participante

      Pessoal, um casal de amigos meus fizeram a entrevista com o M. Leblanc e ao final da entrevista, o Leblanc falou que colocaria um F pra ele e um NF para ela (por causa da profissão dela), pois com NF ela conseguiria fazer a francisação recebendo pelo governo.

      Ou seja, o que eu estava desconfiando pode ser verdade… eu tambem estou com F no CSQ, mas gostaria de fazer a francisação, pois acredito não ter francês tão bom assim para o mercado de trabalho.

      Por favor, alguém que já está morando no Québec e que passou com F no CSQ, não recebe mesmo pela francisação?

    • #28398
      cristinasy
      Participante

      Olá

      Fui à palestra de imigração em São Paulo e fizemos está pergunta. Realmente , ter F ou NF não quer dizer que vc terá ou não  direito ao curso !
      TODOS TEM DIREITO independente do F e NF !

    • #28402
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Cristina,

      @cristinasy”;p=”22283 wrote:

      …ter F ou NF não quer dizer que vc terá ou não  direito ao curso !
      TODOS TEM DIREITO independente do F e NF !

      verdade que este código no CSQ nao é impedimento para fazer a francisacao, vc esta certa!

      porém, NEM TODOS são aceitos para fazer a francisacao do governo, eu fui recusado! !…nao precisa melhorar o seu frances…! , ok! foi o que eu ouvi!  mas queria participar da parte que falava dos hábitos e cultura do Quebec e nao pude!

      Nao raro, alguns colegas interessados também pela ajuda do governo fazem o teste com um desempenho abaixo do que possuem….é muito difícil para alguns colegas que aqui chegam, largar certos hábitos do Brasil, nao acha? 8O

    • #28407
      Espektro
      Participante

      Por que será que o M. Leblanc falou isso então?

      Fiquei sem entender… se tanto faz ter F ou NF, ele nao precisava ter feito este comentário… e pra que exite esta observação no CSQ?

    • #28416
      Carlos_Santos
      Participante

      Espektro,

      vc viu a Entrevista com Mme. Soraia Tandel, aonde ela fala do direito a fazer o curso de francês de mais de 1000 horas que o imigrante tem ao chegar aqui no Québec 8O  8O  8O

      porém ja falei com o Responsável pela acolhida aqui no MICC e que me disse que este tempo é a soma de todos os níveis de francisação.

      porém, a turma que chega aqui quando consegue a francisação, ja vai para o nível AVANÇADO !!!

      para vocês verem o nivel do curso….. é realmente muito triste ver o pessoal aqui desejar o curso imaginando que ele vai ser o diferencial para conseguir um bom emprego depois….

      Isso não é o caso!  venham com um nível de francês para não precisar da francisação! e deixem as incoerências do processo de lado!

      Ja desisti de falar com quem esta dentro do MICC pois ele me deixou bem claro: “…eu não faço a venda do processo, faço a POS-VENDA” e ainda mais “… ninguém me chama para fazer  tais palestras de divulgação!…” logo…..  sugiro aceitar tais questões como elas são e esclarecer de nosso lado os demais colegas e ponto final!

      Espectro, se vc não pode pagar mais horas de francês ai na sua cidade, venha com mais reservas e faça aqui, mas isso sairá mais caro, pois o seu custo de vida aqui sera desconhecido enquanto ai vc ja conhece!

      Tem cursos subsidiados pelo MICC em todas as cidades, aonde o nível é bem mais alto e mesmo indicado!  acho que postei aqui na CBQ alguns na cidade do Québec, mas me lembro de colegas de Montreal fazerem o mesmo! :wink:

      Boa sorte a todos!

    • #45321
      rodrigoo
      Participante

      @Carlos_Santos wrote:

      Ola Cristina,

      @cristinasy”;p=”22283 wrote:

      …ter F ou NF não quer dizer que vc terá ou não  direito ao curso !
      TODOS TEM DIREITO independente do F e NF !

      verdade que este código no CSQ nao é impedimento para fazer a francisacao, vc esta certa!

      porém, NEM TODOS são aceitos para fazer a francisacao do governo, eu fui recusado! !…nao precisa melhorar o seu frances…! , ok! foi o que eu ouvi!  mas queria participar da parte que falava dos hábitos e cultura do Quebec e nao pude!

      Nao raro, alguns colegas interessados também pela ajuda do governo fazem o teste com um desempenho abaixo do que possuem….é muito difícil para alguns colegas que aqui chegam, largar certos hábitos do Brasil, nao acha? 8O

      Carlos,

      Sei que hoje talvez não faça tanta diferença para você muito embora sei que deve ter feito no passado. Lastimável terem negado seu acesso. No entanto, acho que alguma coisa pode ter acontecido. Quando eu terminei a entrevista, a entrevistadora disse que mesmo eu não precisando mais estudar o francês ela iria entregar mesmo assim o papel caso eu quisesse fazer a francisação online e conhecer um pouco mais sobre o Québec. Fiquei na dúvida e como a comunidade estava fora do ar na época não soube bem o que fazer. Uma semana depois da entrevista resolvi tentar e fiz o teste para saber meu nível na maior honestidade e consegui 93%. Acho que eram 33 questões e acertei umas 31, não me lembro. Nem me passou pela cabeça errar de propósito para começar do bloc 1. No momento, pensei que iriam recusar meu acesso e o sistema me colocou no bloc 3. São 4. Acho que você é colocado no 1 ou no 3 mesmo sendo “avançado”. Pensei muita coisa sim, se eu não estaria tirando a oportunidade de outra pessoa, se deveria fazer e posso dizer que por mais que a pessoa aprenda o idioma e seja confrontada com ele no dia a dia, o curso me ajudou muito mais no que diz respeito à cultura, história, coisas básicas como o processo de limpeza de neve das ruas e posso dizer que recomendo a todos, mesmos os bem fluentes, a se registrarem e fazer o curso. Se vai contar ponto ou não lá não importa. Já conta como uma certa adaptação para a vida. Talvez esse comentário seja mais um “desabafo” e eu deveria ter enviado uma MP a você mas acho importante os próximos imigrantes não se acanharem em fazer esse treinamento.
      Por fim, vou procurar todos os links que foram disponibilizados ao longo do curso aqui para o pessoal. Tem muita informação interessante.
      Abraços,
      Rodrigo.

    • #45551
      _TAZ_
      Participante

      TODOS os que obtém o CSQ têm o direito à francisação online. Se você gabaritar o teste pode ser que digam que o curso possui nível inferior ao seu, ok.
      NInguém tira lugar de ninguém na FEL, inclusive porque você pode escolher fazer usando o método “autodidata”, sem professor se cutucando ou então a fórmula tradicional.

    • #45531
      Carlos_Santos
      Participante

      @rodrigoo wrote:

      Carlos,

      Sei que hoje talvez não faça tanta diferença para você muito embora sei que deve ter feito no passado. Lastimável terem negado seu acesso. .

      sem stress. A males que vem para o bem….

      Abraços

    • #45529
      javabeats
      Participante

      Fui avaliado honestamente como NF na entrevista, e mudei de escola (estudo agora na Aliança Francesa), para obter o reembolso de CAD 1.500 relativo aos quadrimestres que completar depois do CSQ.

      Ao mesmo tempo, estou levando as atividades da FEL (Francisation En Ligne), e assim como o colega xará Rodrigo, recomendo-a muito mais pelos aspectos culturais que nos são apresentados, do que pelo aprendizado de Francês, propriamente dito. (Obs.: apesar de NF, na avaliação da FEL, fui admitido no Bloc 3!)

      Tenho uma dúvida: não sei se entendi bem, mas vocês comentaram sobre benefícios do governo para não francófonos. Estão se referindo à francisação propriamente dita, ou outros benefícios?

    • #45559
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola javabeats @javabeats wrote:

      …vocês comentaram sobre benefícios do governo para não francófonos. Estão se referindo à francisação propriamente dita, ou outros benefícios?

      aqui o fato de nao ter como lingua materna, o francês, você sera sempre privilegiado, veja o que significa “minorité visible” e você entenderá. aqui uma pista:

      http://www.statcan.gc.ca/pub/81-004-x/def/4068739-fra.htm

      So isso ja é um grande beneficio aqui ;-)

      Atenciosamente

    • #45903
      Ucrambuco
      Participante

      Olá a todos!

      Claro que é bem importante esta questão da Francisação, do curso e da ajuda do governo, principalmente para nós assalariados. Mas Acho que depende de nós , principalmente a informação: Ler e estudar o idioma, “nosso” novo país, cultura, sociedade, etc…

      Estando no país é bem melhor de viver isso, mas quando nos informamos daqui, já estamos meio preparados a tudo!
      Estudar o francês nunca vai ser demais pra gente, com ou sem francisação!

      Afinal, sabemos bem o nosso português??? Aprender novas línguas é um exercício contínuo!

      Ps: Espero que meu ” F” que obtive no meu CQS de 2007, sirva para meu novo dossier que vou enviar em julho! Embora para a época eu não ache que falasse tão bem quanto melhor estou hoje!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #45904
      Ucrambuco
      Participante

      Olá a todos!

      Claro que é bem importante esta questão da Francisação, do curso e da ajuda do governo, principalmente para nós assalariados. Mas Acho que depende de nós , principalmente a informação: Ler e estudar o idioma, “nosso” novo país, cultura, sociedade, etc…

      Estando no país é bem melhor de viver isso, mas quando nos informamos daqui, já estamos meio preparados a tudo!
      Estudar o francês nunca vai ser demais pra gente, com ou sem francisação!

      Afinal, sabemos bem o nosso português??? Aprender novas línguas é um exercício contínuo!

      Ps: Espero que meu ” F” que obtive no meu CQS de 2007, sirva para meu novo dossier que vou enviar em julho! Embora para a época eu não ache que falasse tão bem quanto melhor estou hoje!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

Visualizando 19 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.