Exercício físico e qualidade de vida

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Exercício físico e qualidade de vida

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #6478
      Kathia
      Participante

      Oi pessoal!

      Em primeiro lugar obrigada por tantas informações úteis aqui neste site! Muita coisa interessante  :D

      Bom, vou postar uma dúvida, aliás a mesma que coloquei na Comunidade “Quero ir pra Québec” no Orkut. A princípio pode parecer fútil, mas creio que tem mais a ver com manter uma boa saúde e muitos também se preocupam com isso:

      *Em baixa temperatura, as necessidades energéticas do organismo aumentam. Ou seja, no frio as pessoas consomem mais calorias, especialmente carboidratos e gorduras. Gostaria de saber se, dos que já estão em Québec (ou não), se têm alguma informação sobre como foi a adaptação quanto a isso. Engordaram? Emagreceram? Depende do controle da ansiedade? Como podemos manter a forma por lá? As academias são caras? Como fazer caminhadas naquele frio?

      *Pergunto tb porque treino Karatê aqui no Brasil, e gostaria muito de continuar lá, já estou fazendo algumas pesquisas pela internet, estou vendo que é caro pagar uma boa academia de Karatê, então, pelo menos até as coisas se estabilizarem, gostaria de saber como manter o condicionamento físico nos primeiros meses.

      Merci!!!

    • #34203
      yuri
      Participante

      Olá Kathia,

      Me passaram estes dois lugares para prática de esporte:
      http://www.ymcamontreal.qc.ca
      http://www.monstergym.net

      E uma amiga que está em Montreal, me disse por e-mail:
      “Esportes aquí, como a natação, é gratuito, mas tem outros que são pagos, mas baratíssimos, e tem muito esporte ao ar livre que vc não paga nada”

      Boa malhação! rs!

    • #34218
      Kathia
      Participante

      Yuri,

      Muito obrigada! Já estou dando uma olhada nestes sites  :D

    • #34241
      FCelso
      Participante

      Oi Kathia,

      Estive morando na Cidade de Québec e trabalhando na Universidade Laval, portanto minhas observações se restringem a esse domínio.

      Custo da academia no PEPS: Paguei em torno de $280 por 8 meses (preço para empregados da ULaval). Incluído pista de corrida, piscina (mantida a 26oC), patinação no gelo, reserva de quadras, musculação, alongamento e exercícios cardiovasculares. Mais detalhes: PEPS – ULaval

      Em relação aos seus comentários e perguntas:

      *Em baixa temperatura, as necessidades energéticas do organismo aumentam. Ou seja, no frio as pessoas consomem mais calorias, especialmente carboidratos e gorduras.

      – Isso pode ser mais aplicado para quem pratica esportes exteriores. Quem faz esportes em locais fechados estará com climatização em torno de 20oC. Outro detalhe é umidade do ar é baixa (entre 45 e 60%). No inverno, me parece que muda o gosto da gente pela comida. No meu caso, mesmo me alimentando de  frutas e verduras, comendo cereais como aveia e flocos de trigo, a tendência maior é de comer biscoitos, chocolate, tortas. O preço dos alimentos também atrapalha quem está buscando uma alimentação saudável, pois uma torta recheada, contendo alto percentual de gorduras saturadas custa mais barato que uma porção de frutas, isso no supermercado. No caso dos restaurantes é ainda pior, as saladas saudáveis custam caro (quanto mais variada, mais cara), carnes grelhadas custam mais caro também, e o que se consegue com preço mais em conta é comida que não é saudável (junk food).

      Os quebequenses têm alimentação baseada na cozinha quebequense, que tipicamente é uma cozinha de inverno, e segue esses preceitos que você mencionou (gordura e carboidrato). A poutine, por exemplo, é uma bomba calórica, tem batatas fritas, queijo e molho à base de caldo de galinha e bacon. Outros pratos incluem vegetais como batata e cenoura, assados ou na forma de sopa.

      Gostaria de saber se, dos que já estão em Québec (ou não), se têm alguma informação sobre como foi a adaptação quanto a isso.

      – No PEPS, embora a sala de treinamento e o estádio coberto sejam de boa qualidade, o acabamento deixa muito a desejar, pois se tem realmente a sensação de estar dentro de um quartel general, descendo para o susbolo (o que realmente acontece). O prédio é completamente fechado, e embora a pintura seja em cores vivas (amarelo, verde, laranja, azul claro) e cheio de televisões (janelas artificiais), falta luminosidade natural. Ainda, o espaço para estacionamento é muito mau cuidado. Durante o inverno, existe um certo relaxamento na manutenção (retirada da neve). Algumas vezes demoraram até dois dias para liberar decentemente o caminho externo para entrada pela porta principal.

      OBS: Vi no jornal da universidade que foi conseguido um bom financiamento para renovar o PEPS, num planejamento de até 5 anos.

      Especificamente em relação ao inverno, embora digam que há muitas atividades para se fazer e elas são de graça, há de se considerar que nos parques que aceitam atividades como caminhada com raquetes, patinação no gelo, snowboard, esqui de fundo ou mesmo alpino, você precisará utilizar os equipamentos adequados e todos eles têm seu preço. Além disso é preciso aprender a fazer os esportes, o que demanda tempo e vontade (e $ se você for fazer curso para aprender).

      Engordaram?
      Sim – Depois de 4 meses de inverno, engordei em torno de 5 kg. Simplesmente por ser mais cômodo sair do trabalho e ir para casa tomar cerveja em vez de ficar malhando.

      Emagreceram?
      Sim – Depois de 2 meses de verão, fazendo dieta e exercícios regulares (corrida e bicicleta no exterior), perdi 5 Kg. Detalhe, não foi perdida gordura e sim massa magra, pois a alimentação não foi adequada (comprei o que era mais barato, e não o que era mais nutritivo – os alimentos nutritivos custam muito mais caros que os alimentos nutricionalmente pobres; no caso de alimentos saudáveis e baratos, são de preparo mais demorado, o que evitei também)

      Depende do controle da ansiedade?
      Sim. Em qualquer lugar depende disso (entre outros fatores). No inverno não somente a ansiedade, mas o tédio também. São 4 meses de inverno e 2 meses (1 antes, 1 depois) de fases intermediárias. E em junho, que teoricamente é verão, só chove o mês inteiro (verão passado choveu metade de julho e metade de agosto, somente em setembro houve mais dias ensolarados).

      Como podemos manter a forma por lá?
      – Tendo disciplina, força de vontade e não dando importância ao clima. Os quebequenses não têm memória climática.

      As academias são caras?
      – O PEPS acredito ser bem em conta. Uma outra academia no shopping Place de la Cité, custa o dobro do preço do PEPS, mas é no shopping e tem área envidraçada para curtir o sol (quando tem) e a vista do Place Ste-Foy (que não é lá essas coisas de bonito)

      Como fazer caminhadas naquele frio?
      – Usando roupas adequadas e raquetes nos pés. Ou então botas com pinos. (Lembrando mais uma vez, esses itens todos custam $, embora a caminhada seja gratuita). Depende dos objetivos e tipo de caminhada. Não esquecendo que, além da neve, outro elemento natural abundante é o vento. Há de se acostumar com ele. Ah, o vento sim, esse vem de graça  :lol:  Nem sei porque ainda não utilizam aerogeradores para aproveitar tanta energia renovável! :roll:

      *Pergunto tb porque treino Karatê aqui no Brasil, e gostaria muito de continuar lá, já estou fazendo algumas pesquisas pela internet, estou vendo que é caro pagar uma boa academia de Karatê, então, pelo menos até as coisas se estabilizarem, gostaria de saber como manter o condicionamento físico nos primeiros meses.

      – No PEPS tem academia de artes marciais, é só consultar o site e ver os preços.

      Abraço,
      Fabrício

    • #34242
      Katy
      Participante

      Fabrício

      Como funcionam as atividades para os que não trabalham na ULaval?
      Gostaria de continuar praticando natação, seria possível na Universidade? Existem outros lugares que ofereçam este serviço?

      Abs

      Katy

    • #34246
      Anonymous
      Participante

      Kathia,

      Vou responder por partes:

      *Em baixa temperatura, as necessidades energéticas do organismo aumentam. Ou seja, no frio as pessoas consomem mais calorias, especialmente carboidratos e gorduras.

      É verdade que no frio a gente tem mais preguiça e quer comer mais, tomar mais chocolate quente… Essa minha resposta é baseada na prática e nao em dados científicos.   :roll:

      Gostaria de saber se, dos que já estão em Québec (ou não), se têm alguma informação sobre como foi a adaptação quanto a isso. Engordaram? Emagreceram?

      No verao emagreci muito procurando ap, fazendo mudança e…passeando. Até celulite sumiu!   8)
      No inverno comecei a engordar e adotei o “esporte” praticado por muitos quebecoises: escadas. Abandonei as escadas rolantes. Com isso perdi peso novamente. É curioso que aqui,apesar do inverno, a populaçao nao é obesa como eu imaginava (achei que a alimentaçao aqui fosse bem fast-food e todo mundo ficasse bem goooooordo, mas o povo aqui anda muito, pedala muito, etc…Até no frio vemos gente pedalando, mas eu confesso que os acho doidos, rsrs
        :lol:

      Depende do controle da ansiedade?

      Sim. Haja boa vontade!  8O

      Como podemos manter a forma por lá? As academias são caras? Como fazer caminhadas naquele frio?

      Academias sao baratas, o pessoal gosta muito de YMCA, parece ser a de melhor custo-beneficio, ouvi falar em CAD 80,00 por mês.
      Infelizmente a única atividade fisica que gosto (pilates) é carissimo: CAD 300/mês/4 aulas (contra R$ 135,00 que eu pagava no Brasil). Eu faço caminhada no frio, desde que as calçadas nao estavam escorregando. Precisa de uma dose maior de boa vontade, mas dá. Só tem que proteger o rosto. Eu uso inclusive uma echarpe enroladasobre onariz para evitar respirar o ar frio direto. Outras atividades que ajudam a queimar no frio: patinaçao (boa para as pernocas), glissade (descer o santo ajuda, mas subir a escada para voltar ao alto da ladeira até o santo fica com a lingua de fora). Neste final de semana meu marido vai estrear uma nova atividade física que depois eu conto o que é e como foi!
      *   :wink:

      Pergunto tb porque treino Karatê aqui no Brasil, e gostaria muito de continuar lá, já estou fazendo algumas pesquisas pela internet, estou vendo que é caro pagar uma boa academia de Karatê, então, pelo menos até as coisas se estabilizarem, gostaria de saber como manter o condicionamento físico nos primeiros meses.

      Nao tenho informaçao sobre esta atividade. Quando estava procurando pilates, achei academias que tem ioga, capoeira e outras atividades. Mas por ser em menor número, creio que realmente sejam caras, como o pilates.  :cry:
      Desculpem a falta de acentos, esse teclado nao consegui configurar til neste teclado.

      Bom, esses foram meus 2 cents!   :)

      Abraços,

    • #34248
      FCelso
      Participante

      Katy,

      Para quem não trabalha, ou não é estudante, na ULaval, o preço é mais caro. Consulte o site do PEPS e veja isso.
      Para natação existem outros lugares. Particularmente, vi um em Lebourgneuf, mas para ir até lá é mais longe de onde moro. Além disso, não sei quanto custa. Acredito que como esse lugar, existem outros na cidade. Durante o verão é possível utilizar diversar piscinas públicas, as quais têm horários para as diferentes idades e são relativamente bem estruturadas.

      Abraço,
      Fabrício

    • #34260
      Kathia
      Participante

      Olá!

      Gente, obrigada a todos pelas respostas!!! :D

      Fabricio: quanta informação interessante! Então, na verdade, o ideal e que se leve mais dinheiro do que o planejado pra comida né, pois pra ter uma alimentação saudável vamos gastar mais…puxa e eu que achei que os quebequenses fossem mais disciplinados na alimentação do que os americanos que amam Junk Food… 8O Vou começar a procurar na internet sites de supermercados e fazer os cálculos. Um detalhe que esqueci de mencionar, eu sou vegetariana há 8 anos, e lá vou ter que arranjar um meio de suprir as proteínas de que preciso. Aliás já achei até um site pra informações: http://www.vegemontreal.org/

      Quanto aos exercícios, realmente, vou ter que me adaptar a alguma coisa, pra mim isso é uma necessidade pois tenho tendência a engordar. Imagine eu, sozinha e anciosa no frio de um país onde não conheço nada e ninguém? Ansiedade + Solidão = comer mais. Ih, credo! Não vou deixar isso acontecer…Haja força de vontade! Vou sair que nem uma louca lá nem que seja pra subir as escadas dos shoppings centers..hahaha

      Katy: neste site que o Yuri passou acima tem algo falando sobre natação: http://www.yquebec.org/fr/sante/aquatique/

      Erika: Obrigada pelas dicas tb, como vc disse, tem que ter determinação. É uma questão de se adaptar ao frio né. Enquanto eu não tiver dinheiro pra academias vou ter que partir pra caminhadas mesmo, pois não sei patinar  :(

      Abraços a todos!

    • #34261
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Kathia,

      No inicio geralmente todo mundo emagrece devido a correria dos primeiros dias para acharr um ap, tirar os documentos, conhecer a cidade, mas geralmente com o tempo voltamos ao peso normal já que começamos a nos acostumar com os alimentos, a conhecer novos alimentos e devido a rotina, nos mexemos menos :(

      Mas das pessoas que conheço, nenhuma engordou, ou emagreceram ou ficaram na mesma.
      Sobre atividades fisicas, eu pago uma excelente academia aqui em Sherbrooke pelo equivalente a 50$ por mês pelo casal. O preço realmente é bem barato e posso escolher entre 3 filiais para malhar, com equipamentos de ultima geraçao. Geralmente as academias fazem promoçoes para o casal.

      O bom que eu acho o québécois bem ativo, mesmo no inverno fazem caminhada, patins e mesmo bicicleta, e isso pode nos motivar a manter a linha, ja que percebe que o québécois mesmo nao é obeso, observo que geralmente as pessoas mais gordinhas sao de outras nacionalidades :(

      Abraços,[/align]

    • #34264
      FCelso
      Participante

      Kathia,

      As redes de supermercados mais conhecidos aqui são IGA, Metro, Provigo, Maxi e Loblaws. Esses dois últimos são mais baratos. É possível ainda obter alimentos industrializados no Wall Mart. Frutas e verduras se consegue no Jardin Mobile (mais caro) e na Fruiterie 440 (mais barato, especialmente maçã). A alimentação que você preparar em casa será geralmente mais barata. Grãos de cereais como feijão, lentilha, grão-de-bico custam relativamente barato (para quem trabalha aqui). Os alunos da ULaval se alimentam de fast food regularmente, ou então trazem o almoço, que pode ter ou não fast food. As pessoas com mais idade se alimentam melhor (tendem a ganhar melhor também). Em geral são bastante ativos, tanto os jovens quanto os idosos, e acredito que ser esta a razão de serem menos obesos que os irmãos anglofônicos, sejam canadianos ou estadounidenses.

      Aqui segue uma reportagem fotográfica da tarde de hoje (temperatura agradável 4oC e pouco vento)

      Uma moça correndo, vista de costas

      Casal caminhando, detalhe para as botas da mulher, que são de borracha, muito adequadas ao dia, pois estava derrentendo a neve e o chão bastante molhado.

      Casal passeando com filho no carrinho, detalhe para a cobertura no carrinho.

      Casal caminhando, detalhe para as luvas, ainda presentes nessa temperatura. Alguns já utilizam calças de brim ou veludo.

      Corredor da ULaval treinando, detalhe para as roupas leves: Casaco, calça e tênis, em torno de $150CAD cada; luvas em torno de $45CAD cada, e touca $1 (pode ser do Dollarama  :wink:)

      Quem fica mais tempo parado, geralmente utiliza roupas mais pesadas

      Dri_Torres,

      Engordar no inverno pode ser uma tendência do gaúcho  :lol:
      Aconteceu comigo e também com o casal de gaúchos conheci que aqui. Pode ser ainda que tenhamos chegado aqui numa boa época para se adaptar (abril a junho), tendo chegado ao inverno adaptados à alimentação, mas não habituados aos esportes de inverno. Quem sabe por isso, aliado ao sedentarismo, contribuiu para o ganho de peso.
      Eu, particularmente, achei mais interessante ficar em casa assistindo um filme ou mesmo trabalhando/estudando no computador e tomando uma cerveja em vez de sair “curtir” as atividades invernais em janeiro a -20 / -35oC :roll: .

      Abraço,
      Fabrício

    • #34733
      petula
      Participante

      pessoal,

      embora eu não seja ainda quebécoise, me atrevo a dizer que exercícios são a coisa mais factível por lá. claro, pra quem quer treinos de academia ou clube fica mais difícil. aqui no rio eu corro,ando de patins e escalo (acho que a escalada vai esperar por aí!!). são atividades absoutamente factíveis a maior parte do ano, desde que se use equipo e roupa adequados.
      acho até que a adri falou isso no post, vale ciclismo também! então… a princípio, com a quantidade vasta de parques em excelente estado que existe no québec, basta um pouquinho mais de ânimo pra conseguirmos manter a forma!

      além disso, pelo menos pra quem vai pra montréal, no site : http://ville.montreal.qc.ca
      é possível conhecer, por arrondissement as atividades disponíveis por estação do ano, em clubes, academias,s ejam pagas, grupais, individuais, gratuitas, etc. são listadas inclusive atividades de socialização! e há coisas para grupos com ou sem filhotes.

      []s
      p

    • #34738
      miridiam
      Participante

      Eu participo de um novo clube em Montreal,  chama-se MIDTOWN le Sporting Club, ele eh bastante familia, fica nos grandes predios do Sanctuaire em Outremont.
      Quem quiser dar uma olhada, http://www.midtownclubs.com
      tenho tambem, para quem mora em montreal, e esta realmente interessado em praticar espostes, 3 convites para passarem 2 semanas usufruindo do clube, vale pro casal e filhos tmb.
      quem quiser pode me deixar mns privada. ou miridiam@sympatico.ca

      Miridiam

Visualizando 11 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.