Exercício da profissão x sub-emprego

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Exercício da profissão x sub-emprego

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4419
      Canellas
      Participante

      Olá amigos,

      Sou novo no Fórum e aqui posto minha primeira mensagem.

      Confesso que, apesar do pequeno período de tempo em que estou me informando sobre as perspectivas de emigração para o Canadá já me encontro um tanto quanto desestimulado com o que li. Gostaria que, principalmente os amigos já residentes no Canadá, respondessem da forma mais isenta possível.

      Sou Engenheiro Civil com 11 anos de formado e há 3 anos com minha própria empresa. Todos sabemos das dificuldades e incertezas de nosso País, mas quando passamos “para o outro lado da mesa” nos deparamos com a voracidade arrecadatória do governo e de seus “fiscais”. Enfrentamos, além da concorrência, as cuecas cheias de dólares, os sequestros relâmpagos, o caos dos aeroportos, o magnífico atendimento da saúde pública (pelo menos para o Presidente), etc (e põe etc nisso).

      Indignações à parte, esse não é o futuro que desejo dar às minhas filhas, mas também não quero sair daqui para exercer uma atividade que não seja ao menos compatível com os anos dedicados à minha formação profissional e que resultarão talvez numa vida ainda mais sacrificada.

      Pergunta 1: Consiguirei exercer a minha profissão? (imagino que não). Conseguirei exercer algo próximo a isso ou terei que me contentar com sub-empregos?

      Pergunta 2: Se os canadenses não estão dispostos a nos empregar de acordo com nossas profissões por que pontuam estas mesmas profissões no processo de seleção? Querem entregadores de pizzas que saibam diagnosticar doenças??? Ou um faxineiro que saiba dimensionar estruturas??? A princípio me parece um tanto quanto incoerente.