Exercício da profissão x sub-emprego

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Exercício da profissão x sub-emprego

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4419
      Canellas
      Participante

      Olá amigos,

      Sou novo no Fórum e aqui posto minha primeira mensagem.

      Confesso que, apesar do pequeno período de tempo em que estou me informando sobre as perspectivas de emigração para o Canadá já me encontro um tanto quanto desestimulado com o que li. Gostaria que, principalmente os amigos já residentes no Canadá, respondessem da forma mais isenta possível.

      Sou Engenheiro Civil com 11 anos de formado e há 3 anos com minha própria empresa. Todos sabemos das dificuldades e incertezas de nosso País, mas quando passamos “para o outro lado da mesa” nos deparamos com a voracidade arrecadatória do governo e de seus “fiscais”. Enfrentamos, além da concorrência, as cuecas cheias de dólares, os sequestros relâmpagos, o caos dos aeroportos, o magnífico atendimento da saúde pública (pelo menos para o Presidente), etc (e põe etc nisso).

      Indignações à parte, esse não é o futuro que desejo dar às minhas filhas, mas também não quero sair daqui para exercer uma atividade que não seja ao menos compatível com os anos dedicados à minha formação profissional e que resultarão talvez numa vida ainda mais sacrificada.

      Pergunta 1: Consiguirei exercer a minha profissão? (imagino que não). Conseguirei exercer algo próximo a isso ou terei que me contentar com sub-empregos?

      Pergunta 2: Se os canadenses não estão dispostos a nos empregar de acordo com nossas profissões por que pontuam estas mesmas profissões no processo de seleção? Querem entregadores de pizzas que saibam diagnosticar doenças??? Ou um faxineiro que saiba dimensionar estruturas??? A princípio me parece um tanto quanto incoerente.

      Peço desculpas a todos pelo texto extenso e pelos questionamentos que poderão gerar incômodo a alguns. Não quero com isso desestimular ninguém, apenas saber a realidade que espera quem tem interesse em progredir em um País grandioso como o Canadá.

      Desde já agradeço!!!

      PS.: Espero ter que escrever muitas mensagens, será sinal de que estarei avançando no processo emigratório!!!

    • #11398
      Carlos_Santos
      Participante

      Olá Canellas,

      seja bem vindo ao nosso forum!!

      quanto as suas dúvidas são normais e ainda bem que você as tem agora e não depois de chegar no Québec!!!   :wink:

      a questão do exercício da profissão é algo complicado mesmo de entender como está posto pelos colegas que lá chegam e a propaganda do Governo nas palestras!

      O fato é que para exercer um profissão regulamentada como  a sua, enhenheiro, vc deve passar pela Ordem dos Engenheiros do Québec!!!

      E é aí que começa a sua “via cruci”, tem que fazer a revalidação do seu diploma, passar numa prova deles, se filiar a esta ordem para poder exercer sua profissão.  Conheço o Normando, veja as mensagens dele aqui no forum, com este mesmo login mesmo, e você verá que é possível exercer sua profissão pois ele o fez e está super feliz por lá!  como ele conseguiu???  perserverança… suas filhas merecem??? acho que a resposta é evidente!

      Quanto a sua segunda questão, a questão é a falta de integração entre as ordens profissionais, que são organismos independentes do Governo e o próprio Governo da província!!! eles não falam exatamente a mesma língua, por isso precisam dos enenheiros mas não facilitam o seu exercício pois o governo quer algo que a ordem não quer!!!  é aí que vc acha entregadores de pizza que fazem qualquer capacidade de realizar o cálculo estrutural de um prédio!!! exagerando claro!!!

      Acho que a força para vencer é o que você precisa para se estimular porque se você quiser realmente dar este futuro a sua família vai ter de se esforçar mas conseguirá! se não fosse assim eu não estaria gastanbdo tanta energia e dinheiro neste meu processo, afinal tenho esposa e tres filhos!

      fico por aqui e esperamos todos as suas contribuições aqui no Forum!!! e continue a ler as nossas postagens anteriores e não se encomode com o tamnaho dos seus textos.   :wink:

      atenciosamente,

    • #11429
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Canellas,

      veja o topico Engenheiros, aonde o nosso colega VENTURA deixou otimas dicas para a sua profisssão!

      boa leitura!

      atenciosamente

    • #11431
      Canellas
      Participante

      Muito obrigado Carlos,

      Deu para perceber que é possível conseguir a equivalência para Engenharia. Pelo que vi na área de saúde (minha esposa é dentista) a equivalência é quase impossível.

      Há alguma estatística sobre diplomas reconhecidos? Será que alguma entidade canadense tem estas estatísticas? alguma notícia sobre algum Eng. Civil que tenha conseguido?

      sds

    • #11440
      Carlos_Santos
      Participante

      @Canellas”;p=”3250 wrote:

      Há alguma estatística sobre diplomas reconhecidos? Será que alguma entidade canadense tem estas estatísticas?

      estatítiscas é o que o governo adora publicar, basta você começar a procurar que vai encontrar!! tenho certeza disso. :wink:

      @Canellas”;p=”3250 wrote:

      alguma notícia sobre algum Eng. Civil que tenha conseguido?sds

      acho que você não leu com calma a minha resposta, segue de novo…

      @Carlos_Santos”;p=”3216 wrote:

      Conheço o Normando, veja as mensagens dele aqui no forum, com este mesmo login mesmo, e você verá que é possível exercer sua profissão pois ele o fez e está super feliz por lá!

      o Normando LIMA. basta procurar pelas mensagens dele, vc encontrará os depoimentos dele!

      Uma sugestão para você, é preciso ter o espírito de ir atrás da informação pois o Canadense publica todas as informações, seja na Internet, seja em prospectos, etc…  com isso ele se ezimem de responder perguntas já respondidas nas informações publicadas.

      boa sorte e boa leitura!

    • #11447
      Albanez
      Participante

      Boa tarde Carlos
      Eu quero fazer outra faculdade lá, você sabe se existe alguma restrição com relação a isso??
      Abraços

      [align=center]:!: Editado pela moderação, favor postar dúvidas nos tópicos apropriados e ler as Regras do Fórum antes de postar :!:
      Você fez uma pergunta que não se enquadra no tema discutido neste Tópico, portanto solicitamos que você poste novamente a sua pergunta no Tópico correto. Esta sua mensagem será apagada em 24 horas.[/align]

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.