exame do OQLF

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7810
      gabi-infirmiere
      Participante

      muitos profissionais precisarao fazer o exame do OQLF (Office québécois de la langue française)

      O exame é composto de 4 etapas e se voce estiver acostumado com a lingua francesa nao devera ter problemas.

      conto como foi o meu exame, que ocorreu em 2008. Podem ter mudado alguma coisa, entao é sempre bom conferir diretamente na fonte.
      Ha escolas de linguas que preparam para o curso. Eu fiz 5 aulas em uma escola em Montréal, foi interessante para treinar a parte escrita, mas é algo dispensavel se voce conseguir treinar em casa.

      * compreensao oral =
      parte 1) uma gravaçao com voz bem pausada e tranquila (nada de sotaque quebeca) com frases curtas.
      parte 2) a mesma gravaçao calma com um contexto de conversaçao (no seu caderno de resposta vc deve marcar o *X* na figura que representa o dialogo)

      * compreensao escrita =
      parte 1) texto curto, perguntas obvias cujas respostas se encontram por vezes ipsis literis no texto fornecido
      parte 2) texto um pouco maior, exige apenas interpretaçao (os meus textos eram relacionados à minha area profissional, um falava de AVC e outro de doenças pulmonares)

      * expressao oral = mini-entrevista, voce devera responder às questoes propostas pelo examinador, relacionadas à sua profissao (podem cair alguns termos técnicos) A minha foi um *bate papo*, bem light

      * expressao escrita = a parte mais chatinha, na minha opiniao
      parte 1) escrever um bilhete ou nota, 10 linhas (normalmente nota de serviço, querem que voce escreva segundo as normas profissionais)
      parte 2) escrever um texto de até 30 linhas – o meu foi para explicar a uma colega de profissao quais as tarefas que ela deveria cumprir na minha ausencia

      A resposta nao demora e voce pode realizar o exame quantas vezes forem necessarias. Se reprovar em uma das competencias, voltara ao OQLF para fazer apenas a prova referente à competencia nao alcançada

      do site do OQLF
      Épreuves de l’examen

      L’examen comporte quatre parties, soit : la compréhension du français oral, la compréhension du français écrit, l’expression orale en français et l’expression écrite en français.

      1. Compréhension de l’oral
      Cette partie de l’examen comprend quarante questions à choix multiples.

      2. Expression écrite
      Cette partie de l’examen permet d’évaluer l’habileté à rédiger des textes reliés aux activités professionnelles. Les candidats doivent suivre les directives données et respecter les règles d’écriture du français.

      3. Compréhension de l’écrit
      Cette partie de l’examen traite de sujets reliés à la profession. Elle comprend vingt questions à choix multiples portant sur deux ou trois textes. Les réponses aux questions se trouvent dans les textes.

      4. Expression orale
      Dans cette partie de l’examen, l’examinateur évalue l’habileté du candidat à s’exprimer en français, au cours d’une conversation relative à sa profession.

      O proprio site do OQLF é uma excelente fonte de estudos, recomendo :-) http://www.oqlf.gouv.qc.ca/

Visualizando 0 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.