Home › Fórum › Off-Topic › Literalmente Off topic › Estudo: Imigração x Mercado de Trabalho
- Este tópico contém 5 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 7 meses atrás por
neilasasa.
-
AutorPosts
-
-
14 de setembro de 2010 às 18:15 #7037
neilasasa
ParticipantePessoal,
Segue matéria interessante que li no Le Devoir sobre um estudo realizado para verificar a imigração e o mercado de trabalho.
Se algum imigrante quiser comentar sobre a sua própria experiência seria muito legal!Abs.,
Nê
-
14 de setembro de 2010 às 20:30 #41227
SANDROMS
ParticipanteMinha experiência (incluindo a situação de amigos próximos) me diz que o que o empregador procura:
1. Comunicação eficiente nas línguas locais
2. Experiência na área – de preferência experiência Canadense 8O
3. Adaptação cultural / Apresentação pessoal / Saber se vender
4. Formação superiorPara nós brasileiros o item 1 pesa muito e pode derrubar todo o resto. E é geralmente negligenciado.
O item 2 é completamente paradoxal. É o drama que existe no Brasil em relação ao primeiro emprego (pois sempre querem recém-formados com experiência).
O item 3 é outro problema, argumentos que funcionam para vender sua imagem numa entrevista no Brasil não funcionam no Canadá e vice-versa. É preciso re-aprender a se colocar no mercado de trabalho. Aí também rola uma certa discriminação contra algumas nacionalidades, parece que não é o caso dos brasileiros felizmente.
Item 4. Pouco importa, pois há muitos empregos tecnicos que pagam bem! Nunca me pediram meu diploma. :mrgreen:
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
14 de setembro de 2010 às 20:46 #41228
neilasasa
ParticipanteSandro, muito obrigada pela sua contribuição! :D
-
14 de setembro de 2010 às 20:49 #41229
SANDROMS
ParticipanteEsqueci de dizer que sou da área de TI. Cada área tem suas particularidades…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
15 de setembro de 2010 às 12:25 #41251
Carlos_Santos
ParticipanteMeus dois cents!
Neste paragrafo em particular :
“….C’est aussi au Québec que cette même catégorie d’immigrants a le moins de stabilité d’emploi. Les auteurs de l’étude l’expliquent par le fait qu’ils sont les plus nombreux à détenir un diplôme de maîtrise ou de doctorat (46 %) et que la stabilité d’emploi est justement moins élevée chez les plus scolarisés…..”
eu nao entendi porque a establidade do emprego é menos elevada para os que sao mais diplomados!
Os diplomas, os usamos se quisermos!
Os meus eu coloquei de lado para ter um emprego (so usei o de graducao em TI).
Se quiser usá-los como deveria, sendo canadense e buscando um emprego no governo federal, aonde eu teria menos estabilidade? 8O
Quanto à…
“…Au Québec, chez les individus qui ont un diplôme universitaire (baccalauréat, maîtrise ou doctorat), les salaires horaires moyens des immigrants arrivés avant l’âge adulte (32,15 $) et des immigrants arrivés à l’âge adulte (30,28 $) sont plus élevés que celui des Canadiens de naissance (26,98 $), ce qui est, a priori, positif….”
é preciso entender que é uma média, entao deve pegar um salario de um récem-chegado (que naoi ganha este salario) e um que esta aqui e se fez reconhecer sua competência (alguns anos para isso…. e na area de TI, pode ser bem mais do que 30 CAD por hora!).
É preciso tomar cuidado com”estudos”…..sem desmerecer nenhum deles, eles por vezes podem induzir à conclusoes erradas!
Atenciosamente
-
15 de setembro de 2010 às 14:03 #41262
neilasasa
ParticipanteObrigada Carlos por ter colocado sua posição em relação a reportagem!
Abs.,
Nê
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.