Estudar Francês na chegada

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Estudar Francês na chegada

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7239
      JF
      Participante

      Olá!

      Estamos esperando nosso processo federal e, enquanto isso, pesquisando o máximo possível!

      A idéia inicial é morarmos em Montreal, por causa do mercado de trabalho (marketing e design). Mas pensamos em passar os 2 ou 3 primeiros meses em uma cidade menor (= mais barata) para estudar francês. A idéia é investir na língua logo que chegarmos para poder procurar emprego em nossa área mais facilmente depois.

      Íamos fazer isso em Montreal mesmo, mas decidimos procurar uma cidade menor para economizar em aluguel, alimentação e no valor do curso.

      Pensamos em Trois-Rivières, Sherbrooke e Drummondville, que são cidades menores, mas devem ter boas opções de cursos. (Cidades ainda menores não estão descartadas, desde que tenham o curso que precisamos)

      Alguém aqui já fez isso ou mora em alguma cidade com menor custo de vida e pode nos indicar onde fazer o curso?

      Agradeço pela ajuda!

      Ju.

    • #43196
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Ju,

      vc ja pensou que chegar, se instalar (comprar moveis, e tudo o mais….) e depois se mudar pode ser uma tarefa bem mais complicada num País que vc nao conhece??

      As vezes a economia sai caro….. vc sempre pode morar num lugar mais barato num grande centro se afastando dele, ja pensou nisso?

      Nao digo que vc deva vir para a Cidade do Québec, mas aqui eu sei que vc pode pagar bem caro ou bem mais em conta, se escolher bem o bairro (entenda bairro aqui como uma cidade que foi fusionada com a cidade do Québec, como Sillery, Cap Rouge, etc…) aonde morar.

      Depois que a gente se acostuma, mudar é complicado….. Muitos foram para Sherbrooke para estudar, mesmo sabendo que o mercado de trabalho nao era la estas coisas……afinal ela é uma cidade universitaria….. depois sair de la para outra nao é facil, nao é mesmo Bruno?

      Fica a reflexao….. Sinto nao poder ajudar com as cidades mencionadas!

      Atenciosamente

    • #43206
      JF
      Participante

      Oi Carlos,

      Sim, já pensamos na mudança e nas implicações que ela pode trazer.
      A idéia era alugar um apartamento mobiliado, pelo menos com o básico (cama, geladeira, fogão – o resto é luxo). Vimos alguns no kijiji e ainda assim seriam mais baratos que Montreal.

      Mas a reflexão é válida.

      Outro problema a considerar é que começaríamos uma rede de contatos (se não profissionais, pelo menos de amizades) para depois abandonar e começar tudo de novo.

      É mesmo uma questão de colocar os valores no papel e ver se a economia vai ajudar ou atrapalhar!

      Obrigada pela ajuda!

      Ju.

    • #43219
      Filipevsm
      Participante

      Olá J+F!

      Seguindo o rumo financeiro, como o Carlos mesmo citou, creio que o barato realmente sai caro. Talvez seja melhor pegar um lugar caro em Montréal com um curso também caro, que ainda sairá mais barato do que o trâmite de mudança de cidade, fora o trabalho que isso vai dar.

      Agora a sua segunda reflexão eu acho ainda mais válida. O networking, ao meu ver, é o que determina muitas coisas na vida de um imigrante durante seus primeiros meses e ano. Chegando em Sherbrooke, por exemplo, você dará início ao conhecimento da cultura, dos lugares, participará provavelmente de eventos voltados para integração do imigrante, e com isso criará contatos. Estes contatos, querendo você ou não, irão “te amarrar” a cidade, pois lhe trarão oportunidades e aumentar a sensação de “estar em casa”, pois começará a ter amigos novamente.

      Será que você realmente conseguiria largar tudo novamente para ir para uma outra cidade? Pense bem… Tem coisas que o dinheiro não paga. :)

      Abraços!

    • #43223
      Carlos_Santos
      Participante

      curioso ponto este que o Felipe traz!

      Um destes dias, andando no comercio, eu encontrei um destes contatos de minha chegada aqui na cidade e foi super util ja ter tido um contato com a pessoa em questao!

      Fora o fato de que meus amigos mais íntimos sao desta primeira rede de contatos….

      “Bon point”, como dizemos por aqui!

    • #43228
      JF
      Participante

      Obrigada Filipe e Carlos,

      Talvez a economia realmente saia cara, considerando o trabalho da mudança e de re-começar o networking…

      Ju.

Visualizando 5 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.