Estratégias para ter seu CV aceito em 20 segundos!

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Estratégias para ter seu CV aceito em 20 segundos!

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5066
      Carlos_Santos
      Participante

      De fato 20 segundos é o tempo que um empregador ou pessoa que ira selecionar os candidatos ao emprego disporão para selecionar, dentre os 200 à 800 CVs, o seu, logo é preciso ter em mente:

        1- Um CV grosso é descartado primeiro!

        2- A folha de papel deve ser no tamanho CARTA (letter), e não no formato A4!

        3- Duas páginas no máximo!

        4- Um CV te levará a uma entrevista e não a um emprego direto!

        5 – Só colocar formação e experiências anteriores.

        6- Não colocar textos descritivos!

        7- Usar papel branco e não os coloridos!

        8- Erro de ortografia ou de digitação ou de gramática são mortais! Peça a alguém para revisar!

        9- Nenhuma correção à mão deve ser feita nele!

        10- Coloque o CV num envelope de mesmo tamanho, NUNCA DOBRAR! Mortal!

        11- Não assinar o CV, assine a carta de apresentação!

        12- Não colocar nenhuma frase do tipo: “eu certifico ou dou fé” ao final do CV.

        13- Não coloque empregos anteriores sem interesse para este desejado!

        A não ser que ele contenha uma experiência desejada, como trabalho em grupo e isso for interessante ou procurado na oferta atual! Isso se chama competências transferíveis e relacionadas!

      14- Disposição dos diplomas da seguinte forma:

        Ano de conclusão Instituição do diploma
        Nome do diploma

        Exemplo de formação no Québec:

        2007 Université de Laval
        Bacc. Administration des Affaires

        Exemplo de formação fora do Québec:

        2007 Université Fédéral do Rio de Janeiro
        Graduation en xxxxx
        Equivalent à _________________ (ver a equivalência de diploma no Québec)

      15- Colocar somente os verbos de ação na descrição sucinta das experiências apresentadas.

        Estes verbos DEVEM ser “colhidos” na descrição das atividades descritas na profissão desejada que consta no “IMT en Ligne”!

      16- Não colocar Avaliação pessoal no CV!!!!  

        Exemplos a evitar:

        Conhecimento lingüistico:
        Francês médio….
        Inglês iniciante…
        Espanhol avançado

        Coloque apenas Francês, inglês e espanhol

        Deixe que o empregador avalie por ele mesmo o seu nível, se for o que ele quer, não importa o nível!!!

      17- Não seja repetitivo, não copie e cole coisas iguais mesmo que seja o caso, mude e remodele!

      18- Exagero de responsabilidades nas experiências fornecidas!

        Assim evite colocar que como secretária você era responsável pela contabilidade fiscal da empresa ou a execução dos canteiros de obras e plantas estruturais dos prédios! Um exagero mas é bom rever seu CV!


      19- Nada de Ilustração, desenhos, fotos ou figuras!!!

      20- Não coloque sexo, idade ou foto no CV!

      Dica:

        Sem entrevista não existe emprego! Sem ter o cara a cara o empregador não vai te dar o emprego, logo não coloque tudo no CV!

      Atenciosamente

    • #19571
      Marcus
      Participante

      Oi, Carlos!

      Como sempre, excelente contribuição!!!

      Muito obrigado por se lembrar de nós, mesmo com tanta coisa para ajeitar nesta nova etapa da sua vida!

      Um abração!!!

      Marcão.

    • #19576
      lfantoniosi
      Participante

      Esse é o “Mestre dos Magos”

    • #19577
      Carlinha
      Participante

      Carlos,
      Valeu pelas preciosas informações, só fiquei com uma dúvida boba: porque papel carta e não A4?

    • #19579
      Erasmo
      Participante

      ÊÊÊÊÊÊÊ Carlos!!! Que enciclopédia hein…. :wink:

      Bom, eu participei de um Club de Recherche d’Emploi e, segundo a conselheira, podemos incluir no CV um sumário de competências, enfatizando (mas sem exagero) as requeridas na oferta de trabalho…

      Aliás, uma boa dica também é ter um “CV padrão” e montar um CV para cada vaga a que concorremos… pode parecer exagero, mas os empregadores valorizam currículos bem “direcionados”…

      Grande postagem, Carlos!

      Abraços

    • #19590
      Diogo
      Participante

      merci beaucoup…

      já vi que vou ter que enxugar pelo menos uns 80% do meu CV…. rsrsrs
      não que eu tenha feito muita coisa nessa vida… esses “acessórios” vão ter que voar!!!


      db

    • #19594
      AleBHZ
      Participante

      Muito bom mesmo Carlos!!!

      Obrigado por compartilhar conosco suas descobertas, mesmo estando sem tempo por aí…

      Abraços e boa sorte.

      Alê

    • #19598
      fabiana
      Participante

      Ola Carlos,

      Excelentes dicas! Muita gente peca na hora de organizar o CV, por falta de objetividade e excesso de informaçoes desnecessárias.
      Obrigada pela valiosa contribuiçao!

      Um abraço,
      Fabiana

    • #19610
      Carlos_Santos
      Participante

      Pessoal,

      esqueci de dizer uma coisa extremamente importante na postagem aqui mas que disse na minha primeira bem antes desta:

      estou reproduzindo as DICAS que temos recebido aqui nas sessões do MICC!!!
      , por isso INDICO à TODOS que assistam a estas palestras quando aqui chegarem…..

      não são minhas, digo, da minha cabeça, foram dadas pelo Philippe Anctil e o que posto aqui é a tradução do que eu consegui anotar pois ele fala bem rápido, ok!

      Abraços,

      ps.: EXISTE UMA SESSÃO SO PARA ARRUMAR O SEU CV E FAZER A SUA COVER LETTER nos ateliers oferecidos aos novos imigrantes, logo nao seja apressado demais, podemos afina-lo aqui com alguém indicando os detalhes não conformes!!

Visualizando 8 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.