Especialização a Distancia Enfermagem

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos Equivalência Especialização a Distancia Enfermagem

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8567
      eacampos
      Participante

      Olá gente,

      Alguem sabe dizer se existe possibilidade de fazer algum curso de Especialização em Enfermagem à Distância em Québec ?

      Pergunto porque o processo federal deve demorar pacas e meu processo da OIIQ que dei entrada em Dezembro também deve demorar muito e com isso eu iria aproveitando esse tempo para, estando ainda no Brasil, melhorar meu frances, aprender o francês da área e ao mesmo tempo cursar um programa de Québec. Não sei se é possível, mas vi algumas opções na Universidade de Laval e de Québec.

      http://www.uqat.ca/etudes/distance/?menu=sante

      http://grandquebec.com/etudier-au-quebec/formation-distance/

      Estou ainda pesquisando, mas se valer a pena vcs me ajudam. Não sei se a admissão dependeria do MICC.
      Aguardo a opinião de vcs.
      Beijos

      Oniraci
      http://www.baianosnocanada.blogspot.com

    • #60674
      gabi-infirmiere
      Participante

      meus 2 cents =

      certificados (UQAT)
      problema numero 1, critério de admissao =
      Être titulaire d’un diplôme d’études collégiales (dec) en soins infirmiers ou l’équivalent,­ ou encore, détenir un diplôme d’infirmière d’une école hôpital.
      et
      Être autorisé à exercerla profession infirmière et en fournir
      la preuve.
      entao = a pessoa ja tem que ter a equivalência do MICC E da OIIQ para poder fazer os certificados

      problema numero 2 = o objetivo do curso em si
      Um certificado nao é uma especializaçao como a que conhecemos no Brasil
      Certificados sao cursos do primeiro ciclo (BAC) , na verdade pode-se entender como um *mineur*. Um certificado é 1/3 de um programa de BAC. Normalmente 1 certificado de 30 créditos exigira 1 ano de estudos.
      Em enfermagem, pessoas como DEC podem obter o BAC por *cumul de crédits* e virar enfermeira *bacharel em ciências da saude*

      ===========
      parênteses = enfermeiro *quê* ????? :roll:
      seguem as explicaçoes do site da UQAR =
      http://www.uqar.ca/sciences-infirmieres/faq/
      Le titre d’infirmier bachelier ou d’infirmière peut-il être obtenu par cumul de certificats?
      Les programmes de certificats sont d’abord et avant tout des programmes de perfectionnement et sont reconnus en tant que tel. Mis à part pour le certificat en soins infirmiers communautaires qui est parfois exigé en CLSC, peu d’offres d’emploi exigent un certificat. Dans ce type de cas, les exigences d’emploi se résument à être membre de l’Ordre des infirmières et infirmiers du Québec (OIIQ) et parfois, le fait de détenir un certificat peut être considéré comme un atout.

      Il est possible d’obtenir un grade de bachelier avec le cumul de trois certificats totalisant 90 crédits. Un étudiant peut donc obtenir un grade de bachelier en sciences de la santé, si au moins deux des trois certificats sont rattachés à ce secteur.

      Cependant, le grade de bachelier en sciences de la santé n’est pas l’équivalent du baccalauréat en sciences infirmières. Un étudiant ne peut devenir « infirmier bachelier » ou « infirmière bachelière » par cumul de certificat.

      Le secteur privé ou le secteur collégial pourront parfois accepter le grade de bachelier alors que le réseau de la santé embauche plutôt des « infirmiers bacheliers » ou des « infirmières bachelières » . Il vous faut donc vérifier d’abord avec l’employeur ce qu’il exige en regard du ou des postes visés. Dans le domaine des sciences infirmières, il est fortement recommandé de compléter le baccalauréat si cela est possible.

      entao a pergunta = para que alguém que ja possui um BAC brasileiro faria um certificat de primeiro ciclo? 8O (é redudante, entende? com exceçao do Microprogramme de pratique infirmière en région éloignée, os outros sao cursos que existem na formaçao universitaria brasileira. E para quê fazer um programa de région éloignée sem sequer ter a autorizaçao da OIIQ? Em geral os empregadores de région éloignée pagam essas formaçoes!)

      E por quê fazem microprogramas e certificados no QC ?
      Pois o sistema educacional é todo diferente.
      Enfermeiros que possuem o DEC e querem obter um BAC podem fazer cursos a tempo parcial, obter bac par cumul como explicado acima ou pode ser uma exigência do empregador (RARISSIMO!)
      Precisa ter certificado para trabalhar ? A nao ser que seja algo muuuuuuuuuito especifico … linhas gerais, enfermeiro brasileiro que vai trabalhar em ambiente hospitalar, nao ha necessidade

      ==========
      se você pensar na possibilidade dos microprogramas de segundo ciclo =
      eles em geral sao destinados à pessoas que pretendem cursar um mestrado num futuro proximo (pois os créditos servem para o mestrado), ou para aquelas que ja estao no mercado de trabalho e desejariam ter um aperfeiçoamento especifico na area.
      Vaeria a pena fazer um microprgrama de saude mundial ? depende dos seus objetivos.

      mas dai, como fazer os exames?
      os exames sao realizados sob supervisao, a UQAT organiza com uma escola ou com o hospital onde a pessoa trabalha, ela recebe a convocaçao e vai fazer a prova sob supervisao de alguém. Como fariam isso com um estudante no exterior?

      A Laval tem o curso Agir sur le tabagisme : de la prévention à l’intervention, que parece ser interessante, mas tb tem exames sob supervisao …. Dos cursos da Laval que podem ser feitos 100% à distância, apenas o Certificat en gérontologie se aplica na area de saude ou enfermagem
      http://www.distance.ulaval.ca/fad/programmes/C-GER_GER.htm

      =========
      mas … problema numero 3 = e o preço?
      isso nao é algo a ser ignorado …..
      o certificado em geronto, com 30 créditos, custara $ 18.242,76 para o estrangeiro, contra $2.742,06 para o candidato quebeca.
      é quase SETE VEZES mais caro! 8O 8O

      lamento esse balde de agua fria, mas acho que esta fase da espera é a fase de melhorar o francês, ao maximo.
      Se tiver 18k para gastar, gaste numa imersao em lingua francesa! Acredite, sera muito (MUITO) proveitoso!

      ps: havia a necessidade de criar um outro topico para este assunto? este forum é geral, né? ficar monopolizando com topicos e mais topicos sobre enfermagem deve deixar os moderadores de saco cheio :mrgreen:

    • #60685
      carlaloc
      Participante

      Oi!!

      Eu tb estou querendo aproveitar o tempo do processo p/ fazer algum curso online em universidades canadenses. Encontrei um na Universidade de Toronto, q me parece bastante válido. É sobre o sistema de saúde do Canadá e ele custa só $275.
      Mas só pd ser feito por quem está a 3-6 meses de chegar ao Canadá.
      P/ quem quiser dar uma olhada…

      http://www.iehpcanada.utoronto.ca/index.html

    • #60720
      eacampos
      Participante

      Obrigado Gabi !!

      Realmente não tem como… tanto os requisitos como não tenho mesmo 18 mil !!

      Vou continuar focando no Frances.

      Bjssss

      Oniraci

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.