Envio de certificado do curso de francês?

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Envio de certificado do curso de francês?

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4218
      andrecardona
      Participante

      Olá pessoal,

      Bom dia! Primeiramente gostaria de parabenizar os responsáveis pelo site; está com excelente conteúdo!

      Eu tenho uma dúvida e talvez alguém aqui possa me ajudar: Quando enviar a documentação para Buenos Aires, precisarei  ter algum diploma ou certificado de um curso de Francês? Não tenho qualquer conhecimento de Francês, e minha dúvida é justamente se entro em um curso e então inicio o processo ou então se preciso esperar até que o curso termine para que eu possa iniciar o processo.

      Alias, quem puder também indicar um bom (e rápido?) curso de francês no Rio de Janeiro, ficaria muito grato!

      Obrigado a todos!

      Abraço,

      Andre

    • #9301
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Andre,

      Em relação às escolas outros usuários do site podem te indicar…

      Em relação ao envio dos documentos, acho masi aconselhavel somente enviá-los quando já tiver pelo menos um mínimo de francês, visto que o idioma é um dos quesitos mais importantes.

      Você pode até enviar os documentos e a matrícula no curso de francês, mas eles somente darão continuidade ao seu processo quando você enviar algum documento de conclusão de nível de estudos.

      Acho melhor você fazer pelo menos um nível de francês e aí sim enviar os documentos com a matrícula para demais níveis até a data da entrevista, onde você deverá apresentar certificados de que estudou francês neste período.

      O Processo de Imigração não é uma coisa que se faz de uma hora para outra, requer dedicação,estudo e preparação para que todos os seus planos dêem certo… existem pessoas com vários anos de preparação antes de realmente entrarem neste processo. O sucesso é fruto de muito preparo…

      Abraços,[/align]

    • #9308
      andrecardona
      Participante

      Oi Adriana,

      Obrigado pela ajuda!

      Abraço,

      Andre

    • #9313
      Larissasantos
      Participante

      Ola Andre,

      Eu li varios relatos de pessoas q comecaram o curso de frances e deram entrada no processo ao mesmo tempo. Eles enviaram uma declaracao q estavam fazendo o curso e na data da entrevista jah tinham um frances basico.

      Tenha uma duvida pro pessoal:

      Sei que devo enviar copias simples de todos os documentos solicitados e apresentar os originais na entrevista. Mas e quanto a declaracao da escola de frances e as cartas dos empregadores? Devo enviar os originais ou tambem apenas uma copia?

      Obrigada!

      Larissa

    • #9315
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Larissa,

      Envie somente as cópias.

      Abraços,[/align]

    • #9324
      nakhatealokalokimm
      Participante

      ola
      mandei somente copias, no dia vc leva os originais , isso náo tem porblema

    • #10058
      driaoquadrado
      Participante

      Olá Pessoal

      Enviei toda a minha documentação e pediram o atestado do nível de francês. Porém, faço curso particular e não tenho a menor idéia de como obter o referido atestado. Alguém pode me ajudar?

      Obrigada,

      Adriana

    • #10059
      Carlos_Santos
      Participante

      pelo que sei o seu professor particular escreve uma carta atestando suas horas etc…..

      Existe uma outra forma bem mais elegante e melhor aceita por eles, que custa uns 30 reais, eu acho, que é ir numa filial da ALiança Francesa e fazer uma prova de proficiência de francês.

      Alguém ja postou isso em detalhes acho que aqui no forum procure e veja…

      se eu achar eu posto aqui.

      Atenciosamente,

    • #10061
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Carlos

      Muito obrigada pela atenção. Eu cheguei a ligar para a Aliança Francesa aqui de Salvador, mas a única prova de proficiência em francês que eles oferecem é para o Capes-CNPQ. A prova custa R$101 e acredito que seja mais relativa a área científica, como as provas de inglês aplicadas pela Cultura Inglesa.
      Apesar de fazer aulas particulares, estou planejando um curso de francês no mês de janeiro em Montreal. Será que a carta da escola, além da carta da professora particular, servem como compravantes?

      Muito obrigada novamente,

      Adriana

    • #10063
      leserafim
      Participante

      Carlos não precisa procurar, fui eu que postei.

      Adriana,
      Isso aconteceu comigo, no dia da entrevista eu fiquei tão nervoso que nao consegui falar nada de Francês, porém o entrevistador viu que eu sabia e apenas não conseguia desenvolver.
      Pois bem, ele me falou para procurar uma Aliança Francesa e solicitar um teste de nivelamento, este teste custa aqui no Rio de janerio R$33,00 e eles te entregam este teste.
      Agora também tivemos o problema de achar uma que fizesse este teste e nos desse o comprovante, eu telefonei para várias e achei.
      Te aconselho fazer o mesmo procure em outras que vc enontra.
      Depois enviamos para Buenos Aires e pronto eles me enviaram o CSQ.
      Vale lembrar ainda que na verdade as horas de Frances que eles solicitam, não são horas físicas e sim um nivel equivalente as horas determinadas.

      Espero ter te ajudado

      Leandro Serafim

    • #10070
      JeffersonAV
      Participante

      Um dúvida,

      o Roque Pachet certa vez disse que o conhecimento prévio de francês não era “eliminatório” para o CSQ… dependeria de uma série de fatores. Meu francês é super básico, e minha esposa, por ter bastante horas de francês (nível intermediário para avançado) é a requerente principal…

      Vocês acham que com este perfil, é provável deles não nos passarem, só por causa de meu pouco conhecimento da língua???

      Eu penso o seguinte, como eu vou levar o dobro de recursos financeiros mínimos pedidos, porque não fazer estas “horas extras” de francês já em Québec??? Seria bem melhor do que fazer por aqui, e ganharíamos tempo de adaptação por lá…

      Bem, eu sei, o difícil será convencê-los disto, não é???

      Abraços,

    • #10074
      Carlos_Santos
      Participante

      @leserafim”;p=”1741 wrote:

      Carlos não precisa procurar, fui eu que postei……Espero ter te ajudado

      Obrigado Leandro por responder aqui sua resposta anterior nesta mensagem!!!   :wink:

      @driaoquadrado”;p=”1739 wrote:

      a única prova de proficiência em francês que eles oferecem é para o Capes-CNPQ

      Adriana, esta aí não deve servir não, apesar de ter feito esta prova em 2002, dela ser bem elaborada, já que vem da França lacrada e só é aplicada aqui por diretores, membros do ministério da educação francesa, etc, etc…  você tem razão, ela é muito específica!

      Sugiro que você faça o que o Leandro já disse !

      @driaoquadrado”;p=”1739 wrote:

      estou planejando um curso de francês no mês de janeiro em Montreal.

      Se você quiser esperar até janeiro para enviar este comprovante, claro que servirá!!!!  

      @JeffersonAV”;p=”1751 wrote:

      o Roque Pachet certa vez disse….

      Jefferson, ESQUEÇA o que o Roch disse!!!!  :furious: as regras mudaram desde as falas dele….. e não adianta reclamar disso! eu mesmo já cansei! :twisted:

      @JeffersonAV”;p=”1751 wrote:

      Meu francês é super básico, e minha esposa, por ter bastante horas de francês (nível intermediário para avançado) é a requerente principal…só por causa de meu pouco conhecimento da língua???

      na minha opinião, não sou entrevistador, ok, acho que o pior que vocês podem passar, é ser exigido mais horas de francês! :x

      Mas como sua esposa é o principal e pelo nível que vc disse que ela tem….. talvez nem isso aconteça!

      @JeffersonAV”;p=”1751 wrote:

      …como eu vou levar o dobro de recursos financeiros mínimos pedidos, porque não fazer estas "horas extras" de francês já em Québec??? Seria bem melhor do que fazer por aqui, e ganharíamos tempo de adaptação por lá…

      também acho difícil convencê-los disso!  na realidade o governo PAGA estes cursos como direito aos selecionados com o CSQ, por isso é difícil convencê-los que você não vai usar o seu dinheiro para outra coisa que o curso de francês dado de graça e ainda pago pelo governo!!! 8O

      Relaxa e vai tranquilo para a entrevista, sem muitas expectativas nem muitas neuras….   :wink:

      Vai dar tudo certo!  :)

      Atenciosamente

    • #10079
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Adriana,

      Quando enviamos nosso processo também nos foi solicitado os comprovantes de francês… enviamos uma carta do professor particular e o contrato do curso de francês que iríamos fazer em janeiro, através do e-mail (scaneamos os documentos), quando terminamos o curso de janeiro enviamos o comprovante de término e mais o contrato dos novos cursos a serem feitos.

      Abraços,[/align]

    • #10083
      driaoquadrado
      Participante

      Queridos Leserafim, Carlos e Adriana

      Muito obrigada pelas respostas. Foram bastante elucidativas e fico feliz de saber que não somos os únicos a deixar alguns documentos pendentes.
      Tomaremos as providências cabiveis o quanto antes.

      Abraços a todos,

      Adriana  :D

    • #10089
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Adriana,

      No meu caso eu nem esqueci não. :D .. não enviei pois havia acabado de mudar de professor e o antigo não me forneceu uma declaração, e o novo nem tinha o que declarar já que estava começando as aulas, mas como queria que meu processo iniciasse logo enviei faltando e fiquei esperando o Escritório solicitar :oops: . Quando em solicitaram já tinha horas com meu novo professor e já estava com a matrícula do curso na escola de francês.

      Abraços,[/align]

    • #10091
      wesleydemelo
      Participante

      Leandro,

      Depois que você enviou o comprovante de nível para Buenos Aires, quanto tempo demorou para chegar em sua casa o CSQ?
      Eu também fiz a mesma coisa, fiz a entrevista, ele me solicitou mais horas, depois de estudar mais 4 meses com professor particular, quase todos os dias, fui em uma Aliança Francesa, fiz o teste e eles me classificaram como nível de 5 semestres, como cada semestre são 50 horas, consequentemente, nível de 250 horas. Mandei a declaração da AF para Buenos Aires faz 20 dias, mas até agora não recebi o CSQ, estou esperando.

      obrigado,
      Wesley

    • #10110
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Boa noite,

      Espera de um a um mes e meio, pois a argentina envia para sp e depois para o estado de destino. Eles fazem isso por intermedio de uma empresa, dessa forma sai mais barato pra eles, porem o tempo é um pouco maior pra esperar.

      valeu,
      alok

    • #10122
      JeffersonAV
      Participante

      @Dri_Torres”;p=”1770 wrote:

      [align=justify]Olá Adriana,

      No meu caso eu nem esqueci não. :D .. não enviei pois havia acabado de mudar de professor e o antigo não me forneceu uma declaração, e o novo nem tinha o que declarar já que estava começando as aulas, mas como queria que meu processo iniciasse logo enviei faltando e fiquei esperando o Escritório solicitar :oops: . Quando em solicitaram já tinha horas com meu novo professor e já estava com a matrícula do curso na escola de francês.

      Abraços,[/align]

      Dri,

      existe algum padrão para esta declaração de professor particular?

      Acabamos de receber uma carta de Buenos Aires, e eles escreveram “Plus particulièrement, veuillez vous assurer d’avoir avec vous une attestation du niveau de français de votre conjuint”…

      Isto é por que minha esposa é a principal, e ela estuda francês a 5 anos… e eu, a três meses, e sozinho. Vou começar agora com uma professora particular.

      Como nesta carta do trecho acima, eles ainda não marcaram a data da entrevista (disseram que estamos na fila de espera), ainda dá para eu fazer algumas horas com a professora particular e fazer esta declaração…

      Estou n’água, pois tenho um francês bem basicão e nenhum comprovante de meu nível.

      Abraços,

    • #10125
      Carlos_Santos
      Participante

      Jefferson,

      faz o teste da Aliança, que o Leandro indicou, custa 33 reais e diz o seu real nível…

      é melhor!

      abraços

    • #10129
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Jefferson,

      É uma declaração normal do professor, onde ele afirma quantas horas/aulas você possui e se possível qual o nível que ele te avalia, e quanto tempo você faz as aulas.

      A dica do Carlos também é muito boa!!!

      Abraços,[/align]

    • #10140
      elianarica
      Participante

      Olá pessoal,

      Estou estudando francês a quase três meses,porém gostaria de fazer um curso intensivo para acrescentar o meu conhecimento.Moro em BH,vocês saberiam informar se existe algum curso assim aqui?

      Obrigada,

    • #10167
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá ElianaRica,

      Aconselho aulas particulares com meu professor Ernandes e os curso de férias que são promovidos por várias escolas.

      Abraços,[/align]

    • #10168
      Daniele
      Participante

      Olá pessoal. Estou estudando tb com o professor Ernandes e recomendo MUITO ele. Ele é ótimo. Eu tô adorando.

      Abraços,

      Daniele.

    • #10170
      leserafim
      Participante

      Wesley,

      Demorou cerca de 10 dias para eles fazerem um primeiro contato por email, neste email eles solicitavam que eu informasse um dia e um horário e um telefone para que eles pudessem me ligar, pois bem, marquei o dia e eles me ligaram. Este telefonema foi só porque eles estavam em dúvida porque no inicio do processo eu envie uma declaraçao de um professor particular e agora tinha enviado o teste de nivelamento da Aliança. Expliquei isso e daí a 15 dias recebi o CSQ.

      Eles me informaram que poderia demorar mais pois não tinha nenhum conselheiro para assinar o CSQ.
      Vou te dar um conselho: mande um email explicando que vc enviou a declaração e que ainda não obteve resposta.

      Espero ter ajudado
      Leandro

    • #10176
      wesleydemelo
      Participante

      Leandro,
      Obrigado pela informação vc me ajudou muito, primeiro dando a dica de ir até uma aliança para fazer o nivelamento. Como fiz muitas horas particulares acabei sendo bem nivelado, e agora me dizendo sobre o envio do CSQ.

      Pode ser que não tenha conselheiro no momento para assinar. Vou mandar um e-mail perguntando se receberam corretamente.

      obrigado,

      Wesley

    • #10179
      driaoquadrado
      Participante

      Olá Pessoal

      Alguém saberia me informar se a declaração do professor particular deve ser registrada? Minha professora é filha de belga e fala francês fluente, porém não tem registro como professora…
      No caso da prova de nivelamento na Aliança Francesa, alguém já fez em São Paulo? Liguei para a Aliança de Salvador e eles me disseram que não fazem esse tipo de coisa. Estou perdida sem saber o que fazer. Pensei em ir para São Paulo.
      Je besoin d´aide, s´il vous plait!!!

      Adriana

    • #10183
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Adriana,

      Em relação à declaração, ela não precisa ser registrada, é somente uma declaração da sua professora dizendo quantas aulas já fez, o período, desempenho etc.

      A outra questão não posso te ajudar pois moro em BH.

      Abraços,[/align]

    • #10187
      wesleydemelo
      Participante

      Adriana,

      Para dar entrada no processo, você não precisa se preocupar tanto com o tipo de declaração de nível de francês, uma carta simples da sua professora particular, é suficiente. O mais importante nessa fase, é você mostrar o seu nível na entrevista, é lá que seu francês será avaliado. Esse teste de nivelamento da AF só é importante para quem não conseguiu o CSQ na entrevista e ficou condicionado provar horas aulas.
      Estude bem para a entrevista e não se martirize em relação a teste na AF.

      Boa Sorte,

      Wesley

    • #19379
      Diogo
      Participante

      reativando este tópico…

      alguém pode disponibilizar o texto do documento que a AF fornece, pois estou estudando em outro curso, e fiz uma prova pra não ter que fazer o curso do nivel I, fui aprovado e fiz direto o nível II…

      então, a secretaria do curso fará uma declaração destas pela primeira vez…  normalmente eles apenas fornecem o certificado ao final do curso…  depois de 7 semestres…

      abraço
      db

    • #20624
      marcia_suellen
      Participante

      Oi pessoal. Gostaria de saber se o certificado de curso de francês on line, vale para atestar o nível.

    • #20628
      Carlos_Santos
      Participante

      marcia_suellen,

      seja bem vinda à CBQ!

      quanto a sua questão depende do curso online e de quem vai emiti-lo!

      nunca ouvi falar nesta opção mas deve servir ….

      Atenciosamente

    • #20670
      marcia_suellen
      Participante

      Olá pessoal. Gostaria de saber se curso de frances pela internet serve é aceito pelo processo de imigração?

    • #31473
      Giovanna
      Participante

      Olá a todos!!
      Aproveitando que alguém citou a prova que a Aliança Francesa aplica para os bolsistas da CAPES, gostaria de perguntar se alguém sabe se ela vale como comprovante da língua francesa. Pergunto isso porque fiz essa prova quando fui bolsista por 1 ano na França. Falo francês fluentemente, mas esse é o único documento que atesta meu nível de francês, pois desde então não fiz outro curso de francês. Embora eu o tenha feito antes de ir para a França…
      Obrigada pela atenção.
      Giovanna.

    • #31481
      mrodolfo
      Participante

      Giovanna,

      Faça uma prova de nivelamento da AF que deve ser suficiente.

      Abraços,

    • #31496
      Giovanna
      Participante

      ok, obrigada pela dica!

    • #31501
      Carlos_Santos
      Participante

      Giovana,

      além deste teste da AF para bolsistas da Capes/CNPq, eu também enviei  uma copia dos meus vistos (titre de séjour) provando o tempo de residência na França, isso bastou na entrevista.

      Bonne chance

    • #31507
      Giovanna
      Participante

      Obrigada, Carlos. Vou fazer isso também. Vou anexar também o documento da CAPES que declara o tempo que estive estagiando lá.
      :)

Visualizando 36 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.