Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Requisitos › Envio de certificado do curso de francês?
- Este tópico contém 36 respostas, 15 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 2 meses atrás por Giovanna.
-
AutorPosts
-
-
5 de agosto de 2006 às 11:15 #4218andrecardonaParticipante
Olá pessoal,
Bom dia! Primeiramente gostaria de parabenizar os responsáveis pelo site; está com excelente conteúdo!
Eu tenho uma dúvida e talvez alguém aqui possa me ajudar: Quando enviar a documentação para Buenos Aires, precisarei ter algum diploma ou certificado de um curso de Francês? Não tenho qualquer conhecimento de Francês, e minha dúvida é justamente se entro em um curso e então inicio o processo ou então se preciso esperar até que o curso termine para que eu possa iniciar o processo.
Alias, quem puder também indicar um bom (e rápido?) curso de francês no Rio de Janeiro, ficaria muito grato!
Obrigado a todos!
Abraço,
Andre
-
5 de agosto de 2006 às 17:27 #9301Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá Andre,
Em relação às escolas outros usuários do site podem te indicar…
Em relação ao envio dos documentos, acho masi aconselhavel somente enviá-los quando já tiver pelo menos um mínimo de francês, visto que o idioma é um dos quesitos mais importantes.
Você pode até enviar os documentos e a matrícula no curso de francês, mas eles somente darão continuidade ao seu processo quando você enviar algum documento de conclusão de nível de estudos.
Acho melhor você fazer pelo menos um nível de francês e aí sim enviar os documentos com a matrícula para demais níveis até a data da entrevista, onde você deverá apresentar certificados de que estudou francês neste período.
O Processo de Imigração não é uma coisa que se faz de uma hora para outra, requer dedicação,estudo e preparação para que todos os seus planos dêem certo… existem pessoas com vários anos de preparação antes de realmente entrarem neste processo. O sucesso é fruto de muito preparo…
Abraços,[/align]
-
7 de agosto de 2006 às 02:52 #9308andrecardonaParticipante
Oi Adriana,
Obrigado pela ajuda!
Abraço,
Andre
-
7 de agosto de 2006 às 13:05 #9313LarissasantosParticipante
Ola Andre,
Eu li varios relatos de pessoas q comecaram o curso de frances e deram entrada no processo ao mesmo tempo. Eles enviaram uma declaracao q estavam fazendo o curso e na data da entrevista jah tinham um frances basico.
Tenha uma duvida pro pessoal:
Sei que devo enviar copias simples de todos os documentos solicitados e apresentar os originais na entrevista. Mas e quanto a declaracao da escola de frances e as cartas dos empregadores? Devo enviar os originais ou tambem apenas uma copia?
Obrigada!
Larissa
-
7 de agosto de 2006 às 13:27 #9315Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá Larissa,
Envie somente as cópias.
Abraços,[/align]
-
8 de agosto de 2006 às 03:16 #9324nakhatealokalokimmParticipante
ola
mandei somente copias, no dia vc leva os originais , isso náo tem porblema -
24 de outubro de 2006 às 21:01 #10058driaoquadradoParticipante
Olá Pessoal
Enviei toda a minha documentação e pediram o atestado do nível de francês. Porém, faço curso particular e não tenho a menor idéia de como obter o referido atestado. Alguém pode me ajudar?
Obrigada,
Adriana
-
24 de outubro de 2006 às 22:43 #10059Carlos_SantosParticipante
pelo que sei o seu professor particular escreve uma carta atestando suas horas etc…..
Existe uma outra forma bem mais elegante e melhor aceita por eles, que custa uns 30 reais, eu acho, que é ir numa filial da ALiança Francesa e fazer uma prova de proficiência de francês.
Alguém ja postou isso em detalhes acho que aqui no forum procure e veja…
se eu achar eu posto aqui.
Atenciosamente,
-
24 de outubro de 2006 às 23:31 #10061driaoquadradoParticipante
Oi Carlos
Muito obrigada pela atenção. Eu cheguei a ligar para a Aliança Francesa aqui de Salvador, mas a única prova de proficiência em francês que eles oferecem é para o Capes-CNPQ. A prova custa R$101 e acredito que seja mais relativa a área científica, como as provas de inglês aplicadas pela Cultura Inglesa.
Apesar de fazer aulas particulares, estou planejando um curso de francês no mês de janeiro em Montreal. Será que a carta da escola, além da carta da professora particular, servem como compravantes?Muito obrigada novamente,
Adriana
-
25 de outubro de 2006 às 01:40 #10063leserafimParticipante
Carlos não precisa procurar, fui eu que postei.
Adriana,
Isso aconteceu comigo, no dia da entrevista eu fiquei tão nervoso que nao consegui falar nada de Francês, porém o entrevistador viu que eu sabia e apenas não conseguia desenvolver.
Pois bem, ele me falou para procurar uma Aliança Francesa e solicitar um teste de nivelamento, este teste custa aqui no Rio de janerio R$33,00 e eles te entregam este teste.
Agora também tivemos o problema de achar uma que fizesse este teste e nos desse o comprovante, eu telefonei para várias e achei.
Te aconselho fazer o mesmo procure em outras que vc enontra.
Depois enviamos para Buenos Aires e pronto eles me enviaram o CSQ.
Vale lembrar ainda que na verdade as horas de Frances que eles solicitam, não são horas físicas e sim um nivel equivalente as horas determinadas.Espero ter te ajudado
Leandro Serafim
-
25 de outubro de 2006 às 03:04 #10070JeffersonAVParticipante
Um dúvida,
o Roque Pachet certa vez disse que o conhecimento prévio de francês não era “eliminatório” para o CSQ… dependeria de uma série de fatores. Meu francês é super básico, e minha esposa, por ter bastante horas de francês (nível intermediário para avançado) é a requerente principal…
Vocês acham que com este perfil, é provável deles não nos passarem, só por causa de meu pouco conhecimento da língua???
Eu penso o seguinte, como eu vou levar o dobro de recursos financeiros mínimos pedidos, porque não fazer estas “horas extras” de francês já em Québec??? Seria bem melhor do que fazer por aqui, e ganharíamos tempo de adaptação por lá…
Bem, eu sei, o difícil será convencê-los disto, não é???
Abraços,
-
25 de outubro de 2006 às 12:06 #10074Carlos_SantosParticipante
@leserafim”;p=”1741 wrote:
Carlos não precisa procurar, fui eu que postei……Espero ter te ajudado
Obrigado Leandro por responder aqui sua resposta anterior nesta mensagem!!!
@driaoquadrado”;p=”1739 wrote:
a única prova de proficiência em francês que eles oferecem é para o Capes-CNPQ
Adriana, esta aí não deve servir não, apesar de ter feito esta prova em 2002, dela ser bem elaborada, já que vem da França lacrada e só é aplicada aqui por diretores, membros do ministério da educação francesa, etc, etc… você tem razão, ela é muito específica!
Sugiro que você faça o que o Leandro já disse !
@driaoquadrado”;p=”1739 wrote:
estou planejando um curso de francês no mês de janeiro em Montreal.
Se você quiser esperar até janeiro para enviar este comprovante, claro que servirá!!!!
@JeffersonAV”;p=”1751 wrote:
o Roque Pachet certa vez disse….
Jefferson, ESQUEÇA o que o Roch disse!!!! :furious: as regras mudaram desde as falas dele….. e não adianta reclamar disso! eu mesmo já cansei! :twisted:
@JeffersonAV”;p=”1751 wrote:
Meu francês é super básico, e minha esposa, por ter bastante horas de francês (nível intermediário para avançado) é a requerente principal…só por causa de meu pouco conhecimento da língua???
na minha opinião, não sou entrevistador, ok, acho que o pior que vocês podem passar, é ser exigido mais horas de francês! :x
Mas como sua esposa é o principal e pelo nível que vc disse que ela tem….. talvez nem isso aconteça!
@JeffersonAV”;p=”1751 wrote:
…como eu vou levar o dobro de recursos financeiros mínimos pedidos, porque não fazer estas "horas extras" de francês já em Québec??? Seria bem melhor do que fazer por aqui, e ganharíamos tempo de adaptação por lá…
também acho difícil convencê-los disso! na realidade o governo PAGA estes cursos como direito aos selecionados com o CSQ, por isso é difícil convencê-los que você não vai usar o seu dinheiro para outra coisa que o curso de francês dado de graça e ainda pago pelo governo!!! 8O
Relaxa e vai tranquilo para a entrevista, sem muitas expectativas nem muitas neuras….
Vai dar tudo certo! :)
Atenciosamente
-
25 de outubro de 2006 às 13:47 #10079Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá Adriana,
Quando enviamos nosso processo também nos foi solicitado os comprovantes de francês… enviamos uma carta do professor particular e o contrato do curso de francês que iríamos fazer em janeiro, através do e-mail (scaneamos os documentos), quando terminamos o curso de janeiro enviamos o comprovante de término e mais o contrato dos novos cursos a serem feitos.
Abraços,[/align]
-
25 de outubro de 2006 às 19:35 #10083driaoquadradoParticipante
Queridos Leserafim, Carlos e Adriana
Muito obrigada pelas respostas. Foram bastante elucidativas e fico feliz de saber que não somos os únicos a deixar alguns documentos pendentes.
Tomaremos as providências cabiveis o quanto antes.Abraços a todos,
Adriana :D
-
26 de outubro de 2006 às 02:44 #10089Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá Adriana,
No meu caso eu nem esqueci não. :D .. não enviei pois havia acabado de mudar de professor e o antigo não me forneceu uma declaração, e o novo nem tinha o que declarar já que estava começando as aulas, mas como queria que meu processo iniciasse logo enviei faltando e fiquei esperando o Escritório solicitar :oops: . Quando em solicitaram já tinha horas com meu novo professor e já estava com a matrícula do curso na escola de francês.
Abraços,[/align]
-
26 de outubro de 2006 às 12:47 #10091wesleydemeloParticipante
Leandro,
Depois que você enviou o comprovante de nível para Buenos Aires, quanto tempo demorou para chegar em sua casa o CSQ?
Eu também fiz a mesma coisa, fiz a entrevista, ele me solicitou mais horas, depois de estudar mais 4 meses com professor particular, quase todos os dias, fui em uma Aliança Francesa, fiz o teste e eles me classificaram como nível de 5 semestres, como cada semestre são 50 horas, consequentemente, nível de 250 horas. Mandei a declaração da AF para Buenos Aires faz 20 dias, mas até agora não recebi o CSQ, estou esperando.obrigado,
Wesley -
26 de outubro de 2006 às 21:58 #10110nakhatealokalokimmParticipante
Boa noite,
Espera de um a um mes e meio, pois a argentina envia para sp e depois para o estado de destino. Eles fazem isso por intermedio de uma empresa, dessa forma sai mais barato pra eles, porem o tempo é um pouco maior pra esperar.
valeu,
alok -
27 de outubro de 2006 às 03:12 #10122JeffersonAVParticipante
@Dri_Torres”;p=”1770 wrote:
[align=justify]Olá Adriana,
No meu caso eu nem esqueci não. :D .. não enviei pois havia acabado de mudar de professor e o antigo não me forneceu uma declaração, e o novo nem tinha o que declarar já que estava começando as aulas, mas como queria que meu processo iniciasse logo enviei faltando e fiquei esperando o Escritório solicitar :oops: . Quando em solicitaram já tinha horas com meu novo professor e já estava com a matrícula do curso na escola de francês.
Abraços,[/align]
Dri,
existe algum padrão para esta declaração de professor particular?
Acabamos de receber uma carta de Buenos Aires, e eles escreveram “Plus particulièrement, veuillez vous assurer d’avoir avec vous une attestation du niveau de français de votre conjuint”…
Isto é por que minha esposa é a principal, e ela estuda francês a 5 anos… e eu, a três meses, e sozinho. Vou começar agora com uma professora particular.
Como nesta carta do trecho acima, eles ainda não marcaram a data da entrevista (disseram que estamos na fila de espera), ainda dá para eu fazer algumas horas com a professora particular e fazer esta declaração…
Estou n’água, pois tenho um francês bem basicão e nenhum comprovante de meu nível.
Abraços,
-
27 de outubro de 2006 às 11:46 #10125Carlos_SantosParticipante
Jefferson,
faz o teste da Aliança, que o Leandro indicou, custa 33 reais e diz o seu real nível…
é melhor!
abraços
-
27 de outubro de 2006 às 12:28 #10129Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá Jefferson,
É uma declaração normal do professor, onde ele afirma quantas horas/aulas você possui e se possível qual o nível que ele te avalia, e quanto tempo você faz as aulas.
A dica do Carlos também é muito boa!!!
Abraços,[/align]
-
28 de outubro de 2006 às 00:35 #10140elianaricaParticipante
Olá pessoal,
Estou estudando francês a quase três meses,porém gostaria de fazer um curso intensivo para acrescentar o meu conhecimento.Moro em BH,vocês saberiam informar se existe algum curso assim aqui?
Obrigada,
-
30 de outubro de 2006 às 20:34 #10167Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá ElianaRica,
Aconselho aulas particulares com meu professor Ernandes e os curso de férias que são promovidos por várias escolas.
Abraços,[/align]
-
30 de outubro de 2006 às 21:18 #10168DanieleParticipante
Olá pessoal. Estou estudando tb com o professor Ernandes e recomendo MUITO ele. Ele é ótimo. Eu tô adorando.
Abraços,
Daniele.
-
30 de outubro de 2006 às 23:58 #10170leserafimParticipante
Wesley,
Demorou cerca de 10 dias para eles fazerem um primeiro contato por email, neste email eles solicitavam que eu informasse um dia e um horário e um telefone para que eles pudessem me ligar, pois bem, marquei o dia e eles me ligaram. Este telefonema foi só porque eles estavam em dúvida porque no inicio do processo eu envie uma declaraçao de um professor particular e agora tinha enviado o teste de nivelamento da Aliança. Expliquei isso e daí a 15 dias recebi o CSQ.
Eles me informaram que poderia demorar mais pois não tinha nenhum conselheiro para assinar o CSQ.
Vou te dar um conselho: mande um email explicando que vc enviou a declaração e que ainda não obteve resposta.Espero ter ajudado
Leandro -
31 de outubro de 2006 às 12:44 #10176wesleydemeloParticipante
Leandro,
Obrigado pela informação vc me ajudou muito, primeiro dando a dica de ir até uma aliança para fazer o nivelamento. Como fiz muitas horas particulares acabei sendo bem nivelado, e agora me dizendo sobre o envio do CSQ.Pode ser que não tenha conselheiro no momento para assinar. Vou mandar um e-mail perguntando se receberam corretamente.
obrigado,
Wesley
-
31 de outubro de 2006 às 14:05 #10179driaoquadradoParticipante
Olá Pessoal
Alguém saberia me informar se a declaração do professor particular deve ser registrada? Minha professora é filha de belga e fala francês fluente, porém não tem registro como professora…
No caso da prova de nivelamento na Aliança Francesa, alguém já fez em São Paulo? Liguei para a Aliança de Salvador e eles me disseram que não fazem esse tipo de coisa. Estou perdida sem saber o que fazer. Pensei em ir para São Paulo.
Je besoin d´aide, s´il vous plait!!!Adriana
-
31 de outubro de 2006 às 21:31 #10183Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá Adriana,
Em relação à declaração, ela não precisa ser registrada, é somente uma declaração da sua professora dizendo quantas aulas já fez, o período, desempenho etc.
A outra questão não posso te ajudar pois moro em BH.
Abraços,[/align]
-
1 de novembro de 2006 às 13:07 #10187wesleydemeloParticipante
Adriana,
Para dar entrada no processo, você não precisa se preocupar tanto com o tipo de declaração de nível de francês, uma carta simples da sua professora particular, é suficiente. O mais importante nessa fase, é você mostrar o seu nível na entrevista, é lá que seu francês será avaliado. Esse teste de nivelamento da AF só é importante para quem não conseguiu o CSQ na entrevista e ficou condicionado provar horas aulas.
Estude bem para a entrevista e não se martirize em relação a teste na AF.Boa Sorte,
Wesley
-
8 de agosto de 2007 às 11:41 #19379DiogoParticipante
reativando este tópico…
alguém pode disponibilizar o texto do documento que a AF fornece, pois estou estudando em outro curso, e fiz uma prova pra não ter que fazer o curso do nivel I, fui aprovado e fiz direto o nível II…
então, a secretaria do curso fará uma declaração destas pela primeira vez… normalmente eles apenas fornecem o certificado ao final do curso… depois de 7 semestres…
abraço
db -
9 de setembro de 2007 às 15:30 #20624marcia_suellenParticipante
Oi pessoal. Gostaria de saber se o certificado de curso de francês on line, vale para atestar o nível.
-
9 de setembro de 2007 às 18:51 #20628Carlos_SantosParticipante
marcia_suellen,
seja bem vinda à CBQ!
quanto a sua questão depende do curso online e de quem vai emiti-lo!
nunca ouvi falar nesta opção mas deve servir ….
Atenciosamente
-
11 de setembro de 2007 às 03:03 #20670marcia_suellenParticipante
Olá pessoal. Gostaria de saber se curso de frances pela internet serve é aceito pelo processo de imigração?
-
18 de setembro de 2008 às 23:38 #31473GiovannaParticipante
Olá a todos!!
Aproveitando que alguém citou a prova que a Aliança Francesa aplica para os bolsistas da CAPES, gostaria de perguntar se alguém sabe se ela vale como comprovante da língua francesa. Pergunto isso porque fiz essa prova quando fui bolsista por 1 ano na França. Falo francês fluentemente, mas esse é o único documento que atesta meu nível de francês, pois desde então não fiz outro curso de francês. Embora eu o tenha feito antes de ir para a França…
Obrigada pela atenção.
Giovanna. -
19 de setembro de 2008 às 11:31 #31481mrodolfoParticipante
Giovanna,
Faça uma prova de nivelamento da AF que deve ser suficiente.
Abraços,
-
19 de setembro de 2008 às 20:31 #31496GiovannaParticipante
ok, obrigada pela dica!
-
19 de setembro de 2008 às 21:39 #31501Carlos_SantosParticipante
Giovana,
além deste teste da AF para bolsistas da Capes/CNPq, eu também enviei uma copia dos meus vistos (titre de séjour) provando o tempo de residência na França, isso bastou na entrevista.
Bonne chance
-
20 de setembro de 2008 às 00:43 #31507GiovannaParticipante
Obrigada, Carlos. Vou fazer isso também. Vou anexar também o documento da CAPES que declara o tempo que estive estagiando lá.
:)
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.