Envio da documentação x Recebimento pelo escritorio

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Envio da documentação x Recebimento pelo escritorio

Visualizando 50 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7783
      viniciusst
      Participante

      Bom dia pessoal,

      No ultimo dia 02/12, eu enviei meus documentos para o escritorio em SP.
      Para isso, entrei no site de imigracao e peguei os documentos mais recentes, regras e etc.
      Até então tudo blz.
      Logo depois que enviei, surgiu uma nova regra no dia 06/12.
      E agora a pouco, recebi um email do escritorio, falando q como meu documento chegou 07/12, eu estaria nas novas regras.
      Fiquei surpreso, pois meus documentos foram enviados antes, e nao poderia saber.

      Agora, enviei um email ao escritorio para saber se minha documentação sera devolvida e devo enviar tudo ao Mexico. Se meu teste de frances, será enviado ao Mexico. Enfim, uma serie de duvidas.

      Alguem já passou por isso?

      Muito Obrigado.

      Vinicius Teixeira

    • #48792
      Wilson
      Participante

      É tudo muito novo, ainda não sabemos direito o que vai acontecer.

      Mas segundo o email que recebemos, provavelmente os documentos que foram recebidos a partir de 07/12/2011 já estarão nas novas regras.

      A aplicação das novas regras se aplica às demandas recebidas no escritório a partir de 7 de Dezembro de 2011.

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #48793
      mrodolfo
      Participante

      Wilson,

      Você, pelo visto, não deve ter enviado por Sedex ou qualquer outra coisa que o valha.

      Infelizmente, foi um risco involuntário que você acabou correndo.

      Nos assuntos de imigração, vale a data de abertura do processo. Não há nada que o BIQ possa fazer.

      Se vir para cá é o que você realmente deseja, não deixe que isso o afete. Provavelmente você terá seis meses a contar da data de avaliação do seu dossier (que ainda não deve ter ocorrido) para enviar os exames oficiais de aptidão linguística. Comece a se informar a respeito desde já e a procurar quando e onde eles vão ocorrer. O quanto antes você os enviar, melhor.

      Courage!

    • #48797
      Wilson
      Participante

      Olá mrodolfo …

      Na realidade eu ainda não enviei minha documentação.

      Recebi esse email hoje, mas nem sei como eles tem meu endereço. Acho que deve ser de alguma inscrição de palestra antiga.

      Comentei para o nosso amigo para informar sobre a questão da data. Eu vou enviar minha documentação após o TCF-Q, provavelmente em março ou junho direto para o México.

      Quanto ao nosso colega vinicius, não tem problema ter enviado para SP agora. O envio para o México será somente a partir de 01/01/2012, segundo o email que recebi.

      as atividades do Escritório de Imigração do Québec em São Paulo serão transferidas ao México e, a partir de 1° de janeiro de 2012,

      Abraços !

      http://lepoussins.wordpress.com/

    • #48798
      viniciusst
      Participante

      Pois é!
      Agora não sei o q fazer.
      Será q irão devolver os documentos para eu enviar para o Mexico?
      Ou ficará em SP e meu teste de frances mandarei para SP?
      Está tudo muito obscuro.
      Mandei um email hoje pela manhã para tirar algumas duvidas.
      Quando obtiver as respostas, comunico com vcs.

      Muito Obrigado.

      Vinicius Teixeira

    • #48805
      Ucrambuco
      Participante

      Pessoal,

      A título de informação de todos, acredito que todos aqueles que cadastraram seus e-mails para a palestra, receberam este e-mail, não somente para quem enviou em dezembro, pois eu enviei em agosto e também recebi.
      Acredito que seja um e-mail esclarecedor de tanta ligação e e-mails bombando com eles!
      Portanto, atentem aos prazos e informações do e-mail, quanto as datas.. receberam seu doissier dia 07/12, preparem-se para O TCF e/ou demais exames…

      Bonne chance à nous!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #48806
      viniciusst
      Participante

      Boa tarde!
      Agora fiquei em duvida.
      A uns 2 anos participei da palestra. E claro, cadastrei meu email.
      No dia 07/12, os correios entregaram minha documentação.
      Ai vem minha grande duvida.
      Recebi esse email hoje por causa da palestra ou por causa da documentação recebida em 07/12?

      De toda forma, enviei um email ao escritorio. Qq novidade, informo a todos.

      Muito Obrigado.

      Vinicius Teixeira

    • #48837
      viniciusst
      Participante

      Pessoal, recebi as respostas das minhas duvidas.
      Compartilho aqui com vcs.

      Bonjour,

      Seguem respostas:

      – Como os documentos foram enviados dia 02/12 (Origem Minas Gerais) e os mesmos chegaram dia 07/12, gostaria de confirmar se estes documentos serão devolvidos para serem reenviados para o México ou ficarão no escritório de São Paulo. –> Se eles chegaram aqui em 7/12 será necessário o envio do teste caso você deseje obter pontuação no idioma. Caso você passe sem esta pontuação, não é necessário o envio.

      – Como os documentos foram preenchidos em português, há necessidade de preenchê-los novamente com outro idioma? –> não

      – Em relação ao teste de conhecimento de francês/inglês, é necessário enviar para o escritório de São Paulo ou para o México diretamente? –> aguarde contato de nossa parte informando a forma de envio.

      Cordialement, / Atenciosamente,

      Bureau du Québec à São Paulo

    • #48901
      rgoncalves
      Participante

      Vinicius Teixeira,

      Estou na mesma situação.
      Mandei dia 6, chegaram os docs lá dia 07.

      Qualquer novidade aí com teu processo, me fala por aqui.

      Valeu!

      Obs.: Pense numa angústia essa espera…

    • #48945
      eacampos
      Participante

      Estou em uma situação parecida, mas não há nada de obscuro, injusto ou inesperado talvez…

      Enviei no dia 07 e chegaram lá no dia 08.

      Informação oficial: Todos os dossiês que chegaram lá no dia 07 ou posterior serão analisados já com as regras novas. Esses dossiês, caso precisem dos pontos no quesito idioma, ficarão congelados esperando o envio dos testes de idiomas (prazo 6 meses para enviar). Caso seu dossiê consiga a pontuação sem os pontos do idioma, provavelmente você será chamado para uma entrevista.

      Os documentos que foram enviados para São Paulo serão analisados normalmente. Apenas a partir de janeiro que os Dossiês deverão ser enviados para o México. Quando for preciso enviar qualquer documento já em Janeiro, eles vão informar para onde enviar porque o Escritório de São Paulo não fechará em definitivo, apenas deixará de analisar os Dossiês.

      Abraço

      Eduardo

    • #48958
      fbifiapo
      Participante

      Olá Eduardo,

      estava lendo sobre procedimentos e li que tu escrevestes que após o recebimento dos papeis, ficariam “congelados” por 6 meses… Essa informação partiu de algum órgão oficial, algum email de respostar do bureal ou são cogitações dos blogs fora???

      Obrigado pela contribuição,

      Fiapo.

    • #48959
      mrodolfo
      Participante

      Atenção ao “caso precisem” que o Eduardo escreveu…

    • #48961
      eacampos
      Participante

      Estas informações foram repassadas por mais de uma oportunidade por telefone, conversando com o Escritório de São Paulo e depois confirmada na Palestra que ocorreu em Salvador no dia 14/12/2011.

      Att.
      Eduardo

    • #48978
      viniciusst
      Participante

      Estou no aguardo.
      Muito ancioso.
      Até agora nada do meu cartão de credito foi debitado.
      Já se foram 13 dias desde o recebimento deles.
      Espero que tduo dê certo!

      Vinicius Teixeira

    • #48984
      eacampos
      Participante

      Eu também estou na mesma situação. Enviei e nada de debitarem no cartão e muito menos alguma nova informação.

      Estou aguardando. Ansioso, mas confiante !!! :alright:

      Eduardo

    • #48994
      Rodrigo Paim
      Participante

      Prezados,

      A minha documentação chegou no BIQ SP 26/11/2011, mas até agora não debitaram no cartão a taxa de análise do processo. O prazo deles é de 30 dias inicialmente… faltam 5 dias para findar estes 30 dias!!! Será que tudo vai demorar tanto assim hein???

    • #49017
      viniciusst
      Participante

      Bom dia a todos.

      Agora a pouco, recebi um sms do Santander (sou cadastrado no site), avisando que o débito da imigração foi realizado hoje as 09:41.
      Ou seja, a principio, meu processo, recebido em 07/12, foi aceito.
      Resta saber se vou precisar do TCF-Q e IETLS ou não.

      Alguem sabe quanto tempo demora o envio da primeira carta ou email ?

      Muito Obrigado.

      Vinicius Teixeira

    • #49018
      Rodrigo Paim
      Participante

      Bom pessoal! Recebi ontem a confirmação da carta de confirmação da abertura do processo e já debitaram o meu cartão… estamos aguardando agora o agendamento da entrevista! :wink:

    • #49019
      Rodrigo Paim
      Participante

      Bom pessoal! Recebi ontem a confirmação da carta de confirmação da abertura do processo e já debitaram o meu cartão… estamos aguardando agora o agendamento da entrevista! :wink:

    • #49020
      Melwin
      Participante

      Salut Pessoal,
      É com muita satisfação que lhes informo do rombo no meu cartão de crédito, :P Pois é, parece que tudo vai bem encaminhado. A gente mandou a documentação no dia 08/12, chegou no dia 09/12, e hoje descontaram o dinheiro no cartão. Agora falta esperar que o BIQ se manifeste em relação aos testes de idiomos… ou o teste, pois eu fiz o TCFQ na vaga esperança de pular a etapa da entrevista, porem, minha esposa não fez :bangwall: …agora paciecia.

      Bone chance para todos nós!!

    • #49029
      eacampos
      Participante

      Parece que hj foi dia de arrecadação !!! rsrsrsrsrsrs… o meu também debitou hj pela manhã !! Graças a Deus… agora esperar eles se manifestarem sobre os próximos passos em relação aos testes.

      Sorte e força pra todos nós !!!

      Eduardo

    • #49054
      Ric e Lu
      Participante

      Ola pessoal, também enviei meu dossiê a poucos dias, e quando mandei um email para saber se poderia enviar para SP recebi a mensagem automática de email com varias informações básicas, inclusive dizendo para enviar a SP. Mas para diminuir a nossa ansiedade de resposta, esta la bem claro nesta mensagem:

      “Prazos para tratamento de documentos enviados:

      Informamos aos candidatos que não acusamos a recepção de documentos recebidos, nós procedemos à análise desses documentos e entramos em contato quando a análise tiver sido realizada. Este procedimento acelera o tratamento de dossiê porque reduz o número de cartas enviadas para confirmar a recepção de documentos.
      Informamos aos candidatos que enviaram uma DCS (Demande de Certificat de Sélection) que o prazo para abertura do dossiê e efetuação do pagamento é de 3 semanas.
      Para aqueles que enviaram um documento para ser anexado ao dossiê, o prazo para tratamento do mesmo é de 3 meses.

      Solicitamos que espere um contato da nossa parte, a menos que o prazo indicado tenha sido ultrapassado.”

      Então galera, vamos torcer e aguardar, tudo vai dar certo!! Bom fim de ano a todos e breve estaremos todos no Québec se Deus quiser!! Salut !

    • #49072
      Rodrigo Paim
      Participante

      Pessoal! Hoje eu liguei para o escritório e me disseram que as entrevistas para os processos já analisados serão marcados para o final de fevereiro/2012. Entretanto, eu questionei se os meus documentos que foram entregues em novembro/2011 incluiria nesta leva de entrevistas e eles me disseram que não… ou seja, dá a entender que quem entregou a documentação no final do ano ainda não tem previsão para as entrevistas… Outra coisa, me disseram também que todas as documentações estão sendo encaminhados para o escritório do México para serem analisados e que isso deve demorar um pouco mais as análises iniciais, mas que o processo todo não deve demorar mais de 1,6 meses… Vamos aguardar para ver… :discuss:

    • #49140
      viniciusst
      Participante

      Pelo que tenho lido nesse topico, não serão enviadas cartas para abertura de processo e etc. Então será feito via email? Como seria?
      Vamos aguardar!
      Ansioso demais.

    • #49142
      Ilfaitfroid
      Participante

      Eu recebi a carta da abertura do processo semana passada. Foi postada dia 17.12.11.
      A bientot!

    • #49143
      viniciusst
      Participante

      Ilfaitfroid,

      Quando vc postou seu documentos para o escritorio?

      Muito Obrigado.

      Vinicius Teixeira

    • #49149
      Ilfaitfroid
      Participante

      Dia 06. Acho que quando debitam ocartao, ja abrem o processo.

    • #49150
      eacampos
      Participante

      To começando a ficar preocupado porque postei o meu dia 07 e até hj nada de carta.

      Apenas debitaram o valor no cartao de credito.

      E agora ??
      :bangwall:

      Abraço
      Eduardo

    • #49152
      tati06
      Participante

      pessoalll…nao há regras de quantos dias se recebe a 1a carta…tudo depende infelizmente….eu mandei o meu dossie 06/09 e recebi a carta em 12/09…mas a maioria recebe depois de 15 dias ou até mesmo 30 dias….o negócio mesmo é desligar o botao da impaciencia e esperar….rsrsrsr boa sorte a todos!!!! :bangwall:

    • #49183
      eacampos
      Participante

      Eu estou muito impaciente !!!!!!!!

      MAndei dia 07/12 e até hoje nada de carta !!! Já debitaram a taxa no meu cartão, mas nada de carta nenhuma… Soube que todos os dossies e documentos estão sendo enviados para o México. Então eles devem estar nessa fase de mudança, arrumando as coisas e mandando para a casa nova….

      Espero que dê tudo certo !!

      Abraços e um maravilhoso 2012 para todos !!!

      Eduardo

    • #49184
      viniciusst
      Participante

      Mandei meu documentos dia 02/12 e eles receberam dia 07/12.
      Depois debitaram no meu cartão, mas ainda nao recebi nada.

      Essa carta é registrada? Alguem sabe?

      Muito Obrigado.

      Vinicius Teixeira

    • #49185
      Ilfaitfroid
      Participante

      Eh uma carta comum. E vem junto o recibo da taxa debitada no cc. Imagino que o processo eh aberto assim que debitam a taxa. A carta enviam depois.
      Feliz 2012 a todos da CBQ!!!

    • #49213
      eacampos
      Participante

      GALERAAAA !!!

      Ano Novo, Vida Nova !!!!!!

      Recebemos hoje nossa primeira carta do Escritório !!!! Dia 01/01/2012…

      MAs queria perguntar o seguinte. Não recebi uma carta comum. Recebi uma carta informando que nosso processo foi aberto, informando que houve mudanças no Processo e que seria necessário enviar os testes, que teríamos 6 meses para enviar os testes.

      Mas uma coisa que me chamou a atenção foi que na carta informa que, se não quisermos enviar o resultado dos testes que a gente preencha um formulário que eles mandaram e que não receberíamos os pontos equivalentes à língua.

      Difícil tomar uma decisão desta e abrir mão dos pontos do teste se eles não informam na carta se precisaremos desses pontos. A tentação é grande e manda a gente dizer que não enviaremos os testes, mas a prudência manda que a gente faça o teste e mande. E agora ????? :bangwall:

      É isso ai !!! Tudo caminhando ! Graças a Deus !

      Abraços para todos
      Eduardo Campos

    • #49218
      ana
      Participante

      OI escampoos,
      vcs podem fazer vcs mesmo os calculos, eu não tenho mais a tabela,
      caso precise eu pedir para minha professora, mas geralmente enfermeira, com filhos
      consegue a pontuação sem frances, se for o caso vc pode abri mão da prova ou precisar
      de nivel basico.
      Boa sorte estarei torcendo por vcs

      ANA

    • #49223
      eacampos
      Participante

      @ana wrote:

      OI escampoos,
      vcs podem fazer vcs mesmo os calculos, eu não tenho mais a tabela,
      caso precise eu pedir para minha professora, mas geralmente enfermeira, com filhos
      consegue a pontuação sem frances, se for o caso vc pode abri mão da prova ou precisar
      de nivel basico.
      Boa sorte estarei torcendo por vcs

      ANA

      Obrigado Ana !!!!

      Vamos estudar para pelo menos conseguir o nível básico do Francês. Para garantir pelo menos alguns pontinhos.

      Abraço e tudo de bom !!
      Eduardo

    • #49264
      viniciusst
      Participante

      Ola eacampos,

      Blz cara? Sua carta veio registrada ou carta simples.
      Pergunto isso pq os correios da minha cidade não deixam aviso quando não tem ninguem em casa. (No caso de carta registrada).
      To ancioso no aguardo da carta!

      Abraços!

      Vinicius Teixeira

    • #49280
      viniciusst
      Participante

      Boa tarde!
      Acabei de receber a carta!
      Estou no mesmo dilema. Fazer os testes de frances, ou não?

      Tudo está nas mãos de DEUS.

      Vinicius Teixeira

    • #49315
      eacampos
      Participante

      Olá Vinicius !!

      Meu velho, quando ia lhe responder a mensagem anterior, vc avisa que recebeu a carta !!! Que ótimo !!!

      E ai ??? Esse dilema …. rsrsrsrsrs… quando decidir me diga. hahaha

      Estamos pensando muito e acho que vamos fazer o seguinte. Vamos nos dedicar para a prova do TCF em março e caso a nota não seja favorável, envio o formulário informando que não tenho os testes e espero ver o que dá.

      Veja que na carta eles pedem que, caso não tenha interesse em enviar o teste, que devolva o mais rápido possível os formulários. Acredito que seja para marcar uma entrevista. Ou seja, caso não mande o teste eles querem que responda logo para providenciar uma data de entrevista.

      Qual seu perfil ? Profissão ?

      Parabpens pelo fim da primeira ansiedade. Ainda virão muitas !

      Abraço
      Eduardo

    • #49316
      mrodolfo
      Participante

      @viniciusst wrote:

      Tudo está nas mãos de DEUS.

      Não, não.. Está nas SUAS mãos… Livre arbítrio, não se esqueça disso!

      Vou repetir o que eu disse num outro post: já viram o que diz o GPI? Se não atingirem a pontuação mínima para serem chamados para a entrevista, bau-bau! Fecham o processo e “morreu Neves”!

      Abram o GPI, façam suas contas e decidam se precisam dos pontos de idioma ou não!

      Vou tomar meu Activia com Johnny Walker… :bangwall:

    • #49322
      eacampos
      Participante

      @mrodolfo wrote:

      @viniciusst wrote:

      Tudo está nas mãos de DEUS.

      Não, não.. Está nas SUAS mãos… Livre arbítrio, não se esqueça disso!

      Vou repetir o que eu disse num outro post: já viram o que diz o GPI? Se não atingirem a pontuação mínima para serem chamados para a entrevista, bau-bau! Fecham o processo e “morreu Neves”!

      Abram o GPI, façam suas contas e decidam se precisam dos pontos de idioma ou não!

      Vou tomar meu Activia com Johnny Walker… :bangwall:

      Concordo com vc MArcos !!!

      Por isso tomamos a decisão de fazer a prova em Março e depois enviar.

      Sabe se houve alguma alteração nova no GPI ? Eu nunca consigo acessar o anexo com a tabela de pontos do GPI. Abraço e Obrigado !

      Eduardo

    • #49324
      mrodolfo
      Participante
    • #49341
      eacampos
      Participante

      Marcos !

      Obrigado meu velho !!!

    • #49278
      SANDROMS
      Participante

      @eacampos wrote:

      Estamos pensando muito e acho que vamos fazer o seguinte. Vamos nos dedicar para a prova do TCF em março e caso a nota não seja favorável, envio o formulário informando que não tenho os testes e espero ver o que dá.

      Eduardo,

      Desculpe a franqueza :alright: mas sua frase acima não faz o menor sentido. O TCF te dá um grande de seis níveis entre A1 e C2. Não há como não passar, a pior nota que você pode ter é A1, e se você sabe alguma coisa coisa de francês, além de bonjour, deve conseguir o nível A2. Se você vai pagar e fazer o TCF porque não enviar o resultado???

      Boa sorte,

    • #49373
      eacampos
      Participante

      Tem razão. rsrsrsrs

      De qualquer forma, mesmo a nota sendo baixa enviamos o teste.

      Abraço

    • #49599
      viniciusst
      Participante

      Alguém já fez o IETLS?

      O TCF-Q dizem q é simples. Algo em torno de 1 hora.
      E o IETLS? Parece q é muito complexo. Ou estou enganado?

    • #49602
      Melwin
      Participante

      Bom dia Pessoal!

      Estou na mesma situação, enviei a documentação no 08/12 e chegou no dia 09/12, recebi a carta no 30/12 com o formulario caso decida não fazer os testes.

      Quando enviei meu dossier anexei o meu resultado do TCF-Q, mas minha esposa nã fez o teste, então decidimos que ela vai fazer esta prova. A nossa dúvida era em relação ao IELTS porque é um teste muito caro (R$440,00) e inglês não da muitos pontos então :?:
      mas pesquisando sobre o teste descubri que o teste tem como foco avaliar si você têm conhecimentos básicos de sobrevivência no local de trabalho e em cituações cotidianas, por tanto, assumo que a prova não é o bicho papão, sendo assim, as chances de conseguir uma pontuação maior aumenta. Resumindo…. vou fazer o IELTS, vai que aquele pontinho faz a diferência no final das contas.

      Boa sorte e muito estudo!

      Melwin

    • #49517
      tati06
      Participante

      tbém estou em dúvida com relaçao a fazer ou nao fazer o TCFQ…MAS minha situaçao é diferente….eu ja enviei meu processo em set/2011..e aguardo a entrevista…mas fikei pensando…será q eu faço a prova( que será em março), pq nào sei se serei chamada para a tal entrevista até março, já q no site fala q eles vao chamar no fim de fev2012 e começo de março os que mandaram em julho…dai pensei que de repente seria uma boa fazer a prova em março e depois q eu tiver o resultado mandar esse documento complementar…entao preciso decidir logo pq as inscriçoes sao ate fim de janeiro…será q vale a pena? :?: alguém da um dica?

    • #49557
      tati06
      Participante

      ah..outra dúvida que me surgiu…alguém sabe dizer se demora muito para sair o resultado do TCFQ?

    • #49639
      viniciusst
      Participante

      Não tenho certeza absoluta, mas me parece q o TCF-Q sai na hora o resultado.

    • #49650
      Melwin
      Participante

      @tati06 wrote:

      ah..outra dúvida que me surgiu…alguém sabe dizer se demora muito para sair o resultado do TCFQ?

      Tati, Eu fiz o teste o 25/10/2011 e o resultado chegou no dia 21/11/2011.
      Eu fiz o teste aqui em Brasília.

    • #49655
      tati06
      Participante

      obrigada pessoal…mas continuo na dúvida cruel de fazer ou não..aiaiai

Visualizando 50 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.