Entrevistas – Sr. Dominique Cousineau

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista Entrevistas – Sr. Dominique Cousineau

Visualizando 35 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4156

      [align=justify]Olá a todos! :)

      Resolvemos criar este tópico para saber o que vocês estão achando do novo entrevistador do escritório de imigração em SP.

      Já temos em nossos artigos relatos de entrevistas entre elas o relato da usária Mama(Márcia), que fez a entrevista com o Sr. Dominique Cousineau e foi aprovada.

      No grupo Canadá Immigration, no Yahoo, temos relatos de outras pessoas que passaram e algumas que não foram aprovadas.
      Abaixo segue o relato do Adilson da lista:
      [/align]

      Amigos,

      Vou tentar fazer aqui um breve relato da minha entrevista e de como correu
      tudo.

      O M. Dominic é muito simpático. Tenta nos deixar a vontade e tranquilos.
      Ele não fala português, apesar de estar tentando aprender. Fala frances,
      ingles e espanhol… Parece que morou no Mexico por algum tempo e tal.
      Ele é bastante detalhista com os doctos. Questiona bastante e quer ver todas
      os comprovantes de tudo e tal.
      Disse a ele que não falava muito frances (como meu certificado de Aliança
      Francesa CB2 podia mostrar) e que estava nervoso… Ele pediu que eu
      tentasse responder tudo em frances, e o que nao conseguisse em ingles…e
      foi assim que fiz.

      Não quero preocupar ninguem na lista, mas quero dizer que o tópico do idioma
      é MUITO importante. E explico pq:

      Fiz o questionário no site e fui muito honesto sobre todos os dados, e fui
      avaliado bem. Coloquei nivel basico de frances e tudo. Inclusive na
      documentação enviada… acho que coloquei nota 1 ou 2 (na escala de 10)…
      Quando fui chamado, achei mesmo que esse “problema” não seria problema, já
      qe falo ingles e tenho todos os outros quesitos necessários.

      Não sei se foi alguma coisa na documentação, alguma impressão que ele teve,
      mudança nos critérios de avaliação… não sei… O fato é que não tive o CSQ
      negado, mas tb não me foi concedido.
      Ele me deu uma carta solicitando que eu comprove o estudo de 180 horas de
      francês, ou o certificado do DELF A2 no período de 200 dias.

      Não fiquei triste, pois me sinto “aprovado” de certa forma… os outros
      tópicos foram bem avaliados… só queria mesmo sair de lá com o CSQ na mão
      mesmo…

      Portanto, essa é a mensagem que quero deixar… Sejam MUITO honestos em suas
      declarações (de grana, estudo, experiencia…) e estudem MUITO francês!!!
      Sem ele fica bastante complicado!

      Boa sorte a todos,

      Adilson

      [align=justify]Abaixo segue outro muito preocupante em relação à solicitação do DELF, o que é um dos diferencias entre o processo por Québec e o processo Federal direto, pois Québec nunca exigiu exames oficiais de proficiência em línguas:[/align]

      Galera, acho que eles estão muito mas rigoroso, tenho uma amigo e um casal
      de amigo que entraram na mesma situação, que foi pedido o DELF.

      Existe mais alguem que fez entrevista esta semana?

      Abraços;


      Patrick Duglay G. Piceda
      http://www.patrickevaleria.blog.com

      [align=justify]O que vocês acham disto tudo!? Vocês concordam em ele ser mais realista, o que pessoalmente achamos bom, mas em contrapartida ele tem “dificultado” o acesso das pessoas no processo, o que é contradiório, pois a cada palestra afirmam que o processo é cada vez mais facilitador para o ingresso dos brasileiros.

      Queremos deixar bem claro aqui que pessoalmente não temos nada contra o referido entrevistador.

      Expressem as suas opiniões!  8O[/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #8981
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros Colegas,

      prometo que posto aqui as minhas próprias impressões, se for ele que for fizer a minha entrevista.

      Pelo momento eu acho que isso é bom…. afinal é isso que esperamos, que tudo seja feito conforme as regras estabelecidas.

      Quanto ao fato dos que já passaram pela Madame Judith (entrevistadora anterior a este) e mais de acordo com as informações dadas nas palestras de informação do Sr. Paquette  acho que isso pode levar aos colegas a pensar em  uma “certa sensação de injustiça”??!!!$$###@@@@ …..  pensamentos estritamente pessoais meus….  mas a regra do jogo está clara!  e se alguém se beneficou pelo fato da Mme Judith ser mais “light”….. meus sinceros parabéns aos que tiveram este prazer….  o jogo continua e esta questão apenas reforça TUDO O QUE JÁ DITO aqui na comunidade, devemos nos preparar, incluindo o francês ….    :D

      Penso que ao “engrossar” com os candidatos acredito que ele esteja seguindo a regra do jogo estabelecido pelo governo.

      Preparemo-nos todos para o francês!!! ou devo dizer para o Québécois?   :wink:

      Abraços,

      Carlos Luiz

      p.s.: Espero não ter polemizado ao por em evidência meus pensamentos….. torço pelos que ainda não passaram na entrevista e desejo sorte aos que já passaram, pois a jornada ainda está só no começo………… mesmo depois do visto na mão (última etapa deste processo de obtenção da confirmação do status de RP) ainda temos de começar uma nova vida lá, aí é que o negócio da imigração vai realmente começar….

    • #8983
      Mama
      Participante

      Nossa opinião é que durante a entrevista o que está sendo julgado é seu projeto!

      Seu projeto de imigração desde como foi concebido até o plano desenvolvido para sua implementação!

      Nós acreditamos que o Francês em Québec é uma ferramenta chave para que você possa ter sucesso nisso!

      Portanto o aprendizado de Francês é fundamental para que você sobreviva em Québec. E quanto mais você souber, menos o governo terá que investir em você.

      Acreditamos que é isso que eles procuram. Pessoas dispostas a investir nelas mesmo! Não estou falando só de cursos pagos… Mas a sua disposição de estudar até mesmo por si só com todas as ferramentas que a internet e as bibliotecas te oferecem hoje em dia.

      O resultado é importante única e exclusivamente pra você! Quanto vale seu sonho? Não só em dinheiro mas quanto TEMPO você investe nisso?

      Li outro dia um depoimento que é a pura verdade! Há várias listas com mais de 100 perguntas e respostas prontas prá usar na entrevista. Nós usamos uma antes de receber nossos CSQ.

      Temos certeza que o que fez nossa  entrevista ter sucesso, foi saber por quê queremos imigrar, onde morar, onde trabalhar. E todos os planos alternativos (B, C, D) se o o plano A não funcionar.

      Acreditamos que é isto que é válido!

      Qual seu projeto? Por que vc quer ir? Quanto vc está disposto a investir para que tudo dê certo?

      Acredite em você e Boa Sorte!

    • #8991
      leserafim
      Participante

      Concordo plenamente com  Mama, acredito que vale mais a vontade e o seu planejamento do que qualquer outra coisas.
      Não devemos ficar preocupados com o entrevistador e sim com nosso objetivo e o que precisamos para consegui-los.

      Abraços e boa sorte para todos.

      Serafins.

      Nossa entrevista será no proximo dia 29 de junho.

    • #8995
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros Serafins,

      também concordo com a Mama.

      boa sorte para vocês e se puderem nos traga um pouco do que foi a entrevista de vocês….

      a minha será em 17 de Julho.

      Abraços.

      Carlos Luiz

    • #8998
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Desejo boa sorte para todos que irão fazer a entrevista e aguardo os relatos para podermos conhecer um pouco mais dos entrevistadores, pois a Madame Grenon continua no seu posto de entrevistadora e responsável pelo Escritório de Imigração em Buenos Aires.

      Abraços,[/align]

    • #9015
      Pedrof
      Participante

      Eu pessoalmente nao concordo muito com essa postura do novo entrevistador. A regra é clara e esta no próprio site de imigração, no teste on-line que você faz. Eu passei no teste com nivel básico de francês, por que então me será cobrado um nível intermediário ? Não que isso seja um problema, já que hoje em dia, como eu demorei pra mandar os docs, eu já acho que estaria talvez beirando o nível intermediário, mas não acho justo você fazer um teste on-line, do próprio governo, ser aprovado, e na hora da entrevista ter seu processo barrado por que você não tem um nível maior do que teóricamente eles me pediram no teste. Notem, eu também acho que o françês é uma peça chave no seu processo de imigração e em momento nenhum eu estou dizendo que não vou estudar, minha indignação é com “o que se prega e o que se faz”.

    • #9030
      mirian
      Participante

      oi Dri. Você sabe se é obrigatório a presença do casal na entrevista? Explico: meu marido precisa de pelo menos um ano em Montreal para falar bem o francês (tem ALGUMA dificuldade), eu já não tenho problemas, razão pela qual vou apresentar a solicitação no meu nome (nível intermediário). Mas se for necessário o casal na entrevista, vou ter que refazer novamente todos os meus planos   :x . Bjs.

    • #9031
      Dri_Torres
      Participante

      Olá Miriam,

      O casal tem que se apresentar na entrevista!!! não te jeito!!!

      Abraços,

    • #9038
      Mama
      Participante

      MIriam,

      Não se preocupe pois meu marido consegue entender mas fala pouco e nós conseguimos nosso CSQ. Ele está fazendo ALiança desde a metade do ano passado, mas tb tem dificuldades. Eu tb apliquei como principal.

      Um abraço,

      Márcia

    • #9039
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Miriam,

      sei que a Adriana já respondeu a sua dúvida, mas na entrevista todos os seus dependentes, relacionados no seu pedido do CSQ que forem maiores de 22 anos (solteiros), bem como os menores casados (estranho,  mas é o que está escrito!), também estar presentes nesta entrevista.

      Assim eu li no meu convite da entrevista recebido pelo BIQ de Buenos Aires, veja:

      Les personnes suivantes devront vous accompagner à l’entrevue :
      •votre époux(se) ou conjoint(e) de fait;
      •vos enfants à charge, mariés ou conjoints de fait sans égard à l’âge;
      •vos enfants à charge célibataires de 22 ans et plus.

      Pode não ser o seu caso, mas já fica registrado para os futuros interessados no assunto.

      Abraços,

      Carlos Luiz

    • #9062
      amartinsbrz
      Participante

      Adriana,

             Tenho acompanhado as discussões na Lista CanadaImigration e não pretendo aumentar ainda mais polêmica, mas como você disse em um e-mail que teria o e-mail particular do M.Roch, acho que seria interessante se você pudesse entrar em contato com ele para pelo menos verificar se a atitude do novo entrevistador está de acordo com a política de imigração do Quebec. Digo isso, por que acho estranho ver o taxas sendo reduzidas, pontuação necessária sendo abaixada, e ao mesmo tempo um pedido de Certificação da língua Francesa como o DELF/DALF. Espero não gerar mais polêmica com essa pergunta.

      Um abraço a todos.

    • #9064
      SSNV
      Participante

      APOIADO!!!!

    • #9077
      Ricardo
      Participante

      Poxa acho que uma boa diferença entre o processo federal e o de Quebec (que era pra esta facilitando mais as coisas) é o exame de proeficiencia entre outras coisas, mas o que quero dizer é que se fosse pra ser exigido esse exame seria melhor entao eu fazer pela parte federal.
      Acho que a postura do novo intrevistador esta bem diferente das coisas que conhecemos do que ja ouvimos em palestras, se eles falam que vão facilitar mais pra gente, pq essa atitude do novo intrevistador? estou vendo muitas pessoas com medo de investir uma grana pra fazer frances e todo o dinheiro gasto no processo pra chegar la na entrevista e o cara mandar vc fazer mais 300 horas de frances na Aliança, apresentar o Delf, é muita grana pra se investir, sendo que quando se fez o teste online o teste deu positivo sem essa exigencia toda dele, talvez ele esteja equivocado sobre algumas questoes da imigração, não esteja por dentro do que esta sendo exigido, sei la.
      Se isso é facilitar as coisas não quero nem ver se eles quiserem dificultar.
      Bem essa é minha opiniao, nem sei se expressei direito.
      Abraços

    • #9103
      mirian
      Participante

      Pelo relato das entrevistas, acho que ele tem se colocado no papel de advogado do diabo … explicando: se você conseguir se sair bem nesta entrevista e sentir o nível de dificuldade, é uma pequena amostra do que vem pela frente.  Talvez a exigência para maior proficiencia no francês exigido para algumas pessoas (repararam que outras não?) esteja baseado no fato de que essa pessoa talvez encontre dificuldades em se manter antes de conseguir emprego na sua área (tem um relato de entrevista que perguntou-se se a esposa do solicitante principal estava preparada para lavar azulejo, e que não era preciso responder esta pergunta pra ele, mas somente pensar a respeito). Um amigo meu dizia que o difícil não era entrar numa universidade federal, mas sair com um diploma, acho que o processo de imigração também é mais ou menos por ai.

    • #9106
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros Colegas de Forum,

      como  uma pessoa da lista canadaimigration postou esta também este questionamento sobre o entrevistador no Brasmontreal e eu repondi lá, achei pertinente trazer para esta comunidade, que prezo muito também as mesmas palavras sobre este processo.

      vamos lá….

      Cara …,

      também faço parte da lista canadaimigration@yahoogroups.ca mas acho que vários que obtiveram o seu CSQ com este novo entrevistador, o Sr. Cousineau, não fizeram a Aliança Francesa.

      Porém os que não receberam na entrevista os respectivos CSQs, lhes foram sugeridos mais horas de francês e pelo que eu li, foi sugerido a Aliança Francesa.

      Não é uma regra ao meu ver e sim uma sugestão.  É preciso ter bom senso ao ler os relatos dos que não obtiveram o CSQ, pois somos um “povo de sangue quente”.

      … o novo entrevistador – que substituiu o Roch…

      na realidade o Mr. Cousineau substituiu a Madame Judith Grenon e não o Sr. Roch Paquette.

      O que está causando estranheza em todos os que foram as palestras do Sr. Roch é que nos foi dito que com um nível iniciante com poucas horas era o suficiente para se obter o CSQ.

      É claro que obter o CSQ não significa ter uma boa integração no Québec, aonde a importância da lingua francesa é muito importante, veja a Mensagem da Mariana sobre este assunto.

      Porém, gostaria de destacar aqui que o investimento feito pelos candidatos à imigração para a província Québec foi feito a partir das informações majoritariamente obtidas na palestra, e não pela lista de discussão canadaimigration@yahoogroups.ca. Mesmo porque muitos só a descobrem após muitas pesquisas…

      O funcionário do governo do Québec na palestra forneceu dados e informações que incentivaram estas pessoas a irem para o Québec dizendo exatamente o que é necessário para isso.  Entendo que é assim mesmo que deve ser.

      E, depois de indicar o site da avaliação online, ele afirmou (eu estava na palestra), “…que se o candidato passa nesta avaliação online ele passa na entrevista!!!…”, evidentemente se o candidato preencher honestamente a referida avaliação. Não vale trapacear. Porém pode-se verificar em caso de insucesso, verificar o componente que está faltando para esta aprovação online e o mesmo Sr. Roch nos incentivou a verificar estes pontos que estão faltando para justamente trabalhá-los no sentido de aperfeicoar-mos nos neles e assim conseguir o CSQ.  Isso foi dito na palestra!

      Este fato é que tem causado estranheza na nossa comunidade de brasileiros interessados em imigrar para o Québec.

      Se o processo mudou, ou seja, se o governo deseja pessoas mais bem instrídas na lingua francesa, pois percebeu que isso passou a ser mais importante, que a palestra seja redirecionada para contemplar esta mudança de rumo, que há meu ver é correta, deve-se exigir mais o francês na entrevista.

      Porém, mas para os que já estão com o processo em andamento e que já investiram em cursos de francês, nas taxas administrativas do processo, e assistiram as palestras do Sr. Roch, é preciso ter de repensar o que está se exigindo deles.

      Pois após assistir uma palestra do Sr. Roch muitos se interessam pelo processo que destaco, não é barato, 990 $ canadeneses para uma família de 5 pessoas!!!

      Não seria justo mudar as regras com o jogo em andamento. Isso gera insatisfação e é justificável!!!

      Esta é a minha humilde opinião, neste momento quero deixar bem claro, é minha opinião, e não do forum, nem do Eduardo Hutter, nem do Brasmontreal, é a minha opinião!!!

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9107
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      A sua resposta Carlos Luiz foi muito parecida com um comentário que postei dias arás no grupo Canada Immigration. Abaixo segue a minha resposta:

      Temos acompanhado relatos de pessoas se mostrando indignadas com o Dominic e outras indignadas com os que estão indignados com Dominic.

      O que acontece é o seguinte: Todos nós achamos que o Québec tem o direito de cobrar mais em francês, que tem o direito de escolher como quiserem os novos imigrantes.

      O que NÃO concordamos é isto começar a ser exigido de uma hora para outra… sem aviso prévio… Todos que fizeram as entrevistas agora, acreditavam o nível intermediário ser o suficiente e se prepararam para tal na entrevista… claro que continuariam a estudar o franês mas sem o compromisso de se ter que fazer na escola X em X dias que álias é um período muito curto.

      Os que estão contra o manifesto tem que ponderar isto…não estamos contra as exigncias se elas fossem feitas desde oínicio como acontece no Federal…eu não sou contra ao IELTS pois sei que desde o ínicio eu tenho que faze-lo se quiser ir pelo processo federal… mas sou contra ter que fazer o DELF quando nunca fomos avisados da necessidade de faze-lo.

      Eu tenho meu CSQ na mão e poderia deixar pra lá o problema dos que não o receberam… mas ao contrário estou solidária a eles, pois se na minha entrevista me exigissem mais 300 horas de francês na Aliança Francesa eu desistiria de imigrar pois ou viajo ou faço as horas pedidas… não teria dinheiro para os dois.

      Porque o escritório de imigração não deixou para ser mais exigente quando o processo mudar??? Já que haverá as mudanças, deixasse as novas exigências em relação ao francês para quem entrasse já no novo processo… parassem de receber novos pedidos de CSQ e os que já haviam enviado fossem analisados como todos que já fizeram a entrevista.

      Abraços,

      Adriana Torres Andrade – Dri[/align]

    • #9493
      flaviapaz
      Participante

      Me desculpem estar aqui neste papel… :twisted:

      Mas gente, pelo depoimento aqui no fórum, foi pedido o DELF 2. Ou seja, a prova pode ser na Aliança, mas acredito que existam outras instituições que a façam porque o DELF não é uma marca registrada deles…outra coisa, vocês já olharam a prova do DELF 2? É um francês básico (no blog de Patrick e Valéria tem uns modelos). Não estou dizendo que é fácil, longe de mim que estou estudando e pesquisando TODO tempo disponível, igual a quase todo mundo por aqui…

      Bom, mas também não quero fazer a tal prova, o que eu quero mesmo é passar na entrevista, apesar do meu francês é basiquíssimo! :oops: … :roll:

    • #9495
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Flávia,

      O Sr. Dominic Cousineau não faz mais entrevistas….então creio ser uma coisa interessante para os que irão passar por ela…
      O problema em si não era fazer o Delf por ser difícil e sim porque acarretaria mais gastos ao processo e poderia atrasar também…

      Como sempre digo, um bom francês é a melhor forma de entrar em Québec e ter sucesso durante sua vida!!! :wink:

      Abraços,[/align]

    • #9511
      Murilo
      Participante

      Então o “advogado do diabo” foi dispensado?  :lol:

      O que me entriga é que nestes depoimentos não vi ninguém dizer que ficaria fora do Quebec (em outra província).

      Imagino que:
      – o critério para nível em inglês/françes seja diferente, dependendo da escolha de “onde ficar”.

      Ao menos deveria ser diferente.
      Acho que Quebec tentará influenciar o máximo para que as pessoas optem por ficar lá. Uma forma de fazer isso, é omitir o fato acima. Assim muitos pensarão que é necessário aprender françes e ficar em Quebec.

      Espero que eu esteja certo em pensar que me exigirão menos françes já que pretendo ficar em Calgary. Isto deve ficar claro até setembro, na palestra, mas não ficarei muito chateado se tiver que fazer o DELF, pois acho que posso aprender em casa. Parece que existem até video-aulas gratuitas né…

    • #9513
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Murilo,

      Se você quer ficar em Calgary não faça o Processo via Québec, e sim o processo federal… o processo por Québec é destinado aos que irão morar em Québec…
      São atitudes como a descrita acima (fazer o processo via Québec e ir para outra província) que faz o Escritório de Québec em Buenos Aires dificultar a entrada de brasileiros…

      Abraços,[/align]

    • #9517
      Leslie
      Participante

      Não podemos exigir ética no jogo, se nós mesmos estamos querendo burlar as regras. Essa mentalidade do “jeitinho brasileiro” só serve para atrapalhar, pois é um jeito egoísta de ser.

    • #9522
      Carlos_Santos
      Participante

      Caro Murilo,

      @Murilo”;p=”1108 wrote:

      Então o “advogado do diabo” foi dispensado? :lol:

      eu não estou 100% certo disso. Aliás, a Mme Tandel disse em palestras recentes em SP que ela não terá tempo (devido às palestras) para fazer as novas entrevistas previstas este ano.

      Então quem irá fazê-las????  eu não sei responder…

      @Murilo”;p=”1108 wrote:

      O que me entriga é que nestes depoimentos não vi ninguém dizer que ficaria fora do Quebec (em outra província).

      não tem nada de anormal nestes depoimentos. Pois este processo por Québec é feito para aqueles que desejam se fixar nesta província.

      Só para você ter um idéia dos fatos…. você, enquanto candidato à imigração para a província do Québec assina um termo de compromisso dizendo que você irá fixar residência na provincia do Québec

      A coisa é mais séria do que você imaginava…. eu acho!

      @Murilo”;p=”1108 wrote:

      Imagino que:
      – o critério para nível em inglês/françes seja diferente, dependendo da escolha de “onde ficar”.

      você está certíssimo ao afirmar isso. Se você vai para o Québec você nem obtém o CSQ sem o francês.

      Se você vai para o ROC então só com o inglês mesmo (Ielts).

      @Murilo”;p=”1108 wrote:

      Acho que Quebec tentará influenciar o máximo para que as pessoas optem por ficar lá. Uma forma de fazer isso, é omitir o fato acima. Assim muitos pensarão que é necessário aprender françes e ficar em Quebec.

      pensarão???  você só pode estar brincando….. ou está mal informado. É obrigatório aprender francês, aliás segundo os dados projetados para o aceite de imigrantes para a província do Québec em 2006, 57% destes devem saber o francês !!!

      @Murilo”;p=”1108 wrote:

      Espero que eu esteja certo em pensar que me exigirão menos françes já que pretendo ficar em Calgary.

      então o  seu caminho é outro. O processo é o que a Adriana já disse! o processo federal do Canadá.

      Acho que você deve se informar mais a respeito….   :wink:

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9525
      mclaudia
      Participante

      Na realidado, qual o nível de Francês exigido na entrevista: para o principal e para o cônjugue?

    • #9530
      wesleydemelo
      Participante

      Fiz a entrevista com M. Cousineau em junho e ele me pediu 250 horas de francês, ja fiz 140 horas de junho até aqui com aulas particulares todos os dias praticamente, pretendo cumprir as 250 horas até o final de outubro, dai vou pedir ao meu professor para fazer uma carta declarando que fiz as horas e quero registrar no cartório e enviar para Buenos Aires. Tudo isso está me custando, muito esforço e dinheiro, pois essas aulas são caras, e se eu fosse fazer em uma escola de idiomas não iria finalizar nos 300 dias que ele me deu para cumprir as horas. Sem contar que isso está atrasando meu processo e meus projetos de imigração.
      Agora, se depois de tudo isso, eles ainda não aceitarem e pedir que comprove as horas através de teste na AF ou DELF, ai vou ficar muito indignado, pois mostrará que eles estão mesmos contraditórios, pois com o DELF eu posso também aplicar no Federal sem CSQ, colocando o francês como lingua principal na aplicação e estaria com isso economizando as taxas do processo do Quebec. Claro, que não vou fazer isso pq pretendo ir mesmo para Montreal, e pelo que entendi na palestra em fevereiro, não se pode ir direto para Quebec pelo processo federal, mas para as outras provincias tendo feito o federal, é possível ( Mas não aconselhavel ).

      Vamos ver no que vai dar, pois estou numa ansiedade muito grande, mas pelo menos teria que estudar bastante francês de todo jeito e estudar muito mais ainda depois que estiver com o CSQ e ai por diante.

      abraços

      Desculpem pelo desabafo

    • #9531
      leserafim
      Participante

      Caro Wesley,

      Eu e minha fizemos a entrevista com Sr Dominque e tmbem nos foi exigido 250 horas, porem ele nos explicou que não precisavamos cumprir estas horas apenas ter um nivel equivalente, pois bem, nós apenas nos acalmamos e duas semanas depois fomos ate uma aliança francesa (sugestao do proprio Dominique) e fizemos um teste de nivelamento e ficamos no nivel avançado, mandamos o teste para Buenos Aires e já estamos com o CSQ.
      O custo para o teste foi de R$ 33,00.

      Espero que eu tenha te tranquilizado]]

      Abraço

      Leandro Castilho (Rio de Janeiro)

    • #9533
      Dri_Torres
      Participante

      Olá Wesley,

      Esta dica postada pelo Leandro é bem interessante, verifique esta possibilidade.

      e pelo que entendi na palestra em fevereiro, não se pode ir direto para Quebec pelo processo federal, mas para as outras provincias tendo feito o federal, é possível ( Mas não aconselhavel ).

      Em qualquer um dos processos você pode ir para qualquer lugar do Canadá, pois o visto é para o país e não para uma determinada província… quando fazemos o processo por Québec assinamos um termo de comprometimento com esta província mas nada nos impede, por enquanto, de morarmos em outro ligar.

      Abraços,

    • #9535
      wesleydemelo
      Participante

      Olá Leandro / Adriana

      Valeu pela dica, acho que vcs tem razão e vc me animou muito Leandro. Vou fazer o mesmo, pois agora que ja fiz bastante aulas particulares, devo pegar um bom nível no teste da AF.
      Depois conto para vcs o resultado.

      obrigado

      Wesley

    • #9537
      Murilo
      Participante

      Leslie, eu não estava com intenção de burlar. Apenas desconhecia a existência de dois processos distintos. Parece que o Quebec exige menos funds (dinheiro de reserva) e é capaz de ser mais rápido, mas talvez seja até mais fácil me qualificar pelo processo padrão.

      No site da CIC – http://www.cic.gc.ca – vi um outro processo completo de imigração ao Canadá. O acordo com Quebec me confundiu – http://www.cic.gc.ca/english/pub/imm-law.html#act2. Mas ao ler com atenção, vi que o “exclusive selection authority” atribuido a Quebec se aplica apenas aos candidatos de lá (que desejam se estabelecer em Quebec). Veja:

      Regulations under the Act specifically describe classes of applicants destined for Quebec, such as the Quebec Skilled Worker Class. Students and temporary foreign workers intending to settle in Quebec require the province’s consent. Quebec also has exclusive selection authority for all foreign nationals who are neither members of the Family Class nor persons whom the Immigration and Refugee Board has determined to be Convention refugees.

      Ficou tudo claro quando neste site que mostra todas as formas de imigração: http://www.cic.gc.ca./english/applications/skilled-simple.html

      Aliás, semana passada introduziram o “Simplified Immigration Process”. Neste modelo, nao é necessário mandar os documentos de comprovação junto ao application form. Eles aprovam o que você diz, depois você só precisa comprovar. A intenção é agilizar o processo. Será que agiliza mesmo? Acho que vou experimentar, pois assim posso iniciar o processo com antecedência (antes de me formar e ter melhorado alguma língua). Me formo em 10 meses.

      Tem uma página explicando o tempo de processamento, indicando 11-16 para a maioria (vide São Paulo). Mas se o processo simplificado começou agora, como saber o tempo que irá demorar?
      Para confundir mas, a página do processo simplificado faz referência à página de estimativa de tempo só quando se refere ao STAGE ONE, não dando idéia do tempo do STAGE TWO. É no Stage Two que se comprova documentos e acredito que isso possa demorar também. Em suma:

      Simplified Application Form (Federal Skilled Worker) – 11-16 meses (CIC Processing times São Paulo) + ? meses
      Quebec Skilled Worker Class – 3-6 meses (CSQ) + 7 meses = 10-13 meses

    • #9542
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Murilo,

      O processo simplicado entrou em vigor dia 01/09/2006 e por isso aidna não sabemos ao certo como irá funcionar e nem se irá funcionar… em relação ao tempo estimado, dizem que será mais rápido, mas ainda não temos condições de averiguarmos.

      A Comunidade Brasil-Québec trata somente dos processos de Imigração via Québec, portanto em relação ao processo federal direto, não poderemos te ajudar  :oops:  :cry:

      Leia e estude bastante os processos para verificar o melhor ao seu perfil   :wink:

      Abraços,[/align]

    • #9546
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros Colegas,

      @leserafim”;p=”1132 wrote:

      ….Sr Dominque e tmbem nos foi exigido 250 horas, porem ele nos explicou que não precisavamos cumprir estas horas apenas ter um nivel equivalente, pois bem, nós apenas nos acalmamos e duas semanas depois fomos ate uma aliança francesa (sugestao do proprio Dominique) e fizemos um teste de nivelamento e ficamos no nivel avançado, mandamos o teste para Buenos Aires e já estamos com o CSQ.
      O custo para o teste foi de R$ 33,00.

      nunca tinha ouvido esta possibilidade antes!!!

      por isso é que gosto de participar deste forum!!!

      Soluções e visões são fornecidas pelos demais colegas e todos se ajudam!

      atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9603
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Segundo um relato lido no grupo Canada Immigration, que tentarei trazer aqui para o site, a Madame Judith Grenon volta a ser a entrevistadora do processo de Québec.

      Não sei até quando ela as fará… mas já é um alívio para os próximos candidatos!!!

      Abraços,[/align]

    • #9609
      Daniele
      Participante

      Oi pessoal… para as pessoas que moram em Belo Horizonte: poderiam me dar indicações de boas escolas de francês aqui na cidade?

      E Dri, adorei a seção “Galeria”. Qdo tiver um outro encontro de imigrantes, por favor, divulguem aqui. E se for aberto, teremos o maior prazer em ir conhecer a galera.

      Obrigada e bjs.

      Daniele.

    • #9610
      Carlos_Santos
      Participante

      Adriana,

      também vi com bons olhos o retorno da Mme Grenon, pois ela é do grupo do Roch, pelo menos, a sintonia era a mesma entre a palestra e a entrevista…..  se vai continuar eu não sei.

      Mas pelo primeiro relato de CSQ obtido com ela, acho que sim….

      E será que o Sr. Cousineau também voltará??? porque não voltaria?

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9621
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos,

      Não sei nada sobre o Cousineau… mas a Mme. Grenon creio que todos aprovam!!! :wink:

      abraços,[/align]

    • #9624
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Daniele,

      Provavelmente nosso próximo encontro será no início de novembro e sempre posto no site a data e informações sobre o mesmo. Temos um grupo com mais de 70 inscritos aqui de MG, caso queira participar envie um e-mail para dritorres@gmail.com com seus dados, tel, msn, e-mail, profissão, para que possa te incluir na lista.

      Abraços,[/align]

Visualizando 35 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.