Entrevista – Idioma

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4230
      rguareschi
      Participante

      Olá Dri, participo da comunidade “Quero ir para Quebéc!” no Orkut, agora também da Comunidade Brasil-Quebec. Na realidade estou tendo umas aulas particulares de Francês, mas vou declarar como Nível Básico no DCS e já o Inglês como Intermediário Avançado. Meu medo é realmente o Francês, e fica aqui minha dúvida, a entrevista tem de ser realmente em Francês? Como é? Você já passou por isto?
      Grande Abraço.

    • #9363
      Javs
      Participante

      Ola!

      não sou a Dri mas gostaria de falar como foi minha entrevista em relação a lingua.

      Bem, fiz a entrevista com o Sr. Dominic e coloquei 3 no inglês e 7 em frances. A entrevisa começou em frances e se manteve assim por um bom tempo, teve alguns momentos de portunhol e uma unica pergunta em ingles que foi:” Porque imigrar para o Canada?”.

      Eu que tinha me preparado para essa pergunta em frances e maior conhecimento em frances tambem fui pego de surpresa. Na hora não saiu nenhuma palavra em ingles somente em frances. Achei “sacanagem” isso pois meu conhecimento maior era em frances, mas no final da entrevista consegui o CSQ.

      A dica que dou e ir preparado pra tudo!É procurar saber como é a entrevista com o atual entrevistador. O que ele da mais importancia, que tipos e perguntas, se ele exige muito da lingua ou realmente segue aquilo que voce informou, etc.

      Boa sorte!

    • #9366
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá rguareschi,

      Leia os Relatos de Entrevistas que a Comunidade Brasil-Québec disponibiliza na seção Artigos.

      Após ler estes relatos você perceberá que as entrevistas são sim em francês e o nível exigido é de acordo com o nível colocado no formulário do pedido do CSQ e também em relação ao nível que seu perfil exige…

      Faça o teste on-line e verifique qual o nível de francês necessário para que você consiga o CSQ… mas aconselho sempre a ter pelo menos 01 nível a mais do que é solicitado no teste pois o idioma é a questão mais importante na Avaliação.

      Boa sorte,

      Abraços,[/align]

    • #9431
      andreagaia
      Participante

      Olá a todos,

      Aproveitando o gancho, já que estamos falando da entrevista, vi na comunidade “Quero ir para Québec” no orkut, em um tópico, uma resposta da Dri, no qual ela comenta ter conhecimento de três casos em que os candidatos ao CSQ foram reprovados. Gostaria de saber se ela sabe os motivos que levaram estes candidatos a terem seu CSQ negados?
      Desde já agradeço a Dri e se mais alguém souber de algum caso de pessoas que tiveram o CSQ negados, e souberem os motivos, por favor postem aqui!!
      Obrigada e boa sorte a todos!!!

      Andréa Gaia

    • #9432
      Lenhador_ca
      Participante

      Olá Dri, tudo bem?
      Eu dei uma olhada rapida pelo seu site e não encontrei uma informação: quanto tempo (horas, tempo de estudo..)de francÊs vc fez até a entrevista?
      Vc acha que com 100 horas de estudo aqui no Brasil e mais 1 mês de estudos no Canadá dá para ter um conhecimento bom para a entrevista?
      Ou vc acha melhor eu investir aqui mesmo no Brasil em +- 200 horas ?
      Obrigado,
      Rodolfo
      rodolfo_lourenco@hotmail.com

    • #9434
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Andreia,

      Sim eu tive conhecimento de 03 casos de reprovação, um pelo que me lembro o cara falsificou o diploma de curso superior, no outro caso o casal nem chegou a ser convocado para a entrevista, não sei o motivo mas provavelmente não atendiam aos requisitos básicos  e o outro caso não me lembro no momento o que aconteceu…

      Olá Rodolfo,

      Se não me engano fizemos 152 horas de francês em escola e particular, mas sempre estudamos muito em casa e temos um nível bem legal de francês… a questão das horas varia de pessoa para pessoa, na minha sala mesmo havia pessoas com até mais horas do que nós (pois nos pulamos alguns níveis pois estudávamos sozinhos em casa e nos adiantamos) e que não sabiam metade do que a gente sabe… varia também em relação ao perfil que você tem que comprovar durante a entrevista, como o Bruno não possui diploma superior tínhamos que ter um nível mais elevado de francês. Em termos de classificação escolar estamos no equivalente ao Intermediário 3, que corresponderia a +- 200 horas/aula. Em relação a fazer o curso lá fora, se você tiver condições eu aconselho sim, pois além de aprender mais facilmente por estar imerso no idioma, você terá um apredizado em cultura e ainda poderá se decidir melhor se é imigrar mesmo que você quer, além de já fazer alguns contatos e pesquisas. Para você conseguir ganhar pontos na avaliação do seu CSQ por já ter ido em Québec, você terá que permanecer no mínimo 15 dias de viagem no Canadá, menos que este período você não ganha ponto nenhum na sua avaliação.

      Abraços,[/align]

    • #9440
      andreagaia
      Participante

      Olá Dri,

      Obrigada pela resposta,…me lembrei de um caso também, o qual M. Paquette comentava nas palestras de um rapaz que foi reprovado porque só falava inglês e demonstrou muito conhecimento da parte anglófona do Canadá (não me lembro se Toronto ou Vancouver), para o M. Paquette ficou claro que ele não iria ficar em Québec.

      Abraços a todos,

      Andréa Gaia

    • #9597
      francesdenegocios
      Participante

      Mais dois alunos meus passaram!! Eles também estão aqui e vão contar pra vocês como foi a entrevista. Acabaram de me ligar emocionados, felizes e me deixaram do mesmo jeito.

      Uma dica para quem estuda francês: pense em todas as possibilidades de pergunta, além daquelas 136 famosas, prepare-se para conversar e não para responder perguntas programadas, esteja pronto para tudo!!! Esteja com seu projeto pronto na cabeça primeiro em português e depois em francês. Esteja realmente seguro do que quer e do que pretende com e no Québec, este é um passo fundamental para se expressar com confiança, mesmo que cometendo erros em francês.

      Sérgio e Cláudia, mes félicitations!!!!!!!!!!!!!!!!!!     :D  :D  :D  :D  :D

    • #9598
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá,

      Que boa notícia!!!

      Esperamos em breve os relatos das entrevistas!!!

      Abraços,[/align]

    • #9605
      Daniele
      Participante

      Pessoal, alguém aí sabe me informar como é a entrevista quando é para o casal? é feita uma entrevista conjunta, separada ou apenas 1 é suficiente? apenas 1 ter um nível bom de francês é suficiente para eles?

      Beijos.

      Daniele.

    • #9607
      akang
      Participante

      Olá Daniele,
      A entrevista é conjunta e o que importa, como todos dizem é sua fluência no francês. Se bem como postado pela Dri começou a nova rodada  de entrevistas e talvez não sejam tâo rigorosos como o entrevistador anterior.
      Bonne chance, Akang.

    • #9608
      Daniele
      Participante

      Obrigada Akang. De qualquer forma, vou continuar me preparando!
      Bjs.

    • #9611
      Carlos_Santos
      Participante

      mas a Mme Grenon perguntará igualmente ao casal e em francês indistintamente quem será o demandante principal ou o acompanhante adulto do mesmo (esposa ou marido).

      Assim, ambos deveriam estar preparados como aliás, sugiro que leiam os relatos já postados aqui na comunidade…. evitará muitas surpresas!

      Atenciosamente,

      Carlos Luiz

    • #9616
      Daniele
      Participante

      Obrigada Carlos. Vou continuar de olho nos relatos.

      Abraço.

    • #9617
      Carlos_Santos
      Participante

      @Daniele”;p=”1225 wrote:

      Obrigada Carlos. Vou continuar de olho nos relatos.

      Abraço.

      Je vous en prie.

      amitiés

      carlos luiz

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.