Home › Fórum › Ainda no Brasil › Documentos › Entrando como Turista
- Este tópico contém 23 respostas, 11 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 7 meses atrás por
Carlos_Santos.
-
AutorPosts
-
-
2 de setembro de 2011 às 16:15 #7630
paulomm
ParticipanteComo não vi nenhum tópico relacionado, vai aqui minha dúvida/pergunta que já está muito clara pelo próprio título do tópico:
“Se for entrar no Estado de Quebec como Turista, como é o procedimento LÁ para Brasileiros para pedido de imigração caso esta pessoa se interesse em ficar?”
Agradeço os esclarecimentos que tiverem algum embasamento formal (link, cópia de lei etc) e não achismos.
Figurinha meramente ilustrativa…
-
2 de setembro de 2011 às 16:41 #46959
Danibley
ParticipanteVocê quer ir como turista e já ficar por lá? É isso?
-
2 de setembro de 2011 às 16:51 #46961
neilasasa
ParticipanteLeia o blog “Chuck & Sarah au Quebéc”. Eles contam a experiência deles de terem ido com o CSQ antes de ter conseguido o visto de residente permanente.
Agora se vc tentar ir como turista tenho certeza que emprego você não irá encontrar já que o Canadá não é USA. -
2 de setembro de 2011 às 16:54 #46962
javabeats
ParticipanteExiste uma boa discussão sobre isso aqui: http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/3/4528.html
-
2 de setembro de 2011 às 17:20 #46968
mrodolfo
ParticipantePaulo,
Veja o Guide des procédures d’immigration, Composante 5 : Manuel de référence, Capítulo 5, nos itens:
2.1 Procédure générale de traitement à l’étranger des demandes des candidats de la catégorie de l’immigration économique
2.1.1 Procédure régissant le traitement à l’étranger des demandes des candidats de la catégorie de l’immigration économique selon le territoire2.2 Procédure de traitement au Québec d’une demande de certificat de sélection présentée par un résident temporaire au Québec
2.2.1 Travailleur temporaire au Québec
2.2.2 Participant à un programme d’échange jeunesse (ex. : PVT)
2.2.3 Étudiant étranger au Québec
2.2.4 Autre ressortissant en séjour temporaire au QuébecPara te facilitar a vida, copio o que diz o item referente a turistas:
“2.2.4.2 Visiteur au Québec
Le visiteur au Québec en séjour touristique qui souhaite déposer une DCS doit le faire au BIQ qui dessert son pays de citoyenneté ou de résidence, à savoir notamment, dans ce dernier cas, le pays où il séjourne déjà à titre de travailleur temporaire ou d’étudiant étranger pour une période d’au moins un an.”Todos os composantes do GPI você encontra aqui: http://www.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/
Boa leitura!
-
2 de setembro de 2011 às 17:27 #46969
Carlos_Santos
ParticipanteOla Paulo,
seja bemvindo ao nosso forum!
Se vc quer saber como um turista pode entrar com um processo de imigracao estando no Québec???
No site do Governo da provincia do Québec nao tem esta opcao, veja vc mesmo:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/index.html
Veja as categorias:
– Travailleurs permanents
– Gens d’affaires
– Travailleurs temporaires
– Étudiants étrangers
– Parrains et parrainés
– Réfugiés et autres clientèles
Se por outro lado, vc quer ir para estudar e ficar ai sim tem como.
Uma coisa que vc deve ver também é o tempo de visto X tempo de processo estando aqui no Qc.
O tempo de processo é bem superior à um tempo de visto de turista. Veja aqui mais informacoes:
– http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/pt/biq/sao-paulo/index.php
-
2 de setembro de 2011 às 21:00 #46981
paulomm
Participante@Danibley wrote:
Você quer ir como turista e já ficar por lá? É isso?
para quem não entendeu minha questão, ela está bem clara aqui na pergunta:
“Se for entrar no Estado de Quebec como Turista, como é o procedimento LÁ para Brasileiros para pedido de imigração caso esta pessoa se interesse em ficar?”
Obrigado a Carlos, Rodolfo e Neila pelas respostas, elas foram bastante elucidativas apresentando-se com conhecimento de causa, links, recortes de leis etc…Seria este o link Neila?
http://chucksarahauquebec.blogspot.com/
Eles contam uma historia semelhante a esta que eu apresentei? Pelo que vi, é um blog de biografia e contos… ne?Assim que meu visto de turista for emitido no Consulado/Embaixada em São Paulo, estarei reservando minha passagem aérea e indo, pois acho vital conhecer um país antes de iniciar um processo de imigração para ele. Quem sabe eu irei a minha visita a Quebec e não goste? Então eu definitivamente nem tentarei imigrar, irei somente como turista e volto mesmo.
Agora, pessoas que vão como turistas e ficam, com certeza não são uma ou duas… Mesmo na palestra que me foi apresentada em minha cidade, foram apresentados casos de pessoas que foram e ficaram apenas revalidando o visto sem nunca iniciar processo de imigração.
Obtive informações também que com o visto emitido de múltiplas entradas eu poderia fazer Cursos de pequena duração, até 4 ou 6 semanas (não me lembro…), irei me informar melhor sobre isso.
Atenciosamente, -
2 de setembro de 2011 às 21:33 #46983
mrodolfo
ParticipanteCom um visto de turista, você pode ficar até 6 meses no país. Ele pode ser revalidado e o CIC vai informar qual o novo período.
O que entendi do GPI é que um visto de turismo nao dá direito ao candidato de fazer a DCS pelo Québec, uma vez que seu país de residência nao é o Canadá (para nao dizer Québec :lol: ).
Sim, existem casos de pessoas que veem como turistas e nao voltam. Eles rezam todo o dia para não precisarem de um médico, pois não teriam dinheiro para pagar o tratamento… Ficam à mercê dos empregadores, pois se eles resolvem nao pagar pelo trabalho executado, com quem que o ilegal vai reclamar? Só se for com o bispo!
Sem a CRP, aqui, imigrante nao é nada. Essa é a minha opiniao. E nao vejo nada de imoral em denunciar um imigrante ilegal para a polícia, também.
Voltando àquilo que colocou, espero que aproveite a sua viagem, goste daqui e retorne depois, como residente permanente.
-
2 de setembro de 2011 às 22:15 #46985
paulomm
ParticipanteEstou vendo na internet e por fora também que existe toda uma verdadeira INDÚSTRIA com Empresas, CNPJs e tudo mais de pessoas que querem nos “ajudar” a imigrar a Quebec-Canadá. Não sei ainda o objetivo deste site, mas está me proporcionando contato com pessoas que entram com processo de imigração, e não turistas que foram, voltaram ou foram e ficaram. Quero poder avaliar todos os aspectos.
Rodolfo,
de maneira alguma sou a favor ou praticaria a irregularidade. No tópico de apresentação pessoal, eu mesmo me apresentei como Biomédico e Policial Militar e sou a favor dos irregulares terem uma chance de se regularizar desde que tragam retorno para o País.
E acho absolutamente coerente ir para conhecer e se gostar, entrar com pedido de imigração internamente ou voltar (tanto faz) para entrar com o processo. Pois vamos supor que eu entre com o processo de imigração, chegue aí e não me adapte, então, prefiro o processo de conhecimento e reconhecimento da região antes de imigrar.Já vi em algum link do CIC também a pergunta se o imigrante encontra-se dentro ou fora de Quebec, mas não me lembro onde, irei procurar…
Atenciosamente obrigado,
-
3 de setembro de 2011 às 02:46 #46986
mrodolfo
ParticipanteNo tocante à imigração, irregular é a mesma coisa que ilegal…
-
3 de setembro de 2011 às 13:20 #46987
paulomm
ParticipanteAinda acredito que devem haver casos de pessoas que foram como turistas ou estudantes e ficaram de maneira regular e se tornaram cidadões. Mas pelo que observo, elas não estão participando deste fórum, que é direcionado àqueles interessado no processo de imigração iniciado no país de origem.
-
5 de setembro de 2011 às 21:13 #47005
_TAZ_
ParticipantePaulo,
Como turista, NÃO existe possibilidade de se obter a residência permanente pelo Canadá mesmo. Como estudante de cursos acima de 6 meses e pessoas com visto de trabalho é outra história. Eu mesmo tenho um amigo que veio com visto de trabalho e hoje é cidadão canadense.
O pedido de imigração deve ser feito do país onde você é oficialmente residente (temporário ou permanente). Como turista, a sua residência oficial ainda é o Brasil. -
6 de setembro de 2011 às 15:00 #47023
SANDROMS
ParticipantePaulo,
acho que ninguém respondeu diretamente à sua pergunta:
Pergunta: “Se for entrar no Estado de Quebec como Turista, como é o procedimento LÁ para Brasileiros para pedido de imigração caso esta pessoa se interesse em ficar?”
Resposta: Para pedido de residente permanente, o procedimento não pode ser feito lá. Deve ser feito em São Paulo, pois é o escritório que atende o seu país de residência (Brasil).
Mas se uma empresa quiser te contratar e patrocinar o seu visto de trabalho temporário é possível vc obter esse visto, já que o processo é feito pela empresa, não por você. Não conheço maiores detalhes e sugiro que leia isso:
Um vez como trabalhador temporário o processo de residência permanente é simplificado, leia isso:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/en/peq/Living-Quebec-Worker-PEQ.pdf
Mas! Sempre tem um mas! É muito difícil que alguma empresa se contrate como trabalhador temporário pois todo dia chega um monte de imigrantes qualificados no aeroporto com toda a papelada em ordem, é muito mais fácil contratar um destes do que patrocinar alguém com visto de turista.
Existe também a possibilidade de vir como estudante e fazer o pedido aqui.
Não há muitos relatos de pessoas que entraram como turistas e foram ficando, porque isso é bem raro por aqui comparado aos Estados Unidos. E o mercado de trabalho para os ilegais é extremamente restrito, vc corre o risco de passar fome…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
6 de setembro de 2011 às 16:11 #47028
paulomm
ParticipanteMuito obrigado Sandro e os demais!
achei minhas respostas no blog 100% Canada.
http://www.rafacanada.com/2010/04/processo-de-extensao-de-vistos-dentro-e.htmlProcesso de extensão de vistos dentro e fora do Canadá
Dentro do Canadá
Quais os tipos de vistos que se pode estender dentro do Canadá?
Pode-se estender o visto de visitante temporário (turista), a permissão de estudo, a permissão de trabalho, o visto de estudante e o visto de trabalho.
1- Para qualquer um dos citados acima, é possível fazer a mudança de categoria para visto de visitante temporário (menos o próprio visto de visitante temporário, o que será considerado extensão e não troca de categoria). Não é possível mudar de categoria de visto de turista para nenhuma outra sem ter que sair do país, veja mais abaixo no tópico “Fora do Canadá” para mais informações.
A permissão de estudo de um visto de turista é concedida somente se a pessoa comprovar matrícula em escola.
A permissão de trabalho está vinculada a permissão de estudo, é possível fazer a extensão de ambos juntos, porém, em alguns casos será necessário fazer a extensão da permissão de estudos primeiro e depois a de trabalho.
A extensão do visto de estudante segue a mesma regra da permissão de estudo, com a diferença de que esse visto não está vinculado ao visto de turista pois é uma categoria diferente. Mas da mesma forma, é necessário estar matriculado em alguma escola e que o período de estudos seja superior a 6 meses para poder fazer a extensão.
Para estender o visto de trabalho, é preciso passar por todo o processo LMO (Labour Market Opinion) ou HRSDC (Human Resources and Skills Development Canada), o candidato deve estar trabalhando legalmente e pode querer continuar no trabalho ou mudar de trabalho, mas em ambos vai precisar da carta da empresa interessada em aplicar para o processo, ou ter um visto de redisente temporário com validade superio a 6 meses da data de entrada nesse novo processo. Na maioria dos casos, a empresa terá que ser aprovada pelo governo antes de dar início ao seu processo. Escolha bem onde vc quer trabalhar!
Para renovar o visto online, utilizem este link:
Para visitante: http://www.cic.gc.ca/english/e-services/extend-visit-doc.asp
Para estudos: http://www.cic.gc.ca/english/e-services/study.asp
Se forem mandar via correio, o link com informações de como proceder é:
Para estudos: http://www.cic.gc.ca/english/study/study-extend.asp
Para visitante: http://www.cic.gc.ca/english/visit/extend-stay.asp
Fora do Canadá
É possível estender os mesmo vistos citados acima estando fora do Canadá. Recomenda-se que, de acordo com o tipo de visto preterido, seja feito do país de origem. É possível também fazer a mudança de tipo de visto de visto de turista para visto de estudante, mediante matrícula em escola por um período superior a 6 meses de estudos. -
11 de setembro de 2011 às 23:01 #47126
paulomm
ParticipantePessoal, mais uma dúvida,
obtive informações de que no estado de Quebec o processo de imigração deve ser analisado na instância regional, mas também deve-se aplicar para um processo Federal. Deve-se aplicar para os 2!
Enquanto que nos outros estados, o processo é somente federal ou pode-se escolher entre federal ou daquele estado.
Isso é fato?
Obrigado. -
12 de setembro de 2011 às 13:12 #47132
MarcosAlvim
ParticipantePoxa Paulão
Sei que começou agora mas tá precisando ler mais!
-
12 de setembro de 2011 às 13:45 #47133
mrodolfo
ParticipantePaulo,
Concordo com o MarcosAlvim… Leia os tópicos já colocados aqui e também o passo a passo que eu e outros colegas produzimos.
Não se esqueça que os blogs não são as melhores fontes de informação (eu mesmo tenho um) pois não temos tempo de ficar toda a hora atualizando os processos. Utilize, sempre, as fontes oficiais (MICC e CIC).
A ausência de links nessa resposta é proposital, para incentivá-lo a pesquisar tanto aqui na CBQ quanto na internet.
Bonne chance!
-
12 de setembro de 2011 às 17:01 #47147
Carlos_Santos
Participante@paulomm wrote:
Pessoal, mais uma dúvida,
obtive informações de que no estado de Quebec o processo de imigração deve ser analisado na instância regional, mas também deve-se aplicar para um processo Federal. Deve-se aplicar para os 2!
Enquanto que nos outros estados, o processo é somente federal ou pode-se escolher entre federal ou daquele estado.
Isso é fato?
Obrigado.Ola Paulo,
Vc ja leu o “Como imigrar para o Québec – Passo a passo” em
boa parte de suas questoes de o que mandar esta nela ;-)
-
12 de setembro de 2011 às 19:24 #47159
julianalima2
ParticipantePaulo Boa tarde,
Bem como já vi que todos aqui são do contra vou lhe relatar alguns fato…
Eu morei alguns meses em Toronto, tenho muitos amigos que moram lá e outros que moram em Montreal até os dias de hoje, que conheci no período que estudei lá há 4 anos atrás e posso lhe afirmar que aqueles que optaram por permanecer no canadá TODOS CONSEGUIRAM O VISTO DE RESIDENTE PERMANENTE.
Basicamente eles foram com visto de estudante (residente temporário) de múltiplas entradas (válido por 1 ano), pediram a renovação do visto por 1 ou 2x e depois simplesmente solicitaram o visto de residente permanente, isto por que o governo Canadense permite que vc solicite o seu visto de residente permanente se vc tiver pelo menos 2 ou 3 anos (não sei ao certo) estudado dentro do país, muitos dos meus amigos estudavam de manhã e á noite trabalhavam, lógico como estavam nas condições de estudante só podiam trabalhar como cleanner`s, construction ou em cafeterias(subempregos), mas fora isso eles não tinham nenhum problema com a imigração… mas muitos hoje em dia já estão com seus vistos de residente permanentes e trabalhando legalmente, inclusive tenho conhecidos em Montreal que foram com o visto de estudante de 6 meses e renovou 5x até completar o período para solicitar o visto de residente permanente, hoje em dia o mesmo abriu uma empresa já como residente permanente. Não sou a favor de ir dessa maneira pois também tem seus prós e contras, como já foi dito ir como estudante tem que se programar muito bem, pois vc não terá acesso a educação pública, a saúde pública e terá que se submeter a subempregos, sem falar na questão de locação de um imóvel que fica complicado, mas há aqueles que se arriscam… Mesmo que muito dos meus amigos estão bem hoje, eles relatam que não é fácil, mas que valeu á pena. Eu particularmente não faria, por isso optei por participar do processo e enquanto o mesmo não sai aproveito para fazer um bom planejamento e uma poupança… Avalie e veja o que é melhor pra vc. Bonne chance!!! -
12 de setembro de 2011 às 19:31 #47160
julianalima2
ParticipantePaulo só mais uma coisinha,
Caso vc queira saber mais sobre o processo de Québec aconselho ir na palestra pois é o primeiro passo para se informar e orientar-se melhor sobre o mesmo.
E leia sobre o processo federal e sobre o processo de Québec… ai depois vc poderá tomar a melhor decisão…bonne chance!!!
-
12 de setembro de 2011 às 20:17 #47163
Vivs
ParticipanteBom, teve vários relatos sobre a possibilidade de entrar como estudante e conseguir o visto de residente permanente, ninguém negou isso, inclusive esclareceram.
Mas acho que ele perguntou sobre a possibildiade de conseguir o visto entrando como turista…
Aí, são outros quinhentos, é bem diferente. -
12 de setembro de 2011 às 20:57 #47164
mrodolfo
Participante@julianalima2 wrote:
… muitos dos meus amigos estudavam de manhã e á noite trabalhavam, lógico como estavam nas condições de estudante só podiam trabalhar como cleanner`s, construction ou em cafeterias(subempregos), mas fora isso eles não tinham nenhum problema com a imigração…
Afinal de contas, estudar e trabalhar em temps-partiel, se o seu visto o permite, não tem nada de ilegal!
-
13 de setembro de 2011 às 00:14 #47167
SANDROMS
ParticipanteResumindo:
Como turista:
o pedido de RP tem que ser feito no Brasil
mas pode-se solicitar no Canadá mudança para visto de estudante ou trabalho temporárioComo estudante:
é possível pedir RP no Brasil ou após ter estudado um tempo no Canadá pedir aqui mesmo
Como trabalhador temporário:
é possível fazer o pedido de RP no Canadá
É isso ou perdi alguma coisa?
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
13 de setembro de 2011 às 14:14 #47184
Carlos_Santos
Participantebom resumo Sandro ;-)
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.