Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Entendendo descontos (impostos etc)
- Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 15 anos, 5 meses atrás por
FCelso.
-
AutorPosts
-
-
4 de junho de 2010 às 01:49 #6852
bicatu
ParticipantePessoal,
Como alguém de avalia a possibilidade de ir para Quebec estou naquele momento onde tenho que fazer contas sobre perspectivas de receita x despesas para saber exatamente onde estou me metendo.
Apesar de saber que o primeiro emprego costuma pagar menos pelo fato de não ter experiência e o “preconceito” já mencionado tenho dúvidas:
a) Quando vemos o valor da remuneração, que é bruto, como saber qual percentual será descontado?
b) Esse desconto é na hora (todo mês) ou sob a forma anual (como imposto de renda?
c) Que outros impostos ou taxas preciso levar em consideração (ex. taxa de educação, taxa de saúde, taxa de permissão de dirigir, imposto de renda)
-
4 de junho de 2010 às 14:34 #39240
SANDROMS
Participante@bicatu wrote:
Pessoal,
Como alguém de avalia a possibilidade de ir para Quebec estou naquele momento onde tenho que fazer contas sobre perspectivas de receita x despesas para saber exatamente onde estou me metendo.
Começou bem, antes de ir no vácuo e outras pessoas, vc está analisando se vale a pena para vc.
@bicatu wrote:
Apesar de saber que o primeiro emprego costuma pagar menos pelo fato de não ter experiência e o “preconceito” já mencionado tenho dúvidas:
a) Quando vemos o valor da remuneração, que é bruto, como saber qual percentual será descontado?
Para empregos fixos e fulltime, a coisa funciona como no Brasil, vc recebe o salário já descontando previdência, IR na fonte etc… Sendo que o IR varia conforme o salário, quem ganha mais, paga um percentual mais alto.
Para ter uma idéia, uma pessoal com salário anual de 50000 vai ter uns 28% descontados na fonte somando todos os descontos.
Fico devendo o cálculo exato, mas os links abaixo podem ajudar… Lembre-se que no Quebec vc paga impostos para dois “países”: Canadá e Quebec.
Revenue Canadá
http://www.cra-arc.gc.ca/menu-fra.htmlRevenue Quebec
http://www.revenu.gouv.qc.ca/en/@bicatu wrote:
b) Esse desconto é na hora (todo mês) ou sob a forma anual (como imposto de renda?
Novamente é como no Brasil, o desconto é no holerite geralmente a cada 2 semanas. No fim do ano vc declara toda a sua renda e o calculo anual é comparado com os descontos na fonte. Se faltar vc paga, se sobrar tem restituição. A diferença é que tem muito mais coisas que abatem imposto que no Brasil.
@bicatu wrote:
c) Que outros impostos ou taxas preciso levar em consideração (ex. taxa de educação, taxa de saúde, taxa de permissão de dirigir, imposto de renda)
Aqui os serviços públicos bons (não ótimos) e são “quase” de graça.
Saúde: vc paga parte dos medicamentos, e no fim do ano tem que pagar o seguro de medicamentos do governo, se vc não tiver um pela empresa onde trabalha (gralmente tem). Depende da renda, mas espere uns 200$ anual para um casal. Geralmente as empresas oferecem seguro saúde complementar (incluindo dentista) mas às vezes vc tem que contribuir mensalmente, vai uns 100$ mensal para uma família.
Educação: Escola primária e secundária são gratuitas, mas o serviço de guarda (antes e após as aulas, e no horário de almoço) são pagos. Ponha na conta uns 100$ mensal por criança.
Garderie (para menor de 5 anos): vai de 154 (subsidiado pelo governo) até uns 600$. Mas nesse último caso o governo reembolsa parte do valor até chegar em 154$.
Universidade é paga, cada caso é um caso, e tem bolsa e crédito escolar.
Permis de conduir: é renovado anualmente, assim como o licenciamento do veículo. O permis custa de 90$ à $396 por ano dependendo de qtos pontos vc tem na carteira. O licenciamento do automóvel sai por $261.
Para obter os valores certinhos:
http://www.saaq.gouv.qc.ca/en/index.phpSandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
4 de junho de 2010 às 22:43 #39257
Carlos_Santos
Participanteveja esta tabela de impostos que recebi aqui no MICC:
-
5 de junho de 2010 às 01:42 #39263
bicatu
ParticipanteOlá,
Obrigado.
@SANDROMS wrote:
Começou bem, antes de ir no vácuo e outras pessoas, vc está analisando se vale a pena para vc.
Na verdade financeiramente creio que as perpectivas são melhores aqui mas estou realmente levando em consideração o quesito qualidade de vida e principalmente o futuro de meus filhos.
Vejo com preocupação a escalada da violência (de maneira generalizada no Brasil)
@SANDROMS wrote:
Para empregos fixos e fulltime, a coisa funciona como no Brasil, vc recebe o salário já descontando previdência, IR na fonte etc… Sendo que o IR varia conforme o salário, quem ganha mais, paga um percentual mais alto.
Para ter uma idéia, uma pessoal com salário anual de 50000 vai ter uns 28% descontados na fonte somando todos os descontos.
Fico devendo o cálculo exato, mas os links abaixo podem ajudar… Lembre-se que no Quebec vc paga impostos para dois “países”: Canadá e Quebec.
Revenue Canadá
http://www.cra-arc.gc.ca/menu-fra.htmlRevenue Quebec
http://www.revenu.gouv.qc.ca/en/Entendi o conceito geral. Estou acessando os dois e vendo se encontro mais detalhadamente.
Esses sites costumam ter tudo. É só ter paciência de procurar. Nessas horas seria bom um “taxes pour les nuls” (no melhor estilo google translate de taxes for dummies ) :lol:
@SANDROMS wrote:
Novamente é como no Brasil, o desconto é no holerite geralmente a cada 2 semanas. No fim do ano vc declara toda a sua renda e o calculo anual é comparado com os descontos na fonte. Se faltar vc paga, se sobrar tem restituição. A diferença é que tem muito mais coisas que abatem imposto que no Brasil.
É bom saber. Provavelmente que itens estão nessa categoria vão naqueles sites que mencionastes.
@SANDROMS wrote:
Suspeito que os bons públicos daí sejam melhores que os bons privados daqui!
@SANDROMS wrote:
Saúde: vc paga parte dos medicamentos, e no fim do ano tem que pagar o seguro de medicamentos do governo, se vc não tiver um pela empresa onde trabalha (gralmente tem). Depende da renda, mas espere uns 200$ anual para um casal. Geralmente as empresas oferecem seguro saúde complementar (incluindo dentista) mas às vezes vc tem que contribuir mensalmente, vai uns 100$ mensal para uma família.
Entendo. Imagino que existam muitas variações. Vi em um blog sobre quando você tem o plano privado (pago e descontado pela empresa) você deve notificar o governo pois não deve mais usar o público se não tem que reembolsar tudo.
@SANDROMS wrote:
Educação: Escola primária e secundária são gratuitas, mas o serviço de guarda (antes e após as aulas, e no horário de almoço) são pagos. Ponha na conta uns 100$ mensal por criança.
Garderie (para menor de 5 anos): vai de 154 (subsidiado pelo governo) até uns 600$. Mas nesse último caso o governo reembolsa parte do valor até chegar em 154$.
Universidade é paga, cada caso é um caso, e tem bolsa e crédito escolar.
Entendi. Assim que me decidir mesmo (tenho mais dois meses) começo a ver isso pois se contar os ~2 anos entre iniciar o processo oficial e se mudar a minha filha mais velha vai ter 10 anos e ai são mais 8 até entrar na universidade.
@SANDROMS wrote:
Permis de conduir: é renovado anualmente, assim como o licenciamento do veículo. O permis custa de 90$ à $396 por ano dependendo de qtos pontos vc tem na carteira. O licenciamento do automóvel sai por $261.
Para obter os valores certinhos:
http://www.saaq.gouv.qc.ca/en/index.phpBeleza. Imagino que é possível usar a carteira daqui durante alguns meses antes de tirar a nova local, certo?
-
5 de junho de 2010 às 01:56 #39264
bicatu
Participante@Carlos_Santos wrote:
veja esta tabela de impostos que recebi aqui no MICC:
Carlos,
Os links abaixo mostram a versão atual:
– http://www.cra-arc.gc.ca/tx/ndvdls/fq/txrts-eng.html
– http://www.revenu.gouv.qc.ca/en/citoyen/impots/rens_comp/taux.aspxDependendo da faixa fica meio estranha a conta mas de maneira simplificada (para ficar dentro da mesma alíquota) se a receita for 40K ficará em 15 % (canada) + 20% (quebec) ou seja 35%.
Mas como dizem é antes dos descontos e a qualidade dos serviços pagos pelo imposto parecem compensar.
-
5 de junho de 2010 às 16:09 #39270
Carlos_Santos
ParticipanteExcelente Bicatu!
Agora temos mais um que pode responder à estas questoes de impostos no Québec ;-)
Atenciosamente
-
9 de junho de 2010 às 14:40 #39331
FCelso
Participante@bicatu wrote:
Na verdade financeiramente creio que as perpectivas são melhores aqui mas estou realmente levando em consideração o quesito qualidade de vida e principalmente o futuro de meus filhos.
Vejo com preocupação a escalada da violência (de maneira generalizada no Brasil)
Aproveite que estás fazendo o levantamento inicial para ter uma ideia mais concreta sobre a imigração e veja como ficaria no seu caso a qualidade de vida se você se mudasse para uma cidade menor (interior) aqui no Brasil. Existem várias cidades tranquilas para se morar no Brasil, só que muitas vezes não se está disposto a deixar as regalias modernas :bigups:
@SANDROMS wrote:
@bicatu wrote:
Suspeito que os bons públicos daí sejam melhores que os bons privados daqui!
Se você utiliza plano privativo no Brasil, no Canadá verá que o sistema público é bem inferior no quesito atendimento, enquanto que para o quesito qualidade técnica dos atendentes (médicos e enfermeiros) chega a ser melhor no Brasil e o quesito equipamentos e tecnologia fica praticamente empatado.
A experiência que o pessoal da saúde têm no Brasil nem se compara com o que há no Canadá, pois lá tem menos gente (33 milhões canadianos vs 180 milhões brasucas – aproximadamente )
.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.