Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Engenheiros
- Este tópico contém 303 respostas, 61 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 10 meses atrás por Marcelo_Andrade.
-
AutorPosts
-
-
13 de dezembro de 2006 às 18:52 #8086VenturaParticipante
Olá pessoal,
O objetivo deste novo tópico é podermos trocar informações sobre o mercado de trabalho, reconhecimento de diploma, etc.
Inicio o topico disponibilizando o endereço da Ordem dos Engenheiros do Quebec http://www.oiq.qc.ca/fr_index.html
Forte Abraço a todos,
Ventura
obs: eu sou eng. civil
-
13 de dezembro de 2006 às 19:41 #11149ErasmoParticipante
Olá Ventura! Acho legal sua iniciativa…
Agora, se você der uma boa olhada nas mensagens anteriores do fórum e na sessão “WebLinks” da Comunidade, verá que tem bastante informação útil sobre estes temas…se você já o fez, peço desculpas, senão, é uma boa pedida!
Grande abraço e boa sorte!
Erasmo
P.S. Sou Químico, mas no nosso blog temos, também, alguns links que podem lhe ser úteis… -
14 de dezembro de 2006 às 17:32 #11190VenturaParticipante
Valeu Erasmo!!
Esqueci de dizer também que o topico tem como obejtivo nos conhecermos!!
Forte abraço a todos,
Ventura
-
15 de dezembro de 2006 às 00:48 #11220herondanielParticipante
Opa pessoal, Meu é Heron Daniel sou eng. Eletricista, na area de automação e controle e ou proteçãode sistemas elétricos. Otima iniciativa para tirar dúvidas.
-
15 de dezembro de 2006 às 15:50 #11277kakazinhaParticipante
oi Pessoal já fiz minha apresentação em outro tópico ,mas como esse aqui é para engenheiros….ai vai!!
Sou formada em Técnica química e curso engenharia Química, trabalho na industria petroquímica há 2 anos!
Au revoir!!
-
15 de dezembro de 2006 às 18:31 #11289VenturaParticipante
Olá Heron e Kaka,
que bom que gostaram da iniciativa. Tenho feito algumas pesquisas para a area de engenharia em geral, espero logo logo compartilhar-las com vocês.
Forte abraço,
Ventura
-
15 de dezembro de 2006 às 19:14 #11293DanieleParticipante
Olá pessoal, já que os engenheiros estão dominando esse tópico por enquanto (rsrsrs… :lol: ), deixa eu me apresentar:
Daniele Azevedo, também engenheira eletricista, área de instrumentação e controle. Sou de BH.
Abraços.
-
16 de dezembro de 2006 às 20:38 #11316kakazinhaParticipante
Oi pessoal!! onde eu trabalho tem um amigo meu que morou no Canadá por 8 anos e trabalhou lá como instrumentista na Shell, eu e uma amiga minha q. vai imigrar junto comigo vamos marcar de sair com ele para conversar a respeito e pedir algumas dicas. Ele morou em Montrel e disse que para a área de engenharia é um bom lugar….disse também q. lá tem 3 refinarias de petroleo….bom ,mas depois das festas vamos sair e vou anotar tudo..p/ depois postar aqui p/ vcs !! ok?!
Ah..se tiverem alguma pergunta p/ fazer é só falarem q. eu pergunto p/ ele!!Au revoir!
kakazinha :D -
17 de dezembro de 2006 às 20:11 #11335guspeaoParticipante
Olá,
Me chamo Gustavo e sou Engenheiro de Alimentos e pretendo dar entrada na minha papelada até o final desse mês. Estou tentando reunir o máximo de informações a respeito do reconhecimento de diplomas e esse tópico criado pode ser legal para otimizarmos essa tarefa comum a todos os engenheiros da Comunidade.
Até mais,
Gustavo
-
18 de dezembro de 2006 às 01:05 #11342ErasmoParticipante
Olá Gustavo, você deve encontrar a maioria das informações que precisa aqui…dê uma boa pesquisada em todo o site!!!
Abraços e boa sorte no processo!
Erasmo
-
18 de dezembro de 2006 às 02:31 #11349DanieleParticipante
Oi Kakazinha…. esse seu amigo é mesmo “O Canal” pra mim hein! :mrgreen: ainda mais que ele é instrumentista e trabalhou lá nessa área de petróleo que é a área que tenho mais experiência. Depois que vcs sairem vc me fala então. Pergunte pra ele se ele pode me indicar um dicionário de termos técnicos dessa área nossa pra eu preparar o meu curriculum vitae em francês.
Obrigada e abraços,
Daniele. -
18 de dezembro de 2006 às 16:42 #11370kakazinhaParticipante
Legal Daniele!!! vou perguntar sim!!!
au revoir!
-
19 de dezembro de 2006 às 21:55 #11422VenturaParticipante
Olá pessoal,
Estava dando uma olhada em um site de empregos no Canada e encontrei muitos empregos para engenheiros, vale a pena dar uma olhada, mesmo que por curiosidade.
http://www.workopolis.com/index.html
Forte abraço a todos,
Ventura
-
19 de dezembro de 2006 às 22:25 #11426VenturaParticipante
Pessoal achei em uma comunidade do Orkut, ótima informações sobre o reconhecimento da profissão de engenherio pela ordem.
Postado por Bruno (Orkut)
“Funciona assim para as Ordens!!
Eu fiz dessa forma. Um dos passos para obter o certificado da Ordem é a equivalencia. Se a sua profissão for ligada a uma Ordem, evite gastar dinheiro duas vezes pedindo equivalencia pelo governo. Deixe que as ordens façam isso para você!Para os interessados, os passos da ordem são os seguintes:
1) Requisitar os formulários pelo correio (pode-se iniciar o processo do Brasil)
2) Enviar os formulários junto com as versões originais e traduzidas do diploma, histórico, ementa, certidão de nascimento e passaporte. Sim, é preciso enviar o diploma e o histórico originais, mas depois você pode pegá-los novamente.
3) Você receberá o formulário para fazer a prova de francês. Esta pode ser feita a qualquer momento.
4) Uma banca examinadora avaliará se seu curso é equivalente e quais e quantas provas será necessário que você faça, para ingressar na ordem. (Nesse ponto está concedida ou não a equivalência)
5) Pode ser que você tenha que fazer provas de economia, direito, marketing e específicas. No meu caso eu fui dispensado de todas menos três específicas: 02 do ciclo médio da engenharia (Matérias do 6 e 7 períodos mais ou menos) e 01 do ciclo avançado (geralemnte do 09 ou 10 períodos). Estas provas podem ser dispensadas da seguinte forma: 02 se fizer maîtrise ou DESS aqui ou 01 se fizer pós-graduação no Brasil. Mesmo assim ainda tem que fazer uma!! As provas são enormes, mas pode-se consultar o que você quiser e usar calculadora.
6) Se passar pelas provas, o que não é muito difícil, você precisará contar com 36 meses de experiência com engenheiro formado (Não vale estágio), sendo que 12 em terras quem-quem. Nesse meio tempo você é considerado Engenheiro Junior!! Quem é engenheiro pode reparar que todos os empregos pedem 3 anos de experiência mínima! Taí a resposta!!!
7) Depois de tudo isso… voilá!!!!! “
Forte abraço a todos,
Ventura
-
21 de dezembro de 2006 às 02:13 #11494kakazinhaParticipante
Ventura!!! muito obrigada por ter compartilhado essa informaçõa conosco…….tinha algumas duvidas em relação a validação do diploma e inclusive li a respeito de provas, mas nada ficou muito claro.
então quer dizer q. se eu fizer um mestrado lá no Canadá ou tiver um feito aqui no Brasil eu não vou precisar fazer a maioria das provas? Se eu entendi certo, tenho outra pergunta: como vou fazer um mestrado no Canadá se meu diploma ainda não é validado ou vai estar em vias de processo de validação?T++
kakazinha -
21 de dezembro de 2006 às 11:51 #11505Dri_TorresParticipante
[align=justify]Olá Kakazinha,
Não sou engenheira mas essa eu posso tentar responder 8)
O que ainda não está validado é o seu diploma para poder TRABALHAR, mas para estudar basta você ser aceita e ter os requisitos exigidos para a admissão de qualquer pessoa. Um amigo meu que está em Sherbrooke também tem uma profissão regulamentada, voltou a estudar na faculdade e ainda nem deu entrada no processo de validação do seu diploma para o mercado de trabalho, creio que ele somente começará o processo de validação perto da conclusão do curso. Deu para entender???
Na minha opinião voltar a estudar é o melhor caminho para qualquer pessoa, pois assim você terá um diploma canadense, além de no caso de vocês ainda eliminar algumas provas para a validação do diploma para o mercado de trabalho.
Na citação apresentada pelo Alexandre tem uma parte escrito assim: “
6) Se passar pelas provas, o que não é muito difícil, você precisará contar com 36 meses de experiência com engenheiro formado (Não vale estágio), sendo que 12 em terras quem-quem. “. Como muitas pessoas não possuem acesso ao Orkut e eu inclusive sei quem escreveu este texto, o Quem-Quem quer dizer Québec, pois ele trata a província por este apelido.Abraços,[/align]
-
21 de dezembro de 2006 às 12:20 #11506VenturaParticipante
Kakazinha,
a Adriana já te respondeu com perfeição, gostaria de complementar somentente dizendo que o Bruno (autor do texto) disse que uma pos-graduação feita no Brasil eliminará 01 prova e que um mestrado ou um DESS (Adriana eu não sei o que esta sigla significa) feitos no Canada, eliminariam ate 02 provas para o reconhecimento do Diploma.
Forte abraço a todos,
Ventura
-
21 de dezembro de 2006 às 15:40 #11515andreavParticipante
Olá a todos.
Sou engenheira eletricista , trabalho na área de controle, comando e proteção de sistemas elétricos.
Aos que decidiram ir e querem continuar exercendo a profisssão por lá, teremos que reconhecer a profissão atraves de um processo longo, vale a pena dar uma olhada no site http://www.ccpe.ca . Tem informações muito úteis no blog : http://familia3m.blogspot.com/2006_11_01_familia3m_archive.html ver mensagem do dia 09/11/2006. -
21 de dezembro de 2006 às 17:58 #11519DanieleParticipante
Alexandre e Andrea, muito obrigada pelas dicas. Elas me serão bastante úteis!
Abraços, Daniele.
-
22 de dezembro de 2006 às 02:19 #11535nakhatealokalokimmParticipante
@Ventura”;p=”3244 wrote:
Pessoal achei em uma comunidade do Orkut, ótima informações sobre o reconhecimento da profissão de engenherio pela ordem.
Postado por Bruno (Orkut)
“6) Se passar pelas provas, o que não é muito difícil, você precisará contar com 36 meses de experiência com engenheiro formado (Não vale estágio), sendo que 12 em terras quem-quem. Nesse meio tempo você é considerado Engenheiro Junior!! Quem é engenheiro pode reparar que todos os empregos pedem 3 anos de experiência mínima! Taí a resposta!!!
“
Alexandre
Forum,
alguem da eng de telecomunicacoes?
pelo que entendi, se pasar em tudo , terei que ter 12 meses de experiencia lah , isso?
valeu , alok
-
22 de dezembro de 2006 às 11:33 #11536VenturaParticipante
Alok,
É isso mesmo. Você tem que cumprir um prazo de 12 meses como engenherio junior, além de ter 36 meses de experiencia profissional comprovada. A experiencia poder ser no Brasil, contanto que você possa comprova-la.
Forte abraço a todos,
Ventura
-
22 de dezembro de 2006 às 13:01 #11538Carlos_SantosParticipante
Recentemente postaram este site na comunidade orkut do Jefferson…
Se for útil a vocês engenheiros aproveitem:
boa leitura!
-
22 de dezembro de 2006 às 14:47 #11544VenturaParticipante
Carlos,
Espetacular o link, adorei os videos também. Obrigado por compartilhar conosco estas informações!!
Forte abraço a todos,
Ventura
-
22 de dezembro de 2006 às 20:42 #11554Carlos_SantosParticipante
sempre as ordens!!! :)
-
23 de dezembro de 2006 às 11:39 #11556FerrariParticipante
Olá, pessoal !
Meu nome é Silvio Ferrari, sou Engº Agrº e tenho 37 anos.Também estou providenciando a documentação para iniciar um novo desafio em Quebéc.
Como ainda não iniciei o processo, ficarei muito grato se receber informações que auxiliem no processo, bem como sobre o mercado de tarbalho na minha área.Atenciosamente
Silvio Ferrari
-
23 de dezembro de 2006 às 17:07 #11559VenturaParticipante
Olá Ferrari,
seja bem vindo! É importante que você se apresente no topico “Apresente-se” para que todos possam te conhecer. Houveram mudanças nos criterios para imigração em outubro de 2006, vale a pena você dar uma olhada para que possa se preparar da melhor forma possível.
Forte Abraço a todos,
Ventura
-
24 de dezembro de 2006 às 00:08 #11565ErasmoParticipante
Olá Ferrai, seja bem-vindo à Comunidade!
Sugiro que você, além de se apresentar, como disse nosso amigo Alexandre e, antes de enviar qualquer documentação, pesquise bastante…este é seu primeiro grande Desafio .
Para quem está iniciando PESQUISA é algo primordial. Então, veja as seções ARTIGOS, WEBLINKS, e os TÓPICOS ANTERIORES do FÓRUM…se você já o fez, ótimo! Você está no caminho certo…senão, você encontrará muita informação valiosa! Assim, você pode organizar uma boa quantidade de informação e direcionar melhor suas dúvidas, postando-as corretamente aqui no Fórum e então, poderemos auxiliá-lo da melhor maneira possível… :)
Outro boa fonte de informação é o CanadaImigration Group. Ler as mensagens antigas (mais de 50.000 8O ) requer paciência :? , mas vale a pena também :P .
No mais, boa sorte e boa PESQUISA!!!
Abraços!
-
24 de dezembro de 2006 às 11:14 #11577MauPriJPParticipante
Olá a todos,
Meu nome é Mauricio Lopes (MauPriJP) sou Eng. Mecânico e trabalho com Gestão de Projetos Industriais, fiz pós em Adm. de Empresas,tenho 37, quase 38 anos, e minha experiência está voltada para projetos em Petróleo, Papel e Celulose, etc.Nossa entrevista será em março ou abril de 2007 :(
É isso, vamos trocar infos e idéias.
MauPriJP.
-
24 de dezembro de 2006 às 18:23 #11595VenturaParticipante
Olá Muricio,
Prazer em conhece-lo. Suas expericências deverão ser de grande valia no Canada, já que o mesmo é forte produtor de derivados da madeira.
Forte abraço a todos,
Ventura
-
2 de janeiro de 2007 às 01:53 #11903nakhatealokalokimmParticipante
Forum,
alguem sabe sobre a traducao? e quem jah fez , sabe informar do custo total? diplomas, conteudo programatico, historico…
valeu,
alok -
2 de janeiro de 2007 às 04:40 #11906ErasmoParticipante
Olá Alok, pesquise no fórum, pois este assunto já foi bastante discutido.
Seguem alguns tópicos:
:: Dicas com o pessoal que já está no Canadá ::
:: Reconhecimento de diploma e equivalência dos estudos ::
Abraços!
-
2 de janeiro de 2007 às 13:27 #11914VenturaParticipante
Alok,
Dê uma olhada nas postagens deste proprio topico que você encontrará algumas informações interessantes, como por exemplo, a informação disponibilizada pelo Bruno(orkut) que as traduções das ementas não precisam ser juramentadas quando forem pedidas pela ordem dos engenheiros.
Forte abraço a todos,
Ventura
-
3 de janeiro de 2007 às 03:01 #11935nakhatealokalokimmParticipante
Forum,
ok ,
valeu , alok
-
3 de janeiro de 2007 às 19:41 #11954herondanielParticipante
Alguem sabe informar nomes e/ou sites das empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica? algo como CEMIG (MG), Light(RJ), CPFL (SP) ou FURNAS, CHESF…
-
3 de janeiro de 2007 às 20:11 #11957ErasmoParticipante
-
17 de abril de 2007 às 21:23 #15675wilianbatistaParticipante
Já nos apresentamos (Wilian e Thaís Batista) no tópico oportuno “Apresente-se” e agora neste fórum estou em busca de mais informações a respeito da equivalência de estudos do Brasil e o do Canadá.
Sou Engenheiro Eletricista e não tenho experiência como tal, pois atualmente trabalho como docente em uma escola de ensino profissionalizante aqui no Brasil. Pelo que já pude obter de informações sobre o reconhecimento/equivalência de estudos no Canadá, ficaria difícil então no meu caso…pelo fato de não ter tido experiência na área aqui no Brasil ??? Seria isto ???
Tenho experiência (mais de 8 anos) como eletricista de manutenção, alguém sabe me dizer qual é a aceitação/demanda desta profissão na região do Québec ? Afinal, sendo o processo de equivalência de estudos complexo e demorado, me disponho a atuar nestá área !!!
Obrigado e até breve !!!
-
18 de abril de 2007 às 19:29 #15739yuriParticipante
Boa tarde, pessoal!
Sou engenheiro eletricista e tenho uma dúvida:
– No Brasil, os engenheiros tem muitas oportunidades de trabalho fora da área de formação como na rede bancária, por exemplo, e não há necessidade de CREA para este tipo de emprego. E no Canadá? Fica mais difícil conseguir um emprego numa área administrativa, financeira, etc. se naum tem a carteira da ordem dos engenheiros ou não há este tipo de discriminação? -
19 de abril de 2007 às 02:04 #15752julianomgaParticipante
oi a todos, gostei deste topico, sou da área, porém arquiteto, aqui no brasil fazemos parte do mesmo conselho,
tambem estou começando a procurar informações de como reconhecer diploma, atuar, etc e talum abraçao e todos e obrigado pelas informações
Juliano
-
19 de abril de 2007 às 12:03 #15758herondanielParticipante
Será o mestrado um meio de reconhecer o diploma? e seria mais fácil (conseguir um mestrado do que a série de burocracias e testes da ordem)??
-
19 de abril de 2007 às 14:28 #15770Carlos_SantosParticipante
Yuri,
se para exercer tais profissões que vc citou que aqui no Brasil, um engenheiro pode exercer, lá no Québec se tais empregos citados por você devem ter um perfil de formação acadêmica exigida!
Neste caso eu sugiro que vc veja uma oferta desta natureza e veja o que eles solicitam como perfil acadêmico necessário!
Boa sorte!
Heron,
o mestrado, assim como outra formação acadêmica sempre abre mais portas, mas exercer uma profissão, como a de engenheiro, não vai ter como sem passar pela ordem profissional.
O que pode ser mais fácil …. mas não deixará de ser obrigatório para exercer a profissão.
Veja o depoimento do Normando aqui no fórum, e a vontade dele em ter reconhecido o seu título de engenheiro, e mesmo tendo feito um mestrado lá!
Boa leitura e sorte aos engenheiros!
-
19 de abril de 2007 às 18:19 #15785DullyParticipante
Ola,
me chamo Eduardo e estou começando a estudar o processo de intercambio agora…Sou engenheiro Eletricista (mais um), soh que minha formação é na área de Telecomunicações…
Se tudo der certo estarei no canada ateh o final do ano q vem…
Valeu pelas dicas.
-
19 de abril de 2007 às 18:35 #15786Carlos_SantosParticipante
Dully,
seja bem vindo à nossa comunidade!
Vc está estudando o processo de intercâmbio estudantil, é isso?
De qualquer forma, contribua conosco que todos ganhamos!
atenciosamente
-
20 de abril de 2007 às 16:51 #15838herondanielParticipante
Carlos por favor post o link do comentário de Normando citado
Veja o depoimento do Normando aqui no fórum, e a vontade dele em ter reconhecido o seu título de engenheiro, e mesmo tendo feito um mestrado lá!
Valeu!
Heron Daniel
Projeto Quebec 2009 -
20 de abril de 2007 às 21:23 #15859amorimParticipante
Pessoal, sou Engenheiro Civil e estou no final do processo, aguardando o pedido de Exame, queria dar uma dica que talvez possa ajudar, em um dos encontros da Comunidade aqui em BH, a Adriana comentou sobre um cargo que é assistente de pesquisa nas universidades, então entrei em contato com a l’ecole polytechinique de Montreal perguntando como poderia estudar e trabalhar na area de engenharia, eles me pediram para preencher uma demanda d’admission, à qual já enviei com dados, diploma e foto e estou aguardando uma resposta.
Voces poderão tirar mais duvidas no site http://www.monavenir.polytml.ca ou no google pesquisar l’école polytechinique de Montreal, espero ter ajudado um pouco pq não é nada garantido mas pode ser uma porta uma pequena chance. -
21 de abril de 2007 às 19:45 #15877herondanielParticipante
Amorim voce iniciou o processo daqui¿ e qual etapa tem que ser presencial¿ o contato foi por carta ou por mail¿
-
22 de abril de 2007 às 15:34 #15888VenturaParticipante
Amorim,
também sou eng. civil, espetacular contribuição essa sua informação. Devo começar meu processo no inicio de 2008.Valeu!
Forte Abraço,
Ventura
-
22 de abril de 2007 às 21:17 #15891DanieleParticipante
Olá Amorim, poderia nos passar o contato da pessoa que vc falou lá? gostaria tb de entrar em contato com eles.
Existe também um outro programa nessa escola que tb acho interessante para os engenheiros graduados fora do Quebec. Chama-se: Programmes de perfectionnement en ingénierie des diplômés en génie de l’étranger. Um dos objetivos desse programa é “Soutenir les candidats dans leurs démarches d’admission à l’Ordre des ingénieurs du Québec (OIQ) en facilitant leur réussite aux examens techniques de contrôle, et en leur faisant acquérir les compétences en économie de l’ingénierie.“
Quem tiver interesse é só olhar em: http://www.polymtl.ca/etudes/cfc/cheminement/perf.php
Abraços, Daniele.
-
22 de abril de 2007 às 22:01 #15892ButoxParticipante
Esse tópico esta cada vez melhor!!!!
Pelo visto iremos batalhar muito até conseguirmos trabalhar como engenheiros no Quebec.
Engenharia é tão difícil que até depois de formado gera todo esse trabalho :lol:Estive lendo as mensagens antigas e vi que ninguém respondeu ainda a pergunta do nosso colega “nakhatealokalokimm” (que apelido difícil) :lol: vulgo Alok
Alok, também sou Engenheiro de Telecomunicações (aliás vou ser, ainda não formei, estudo engenharia eletrônica e de telecomunicações). Se souber de algo específico da nossa área, por favor me avise.
Abraços
Rodrigo Butox
-
23 de abril de 2007 às 17:13 #15906amorimParticipante
Caro Heron Daniel, entrei em contato por aqui mesmo via Email e o departamento de recrutamento me atendeu muito bem. ai vai alguns dados para ajudar melhor, inclusive já respondendo a pergunda da Daniele.
Esta foi a primeira resposta que recebi espero que ajude mesmo.
Bonjour MonsieurNous avons transmis votre message au service des communications et du recrutement qui veillera à répondre à vos questions. Nous vous communiquons leurs coordonnées :
Service des communications et du recrutement
École Polytechnique de Montréal
C.P. 6079, succ. Centre-Ville
Montréal (Québec) Canada
H3C 3A7Tél. : (514) 340-4711, poste 4928
Courriel : monavenir@polymtl.caNous vous remercions de l’intérêt que vous portez à l’École Polytechnique de Montréal et plus particulièrement au département des génies civil, géologique et des mines (CGM).
Meilleures salutations,
Chantal Calafato
Département des génies civil, géologique et des mines (CGM)
Tél. (514) 340-4257 -
23 de abril de 2007 às 18:05 #15910DanieleParticipante
Obrigada pela resposta Amorim!!
Abraços, Daniele.
-
27 de abril de 2007 às 12:29 #16104herondanielParticipante
Qual a relação entre o processo de validação do diploma e exame da ordem de engenharia? um é processo do outro? são processos diferentes? podem ser feito tanto juntos como separados? o que cada um representa a nível de empregabilidade? e como chegar em cada um… aff…. é muita coisa né? por favor se outros tópicos forem citados deixar o link! é meio complicado achar alguns… obrigado
:?:
Heron Daniel
Projeto Quebec 2009 -
27 de abril de 2007 às 13:28 #16105DanieleParticipante
Heron, a validação do diploma é necessária para que vc faça a inscrição na ordem dos engenheiros e tb para que vc possa fazer qualquer curso lá. Essa validação pode ser feita através de uma “Demande d’Equivalence des Études” ao MICC (mais abrangente) ou diretamente à escola. A validação não depende da inscrição na ordem, mas o contrário é verdade! O processo de validação serve para avaliar e comparar os cursos feitos fora do Quebec com o sistema de ensino deles. A partir desse processo, será verificado a necessidade ou não de se fazer mais matérias para estabelecer a equivalência.
Com relação à empregabilidade para um engenheiro, apenas a incrição na ordem poderá dar um up nesse quesito.
Para tirar mais dúvidas, dê uma olhada nos links:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/education/evaluation-comparative/index.html
http://www.oiq.qc.ca/fr_index.htmlDaniele.
-
27 de abril de 2007 às 18:19 #16125VenturaParticipante
Pessoal,
ontem na Palestra da Soraia ela passou um video com alguns relatos de pessoas que imigraram para o Quebec, em um desses relatos apareceu uma menina que mora em Montreal que é engenheira e em seu relato ela disse alguma coisa sobre uma ong de Montreal que é especifica para ajudar engenheiro estrangeiros a reconhecer seu diploma da ordem e mais eles ainda pagam todas as taxas do imigrante. Alguem conhece qual é esta ong?? Temos que descobrir as direções desta ong.
Forte Abraços,
Ventura -
27 de abril de 2007 às 20:25 #16130amorimParticipante
Hoje recebi a resposta da l’ecole Politechinique de Montreal e eles já me mandaram até o numero a matricula, mas para começar a estudar ficou faltando um documento que é exatamente a Carta de Residente Permanente juntamente com o Certificado de Quebec (CSQ). Mas fiquei muito feliz porque as coisas lá realmente funcionam. Ainda não tenho nenhum detalhe como a escola funciona; Eu pedi para começar a estudar no verão, mas eles disseram que se não conseguir mandar o documento faltante a tempo eu posso mudar o trimestre de estudo. Se tiver mais novidades conto para vcs.
Um abraço,Giovanni Amorim
-
27 de abril de 2007 às 20:43 #16131DanieleParticipante
Uai…. bacana!! É bom saber mesmo que as coisas funcionam por lá. Acho que nós brasileiros estamos tão mal acostumados com o Brasil (a bagunça que é isso aqui! :x ) que quando mandamos um e-mail pra tirar dúvidas com alguma instituição de lá, não esperamos que a resposta venha!
Tb já enviei um e-mail pra eles e tô aguardando a resposta.
Abraços, Daniele.
-
28 de abril de 2007 às 00:18 #16134amorimParticipante
Daniele, tirei algumas duvidas sobre a bolsa de estudo ainda tenho um pouco de duvida, mas pelo que entendi tem uns 04 tipos de bolsa. acho que vai dar certo. mais novidades trago para vcs.
Amorim
-
28 de abril de 2007 às 21:36 #16151VenturaParticipante
Amorim,
Será que você poderia esclarecer para nós qual tipo de estudo você se matriculou na Poly? Foi para um mestrado, doutorado, ou alguma especialização?
Valeu
Forte abraço a todos,
Ventura
-
2 de maio de 2007 às 17:26 #16232amorimParticipante
Ventura,
Fiz minha matricula no curso de Bacharelado em Engenharia Civil mesmo, pq quando chegar lá vou ver quais as materias que irei eliminar já fazendo a equivalencia de diploma e com isto fica mais facil já aprender os termos tecnicos em francês, apesar de já estar estudando. Matriculei no 1º ciclo, mas com certeza fazendo a equivalência vou eliminar muita materia, mesmo pq alem do bacharelado tenho duas especializações na area de concreto armado. Mas o mais importante e conseguir estudar para termos uma condição melhor.
Espero ter ajudado, outra dica entre realmente no site monvaneri.polytml.ca que vc terá todos os cursos oferecidos e condições de estudo.Amorim
-
4 de maio de 2007 às 20:33 #16316VenturaParticipante
Amorim,
deixa eu ver se entendi direito. A estratégia que está utilizando é: mesmo que você já seja formado e tenha duas especializações é entrar no 1º ciclo (graduação normal) e tentar a equivalencia de todas a matérias que conseguir e assim depois de algum tempo de estudo conseguir o bacharelado em eng. civil por um universidade Canadense?Assim você elimina a necessidade de ter que passar por todo o processo na ordem dos engenheiros?
Uma outra opção seria entrar direto no 2º ou 3º ciclos (mestrado ou doutorado), mas terá que passar por todo o processo de equivalencia na ordem dos engenherios….
É isso mesmo que você pensou?
Forte abraço,
Ventura
-
4 de maio de 2007 às 22:16 #16326amorimParticipante
Alexandre é mesmo por aí, mas é bom esclarecer que quando chegar lá no canada eu posso mudar isto. Uma vez matriculado a propria faculdade faz o estudo de equivalencia de diploma pelo que entendi vc pg uma taxa de 200$Cad e elimina as materias, mas uma coisa importante para entender é que estou visando tb, aprender o máximo que puder o francês técnico. E vc matriculando no Bacharelado pode tb fazer estágio remunerado e tendo assim experiência profissional na nossa areá. Deixo claro que ainda tenho algumas dúvidas em relação a grade escolar da escola por exemplo, mas assim que tiver mais novidades vou informando. OK.
Um abraço,
Giovanni Amorim
-
5 de maio de 2007 às 19:04 #16351VenturaParticipante
Amorin,
sabe que você tem razão na estratégia… obter um bacharelado por uma universidade do Canada será importante para toda vida. Você vai aliar o tempo de adaptação com estagio remunerado e posteriormente terá o Bac. de uma universidade do Canada. Meu projeto era poder fazer meu doutorado lá e passar pelo processo da ordem… Acredito que sua estratéga é bem mais consistente e ponderada. Obrigado pela dica e por me fazer pensar com mais critica nas opções que temos. Você imagina que com as equivalencias consiga terminar o BAc em 1 ou 2 anos?
Forte Abraço,
Ventura
-
7 de maio de 2007 às 17:06 #16395amorimParticipante
Alexandre,
Acho que sim, mesmo porque me parece que o curso de engenharia lá é no máximo 4 anos e com certeza as máterias básicas serão eliminadas, creio que faremos apenas máterias que tem diferente normas e critérios em relação ao proprio país.
Mas vamos tentar que com certeza conseguiremos.Um abraço,,
Giovanni Amorim
-
7 de maio de 2007 às 19:08 #16400HeFurParticipante
Ola,
Estou em programa de intercambio aqui na Polytechnique…
A validacao de materias aqui como foi dito pode ser feito com um pedido à uma taxa de 200 dolares canadenses..apos comeco dos estudos pode-se fazer outros pedidos à 100 dolares canadenses cada…
Infelizmente, as grades deles aqui sao um pouco diferentes das nossas o que dificulta a validacao e tambem um estudante so pode validar no maximo 60 creditos de um curso de 120…logo, por mais que voce consiga validar todos (o que segundo amigos daqui ja me disseram a Faculdade é bem rigida)…ainda restaria metade, o que daria uns 2 anos de estudos…
Abracos,
Henrique -
7 de maio de 2007 às 21:04 #16409VenturaParticipante
Henrique,
seja bem vindo a comunidade e obrigado pela contribuição. Aproveitando as suas colocações..você poderia explicar melhor sobre esta primeira fase de validação…você paga $200 e pode, a principio, validar varias matérias ao mesmo tempo? Aí depois caso queria validar outras terá que pagar $100 por cada uma? Um curso de graduação deve ter no minimo umas 50 disciplinas…sairia muito, mais muito caro se fossemos pagar por cada uma….
Forte abraço,
Ventura
-
8 de maio de 2007 às 04:50 #16420HeFurParticipante
Ola Akexandre,
Nao faco mais que o meu dever, a comunidade ja tirou muitas duvidas minhas…algumas ainda restam he he he
Tem uma folha que voce vai ver qd chegar aqui que vc coloca o nome do curso que fez e o nome do curso que pretende validar ocm ele entre outros dados…vc pode colocar o quanto quiser de cursos, mas infelizmente o maximo que pode ser validado é de 60 creditos, segundo email que recebi da propria Polytechnique. Nesse pedido vc deve pagar 200$ nao importando o numero de validacoes a serem feitas segundo o que entendi.
Caso vc queria fazer apos outro pedido de validacao da uma materia ou varias materias quaisquer que sejam, vc deve preencher o documento de novo mas dessa vez ele vai custar 100$. É por isso que a faculdade te aconselha a meter todas as validacoes de uma vez, pq vc economiza dinheiro e eles economizam trabalho…Fique atento as datas das validacoes tb, tem uma data limite a fazer o pedido…inicio de cada trimestre…
Os cursos de eng na Poly tem 120 creditos, logo restariam 60 creditos a serem feitos caso vc conseguisse fazer todas as validacoes que pediu…
Qq otra dvida, tamos aiAbracos,
Henrique -
8 de maio de 2007 às 18:08 #16442amorimParticipante
Henrique seja bem vindo, eu queria tirar uma duvida com vc, as informações que coloquei no tópico fois baseada no site do MONAVENIR e algumas respostas da propria escola. Eu queria saber se uma vez que já tenha o numero da matricula e mando para eles apenas do documento que indicaram como faltante que é a carta de residente permanente e o CSQ, esta matricula já é definitiva? e na demanda d’ admission tem um item que pergunda se é essencial receber a bolsa para estudar e coloquei que sim, como já recebi a matricula como posso confirmar se recebi a bolsa ou não? quanto a validação acho que este tempo de 02 anos é um tempo bem otimista para mim pq é uma condição muito boa e um tempo até para adaptação. obrigado pelas dicas. aguardo resposta, se quizer mandar direto para o meu Email é ENGCIVIL.MONTREAL@YAHOO.CA.
Giovanni Amorim
-
8 de maio de 2007 às 18:21 #16444amorimParticipante
Henrique outra duvida é que eles me matricularam para começar as aulas no AUTOMNE 2007, quando exatamente começa as aulas? pq dentro dos horarios achei um pouco confuso. Pq chegarei ai em Montreal no dia 02/08/2007 e acho que as aulas começas em Setembro. Mas queria ter certeza até mesmo para pedir a equivalência.
Um abraço,
Amorim
-
9 de maio de 2007 às 02:03 #16457VenturaParticipante
Amorim,
é importante que o Henrique também coloque a resposta aqui, além de enviar para seu e-mail. Por assim todos podem ficar informados. Amorim, aproveitando a oportunidade em minhas pesquisas encontrei um programa na Poly que você pode fazer o bacharelado e o mestrado em apenas 5 anos, ou seja, no seu caso os dois em apenas 3 anos. Achei bastante interessante, o link do programa é http://www.polymtl.ca/etudes/bc/bacMaitrise/
Forte abraço,
Ventura
-
9 de maio de 2007 às 12:02 #16461amorimParticipante
Ok. Alexandre, Eu disse no Email só se fosse algo bem especifico. Mas vc tem razão pode ajudar mais pessoas, obrigado pela dica…
Amorim
-
9 de maio de 2007 às 13:07 #16465yuriParticipante
Bom dia, colegas de profissão!
Vejam este site abaixo! Me falaram que eh uma entidade que auxilia imigrantes a entrarem para a ordem OIQ.
Já conheciam? Ainda naum tive de tempo de vasculhá-lo. Aliás, eh tanto site com tanta informação que uma dificuldade que tenho eh saber quais que vejo primeiro. Rsrsrs! Problema bom esse viu! rs! -
9 de maio de 2007 às 14:40 #16470VenturaParticipante
Olá Yuri,
Sensasional esta sua contribuição. Eu havia escutado sobre esta entidade durante a palestra da Sra. Soraia aqui em Belo Horizonte. No final da Palestra ela passou um video independente com varios depoimentos e em um deles apareceu uma menina que obteve ajuda desta intituição para conseguir seu ingresso na Ordem dos Engenherios do Quebec.
Dei uma olhada no site e eles teem diversos programa, como aulas de linguas (ingles, Frances), progrmas de estágios profissionais, cursos de informaticas, além do programa de ajuda no ingresso da ordem.
Para quem vai para Montreal e é engenheiro, conhecer esta indtituição é fundamental!!
Forte Abraço a todos,
Ventura
-
9 de maio de 2007 às 14:51 #16471yuriParticipante
@Ventura”;p=”8834 wrote:
Para quem vai para Montreal e é engenheiro, conhecer esta indtituição é fundamental!!
Olá Alexandre!
Acabei entrando no site e tb fiquei empolgado. Até ver que esta instituição fica na cidade de Quebec e naum em Montreal. :( Uma pena né? Bom, tem estes dois sites sobre ONGs no Canadá:
http://www.cciorg.ca
http://www.collectif-asah.orgDeve ter alguma do tipo em Montreal. Se eu encontrar coloco aqui no fórum!
Abs!
-
11 de maio de 2007 às 23:07 #16529amorimParticipante
Henrique estamos aguardando a sua resposta sobre as perguntas acima, se puder responder seria de muita valia para todos.
merci beaucoup
Amorim
-
12 de maio de 2007 às 19:38 #16542yuriParticipante
Abaixo uma pequena reportagem da Folha de S.Paulo que encontrei aqui nos meus arquivos.
“São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 2006
VANTAGEM
PAÍSES RICOS PRIORIZAM IMIGRANTE DA ÁREA DE ENGENHARIA
A disputa por engenheiros não se dá apenas nas empresas brasileiras. Países desenvolvidos e com falta de mão-de-obra, como o Canadá e a Austrália, são exemplos de onde eles têm portas abertas. Em ambos, a formação garante pontuação extra no processo de imigração.” -
13 de maio de 2007 às 10:35 #16557herondanielParticipante
O pessoal, para voces que estão pensando em fazer a graduação por lá, já tem planos para se manter por lá¿ porque é um ponto bem importante sabendo que serão 2 anos.
Já que eu toquei neste ponto qual seria o processo mais rápido ,então¿
-
15 de maio de 2007 às 14:08 #16607HeFurParticipante
Opa, Desculpa pela demora responder, aniversario da namorada aqui consumiu todo o meu tempo livre heheheh
Mas entao, vamos por partes pra eu nao esquecer de nada:A respeito dos documentos eu mandaria todos de novo, inclusive os faltantes pra nao correr o risco de faltar alguma outra coisa e ter que enviar outra vez. Nao posso te ajudar muito nesse caso pq eu nao fiz o processo de imigracao, so o de intercambio.
Quanto a respeito da bolsa, quando eu fiz meu pedido eu coloquei que nao com medo de nao conseguir uma vaga. Mas no seu caso vc colocou sim e eles aceitaram. Nao saberia te dizer se vc esta ou nao com a bolsa, pois nao conheco os processos de avaliacao que eles usam e nao sei se esse eh um criterio de exclusao ou nao. Manda um email pro baa@polymtl.ca que eh o correio do departamento de assuntos estudantis e eles te respondem em menos de 48h.
A respeito do calendario, este relativo ao novo ano escolar aqui ainda nao saiu, logo ma data precisa nao tem. Mas te adianto que nao comeca no comeco de agosto nao. Provavelmente deve comecar no finalzinho de agosto, mais provavel no inicio de setembro.Nao fui de muita ajuda dessa vez, mas qq coisa tamos ai.
Minha vez de perguntar: Vc eh formado em eng no brasil e vai fazer o 2 cycle aqui? Queria conversar a respeito disso contigo dps, pq esto pensando sinceramente em fazer a mesma coisa.
(outra coisa, vocabulario tecnico em frances eh bem parecido com o portugues, entao nem eh tao dificil…e tambem pra quem vem sem saber muito frances tem direito a fazer as provas em ingles, eh so falar com o professor antes e pedir, a maioria nao cria caso apesar de nao ser de acordo com isso, mas…) -
15 de maio de 2007 às 14:17 #16609HeFurParticipante
A respeito da ONG de integracao de estrangeiros eu sei que tem pq semana passada eu vi um anuncio num ponto de onibus aqui…mas nao me pergunta o nome pq eu realmente nao sei…CICA ou coisa do tipo…sei la….mas que tem tem
-
15 de maio de 2007 às 20:05 #16619amorimParticipante
Henrique, na verdade matriculei no 1º ciclo primeiro pq não conhecço bem a grade de programa da escola, mas conseguindo a equivalencia e se fizer o curso em dois anos para mim ta de bom tanhanho. enquanto o vocabulário já tenho estudado bastante principalmente na minha especialização que é béton armé, mas acho que vai ser tranquilho. Obrigado pela dica do Email para saber da bolsa, mas acho que vou perguntar apenas quando estiver mandando o documento da Carta de Residente Permanente.
Um abraço
Giovanni
-
16 de maio de 2007 às 14:16 #16642HeFurParticipante
Ah ok, mas vc eh formado aqui no Brasil ha quanto tempo? Eu devo terminar o meu curso no meio do proximo ano e dps qeria iniciar o processo de imigracao…ate pq gostaria de fazer uma pos graduacao aqui mas eh muito caro o processo pra um estrangeiro, custo que cai mais pela metade pra um residente permanente (e pra uma coisa infima pra um quebecoise, mas isso eh outra historia)…Mas se eu fizer o processo logo de cara eu peco por nao ter muita experiencia de trabalho, mas por outro lado ja vou ter morado aqui no minimo um ano, e falo ingles e frances fluentemente…Nao sei quanto as minhas chances, mesmo q o teste online tneha dado qe eu tenho pontuacao pra fazer…Q q vc acha?
Abracos
-
16 de maio de 2007 às 17:34 #16654amorimParticipante
Henrique eu formei em 1998 ou seja 9 anos, mas trabalho na área de engenharia civil mais ou menos uns 18 anos, comecei trabalhando em uma construtora na área de orçamento com 18 anos e tô nesta área ate hoje. Acho que vc pode começar sim pq mesmo não tendo muita experiencia na área a ordem considera pelo que entendi que formandos com menos de cinco anos estão ainda atualizados, no meu caso se não tivesse a experiência teria mais dificuladade ainda na equivalência.
Um abraço,Amorim
-
17 de maio de 2007 às 16:43 #16666herondanielParticipante
È mais rápido tentar validar o diploma ou fazer novamente a graduação (com aproveitamento)??
-
17 de maio de 2007 às 18:31 #16669VenturaParticipante
Heron,
Esta resposta é dificil de responder porque depende de muitas variáveis. Se você opesquisar em postagem anterior nste topico vai poder ver todos os passos para a validação do diploma da ordem dos engenheiros do Quebec. Fazendo um resumo somente como exemplo, na validação voce terá que realizar provas especificas, prova de linguas e depois ainda terá que acumular experiencia para poder ter sua lincença de engenheiro. A validação dependerá do seu empenho, recursos financeiros disponíveis e fluencia no idioma. De qualquer forma muito provavelmente você não conseguirá a validação completa antes de 1 ou 2 anos…. Agora se você estiver disposto a voltar para a faculdade e já tiver o diploma de graduação por uma universidade brasileira é possível que você consiga eliminar metade do curso e termine o 1º ciclo (graduação) e 2 anos, só que com a vantagem de ter um diploma Canadense e possibilidade de realizar estágios remunerados.
Espero te ajudado,
Forte Abraço a todos,
Ventura
-
18 de maio de 2007 às 17:39 #16706herondanielParticipante
Mas terminando uma faculdade mesmo lá, não é preciso entrar na ordem dos engenheiros? e no caso de um mestrado adiantaria os estudos ?
-
24 de maio de 2007 às 14:52 #16916HeFurParticipante
Heron,
Se vc tiver um diplome de engenheiro de uma faculdade do Quebec, vc vai sim precisar entrar na ordem dos engenheiros. entretanto, suas dores de cabeca serao um pouco menores pois vc nao tera problemas de validacao de diploma (logo, nada das provas que eles podem exigir dos estrangeiros) mas vc devera fazer de qq maneira a prova da ordem que eh um tipo de prova de ética (que segundo comentarios de amigos meus daqui engenheiros é pra retardados mentais, baseada na mais pura e simples logica)
Se vc tiver um mestrado, quesito validacao de materias, vc ainda ficaria restrito aos 60 creditos que podem ser validados restando ainda os outros 60 a fazer.
Caso contrario, no processo de validacao de diploma com certeza vc teria menos provas a fazer…C´est à toi de déciderAbracos,
Henrique -
26 de maio de 2007 às 01:43 #16946nataliagolikParticipante
Oi….
Primeiro me apresentado, sou engenheira civil, formada no fim de 2006, tenho 3 anos de experiencia( contando com estagio), atualmente trabalho na area de orcamentos…
Estou estudando frances e prentendo dar entrada no meu processo em novembro deste ano….
Estou comecando a pesquisar sobre tudo…e felizmente achei outras pessoas eng. civis que estao querendo ir ….
estava justamente pesquisando sobre validaçao de diplomas, li as postagens anteriores…
vcs q ja estao mais a frente das pesquisas…se consegue estudar e trabalhar ( ou fazer estagio remunerado) para se manter, neste periodo de volta a faculdade p obter o diploma canadense?
e se como foi dito em uma postagem, que as provas para vaildacao, nao sao tao dificies, pq demora tanto tempo p/ conseguir (1 a 2 anos)….
Espero não estar sendo repetitiva, mas caos esteja…me desculpem …
Natália -
26 de maio de 2007 às 05:08 #16947ErasmoParticipante
Olá Natália, seja bem-vinda à comunidade!
Com relação a trabalhar e estudar, consegue-se uma boa bolsa do governo para os estudos em tempo integral… você até pode, em alguns casos trabalhar e estudar, mas pelo que sei, só em empregos do tipo “meio-período”. Estudando em horário integral, fica bem difícil trabalhar… tudo vai depender do curso e do emprego.
Sobre validação do diploma, existem alguns aspectos que devem ser considerados…vou basear-me no meu caso (sou químico):
– existe a equivalência de diplomas e estudos executados fora do Québec, efetuada pelo governo québécois, onde se obtém um documento que equipara seus estudos a um nível québécois.
– a equivalência exigida pela maioria das ordens profissionais de Québec… no caso da Ordem dos Químicos, temos que enviar os diplomas, históricos e demais documentos e formulários, onde eles vão avaliar e determinar o procedimento para tornar-se membro. No meu caso, devo cursar mais um e meio (quase dois) para atingir a equivalência de estudos em relação ao Québec, prestar uma prova da Ordem e aguardar o resultado… tempo total: talvez uns dois anos e meio.
– a avaliação feita pelas Universidades… se sua intenção é estudar, você encaminha os documentos e respectivas traduções, além dos formulários, e a Universidade vai avaliar se você pode ingressar no curso. Eu, por exemplo, fui aceito no curso de Bioquímica (graduação) da UQÀM com restrições (vou ter que prestar um teste de francês). Para um mestrado ou doutorado, não tentei nada (ainda).Sugiro que você pesquise bastante, aproveite o potencial e conteúdo da comunidade, e volte a postar suas dúvidas aqui!
Abraços e boa sorte!
-
26 de maio de 2007 às 15:52 #16953VenturaParticipante
Olá Natália,
Seja bem vinda à comunidade! é bom encontrar mais companheiros nesta empreitada! Assim podemos nos ajudar mutuamente. Complementando o que o Erasmo disse, o valor da bolsa oferecida pela Governo de Quebec varia, mas podemos dizer que é +- uns 715 dolares canadenses, além de pagar todos os custos da universidade. Parece-me que o exemplo do Erasmo é também bem didático, pois pelo que puder entender ele demoraria +- 2 anos e meio para conseguir validar seu diplima na ordem,entretanto entrando na faculdade de novo e fazendo um curso de graduação similar ao do diploma brasileiro talvez demore menos tempos para que ele tenha o registro na ordem.
No mais é isso, estou a sua disposição para outras duvidas,
Forte Abraço a todos,
Ventura
-
26 de maio de 2007 às 16:46 #16954ErasmoParticipante
Correto… quando você termina o curso, se inscreve na Ordem e, em poucos meses torna-se membro. 8)
Os cursos de graduação são, em sua maioria, de três anos… se vamos esperar dois ou três anos para validar nosso diploma brasileiro, por que não ter um diploma québécois?!
Sempre acreditei que devemos abrir várias frentes aqui… e estudar não deixa de ser uma opção… vai de cada um :)
Abraços e como disse nosso amigo Alexandre, conte conosco!
-
26 de maio de 2007 às 18:41 #16957nataliagolikParticipante
Muito obrigada, pela atenção e por me respoderem….
vou fazer minhas pesquisas e analisar qual será a melhor opção…bom as informações que eu tiver eu trago p ka tb…e as duvidas tb…hehehe
-
10 de junho de 2007 às 21:39 #17367HeFurParticipante
Como funciona a bolsa oferecida pelo governo quebecoise para os estudos? tipo, condicoes de aplicacao, cursos que abrange, etc…tem algum site especifico pra olhar?
Abracos
-
10 de junho de 2007 às 22:07 #17370Carlos_SantosParticipante
HeFur,
tem site sim para olhar, veja FOIRE AUX QUESTIONS DESTINÉE AUX ÉTUDIANTS INTERNATIONAUX, aonde vc encontrara uma referencia à
Existe-t-il des programmes de bourses pour m’aider à financer mon projet d’études universitaires au Québec ?
Boa pesquisa
-
11 de junho de 2007 às 16:31 #17391HeFurParticipante
Eu ja tinha dado uma olhada nele, so queria saber se alguem ja conseguiu alguma delas e como foi o processo…Se nao me engano, em dois topicos acima alguem disse que tinha conseguido…
Abracos
-
11 de junho de 2007 às 20:03 #17392Carlos_SantosParticipante
HeFur,
recapitulando…..
-
@HeFur”;p=”9844 wrote:
Como funciona a bolsa oferecida pelo governo quebecoise para os estudos? tipo, condicoes de aplicacao, cursos que abrange, etc…tem algum site especifico pra olhar?
@Carlos_Santos”;p=”9847 wrote:
tem site sim para olhar, veja …
@HeFur”;p=”9871 wrote:
Eu ja tinha dado uma olhada nele, so queria saber se alguem ja conseguiu alguma delas e como foi o processo…Se nao me engano, em dois topicos acima alguem disse que tinha conseguido…
entendi, mas porque vc não perguntou direto o que vc queria saber :roll: :roll: :roll: :roll:
Se a questão é saber detalhes que quem conseguiu eu ficarei te devendo …………… mas se a questão é saber o que o governo oferece e como, é so olhar no site indicado!
atenciosamente
-
2 de julho de 2007 às 11:30 #18081herondanielParticipante
Mas depois de revalidar seu diploma (engenheiros) e/ou entrar em uma graduação. como o mercado nos olharia? alguém tem a experiência em saber se o mercado (me parece um pouco xenófobo) nos aceitariam bem? ou deveriamos encarar o mercado como outro Difícil / Médio / fácil obstáculo? alguém já passou por isso? ou tem dados atuais? sei que o mercado tem vags pelos sites de emprego, mas se vocês olharem em um CATHO aqui, tambem vão “ver” muitas vags para qualquer coisa.
8O
-
15 de julho de 2007 às 22:18 #18622GuinanaParticipante
:) Olá estou entrando hoje na comunidade. Pretendemos (minha esposa e eu) enviar nossos documentos até final de agosto, mas já estamos muito ansiosos para chegar logo em Gatineau. Sou engenheiro civíl com mestrado (apesar do meu diploma de mestrado ainda não estar pronto :? ). Estamos estudando francês e recapitulando o inglês. Vocês tem notícia a respeito da eng. civil na região de Outaouais?
Ótima idéia esse fórum – boa sorte a todos os que estão como nós buscando uma vida melhor no Quèbec. -
15 de julho de 2007 às 23:50 #18627VenturaParticipante
Olá Guinana,
Seja bem vindo a comunidade! Sobre o mercado de trabalho eu não tenho nenhuma informação…quem sabe agora que você perguntou alguem não nos da umas dicas!!
Forte Abraço,
Ventura
-
24 de agosto de 2007 às 19:10 #20213ricafeParticipante
Prezado colegas de comunidade
Sou engenheiro metalurgista, com mestrado e doutorado, e trabalho há 12 anos na área. Minha esposa é fonoaudióloga e também com experiência na área. Na segunda-feira irei assistir a Palestra da Imigração de Quebec em São Paulo. Estamos realmente entusiasmados com a possibilidade de irmos para Quebec.
Sabemos que nossa profissões não são das mais comuns mas gostaríamos de ter mais informações sobre possibilidades de trabalho nestas áreas.
Obrigado
-
24 de agosto de 2007 às 19:24 #20215mrodolfoParticipante
Ricafe,
Sou engenheiro civil, com mestrado em transportes. Atualmente trabalho na área financeira. Também estarei na palestra de segunda-feira, junto com minha esposa. Quem sabe possamos nos conhecer pessoalmente.
Uma das perguntas que levantarei é relacionada a como o mercado de trabalho quebequense vê a transição de carreira da engenharia para finanças, tão comum aqui no Brasil. Eu me formei em 1998 e na época não havia mercado para mim.
Tenho acompanhado o blog da Sandra, que está na Ville de Québec (evaldovicente.blogspot.com). Ela é engenheira e já está com o processo bem adiantado junto à OIQ. O Carlos Luiz postou algumas mensagens há pouco tempo atrás fazendo referência a ela.
Bien, bonne chance, mes amis! Et à lundi!
MRodolfo
-
24 de agosto de 2007 às 20:26 #20226VenturaParticipante
Olá Ricafe,
Primeiramente seja bem vindo a comunidade!! Não esqueça de se apresentar no Topico ” Apresente-se” para que todos possam te conhecer.
Eu não sei para qual cidade você esta indo, mas em Motreal tem uma Entidade que ajuda os engenherios a passarem pelo processo de reconhecimento profissional, inclusive pagando todas as taxas e oferendo cursos preparatorios para as provas http://www.ampeciti.ca/public/index1.htm Vale a pena da uma olhada. Outra coisa é que para vc que ja tem um Doc, o importante é entrar o mais rápido no mercado de trabalho, assim vai precisar fazer o reconhecimento o mais rapido possivel. Bom, esta é a minha opinião, espero ter ajudado.
Forte Abraço,
Ventura
-
25 de agosto de 2007 às 01:55 #20241Carlos_SantosParticipante
sugiro a todos os engenheiros a seguir os passos da Sandra(evaldovicente.blogspot.com), como citou o MRodolfo, pois ela PROVOU que isso é possivel e AINDA NO BRASIL!!!
Boa sorte a todos!
-
31 de agosto de 2007 às 17:14 #20416ricafeParticipante
Caro Alexandre
Valeu pela dica. A cada dia que pasa vamos tomando conhecimento de mais sites e informações. O que falta mesmo é tempo para ficar pesquisando a fundo e ainda estudar o francês.
Abraços
Ricardo e Elaine -
31 de agosto de 2007 às 20:42 #20421VenturaParticipante
Olá Ricardo,
disponha sempre que precisar. O importante é sempre compartilharmos nossas pesquisas, a comunidade Brasil Quebec está em um momento muito bom, pois varias das pessoas que começaram os processos disponibilizando suas experiencias aqui, já estão no Canada, e agora nos passam as impressões de lá.
Forte Abraço,
Ventura
-
1 de setembro de 2007 às 00:08 #20424lucienepParticipante
Sites indispensaveis para engenheiros, alguns com videos muito bons! Além do blogg sa sandra como o Carlos
mencionouCFEE – Canadian Foundation for Economic Education que: “provides information
on credential recognition and licensing procedures for internationally educated
professionals”
http://www.cfee.org/dentro dele o CFEE’s Potential to Prosperity (de onde ele tirou os videos):
http://www.cfeep2p.com/Já o conselho federal de engenharia, que tem links para TODOS os órgãos territoriais
de engenharia:
http://www.engineerscanada.ca/e por último este site também ajuda os engenheiros:
http://www.peng.ca/ -
1 de setembro de 2007 às 20:23 #20442VenturaParticipante
Olá pessoal,
Surgiu uma dúvida um dia desses, quando você reconhecesse o diploma por uma ordem, por exemplo, a OIQ, se precisar trabalhar em outro Estado do Quebec, como Alberta, você tem que passar por todo o processo de novo na Ordem de Alberta?
Forte Abraço,
Ventura
-
2 de setembro de 2007 às 02:59 #20445mrodolfoParticipante
Alexandre,
Como no Brasil, as Ordens são regionais.
Abraços,
MRodolfo
-
2 de setembro de 2007 às 14:37 #20449VenturaParticipante
MRodolfo,
talvez eu nao tenha me expressado bem. O que quis perguntar é se eu quiser exercer minha profissao de engenheiro em outra provincia do Canada, Alberta, B.C, etc… eu terei que passar pelo mesmo processo de validação e reconhecimento de diploma, como provas, meses de espera e tudo?
Essa pergunta deve valer para todas as profissoes regulamentadas.
Forte abraço,
Ventura
-
4 de setembro de 2007 às 02:49 #20486VenturaParticipante
Pessoal,
será que alguém sabe me responder?
Forte Abraço a Todos,
Ventura
-
4 de setembro de 2007 às 13:50 #20492mrodolfoParticipante
Ventura, mon ami, bonjour!
Não tive tempo de pesquisar a respeito do assunto, até porque pretendo ir para o Québec e por lá ficar.
Dê uma olhado no site do Engineers Canada (http://www.engineerscanada.ca/e/). Pode ser que eles consigam responder a sua pergunta.
À bientôt!
MRodolfo
-
4 de setembro de 2007 às 14:33 #20496mrodolfoParticipante
Mes amis, une demande:
Vocês sabem como está o mercado de trabalho para bacharéis em engenharia, sem registro na ordem? Nas pesquisas que tenho feito em diversos sites encontro em grande maioria anúncios que solicitam registro na OIQ. Como apenas 15% ou 20% das posições são publicadas, a pergunta é pertinente…
Merci!
MRodolfo
-
19 de setembro de 2007 às 14:40 #20876mrodolfoParticipante
Bonjour, mes amis!
No jornal Metro de hoje (19/09/2007) tem uma matéria sobre a profissão de Ingénieur Civil e Technicien en Génie Civil. Vale a pena dar uma lida, pois aponta para grades perspectivas na profissão.
O link para o jornal de hoje é http://metropoint.metro.lu/20070919_Montreal.pdf . A matéria está dentro do caderno especial de emprego-formação.
Au revoir!
MRodolfo
-
19 de setembro de 2007 às 21:18 #20887Carlos_SantosParticipante
Sobre a necessidade de participar de ordens profissionais fora do Québec, é preciso ter em mente que as ORDENS profissionais são PROVINCIAIS e cada provincia tem as suas regras que lhe são proprias, logo sugiro definir em qual provincia, fora o Québec e ver isso em detalhe para ela!
Boa pesquisa!
-
20 de setembro de 2007 às 01:32 #20894VenturaParticipante
Valeu Carlos!
Isso quer dizer que se receber uma proposta de trabalho fora do Quebec, corre-se o risco de ter que passar por todo o processo de novo em outra ordem…. dificil esse negocio de reconhecer a profissao.
Mrodolfo, eu li a reportagem, muito boa mesmo
Forte abraço,
Ventura
-
30 de setembro de 2007 às 01:18 #21225nakhatealokalokimmParticipante
Caros membros do forum,
Alguem sabe se existe uma forma diferente dessa de reconhecer o diploma? Digamos, um conselho com instancia superior `as provinciais ou territorias? Imaginem alguem que eh engenheiro em Vancouver e trabalha numa multi que tambem tem escritorio em alberta ou qm montreal, entao ela nao podaria ser transferida sem ter essa necessidae de novo reconhecimento pela ordem dos engenheiros? Eu imaginava que era um reconhecimento e pronto.
alguem que possa saber sobre isso e puder contribuir para o grupo seria de grande valia.
valeu ,
alok -
30 de setembro de 2007 às 04:20 #21228VenturaParticipante
Alok,
O que você acabou de perguntar foi exatamente minha duvida que coloquei em dois post atras… pelo que o Carlos respondeu, cada provincia tem sua ORDEM e que as regras valem para aquela ORDEM. Torço para que na Associação Nacional das Ordens dos Engenheiros (nome ficticio) deva haver um acordo para que o registro de uma seja reconhecido pela outra, mas confesso que ainda nao consegui achar nenhuma informação que confirme isso. Estou sendo levado pela logica e bom senso, porém por nosso diploma nao ser de uma instituição Canadense pode ser que nao tenha este efeito…nos trazendo grandes limitações. Espero que consigamos descobrir esta informação.
[]s
Ventura
-
30 de setembro de 2007 às 19:35 #21243nakhatealokalokimmParticipante
Alexandre,
Pois eh , fico imaginando como um engenheiro civil , por exemplo, pode trabalhar lah no canada numa empresa muntinacional que tem sedes em varias localidades?
se realmente for isso, convenhamos eh um retrocesso , lamnetavel.
valeu,
alok -
30 de setembro de 2007 às 20:04 #21245AndrecvParticipante
Oi,
creio que seja como no Brasil, o reconhecimento do Diploma é um processo único dentro do Canadá, uma vez reconhecido vale para todo o país, mas para exercer a profissão e usar o título da profissão, é preciso se inscrever na Ordem da provincia.
se for exercer em mais de uma provincia tera que se inscrever em mais de uma ordem.Mas isso é apenas minha opinião.
Andre
-
30 de setembro de 2007 às 20:22 #21247Carlos_SantosParticipante
André,
quem “reconhece o diploma” é a ordem…. ou seja vc so pode usar o titulo dado pelo diploma se a ordem o reconhecer como tal!
Assim foi o que eu ouvi aqui nas sessões do MICC!
boa sorte a todos !
-
1 de outubro de 2007 às 01:11 #21260nakhatealokalokimmParticipante
forum,
entao, entendendo da forma como o Carlos disse e tambem escutando o que muitos jah falaram….. eh praticamente im possivel trabalhar em todo territorio canadense, pois diploma temos, o problema eh o reconhecimento.
Realmente estou bem surpreso quanto a esta questao…… lamentavel . Quando chegar por aih vou fazer um manifesto sobre isso e levarei ao gabinete do Premier.
valeu,
alok -
1 de outubro de 2007 às 01:31 #21261nakhatealokalokimmParticipante
obs.
quando falo em todo territorio canadaense, eh devido ahs multinacionais que tem escritorios em todo canada.
valeu,
alok -
1 de outubro de 2007 às 11:49 #21273Carlos_SantosParticipante
Alok,
quando imigramos não podemos esperar encontrar o melhor do pais de destino e ainda querer o que de bom temos no nosso pais de origem!
Se for assim, seria um pais ideal, tudo o de melhor em todos num so!
Aqui o vinho é caro, o queijo também! não é a França, que comprava Camembert por vezes a menos de UM EURO, aqui o mesmo custa mais de 7 DOLARES!!!!
Uma garrafa de um “vin de table” custa mais de 9 DOLARES, na França o governo baixou uma lei para evitar que este vinho fosse vendido por menos de UM EURO!
Por isso, digo que as ordens profissionais aqui fazem PROTECIONISMO mesmo! Mesmo os sindicatos profissionais, como o dos eletricistas, também o fazem! isso é o Canada! quem quiser vir para ele, deve aceitar as regras dele! não vejo como vir e fazer mudar tudo o que nao gostamos!
vou fazer vinho e queijo para baixar o preço….. isso não funcionara!
Não levei ao pé da letra o que vc falou, mas vejo nas suas palavras algo que vejo na cabeça de muitos que imigram e são insatisfeitos por não poderem trazer o seu pais na mala junto!
Atenciosamente
-
1 de outubro de 2007 às 18:34 #21295VenturaParticipante
Alok,
concordo com o Carlos em relação as espectativas geradas pelos imigrantes de crer encontrar tudo que tem no seu pais de origem no Canada….infelizmente isto não é possível. Confesso Alok, que já pensei diversas vezes em voltar para a graduação no Canada para ter um diploma local…Acredito que aproveitando algumas matérias ja feitas aqui, consigo terminar a graduação em 2 anos….aproveitando para fazer varios estágios obrigatórios e ir me adaptando aos termos tecnicos e as singularidades de canada pais….é isso aí…com planejamento e espectativas proximas da realidade temos mais chance de não nos frustrarmos e atingirmos nossos objetivos. Tenho aprendido muito com o Carlos Santos, principalmente depois de sua chegada no Quebec e esta lição eu não esqueço mais… planejar, planejar, planejar e manter as espectativas proximas da realidade.
Forte Abraço a todos,
Ventura
-
4 de outubro de 2007 às 03:25 #21390nakhatealokalokimmParticipante
Alexandre , Carlos e forum,
Entendo que o Canada tem as suas regras e as respeito.
Alexandre, quanto a revalidar o diploma ou se necesario, caso eu queira muito, irei me graduar novamnete. o que estava comentando eh que ao ser reconhecido pela ordem de Quebec (engenharia) , digamos que seja funcionario de uma Siemens por exemplo. Somente poderei trabalhar em quebec sem poder atuar em B.C. por exemplo, mesmo que seja por um periodo de 6 meses. Essa que eh a minha bronca.
pelo que to vendo, a pessoa pode ateh trabalhar em uma empresa que tem escritorios espalhados pelo canada, mas nao pode se deslocar em varios territorios exercendo a profissao.
Acho q agora ficou um pouco mais claro. Sobre a carta de manifesto pro Premier, isso penso sim.
valeu,
alok -
4 de outubro de 2007 às 11:30 #21392AnonymousParticipante
Amigos,
Eu sou formado em Tecnologia Mecânica pela FATEC-SP e estudei até o 4º ano de Engenharia na FEI, quando tive que me mudar para Bahia por questões profissionais. Portanto, meu caso trata-se de reconhecimento de diploma + aproveitamento de créditos, para finalizar Engenharia no Canadá. Gostaria de saber se tem alguém na mesma situação. Eu consultei alguns sites, mas realmente estou um pouco perdido, porque não sei se devo utilizar o diploma de tecnólogo para alguma coisa ou somente as disciplinas cursadas no curso de Engenharia ( algumas eliminadas com o curso de Tecnologia ) para dar continuidade lá. Eu tb vi que existem muitas faculades de Engenharia no Quebec e talvez algumas tratem estas questões com mais simpatia, como ocorre no Brasil quando se usa o diploma de uma para eliminar matérias em outras. Se alguém tiver algumas informações ou links para leitura, serei grato
Abraços
Glauco -
4 de outubro de 2007 às 14:51 #21403mrodolfoParticipante
gcarlos, bon jour!
Para o aproveitamento de disciplinas, você precisará contatar diretamente a universidade onde você quer concluir o curso de engenharia. Peça à FEI seu histório escolar e a ementa das disciplinas cursadas e traduza tudo para o francês ou inglês (vejao idioma com a universidade). Peça a mesma coisa à FATEC.
Seu diploma de tecnólogo serve para muita coisa, pois até onde entendi, não há registro em ordem profissional para os tecnólogos, assim, você pode trabalhar na área tão logo seu diploma da FATEC seja validado pelo MICC.
Quanto à quantidade de faculdade de engenharia, não são tantas assim. Decida em qual idioma você vai querer concluir seus estudos – inglês ou francês – e BONNE CHANCE!
Salut!
MRodolfo
-
10 de outubro de 2007 às 14:28 #21560yuriParticipante
Pessoal,
Tem alguém aqui que falou na entrevista que preferia fazer a faculdade de engenharia denovo ao invés de validar o diploma? Qual foi a reação do entrevistador?
Aonde que encontro termos técnicos para a área da engenharia elétrica/eletrotécnina?
abs!
-
10 de outubro de 2007 às 17:26 #21572amorimParticipante
Pessoal, estou aqui em Montreal a 2 meses, já passei por varias etapas de validaçao, mas o mais importante e citar que ao virem para o Canada nao venham cheios de espectativas imediatas, tudo é possivel mas demanda paciencia. Já postei anteriormente que já me matriculei na ÉCOLE POLITECHNIQUE DE MONTREAL NO COURSO DE BACCALAURÉAT DE GÉNIE CIVIL, já fiz minha equivalencia de estudo na faculdade eles elimiraram mais ou menos 35 créditos. O Curso total é de 120 créditos, ou seja, terei que fazer mais ou menos 85 créditos que deve durar aproximandamente 2,5 anos, no entanto já fiz minha equivalencia pelo governo, porque assim já posso trabalhar como téchnicien génie civil. A ordre de engenheiro já faz a validaçao como técnico. Já preenchir todos os formularios necessários para dar entrada na Ordem dos Engenheiros, mas por experiência do que esta acontecendo aqui em montreal acho que nao darei entrada agora levando em conta varios fatores. Lembrando que são apenas opiniões e vivencia pessoal. Já fiz algumas entrevistas aqui em Montreal, inclusive teve uma empresa que nem me exigiu o inglês e mesmo nao falando o Frances fluente ainda, o entrevistador me disse que estava me comunicando muito bem, no entanto ele me disse que o maior problema do imigrante, nao é a falta de conhecimento técnico e sim a falta de conhecimento das normas especificas do Canada. Então estou percebendo que existe é claro uma certa coerencia na ORDEM de nao fazer a validaçao imediata do diploma. No meu Caso já olhei na Ordem tenho uma pequena chance de validar o diploma pelo tempo que tenho de experiência de trabalho no Brasil. Mas ai vem outro problema, a fluência da ligua, caso seja isento as provas de conhecimento técnico ainda assim será necessario provar e demonstrar uma otima fluência no frances. Afinal como poderemos atender um cliente se nao entendermos o que ele demanda ou até mesmo nao saber explicar o que ele necessita. Tenho feito outras entrevistas fora da area de engenharia e se conseguir o trabalho tennho grande chance de aceitar, primeiro para melhorar o frances, segundo para conseguir ter experiencia de trabalho aqui no QUEBEC mesmo sendo em outra area isto é levado bastante em conta na HORA da validaçao, sendo assim nao tenho certeza se estudar seria mais minha prioridade e talvez cancela a matricula. Porque realmente ter que fazer tudo de novo é uma coisa a si pensar com calma. Mas se conseguir consiliar o trabalho com o estudo fica mais facil. Estou continuando a estudar o frances para logo começar o ingles.. é claro que muitos de vcs nao vao ter problemas com a lingua, mas sei que muitos nao tem frances fluente ou o ingles.. Aqui o ingles é 50% para conseguir um trabalho os outros 50% esta diluindo entre a experiência e o Frances.. Isto é uma coisa que nos preocupa a imagem que no Quebec a lingua principal é o frances nao condiz com a realidade exigida dentro do mercado de trabalho. Entao um conselho que dou, estudem bastante a lingua porque isto com certeza faz a diferença. Mas nao desanimem porque o caminho correto é este mesmo, pesquisar, avaliar e fazer o que for melhor para cada pessoa. estou escrevendo apenas para tentar clariar algumas ideas e falar um pouco da experiencia que estou tendo agora. Talvez este pode ser um dos motivos pra quem tem a validaçao de Quebec nao pode trabalhar em outra provincia, estou dizendo no caso de nao poder é claro, porque ainda nao tenho informaçoes concretas sobre isto, é o problema do inglês, porque nas outras provincias se fala o ingles e a validaçao no Quebec só exige o frances, entao uma pessoa que sabe frances e consegue a validacao e nao sabe o ingles nao conseguiria trabalhar em outras provincias onde se fala somente o ingles. Mas percebo tambem que as oportunidades existem, mas é preciso avaliar e ter paciencia, começando a estudar por exemplo, poderemos fazer estágio, assim teremos experiencia e tb escola. Já pedi a Bolsa do governo para estudar, mas tem muita gente me falando para nao aceitar,porque mesmo que tenhamos de pagar no futuro apenas uma parte nao deixa de ser uma divida, como minhas aulas só começam em janeiro tenho este tempo para avaliar e decidir. Inclusive amigos podem opinar sobre isto, toda sugestao e ideia podem me ajudar a tomar uma decisao. um grande abraço para todos da comunidade, espero ter colaborado com algo. Tendo mais informaçoes compartilho com vcs.
Até a proxima..Giovanni Amorim
-
10 de outubro de 2007 às 20:19 #21577CarlosedParticipante
Salut tout le monde!
Muito interessante o seu relato Giovanni. É bom ter esses feedbacks de quem já está na luta ai. Mas com certeza a lingua é muito importante mesmo, apesar que conheço o caso de um engenheiro que está ai que foi contratado justamente porque falava portugues. É outro fator importante não só pra ai: a sorte.
Mas gostaria de saber se alguem tem algum relato desse processo de validação de diploma que tenha uma curso de mestrado aqui do Brasil. Estou indo para trabalhar, mas fazer um doutorado pode ser uma segunda opção. Conversando com professores aqui, que inclusive fizeram doutorado na França, me disseram que o titulo de mestre é aceito normalmente sem restrições pelo menos no meio acadêmico.
À bientôt,
Carlos Eduardo -
11 de outubro de 2007 às 01:55 #21585mrodolfoParticipante
Amorim, salut!
Muito importante o seu relato! Algumas coisas não entendi muito bem e gostaria que você me explicasse melhor, s’il vous plaît:
– Você fez equivalência do seu diploma para técnico (ou tecnólogo) na OIQ ou no MICC?
– Quais foram as disciplinas que você terá que cursar para conseguir o diploma canadense?
– Só para termos uma idéia, em qual faculdade você se formou? Pergunto isso porque as faculdades brasileiras seguem o modelo alemão de escola de engenharia, que formam o engenheiro pleno, com pouquíssimas restrições em suas áreas de atuação. Isso costuma ser um facilitador na hora de se conseguir equivalência de estudos…
– Você procurou por auxílio nas ONGs que apoiam os engenheiros recém-chegados, como a RIRE 2000, em Ville de Québec, ou AMPE, em Montréal?Tenho outras mais, mas vou conter minha ansiedade… Volto a ressaltar que seu relato é muito importante pois vai contra aquilo que outros engenheiros têm postado en seus blogs: alguns começaram o processo de validação ainda no Brasil e estão se preparando para as provas da ordem, outros iniciaram o processo no Québec e já fizeram as provas da ordem, mas nenhum dos quais encontrei falou em voltar aos bancos escolares para poder exercer a engenharia no Québec.
Mon ami, bonne chance! Também sou engenheiro civil e pretendo ir a um congresso em junho de 2008, se meu artigo for aceito (isso me lembra que o dead-line para o resumo é na próxima segunda!). Quem sabe nos encontramos em breve!
À bientôt!
MRodolfo
-
11 de outubro de 2007 às 04:34 #21587akangParticipante
Ola a todos engenheiros,
EStou aqui na cidade de Québec e vou postar de inchirida mesmo, como dizia minha mae…
Aqui no Centro RIRE de ajuda ao imigrante, eles tem um curso que dura um ano para te preparar para fazer as provas de validacao de diploma d e engenheiro. Por tanto quem é engeiro acho interessante vir pra ville de Québec.(mais inchirida ainda , né!!! e nem sei se é assim que escreve)
Abraços a todos, coragem que vale muito a pena!Akang -
11 de outubro de 2007 às 21:49 #21596amorimParticipante
MRodolfo, Salut aussi!
Vou tentar responder as suas perguntas. Eu fiz a equivalencia de tecnico mo MICC, mas já me informei é a ORDEM reconhece o titulo de técnico ou técnológo dependendo do tempo de experiencia.. Eu sei tb que para fazer as provas existe um curso, mas no meu caso vou aprimorar o frances porque assim tenho chance de conseguir a equivalencia sem ter que fazer as provas. Na Faculdade as materias eliminadas foram basicamente as do 1 e 2 ano, como CALCULO I, II, ALGÉBRA, DESCRITIVA, mas teve outras como MECANICA DOS FLUIDOS, RESISTENCIA DOS MATERIAIS, ELETRICA E outras que nao me recordo agora. A questão é que na faculdade acho que eles nao teem muita boa vontade para eliminar as materias, mesmo pq eles querem receber, porque o curso é particular, estou dizendo isto porque tenho duas especializacao pela UFMG e no entando nao foi eliminada nenhuma materia na área de concreto armado. Onde digo que a NORMA daqui segue pelo que fiquei sabendo, a NORMA AMERICA, NORMA FRANCESA E NORMA CANADENSE. A engenharia aqui tb tem muita variaçao, como engenharia especifica de Bâtiment, de Incendie e outras mas nao é como no Brasil que vc forma engenheiro e pode trabalhar em qualquer area, aqui vc tem realmente especializar em algo como na medicina por exemplo. Tenho procurado alguma ajuda do governo sim, esta semana começo um curso de ATELIER DE MARCHE DE TRAVAIL, neste atelier vc é contratado para fazer um estagio onde o orgão paga 50% e a empresa 50% do salario. Mas como disse antes, não precisem se preocupar, cada um tem uma necessidade e cada um tem suas dificuldades é so ter paciencia que vamos todos chegar la, uns mais rapidos outros nao tao rapidos, mas o importante é nao desistir, no meu caso nao estou com tanta pressa assim, mesmo porque estou ate gostando de ficar um pouco distante da engenharia porque ai no Brasil eles no sugam tanto que vim pra ca com intuito até de mudar de area. E um dica que dou é realmente participar de todas as palestras ou feiras que o governo te indica. atraves de um outro atelier que fiz, fui chamado para fazer uma entrevista em uma empresa que se chama TECSULT, pelo que vi é uma das maiores empresas do Canada e do Mundo. Ela tem filial em todo Canada, na America do Sul, Africa, Asia e Europa, O cargo era para tecnico, foi onde o entrevistador me disse para estudar um pouco mais das normas daqui, mas ainda posso ser chamado pq este cargo era especifico para trabalhar em calculo, ele disse que em outra area como projetos arquitetonico ou de barragem e ainda na construçao posso me encaixar, agora é ter paciencia e esperar a sorte ou oportunidade. Espero ter respondido.
Salutations
Giovanni Amorim -
11 de outubro de 2007 às 23:04 #21599nakhatealokalokimmParticipante
Giovanni e forum,
Boa noite. Tambem sou formado em engenharia e meu receio eh ter esse trabalho todo e nao poder trabalhar em toda canada. Deram pra entender? nao sei se foi neste topico que havia postado. Havia falado da dificuldade de se reconhecer o diploma e ser valido somente no quebec. Pelo que entendi, nao dah pra trabalhar numa empresa que tem filiais em outors territorios. Sabemos como isso eh importante pra quem almeja subir profissionalmente, claro que nao eh regra, mas conta muito uma para o profissional. No brasil, a pessoa se forma e pode trabalhar em qq parte do pais.
lamentavel isso, mas como havia postado, vou levar um manifesto pro Premier quando chegar aih.
valeu,
alok -
12 de outubro de 2007 às 21:41 #21608amorimParticipante
Alok, realmente nao sei de dizer se conseguindo a validaçao em Quebec, se podemos tralhar em outras provincias. Esta semana recebi um telefone de um destes orgaos que ajuda imigrantes e me matricularam para fazer um atelier e dependendo do andamento posso fazer um estagio atraves deste atelier, ainda não sei exatamente como funciona, mas se tudo der certo posto na proxima semana dar detalhes. um abraço para todos.
Giovanni
-
12 de outubro de 2007 às 22:05 #21611nakhatealokalokimmParticipante
Giovanni,
Obrigado por responder. Assim que puder nos deh essa colaboracao.
valeu,
alok -
14 de outubro de 2007 às 02:58 #21623amorimParticipante
Alok, com certeza assim que possivel passo mais informaçao..
Giovanni
-
14 de outubro de 2007 às 14:06 #21624mrodolfoParticipante
Alok,
Quando imigramos não podemos ter em mente que mudaremos o país para onde vamos, mas sim que seremos mudados por ele.
Para se ter uma idéia de como fazer para obter uma licença de trabalho em Ontario, recomendo o acesso ao site http://www.peo.on.ca/ . Essa é a “ordem dos engenheiros” de lá: Professional Engineers Ontario. Lá há o acesso para licenças temporárias… Acesse e verá que é possível sim trabalhar como engenheiro em outra província sendo membro da OIQ. Pode dar trabalho, mas não é impossível.
Amorim,
Obrigado pela sua resposta. Diferentes pontos de vista são sempre importantes.
À bientôt, mes amis!
MRodolfo
-
14 de outubro de 2007 às 18:13 #21627mourajrParticipante
olá a todos…
sou eng. mecânico e cientista da computação com mestrado nos dois e terminando o doutorado em mecânica, aplicado a aeroespacial. Ainda estou na dúvida entre ir para quebec e “arrumar” um postdoc ou ir para mercado (o que gostaria mais)… entretanto, vejo tantos comentários sobre a dificuldade de reconhecimento no OIQ…
Bem, no canadá não conheço e estou começando agora a entender, mas nos estados unidos existe uma qualificação chamada PE (Professional Engineer) que “algumas” vezes é exigida (principalmente para assinatura de projetos, etc). Entretanto, pode-se trabalhar por lá com diplomas daqui mesmo sem ter que fazer a prova pro PE (alguns amigos trabalham assim por lá). É curioso ver essa dificuldade de validação de diploma, já que constantemente empresas multinacionais canadenses com demandas de profissionais venham ao brasil e contratem gente pra trabalhar de imediato por lá… principalmente com funcionários da embraer já vi essas coisas… eu só não estou entendendo esse fato com essa dificuldade de validar tudo por lá… será que não seria uma boa sair daqui (brasil) com algum contrato assinado pra trabalhar por lá (canadá) (não digo que seja fácil, mas talvez uma possibilidade que evite transtornos)…
outra coisa, aqui no brasil, apesar de possuir CREA, muitas vezes prestei serviços sem ter que utilizá-lo (principalmente porque minha área é mecânica).. inclusive vários amigos que trabalham em empresas como Cargill, Monsanto, etc., não possuem CREA e trabalham normalmente…
gostaria só de jogar alguns fatos e a gente ir brincando com essas possibilidades… talvez alguém que já esteja aí em montreal conheça algum caso que falei e dá uma mão pra “validarmos” a idéia… heheheeh..
um abraço a todos,
ze reis -
14 de outubro de 2007 às 22:59 #21630mourajrParticipante
olá a todos…
sou eng. mecânico e cientista da computação com mestrado nos dois e terminando o doutorado em mecânica, aplicado a aeroespacial. Ainda estou na dúvida entre ir para quebec e “arrumar” um postdoc ou ir para mercado (o que gostaria mais)… entretanto, vejo tantos comentários sobre a dificuldade de reconhecimento no OIQ…
Bem, no canadá não conheço e estou começando agora a entender, mas nos estados unidos existe uma qualificação chamada PE (Professional Engineer) que “algumas” vezes é exigida (principalmente para assinatura de projetos, etc). Entretanto, pode-se trabalhar por lá com diplomas daqui mesmo sem ter que fazer a prova pro PE (alguns amigos trabalham assim por lá). É curioso ver essa dificuldade de validação de diploma, já que constantemente empresas multinacionais canadenses com demandas de profissionais venham ao brasil e contratem gente pra trabalhar de imediato por lá… principalmente com funcionários da embraer já vi essas coisas… eu só não estou entendendo esse fato com essa dificuldade de validar tudo por lá… será que não seria uma boa sair daqui (brasil) com algum contrato assinado pra trabalhar por lá (canadá) (não digo que seja fácil, mas talvez uma possibilidade que evite transtornos)…
outra coisa, aqui no brasil, apesar de possuir CREA, muitas vezes prestei serviços sem ter que utilizá-lo (principalmente porque minha área é mecânica).. inclusive vários amigos que trabalham em empresas como Cargill, Monsanto, etc., não possuem CREA e trabalham normalmente…
gostaria só de jogar alguns fatos e a gente ir brincando com essas possibilidades… talvez alguém que já esteja aí em montreal conheça algum caso que falei e dá uma mão pra “validarmos” a idéia… heheheeh..
um abraço a todos,
ze reis -
15 de outubro de 2007 às 23:42 #21653amorimParticipante
Caro MRodolfo, agradeço tb pela pesquisa que vc tem feito, sabemos que é super dificil começar tudo de novo, mas de acordo que uns vao ajudando os outros e de acordo com o processo que cada um faz, podemos tirar base e termos ideias para o nosso proprio caminho.
Um abraço.
Amorim -
16 de outubro de 2007 às 11:18 #21659mrodolfoParticipante
Amorim, merci! Estamos todos no mesmo barco, atrás do mesmo sonho…
Ontem submeti o resumo do artigo que pretendemos apresentar no congresso da sociedade canadense de engenharia civil. A construção do sonho é feita por etapas e essa foi mais uma.
À bientôt!
MRodolfo
-
16 de outubro de 2007 às 21:04 #21680MauPriJPParticipante
Caro Amorim,
Obrigado pelas novidades postadas aqui no fórum. Como os demais tenho algumas perguntas:
1) Vc saberia dizer se a certificação PMP é um fator importante para encontrar uma colocação? Explicando, sou Eng. Mecânico, mas minha experiência é voltada para a Gestão de Projetos/Contratos, aqui no Brasil a demanda por profissionais com essa qualificação é crescente, penso em faze-lá antes de viajar.
2)Pelo que li sobre a validação do diploma, na Ordem, vc tem um tempo para fazer a prova de francês, mais ou menos um ano, e pode levar dicionário, neste período se vc estiver estudando para as provas técnicas, o idioma vai evoluir tb,vc acha que mesmo assim não vale a pena? Ao invés de voltar a estudar?
3)Qual o tempo de experiência que faz com que vc elimine uma ou mais provas da Ordem?Última pergunta, e peço desculpas aos demais colegas, pois o tema é outro: Tenho um filho com idade parecida com a sua, e questão é sempre a mesma, como está a adaptação da sua pequena?
Mais uma vez obrigado pela colaboração.
Sds,
Mauricio. -
17 de outubro de 2007 às 02:34 #21694nakhatealokalokimmParticipante
MRodolfo,
Interesante saber dessa permissao temporaria.
valeu ,
alok -
17 de outubro de 2007 às 11:52 #21698tiagoxgParticipante
Td existe uma ONG na cidade do Québec que se chama RIRE 2000 que ajuda neste processo de aceitação de nossos diplomas.
Na universidade de Montréal tb existe um curso que se chama: Reconnaissance des diplômes et des compétences acquises à l’étranger. Vamos lá quem souber vá nos informando :)Tiago Guimarães (Eng. Mecânico)
-
17 de outubro de 2007 às 12:02 #21699mrodolfoParticipante
Maurício, ça va?
Vou me intrometer na pergunta que você fez ao Amorim e expor o quê entendi até o momento:
1- Qualquer certificação internacional é válida e PMP é uma delas. Você já fez pesquisas nos sites e verificou o qual tipo de vaga pede tal certificado?
2- Só o Amorim pode responder!
3- Recomendo acessar o site da OIQ (http://www.oiq.qc.ca). Lá há uma indicação de que 5 anos de experiência comprovada em dossier detalhado pode excluir um exame, no máximo; Acima de 10 anos, 2 exames, no máximo.
Quanto aos filhos, esse é o meu maior medo… O resto sei que tiramos de letra, mas a insegurança é grande. Como pretendo imigrar no verão de 2009, temos um pouco de tempo para a família toda se planejar. Atualmente apenas minha esposa e eu estudamos francês. Ano que vem, meu filho mais velho, Lucca, de 6 anos, estudará pelo menos uma hora por semana, já que ele é alfabetizado….
À bientôt!
MRodolfo
-
18 de outubro de 2007 às 21:06 #21753yuriParticipante
Pessoal,
Urgente!
Tem algum engenheiro eletrotécnico aqui? Porque nos pontos referentes a profissão tem o “Energia” que ganha 5 ptos! Será que podemos ser incluidos nesta pontuação? Já que engº eletricista não ganha pto algum!Abs!
p.s.:coloquei a mesma pergunta em outro topic mas acabou não sendo respondida. Mas acho que neste também cabe e preciso saber disso o mais breve possível! grato!
-
24 de outubro de 2007 às 00:47 #21909amorimParticipante
Caro Mauricio, Primeiro vou responder a questao do filho.. Minha filha na primeira semana estranhou um pouco e claro que é normal, porque os amiguinhos nao falam a mesma lingua, eles têm nomes dificeis de serem pronunciados. Mas agora com 01 mes de escolinha, ela ja começou a falar algumas coisas em frances, a professora disse que ela ja entende quase tudo do que se diz.. Entao digo que com certeza elas sao como uma esponja, nao se preocupe por elas aprendem rapido mesmo, tenho conhecidos aqui com filhos mais velhos de 06 a 14 anos, na verdade é a mesma coisa, elas aprendem rapido..
Quanto a questao do tempo.. realmente temos um tempo para o frances, mas quero aprimorar um pouco mais o frances antes de dar entrada, mesmo porque para mim em particular, preciso disto para ter mais confiança. Agora se decidir estudar na faculdade ou estudar apenas para fazer prova é necessario saber o frances tb.. digo provas de exatas é claro.. Para eliminaçao das materias, que ainda nao sei exatamento os critérios sei que conta o prazo de experiencia de no minimo 5 anos…. em relaçao a cursos extra-curriculares ou de especializaçoes, tem seu valor. espero ter respondido pelo menos parte..
-
6 de novembro de 2007 às 15:02 #22413yuriParticipante
Olá Amorim!
Primeiro gostaria de te agradecer pelas grandes contribuições que você tem dado à nós,engenheiros.
Tenho algumas dúvidas relacionadas ao que você postou e outra nem tanto:
1 – Que tipo de trabalho são esses que você tá sendo chamado para fazer entrevistas?
2 – Como é essa equivalência de técnico do MICC?
3 – Aonde que encontro infos na internet sobre esses atelies que você anda fazendo?
4 – Você sabe se durante a validação dá pra fazer estágio como eng.?Quanta perguntá né? rsrs! Mas ficaria muito agradecido se respondê-las! Abraços!
P.S: Na minha mensagem anterior havia perguntado: “Porque nos pontos referentes a profissão tem o “Energia” que ganha 5 ptos! Será que podemos ser incluidos nesta pontuação?” Tenho quase certeza que energia é um curso como química e física por exemplo. Não tem nada haver com engenharia. Tava ancioso porque queria mandar a doc. para BA e não sabia qual nível de francês e inglês precisaria por no DCS. Bom, vou precisar de francês interm.-avançado e inglês avançado. Mandei a documentação na terça passada! :-)
-
6 de novembro de 2007 às 18:07 #22420amorimParticipante
Caro Yuri,
Tenho feito entrevista como “TECHNICIEN EN GÉNIE CIVIL”, no entanto recebi a equivalencia de estudo e o MICC, considerou que tenho o baccalauréat de 4 anos completos no dominio de engenharia civil, ou seja, para o governo já fui classificado como engenheiro, entao ja estou mudando de ideia por exemplo na questao de estudar de novo na faculdade, estou pensando em entrar direto com o processo na ordem dos engenheiros. Como técnico já podemos trabalhar. Para fazer estágio vc tem que estar estudando no entanto as vezes aparece um cargo de assistant de ingenieur civil, mas é raro. A equivalencia do MICC é feita para te classificar dentro do ministerio da educaçao, aqui existem muitas empresas que já aceitam esta equivalencia para que vc possa trabalhar, mas apenas como técnico. Quanto ao atélier, vc pode procurar no site www.emploiquebec.ca ou escrever para ARIANNE@LAMAISONNEEINC.ORG – este email é da conselheira em emprego ela se chama. ARIANNE BENISTI e ela trabalha na LA MAISONNEE é onde se faz os atélies. tel. em MONTREAL 514 – 271.1910 poste 211Espero ter respondido.
Um abraço
Giovanni
-
6 de novembro de 2007 às 23:48 #22444yuriParticipante
Amorim,
Surgiram mais dúvidas! Quanto tempo demorou para você receber esta permissão do MICC para trabalhar como técnico? O que precisou ser feito? Imagino que os engenheiros eletricistas podem fazer o mesmo esquema, correto? O que consiste esses atelies?
Abraços!
-
12 de novembro de 2007 às 19:20 #22720amorimParticipante
Caro Yuri, me desculpe por demorar a responder, mas agora o tempo aqui vai ficando cada vez mais curto. a equivalencia do MICC demora em torno de 45 dias. Enquanto ao atelier, eles te mostram todo o sistema de trabalho do Quebec, como por exemplo fazer curriculos, entrevistas e nos encaminham para empresas ligadas a nossa area. seja ela qual for. vale a pena depois que fiz o atelier ja tenho 03 entrevistas marcadas. vale a pena fazer. um abraco
Giovanni Amorim
-
13 de novembro de 2007 às 17:22 #22751yuriParticipante
Olá Amorim!
Então mas durante o atelier você faz o estágio como técnico em civil(no seu caso, por exemplo), o qual a escola paga metade e a empresa paga outra metade? Entendi certo? E quando o curso acaba você é efetivado ou sai da empresa como acontece no Brasil? E o mais importante: revirei todo o site do MICC e não encontrei nada relacionado a equivalência. Você lembra aonde tá isso lá? Essas suas informações estão sendo de grande valia(não só para mim mas para os colegas engenheiros da comunidade,acredito eu). Agora pretendo levar vagas de emprego para técnico já que posso ter este tipo de emprego. Quando vou procurar vagas de engenheiro no emploiquebec parece que tô no Catho! Experiência de 5 anos nisso ou 8 anos naquilo… ! Aí quero levar também pesquisas sobre validação como técnico. Se você lembrasse onde tá isso no site do MICC seria sensacional.
Abraços e mais uma vez obrigado!
-
18 de novembro de 2007 às 20:18 #22971salanoParticipante
MouraJr,
O que você escreveu a respeito da não necessidade de estar registrado na ordem, aqui no Brasil o CREA, acontece muito nas multinacionais principalmente do setor automotivo, trabalhei em duas dessa americanas, é que normalmente na carteira de trabalho você é classificado como analista de engenharia, analista de produto,… mas você deve ser engenheiro.
E isto também acontece nos EUA. Somente o gerente ou chefe de engeharia assina os projetos finais. Procurei em alguns sites de emprego no Canadá e, até agora, na maioria das vagas na minha área não pede registro, trabalho na área de CAE, simulação estrutural de componentes e sistemas automotivos.
Pelo que li aqui neste tópico, a maioria é engenheiro civil e eletricista, e acredito que como acontece no Brasil eles tem que ter o registro na ordem em dia e também estar atualizado com as normas de cada área. Na mecânica, metalurgia, materiais isso nem sempre é necessário.
Valeu!
-
19 de novembro de 2007 às 14:04 #23003tiagoxgParticipante
Em outubro enviei um email para o http://www.monavenir.polymtl.ca/main.jsp que foi/;
Je m’appelle Tiago Guimarães, j’ai 30 ans, je suis diplomé en génie mécanique au Brésil et je suis au terme du processus d’immigration pour le Québec. Je pense arriver fin 2007 ou début 2008.
>Je viens par la présente solliciter de votre bienvenillance les reiseignments suivants.
>
>A) Quelles démarche sont nécessaire pour m’inscrire au programmes de perfectionnement en ingéniere et devenir membre de l´ordre des ingénieurs du Québec?
>
>B) Quelles sont les dates d’inscription et la durée du cours et le période des examens?
>
>C) Est-ce que mon diplôme brésilien doivent être traduit par un traducteur officiel ou pas?
>
>D) Quels sont les documents nécessaires à ceci?
>
>Satutations,
>
>Tiago Ximenes GuimarãesE a resposta foi a seguinte 8O
Voici le lien internet vous menant au site de l’ordre des ingéneurs du Québec ainsi que les modalités afin d’être membre de cet ordre: http://www.oiq.qc.ca/pratiquer/permis/permis-junior/diplome-autre-pays.html
Il est nécessaire d’effectuer la traduction française certifiée de votre diplôme mais pour ce qui est de la descriptions des cours que vous avez suivi, celle-ci peut seulement être une descrisption sommaire en français ou en anglais.
Voici les conditions d’admission, les démarches pour demander une admission ainsi que les détails et marche à suivre pour venir étudier à la Polytechnique de Montréal en tant qu’étudiant étranger.
CERTIFICAT D’ACCEPTATION DU QUÉBEC
Tout étudiant étranger qui entreprend un programme d’études de plus de six mois au Québec doit y être autorisé d’abord par le ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles du Québec (MICC). Cette autorisation prend la forme d’un Certificat d’acceptation du Québec (CAQ) délivré pour le cycle d’études visé et pour une période déterminée. Certains étudiants peuvent être exempté de cette démarche, consulter la liste des exemptions pour en savoir plus.
Pour demander votre premier CAQ, vous devez remplir le le formulaire de demande du CAQ à l’adresse suivante:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/form/dca-etudes.pdf
Il est fortement conseillé de compléter ce formulaire directement à l’écran, de l’imprimer et de le signer par la suite.
Soyez prévoyant ! Le délai moyen de cette demande est d’environ 20 jours ouvrables.
Vous devrez y joindre certains documents :
La liste varie selon votre pays de provenance. Pour connaître la liste des documents que vous avez à fournir, cliquez ici.
Des frais de 100 $ can sont exigés pour le traitement de votre demande. Immigration Québec accepte plusieurs modalités de paiement.
Si vous êtes un étudiant mineur (vous avez moins de 18 ans) et que vous n’êtes pas accompagné au moment de commencer vos études, les autorités canadiennes et québécoises exigent la garde par un tuteur au Québec. Vous devez fournir alors des documents supplémentaires pour compléter votre demande.
Vous devez envoyer votre demande à l’adresse suivante :
Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles du Québec (MICC)
Services aux étudiants étrangers
285, rue Notre-Dame Ouest,
Rez-de-chaussée, local G15
Montréal (Québec)
Canada H2Y 1T8
Tel : 514 – 864-9191Attention ! Si vous souhaitez renouveler votre demande de Certificat du Québec, vous devez consulter la page suivante : renouveler vos autorisations de séjour.
IMPORTANT : à la réception de votre certificat d’acceptation du Québec, assurez-vous qu’il est valide pour le niveau d’études auquel vous êtes admis. Vous devez faire une nouvelle demande de CAQ, chaque fois que vous changez de niveau d’études, pa exemple, si vous passez d’une école de langue à l’université, ou encore d’un baccalauréat à une maîtrise ou d’une maîtrise à un doctorat. Vous pouvez maintenant effectuer vos démarches pour obtenir un permis d’études.
Liens utiles
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca
PERMIS D’ÉTUDEEn plus du Certificat d’acceptation du Québec (CAQ), vous devez obtenir un permis d’études du gouvernement du Canada. Vous devez commencer les démarches d’obtention de votre permis dès que vous recevez votre CAQ ou la lettre confirmant que ce dernier a été émis et que la confirmation a été transmisse à la mission diplomatique canadienne (ambassade, haut-commissariat, consulat) qui couvre le territoire où vous résidez.
Le délai de traitement de votre demande varie selon l’endroit où vous l’adressez.
Vous devrez compléter le formulaire de demande de permis d’études présenté à l’extérieur du Canada [pdf] ainsi que la liste de contôle des documents [pdf] et y joindre les documents requis;
On vous demandera notamment les preuves suivantes :
1. une preuve d’acceptation c’est à dire l’original de votre lettre d’admission délivrée par l’École Polytechnique;
2. une preuve d’identité c’est à dire une photocopie de votre passeport en cours de validité;
3. une preuve de ressources financière pour payer vos frais de scolarité et de subsistance pour vous-même et les personnes à charge qui vous accompagnent. Pour les frais de subsistance, les autorités d’immigration canadiennes exigent des preuves que vous possédez les montants suivants (par année) :
9 600 $CAN pour un adulte;
15 340 $CAN pour un adulte accompagné par un membre de sa famille;
3 840 $CAN en plus pour toute personne s’ajoutant par la suite;Les preuves de ressources financières peuvent être :
votre livret bancaire à jour avec la preuve qu’il vous appartient et, au besoin, des documents attestant une autre source de revenus;
une déclaration notariée attestant un soutien financier et signé par vos parents ou votre tuteur, accompagnée d’une preuve de fonds suffisants, le cas échéant;
une autorisation d’exporter des fonds par les autorités de contrôle du change étranger de votre pays, le cas échéant;
une attestation confirmant que vous êtes titulaire d’une bourse et précisant le montant mensuel ou annuel qui vous a été accordé, le cas échéant.
Pour plus d’informations, cliquez ici.
Les frais exigés pour traiter votre dossier s’élèvent à 125 $CAN. Vérifiez les modes de paiement et les devises acceptés par le bureau des visas de votre pays.Notez-bien : une personne ayant résidé plus de six mois dans certaines régions du monde au cours de la dernière année doit subir un examen médical (à ses frais) auprès d’un médecin agréé par les autorités d’immigration canadiennes. Ces dernières vous fourniront un formulaire médical avec une liste de médecins agréés. Procurez-vous votre certificat médical dès que possible. Les résultats prennent souvent un certain temps et peuvent retarder votre départ au Canada.
Veuillez noter que les conditions requises pour l’obtention du permis d’études peuvent varier d’un pays à l’autre. Merci de consulter le Bureau des visas ou son site Internet pour vérifier si vous devez compléter d’autres formulaires.
Une fois que vous avez rempli toutes les conditions d’obtention d’un permis d’études, le Bureau des visas canadien émet une lettre d’attestation à cet effet. Cette lettre n’est pas votre permis d’études et ne le remplace pas. Votre permis est délivré à votre arrivée au Canada par les autorités canadiennes de l’immigration.
Citoyens des États-Unis, du Groenland et de Saint-Pierre et Miquelon seulement, une disposition de la loi sur l’immigration vous permet d’obtenir votre permis d’études directement à un poste frontalier canadien sur présentation des documents énumérés ci-dessus.
Si vous étudiez déjà au Canada, consulter le site sur le renouvellement des conditions de séjour.
Liens utiles
http://www.cic.gc.ca/francais/etudier/etudier.aspPremier cycle – Toutes les demandes d’admission doivent être soumises au Registrariat de l’École Polytechnique selon le calendrier du guide d’admission.
http://www.polymtl.ca/etudes/bc/ad_gd_bc.php
Cycles supérieurs – Toutes les demandes d’admission doivent être soumises à l’École Polytechnique selon le calendrier du guide d’admission suivant. Toutefois, nous examinons les demandes d’admission qui nous parviennent après ces dates en autant que celles-ci nous soient soumises dans un délai raisonnable.
http://www.polymtl.ca/etudes/doc/Guide-ES_FRANCAIS.pdf
http://www.polymtl.ca/etudes/doc/Guide-ES_ANGLAIS.pdf
http://www.polymtl.ca/etudes/doc/Guide-ES_ESPAGNOL.pdfLe candidat au programme de baccalauréat en ingénierie doit fournir:
– Un certificat de naissance
– Le relevé de notes le plus récent de son établissement d’enseignement
– Une photographie récente ( 4 cm X 5 cm) portant au verso sa signature
– La liste des cours (s’il y a lieu) auxquels il est inscrit au moment où il fait sa demandeIl est possible de remplir le formulaire de demande d’admission à l’intérieur du portail (cliquez sur le bouton de la barre de navigation “Demande d’admission”). Vous pourrez imprimer, ensuite, la demande d’admission complétée et nous la faire parvenir par la poste avec les documents demandés. Toutes les informations dont vous avez besoin pour compléter cette demande vous sont également accessibles dans le portail.
Suite à votre acceptation à l’École Polytechnique, il est possible, le cas échéant, de déposer une demande d’équivalences de crédits pour votre formation antérieure. Vous n’avez qu’à vous procurer le formulaire prévu à cet effet auprès du Bureau des affaires académiques (BAA). Il se peut que des frais soient appliqués pour l’étude votre demande.
L’analyse des dossiers d’admission aux différents programmes de Polytechnique est basée sur l’obtention d’un des diplômes mentionnés dans la rubrique “admission” mais également sur la qualité académique du dossier de chaque étudiant. Les relevés de notes de ces derniers doivent démontrer que leurs chances de réusssite sont bonnes. Ainsi chacun des dossiers est évalué individuellement. Dans certains cas, des tests diagnostiques sont proposés aux candidats refusés.
Les frais d’admission sont de 50$ (devises canadiennes). Vous devez émettre un chèque ou un mandat-poste à l’ordre de l’École Polytechnique de Montréal. Ce montant couvre les frais d’étude de dossier et n’est pas remboursable. Il est également possible d’effectuer un transfert bancaire:
Banque Royale
Succursale Centre d’achat Wilderton
2835, avenue Van Horne
Montréal, Québec
Canada H3S 1P6
Transit: 06221 Compte # 102-700-2
IBAN: 003-102-700-2
Swiftcode: ROYCCAT2
Téléphone: (514) 340-3030COMMENT DEMANDER L’ADMISSION?
Admission et inscription
L’admission précède l’inscription. Tous les candidats doivent demander et obtenir l’admission avant de pouvoir faire leur inscription. Les formalités de l’inscription seront indiquées en temps et lieu par le Registrariat aux candidats admis seulement.
Conditions d’admission
Pour être admis, les candidats doivent satisfaire aux conditions d’admission qui sont sous la responsabilité du Bureau des affaires académiques.
http://www.polymtl.ca/etudes/etudes/admission.phpGuides d’admission
Les guides d’admission aident les candidats à remplir le formulaire. Ces guides contiennent aussi des renseignements sur : les parties du formulaire à remplir, les documents à fournir, les dates limites, le montant à payer et un avis important aux étudiants étrangers.
http://www.polymtl.ca/etudes/etudes/admission.phpDemande d’admission
Toute demande d’admission à l’École Polytechnique doit être présentée sur le formulaire officiel complété avec toutes les pièces nécessaires.
http://www.polymtl.ca/etudes/etudes/admission.phpLe dossier d’admission doit comprendre :
A) Le formulaire d’admission;
B) Tous les documents nécessaires à la demande (voir les guides d’admission), sauf les derniers résultats scolaires s’ils ne sont pas disponibles au moment de l’envoi. Dans ce dernier cas, le candidat fera parvenir la liste des cours auxquels il est inscrit et par la suite ses résultats de fin d’année dès qu’ils seront connus.Le dossier d’admission complet à la date limite doit être soumis au Registrariat :
REGISTRARIAT
ÉCOLE POLYTECHNIQUE
CAMPUS DE L’UNIVERSITÉ DE MONTRÉAL
CASE POSTALE 6079 – SUCCURSALE CENTRE-VILLE
MONTRÉAL (QUÉBEC), CANADA
H3C 3A7Dans tous les cas, après l’étude du dossier, un avis officiel d’admission ou de refus sera donnée au candidat. Tout dossier incomplet sera classé en “suspens”.
Remarques
1. Une inscription sur le portail d’information “mon avenir @ POLYTECHNIQUE” n’est pas une demande d’admission à Polytechnique. Le formulaire d’admission est disponible sur le portail « mon avenir @ POLYTECHNIQUE » http://www.monavenir.polymtl.ca pour permettre au candidat de remplir proprement le formulaire en ligne avant de l’imprimer. Le formulaire d’admission est aussi disponible sur le site web http://www.polymtl.ca/etudes/admission.php en format PDF que le candidat imprime et remplit ensuite à la main. D’une façon OU de l’autre, le formulaire d’admission doit être signé par le candidat et doit nous être envoyé par la poste avec les documents exigés.
2. Tous les documents exigés qui ne sont pas rédigés en français ou en anglais doivent être accompagnés d’une traduction française certifiée.
3. Tout diplôme étranger doit être accompagné d’une description donnant le détail des programmes et des conditions requises pour son obtention.
4. Pour les candidats diplômés d’un établissement autre que l’École Polytechnique, tous les relevés de notes doivent porter le sceau de l’institution d’où ils proviennent. Les photocopies sont acceptées si au moins une est certifiée conforme à l’original.
5. Tous les documents soumis restent la propriété de l’École Polytechnique.
6. Si vous désirez recevoir un accusé de réception avant l’étude de votre dossier, vous pouvez en faire la demande par écrit au moment d’envoyer la demande d’admission.
7. Si une entrevue préalable et un test d’admission sont exigés, le candidat sera avisé en temps utile.
8. Les cours sont donnés en français, les étudiants doivent donc être en mesure d’écrire correctement dans cette langue et de la parler couramment. L’admission pourra être retirée à tout candidat qui ne remplit pas cette condition.
Avec nos meilleures salutations,
L’équipe du Recrutement étudiant
École Polytechnique de Montréal
-
20 de dezembro de 2007 às 14:39 #23956cesardiego_rezParticipante
Olá pessoal, meu nome é Cesar, tenho 20 anos e moro em Cajamar, estou me preparando para dar entrada no processo.
Bem, tenho formação de Técnico em Edificações e estarei dando entrada no meu processo agora em Janeiro/2008. Preciso saber como é chamada a minha profissão no Quebéc, pois preciso colher informações para a entrevista. Tenho experiência profissional na área de 2 anos, como desenhista projetista (que se enquadra na minha profissão). Preciso saber também se lá o técnico se filia com um registro na ordem dos engenheiros de quebéc, pois aqui no Brasil é feito um registro como técnico em edificações no CREA.
Por favor, preciso dessas informações, pois estou perdido com relação a isso!
Um abraço e até mais!
Vlw! fui…
-
20 de dezembro de 2007 às 22:41 #23966yuriParticipante
Enviei um e-mail para o MICC perguntando sobre a validação de nossos diplomas!
Amorim,
Enviei porque queria ter uma info oficial com intuito até de levar para a entrevista e também obter mais infos.Não me entenda mal. Não duvidei das suas infos até porque elas me foram confirmadas por outra pessoa que conheço pessoalmente. E o “collègue qui participe également à ce processus” é você.Meu e-mail:
“Madame, Monsieur,Je suis ingénieur électrique et participant au processus d’immigration permanente du Québec. Un collègue qui participe également à ce processus m’a informé que votre Ministère procure une équivalence du diplôme d’ingénieur et classifie ce type de professionnels selon les normes du ministère de l’éducation. Ainsi, un ingénieur étranger peut être reconnu par le gouvernement. Selon cette source, quelques entreprises acceptent cette équivalence pour travailler comme technicien, mais que pour travailler à titre d’ingénieur, il est nécessaire d’obtenir une autre équivalence émise par l’OIQ. J’aimerais qu’on me confirme ces affirmations puisque dans mes recherches sur le site du MICC, je n’ai trouvé aucune information à cet égard.
Je vous prie d’agréer, Madame, Monsieur, l’expression de mes sentiments les meilleurs.
Yuri Fernandes”
Resposta:
“Monsieur,OBJET : Votre demande de renseignements sur l’évaluation comparative des études
Nous accusons réception de votre demande d’information concernant l’évaluation comparative des études effectuées hors du Québec.
Vous trouverez, sur le site Internet du ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles à l’adresse suivante http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/education/evaluation-comparative/index.html une information complète sur l’évaluation comparative des études, son utilité et ses limites, les documents et les traductions que vous devez produire, les formulaires à remplir, les adresses des bureaux responsables de traiter les demandes, les délais et les frais exigibles.
Si vous le désirez, vous pourrez obtenir une copie des documents que vous aurez consultés sur Internet et le formulaire à remplir en communiquant avec le Bureau d’immigration Québec qui couvre votre territoire biq.buenosaires [at] mri.gouv.qc [dot] ca .
Si vous prévoyez exercer au Québec la profession d’ingénieur, vous avez tout intérêt à contacter l’Ordre avant votre départ. À cet effet, vous pouvez consulter son site Internet au http://www.oiq.qc.ca. Vous
pourrez ainsi prendre connaissance des règles qui régissent l’accès à la profession et dès lors évaluer les démarches que vous aurez à réaliser pour obtenir votre permis et vous inscrire à l’Ordre.Recevez, Monsieur, nos salutations distinguées.
Renseignements
Service Immigration-Québec Ouest de Montréal, secteur aéroport
Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles” -
23 de dezembro de 2007 às 00:43 #23997tiagoxgParticipante
Prezado Cesar Diego,
dei uma rápida olhada nos sites dos Cégeps e acho que Técnico em Edificações deve ser Technologie du génie civil.
Dá uma olhada na página: http://www.mels.gouv.qc.ca/ens-sup/ens-coll/cahiers/program/221B0.aspAbraço e boa sorte
Tiago Guimarães
-
24 de dezembro de 2007 às 01:55 #24013MauPriJPParticipante
Boa Noite à todos,
Aos que estão em Montreal, já foram à AMPE?
Pelo que li no site,inclusive postado neste mesmo tópico, eles auxiliam os novos imigrantes (engenheiros) a obter a validação junto à OIQ,pergunto: Alguém já esteve nas palestras? Eles realizam o mesmo serviço que o R.I.R.E de Ville du Quebec? Enfim, o que pode ser dito desta entidade?Desde já agradeço à ajuda.
Mauricio.
-
24 de janeiro de 2008 às 02:32 #24833amorimParticipante
Para todos os engenheiros:
Uma dica importante para todos da area de engenharia, semana passada dei entrada na ordem, ou seja fiz a “DEMANDE DE PERMIS”, entao terei a resposta do que sera realmente necessario para completar o processo para atuar como engenheiro no Quebec. Conversando com um engenheiro que conheci aqui em Montreal e que tb é brasileiro, pode ser pedido no meu caso apenas dois exames, sendo um estes exames substituido por um curso de 3 meses na faculdade. Mas lembro que isto é uma hipotese, porque cada caso é estudado em particular, por é levado em conta o tempo de experiencia. Sendo assim a dica é exatamente em relação a experiencia de trabalho no Brasil, para todos que pretendem imigrar e dar entrada na ordem, tragam atestado que trabalharam no Brasil, constando a data de inicio e de saida da empresa, se possivel já traduzida, mas tem que estar assinada e em papel timbrado da empresa, porque so será aceito no curriculo, empresas e experiencias acompanhadas dos atestados. Estes atestados é uma folha simples como uma declaração nao tem nada de especial. A ordem nao aceita contratos ou carteira de trabalho, apenas as declarações e digo traduzidas porque de qualquer maneira deve ser traduzida aqui se vier em portugues, portanto se fizer as cartas em frances ou ingles nao sera necessario gastar dinheiro aqui. Assim que tiver uma resposta comento sobre a decisao.AMORIM
-
24 de janeiro de 2008 às 14:03 #24840mrodolfoParticipante
Amorim, bonjour!
Importantes suas considerações. Eu, particularmente, pretendo dar entrada no processo da OIQ ainda no Brasil, para já ir me preparando enquanto aguardo a viagem definitiva. Ainda não iniciei o processo para obtenção do CSQ, uma vez que quero estar mais seguro com relação ao idioma. Devo enviar o nosso dossier no final de fevereiro ou início de março, após fazer a prova de equivalência de horas na AF. Uma vez com o CSQ na mão, iniciarei as traduções das ementas e dos diplomas (Tec. em Edificações, Engenharia Civil, Mestrado em Engenharia de Transportes e Especialização em Finanças). Aproveitarei o tempo para distribuir as despesas e não pesar no orçamento.
De qualquer maneira, estarei no Québec entre 06 e 18 de junho e quem sabe possamos nos encontrar. Vou participar do congresso da Societé Canadienne de Génie Civil (http://www.scgc2008.ca), que vai acontecer na Ville de Québec entre 10 e 13/06. Meu artigo foi aceito e vou aproveitar a viagem para fazer alguns contatos com empresas e outros engenheiros canadenses, além de tentar visitar alguns novos amigos nesse curto espaço de tempo.
Ça va? À bientôt!
MRodolfo
-
24 de janeiro de 2008 às 15:05 #24846amorimParticipante
MRodolfo, com certeza tudo que vc puder adiantar no Brasil vai facilitar o processo aqui no Canada, se estiver aqui em julho com certeza poderemos nos encontrar, digo isto porque estou pensando em ir no Brasil em junho ou julho, ainda nao tenho a data definida.Mas se estiver aqui sera uma grande oportunidade. Sorte no processo.
Amorim
-
25 de janeiro de 2008 às 01:22 #24854VenturaParticipante
Olá Amorim,
Valeu demais pela dica. Estamos atentos aqui a todas as suas experiencias, pois elas vao nos ajudar em muito no planejamento.
Forte Abraço,
Ventura
-
29 de janeiro de 2008 às 14:30 #24934tiagoxgParticipante
Pessoal,
gostaria da ajuda de vcs. Por acaso alguém conhece o Ampe-citi que ajuda na integração profissional dos engenheiros em Montreal? O conhecido (Programmes de perfectionnement en ingénierie des diplômés en génie de l’étranger) pode nos ajudar em que? Qual seria a diferença entre o RIRE 2000 e o Ampe- citi?Agradeço a ajuda
Tiago Guimarães
-
29 de janeiro de 2008 às 18:34 #24940MauPriJPParticipante
Boa tarde Tiago e demais colegas de jornada,
Quanto a sua pergunta a grande diferença é que o Centre RIRE fica e atende os profissionais que residem na Ville de Quebec, enquanto a AMPE fica e atende em Montreal.
Veja a resposta que acabo de receber da AMPE:
Bonjour,
Oui c’est possible de participer au programme de perfectionnement en ingénierie mais je vous conseille de communiquer avec nous lorsque vous serez à Montréal.
Pendant ce temps, il faut préparer votre dossier pour l’Ordre des ingénieurs du Québec. Voilà les documents qu’il faut avoir :
– diplôme d’ingénieur et les relevés de notes,
– diplôme en administration des affaires
– descriptions officielles des cours d’économie, d’évaluation du projet
– certificat de naissance,
– CV
– certificat de travail très détaillés avec le titre du poste, les dates de début et de fin (mois et année) ainsi que la liste des tâches/responsabilités que vous avez occupé. Il faut une lettre pour chaque emploi.
– certificat de sélection du Québec,
– carte de résident permanentTous les documents doivent être traduits en Français ou en Anglais par un traducteur professionnel.
Bonne continuation dans vos démarches
Dimitri GIRIER
AMPE-CITI (Clef pour l’intégration au travail des immigrants)
Téléphone : 514-987-1759 poste 232
Courriel : dimitri.girier@ampeciti.ca
1595 rue Saint Hubert, Bureau 300
Montréal, Québec, H3L 3Z2
? Merci de penser à votre environnement avant d’imprimer ce courrielA idéia do programa é, após a entrada no processo de reconhecimento a OIQ, vai dar um parecer, dizendo quantas provas teremos que fazer e a AMPE junto com a École Polytechnique ministram um curso voltado para essas provas.
É isso,
Mauricio.
-
29 de janeiro de 2008 às 18:37 #24941MauPriJPParticipante
Boa tarde Tiago e demais colegas de jornada,
Quanto a sua pergunta a grande diferença é que o Centre RIRE fica e atende os profissionais que residem na Ville de Quebec, enquanto a AMPE fica e atende em Montreal.
Veja a resposta que acabo de receber da AMPE:
Bonjour,
Oui c’est possible de participer au programme de perfectionnement en ingénierie mais je vous conseille de communiquer avec nous lorsque vous serez à Montréal.
Pendant ce temps, il faut préparer votre dossier pour l’Ordre des ingénieurs du Québec. Voilà les documents qu’il faut avoir :
– diplôme d’ingénieur et les relevés de notes,
– diplôme en administration des affaires
– descriptions officielles des cours d’économie, d’évaluation du projet
– certificat de naissance,
– CV
– certificat de travail très détaillés avec le titre du poste, les dates de début et de fin (mois et année) ainsi que la liste des tâches/responsabilités que vous avez occupé. Il faut une lettre pour chaque emploi.
– certificat de sélection du Québec,
– carte de résident permanentTous les documents doivent être traduits en Français ou en Anglais par un traducteur professionnel.
Bonne continuation dans vos démarches
Dimitri GIRIER
AMPE-CITI (Clef pour l’intégration au travail des immigrants)
Téléphone : 514-987-1759 poste 232
Courriel : dimitri.girier@ampeciti.ca
1595 rue Saint Hubert, Bureau 300
Montréal, Québec, H3L 3Z2
? Merci de penser à votre environnement avant d’imprimer ce courrielA idéia do programa é, após a entrada no processo de reconhecimento a OIQ, vai dar um parecer, dizendo quantas provas teremos que fazer e a AMPE junto com a École Polytechnique ministram um curso voltado para essas provas.
É isso,
Mauricio.
-
29 de janeiro de 2008 às 21:35 #24947VenturaParticipante
Oá Mauricio,
para falar a verdade, eu sempre tive esta duvida.. qua é a instituição melhor preparada, que oferece a melhor ajuda e programas para os engenheiros imigrantes, a CENTRE RIRE ou o AMPE? A impressao que tenho é que o RIRE oferece uma melhor assistencia aos imigrantes engenheiros…mas é só uma impressao…pois nao conheco profundamente as duas…..
Abraçao e obrigado,
Ventura
-
29 de janeiro de 2008 às 23:55 #24952MauPriJPParticipante
Oi Alexandre,
Quanto à AMPE,realmente no site eles não “falam” muito em ajuda ao imigrante,etc,etc.
Entretanto, no blog Blog da Sandra e Evaldo caso vc ainda não tenha visitado, a Sandra está participando do programa do Centre RIRE,vale a pena uma lida.
Até mais,
Mauricio.
-
30 de janeiro de 2008 às 00:29 #24954tiagoxgParticipante
:discuss: Obrigado pela dúvida Mauricio.
Engraçado que hora nenhuma eles falaram de qualquer documento do MICC. 8O
Tiago Guimarães
-
6 de março de 2008 às 21:34 #26413wilianbatistaParticipante
Caros colegas Engenheiros imigrantes e futuros imigrantes (assim como no meu caso).
Pesquisando na Internet encontrei este artigo:
http://communiques.gouv.qc.ca/gouvqc/communiques/GPQF/Fevrier2008/08/c8495.html
Como ainda não estou 100% apto para entender fluentemente o idioma francês, gostaria do apoio dos demais colegas no sentido de expressarem suas opiniões acerca do exposto.
Seria uma notícia para nos animar ainda mais ? ou nenhuma grande novidade ?
“…une entente pour accélérer et faciliter la reconnaissance des compétences des personnes formées en génie à l’étranger.”
Abraços e bons estudos a todos.
Wilian Batista -
6 de março de 2008 às 22:32 #26417wilianbatistaParticipante
Segue abaixo o link contendo o complemento das informações apresentadas na mensagem anterior.
http://www.oiq.qc.ca/quoideneuf/afficher-communiques.html?511
Obs: ao que tudo indica, no mínimo, os engenheiros que farão reconhecimento dos estudos, até 2010 (prazo de implantação do programa) terão um acesso maior a informações sobre o processo e tbm sobre seu andamento.
Abraços e boa leitura a todos.
Wilian Batista -
7 de março de 2008 às 20:49 #26465VenturaParticipante
Ótima noticia Wilian!! Vamos ver o que o pessoal que já esta no Canada comenta!
Forte Abraço,
Ventura
-
11 de março de 2008 às 01:49 #26605DebaalParticipante
Oi, Alexandre.
Uma dúvida, qual parte pode ser feita ainda no Brasil.
Pois ainda moro no Brasil e estou iniciando meu processo, meu mestrado finaliza em 2010, existe alguma coisa que possa adiantar ?
um abraço
Debaal
-
11 de março de 2008 às 02:09 #26607DebaalParticipante
Pessoal boa noite.
Alguem poderia me ajudar
Oque é
Aircraft Maintenance Engineers, Category “M2”
Ou categoria “E”, onde posso achar informações sobre isso ?
Sou engenheiro industrial mecânico, minha experiencia profissinal foi toda voltada para a aviação, dessa forma gostaria de saber se alguem sabe sobre as licenças do CAA.
Obrigado
Debaal
-
11 de março de 2008 às 02:49 #26612DebaalParticipante
MONTREAL, Feb. 8. / CNW Telbec / – O ministro da Imigração e Cultural Comunidades, Ms. Yolande James, eo presidente do Colégio de
Engenheiros de Quebec, Sr. Zaki Ghavitian, assinaram hoje um acordo Para agilizar e facilitar o reconhecimento das competências das pessoas
Formado em engenharia fora do Canadá. Celebrado em uma reunião do Conselho Interprofessionnel du Québec à Montréal, este projeto é acompanhado por um apoio financiamento no valor de US $ 622000.
Com a assinatura deste acordo, o colégio irá criar novas ferramentas, para informação e formação aos imigrantes que pretendam exercer a sua profissão em Quebec. Este projecto permitirá o aumento do número de pedidos de ordem, que tem mais do que quintuplicou em menos de uma década. Ela deve facilitar a abordagem para obtenção do licenciamento, porque os candidatos terão conhecimento no que diz respeito às exigências dos profissionais sistema em Quebec, antes mesmo de deixar o seu país. Cada candidato poderá, assim, constituir um dossiê interactive, acessados remotamente, a qualquer momento, em antecipação da sua apresentação e o pedido de uma licença para praticar. Além disso, os formados fora do Canadá serão melhor preparados para exame profissional e familiarizar-se com os quadro regulamentar e do contexto cultural, no âmbito do exercício das suas profissão em Quebec.
“Ao apoiar este projecto, o governo Quebec uma realidade Mais uma vez o seu compromisso para facilitar o acesso dos imigrantes a ocupações mais procurada. Para o seu envolvimento activo, o Ordre des Engenheiros do Quebec reflete o seu dinamismo ea sua compreensão de uma questão que é vital para enriquecer Quebec “, disse o ministro James Yolande.
“Estas novas ações fazem parte da continuidade dos projetos já rumo ao colégio destinadas a promover a integração eo casa do imigrantes, porque seu destino tem sempre nós preocupado. O Colégio já começou em um processo de redução espera e aceleração do processamento de arquivos, incluindo a contratação de novos recursos e modernização do nosso processo. Entretanto, temos também de trabalhar com a Revisão do quadro regulamentar da profissão “, disse o presidente Zaki Ghavitian.Fundada em 1920, a Ordem dos Engenheiros do Quebeque emprega cerca de 56 000 engenharia profissionais de todas as disciplinas. O termo refere-se a qualquer engenheiro Membro da Ordem titular de uma licença para exercer a sua profissão. O papel da Ordem é para regular a prática de engenharia, a fim de garantir a qualidade de Serviços oferecidos pelos seus membros e para garantir a protecção dos Público.
Desde 2005, o Quebec governo tenha assinado acordos com mais de vinte e organismos profissionais para facilitar o processo de reconhecimento de habilitações e competências dos imigrantes.
Confira todos os projectos executados pelo Ministério da Imigração e Cultural Comunidades: http://www.micc.gouv.qc.claDebaal
-
11 de março de 2008 às 15:30 #26637VenturaParticipante
Olá Debaal,
Acredito que tem pessoas que participam do forum, principalmente deste topico, que poderá responder sua pergunta melhor do que eu poderia! Também estou no Brasil e pretendo desembarcar no Canada em 2010.
Sobre a reportangem… Ótima notícia!!
Forte Abraço a Todos,
Ventura
-
12 de março de 2008 às 22:47 #26710RicardogParticipante
Olá colegas engenheiros,
Gostaria de compartilhar meu processo na Ordem com vocês.
A exemplo da Sandra do blog evaldovicente.blogspot.com, resolvi iniciar o processo do Brasil e em setembro de 2007 enviei o formulário e os documentos exigidos. Ontem (11/03/2008), depois de 5 meses e meio de espera, recebi a tão famosa carta indicando quantas provas devo fazer!!!!!!!! Serão 4, duas do grupo A, uma do grupo B e a prova de economia.
Detalhe: ainda estou no Brasil, pretendo ir para o Québec em maio.
Então, respondendo ao Debaal, é possível fazer toda essa primeira parte no Brasil mesmo.
Segue o timeline, para se ter uma idéia da demora:
09/2007 – Envio da demanda de permis
26/09/2007 – Data que foi acusado o pagamento da taxa
11/10/2007 – Recebimeto da carta informando que meu processo havia começado
15/01/2008 – Solicitação, via e-mail, que eu mesmo traduzisse a ementa de economia
11/02/2008 – Data em que meu dossiê foi apresentado ao comitê de examinadores da ordem
11/03/2008 – Recebimento da carta com o numero de provas que devo fazerSe alguém quiser mais alguma informação é só postar.
Abraços,
Ricardo.
-
13 de março de 2008 às 15:52 #26741RicardogParticipante
Ah esqueci de dizer: sou eng civil.
Abraços.
-
13 de março de 2008 às 21:48 #26755GIBAParticipante
Ricardo,
Boa noite. Obrigado pela disponibilidade em postar as informações.
Você poderia fazer um resumo de sua formação como engenheiro civil? Possui pós/mestrado/doutorado?Qual tempo de experiência na área?
Se possível, poderia postar as custas do processo até agora e quando ainda deve desembolsar?
Você traduziu todas ementas, histórico, diploma, currículo, etc?
Sei que o número de provas que temos que fazer depende da nossa formação e da nossa experiência mas, as informações acima podem nos balizar em relação a algumas questões.
Sou engenheiro eletricista e ainda não sei se farei validação de diploma ou farei outro curso de primeiro ciclo.
Suas informações serão bastante importantes para mim e para todos os outros engenheiros da comunidade.
Um abraço,
Bruno.
-
14 de março de 2008 às 00:16 #26768RicardogParticipante
Olá GIBA,
Sou formado pela UFPR, não tenho pós nem mestrado nem doutorado. Pretendo fazer uma pós no Québec, vamos ver…
Tenho 2 anos e meio de experiência na área.Os documentos que enviei foram os seguintes:
– Formulário Preenchido
– Uma foto 5×7
– Cópia autenticada da Certidão de Casamento + tradução juramentada
– Cópia autenticada do Diploma + tradução juramentada
– Cópia autenticada do Histórico + tradução juramentada
– Cópia autenticada de Declaração da empresa que trabalho com as minhas atribuições e tempo de casa + tradução juramentada
– Todas as ementas do curso, mas sem tradução
– Money order para pagamento da taxa no valor de 455,80$ (agora está 451,50$)Obs. 1: Depois foi pedido que eu enviasse minha certidão de nascimento + tradução juramentada
Obs. 2: Eu enviei o envelope para um conhecido que mora no Québec, ele comprou a money order, pôs no envelope e enviou tudo para a Ordem.Os custos maiores foram com a taxa da Ordem (+/- R$940,00) e com tradução juramentada (R$380,00), além dos gastos com correio.
Ainda terei que gastar pelo menos 135,50$ por prova ou seja 542,00$.
Acho que é isso, qualquer outra dúvida é só postar.
Abraço,
Ricardo.
-
14 de março de 2008 às 00:45 #26773GIBAParticipante
Ricardo,
Muito obrigado pelas informações. Serão de grande utilidade.
Sua formação e experiência profissional são bem similares a minha, exceto pela área pois, como disse, sou engenheiro eletricista.
Peço que sempre que você tiver novidades, poste aqui pra nós.
Um grande abraço e bons estudos pra você,
Bruno
-
15 de março de 2008 às 02:17 #26812DebaalParticipante
Ricardog.
As ementas são da universidade que voce cursou ou são gerais para o seu curso, valido para todas as universidades que tem o mesmo curso ?
Obrigado
Debaal
-
15 de março de 2008 às 13:13 #26815RicardogParticipante
Debaal,
As ementas são da universidade que eu cursei. Eu não sei se elas foram necessárias, pois eu mandei sem tradução e eles me pediram para traduzir somente a de economia de engenharia…
Abraço,
Ricardo.
-
19 de março de 2008 às 22:13 #27056DebaalParticipante
Ricardog, boa noite a todos.
Voce sabe se esse analise tem validade, data para voce fazer as provas ?
Estou cursando mestrado devo termina-lo em 2010 (junho), poderia pedir o analise para ordem, depois que acabar o mestrado posso faze-lo novamente, ou seria valido o primeiro (provas) ?
Obrigado, pelas informações.
Debaal
-
24 de março de 2008 às 02:36 #27150DebaalParticipante
Ricardo….
O “demanda de permis”, que voce menciona é o “Demande de certificat de sélection “, se não onde consigo o formulário.
Obrigado
Debaal
-
25 de março de 2008 às 12:39 #27248mrodolfoParticipante
Debaal,
A “demanda de permis” você consegue no próprio site da OIQ (http://www.oiq.qc.ca).
À bientôt,
MRodolfo
-
25 de março de 2008 às 21:53 #27274DebaalParticipante
Ricardo.
Mais uma vez muito obrigado.
Debaal
-
25 de março de 2008 às 21:55 #27275DebaalParticipante
Desculpe Mrodolfo.
Não notei que não havia sido o ricardo que respondeu.
Obrigado
Debaal
Ps. já consegui pegar no site
-
25 de março de 2008 às 22:30 #27278RicardogParticipante
Olá Debaal,
Me desculpe pela demora em responder… :oops:
O formulário vc já conseguiu, ok.
Com relação ao prazo para as provas, é o seguinte: as sessões para realização das provas acontecem duas vezes por ano, em maio e em novembro. Ao numero de provas que vc deverá fazer corresponderá o numero de sessões que vc terá para fazê-las. Por exemplo, se a ordem te prescrever 3 provas vc terá três sessões para realizá-las.
Qto ao mestrado, não sei te dizer se é melhor terminá-lo e depois enviar a documentação ou primeiro enviar a documentação e qdo terminar o mestrado enviar o certificado. O que eu ouvi falar é que ele pode eliminar uma prova, porém eu só ouvi falar, então não posso te garantir, acho que vc teria que tentar descobrir alguém que possua mestrado e que tenha feito o processo para saber maiores detalhes.
Acho que é isso, qquer coisa é só postar.
Abraço,
Ricardo. -
29 de abril de 2008 às 00:42 #28644ButoxParticipante
Caros amigos engenheiros,
Leiam esta reportagem. Muito boa para nós.
http://www.cnw.ca/fr/releases/archive/April2008/21/c7575.html
Seguem dois trechos para estimular a vontade de ler a reportagem:
Avec une moyenne de 10 offres d’emploi pour chaque diplômé
ces futurs et nouveaux ingénieurs peuvent vraiment choisir la carrière de leur choix
Abraços
Rodrigo
-
29 de abril de 2008 às 03:46 #28647GIBAParticipante
Butox,
Ótima informação para todos os engenheiros. Demanda existe e se os planos de agilizarem a validação de diploma dos engenheiros realmente se tornar real, teremos boas oportunidades.
Um abraço,
Bruno.
(À espera do pedido de passaporte) -
30 de junho de 2008 às 21:44 #30127AnonymousParticipante
Amigos, boa noite,
Eu estava buscando facudades de Engenharia, caso seja necessário retornar aos bancos escolares para obter um diploma de engenheiro no Quebec e só encontrei cursos em período integral. Se possível, gostaria de saber se alguém encontrou algum curso noturno. Eu pesquisei as escolas através do site abaixo:
http://www.cicic.ca/en/post-sec.aspx?sortcode=2.20.24.26
Abs
Glauco -
1 de julho de 2008 às 00:51 #30129AnonymousParticipante
Amigos, boa noite,
Eu estava buscando facudades de Engenharia, caso seja necessário retornar aos bancos escolares para obter um diploma de engenheiro no Quebec e só encontrei cursos em período integral. Se possível, gostaria de saber se alguém encontrou algum curso noturno. Eu pesquisei as escolas através do site abaixo:
http://www.cicic.ca/en/post-sec.aspx?sortcode=2.20.24.26
Abs
Glauco -
1 de julho de 2008 às 00:53 #30130AnonymousParticipante
Amigos, boa noite,
Eu estava buscando facudades de Engenharia, caso seja necessário retornar aos bancos escolares para obter um diploma de engenheiro no Quebec e só encontrei cursos em período integral. Se possível, gostaria de saber se alguém encontrou algum curso noturno. Eu pesquisei as escolas através do site abaixo:
http://www.cicic.ca/en/post-sec.aspx?sortcode=2.20.24.26
Abs
Glauco -
1 de julho de 2008 às 01:00 #30132AnonymousParticipante
Amigos, boa noite,
Eu estava buscando facudades de Engenharia, caso seja necessário retornar aos bancos escolares para obter um diploma de engenheiro no Quebec e só encontrei cursos em período integral. Se possível, gostaria de saber se alguém encontrou algum curso noturno. Eu pesquisei as escolas através do site abaixo:
http://www.cicic.ca/en/post-sec.aspx?sortcode=2.20.24.26
Abs
Glauco -
1 de julho de 2008 às 11:30 #30157AnonymousParticipante
Amigos, boa noite,
Eu estava buscando facudades de Engenharia, caso seja necessário retornar aos bancos escolares para obter um diploma de engenheiro no Quebec e só encontrei cursos em período integral. Se possível, gostaria de saber se alguém encontrou algum curso noturno. Eu pesquisei as escolas através do site abaixo:
http://www.cicic.ca/en/post-sec.aspx?sortcode=2.20.24.26
Abs
Glauco -
1 de julho de 2008 às 11:32 #30158AnonymousParticipante
Amigos, boa noite,
Eu estava buscando facudades de Engenharia, caso seja necessário retornar aos bancos escolares para obter um diploma de engenheiro no Quebec e só encontrei cursos em período integral. Se possível, gostaria de saber se alguém encontrou algum curso noturno. Eu pesquisei as escolas através do site abaixo:
Abs
Glauco -
28 de agosto de 2008 às 02:27 #31129LeiloksParticipante
Olá colegas engenheiros!
Como disse em minha apresentação, sou recém formada em engenharia ambiental e pretendo ir para o Québec tão logo.
Se alguém tiver alguma informação sobre minha área, por favor me passe. Estou lendo o fórum desde o início também.
Obrigada!
Leila. -
28 de agosto de 2008 às 15:28 #31136mrodolfoParticipante
Leila, bonjour!
A engenharia ambiental deve estar a todo o vapor no Québec! Em minha visita de junho pude verificar isso com meus próprios olhos, face à preocupação que eles têm com o meio-ambiente (o congresso que participei me proporcionou uma visita a uma obra rodoviária, onde vimos como foi projetada a captação da água de chuva/degelo na rodovia entre Québec e Chacoutimi). Nos anúncios de emprego que recebo, boa parte é relacionada à engenharia ambienteal, vários deles com foco tanto em distribuição de água e coleta de esgoto, como também no próprio tratamento de águas… Para você ter uma idéia, nesse congresso (http://www.scgc2008.ca) foram apresentados 28 artigos em uma conferência especializada em engenharia ambiental.
Fique à vontade de me contatar caso queira saber mais sobre o congresso. A propósito, qual a sua especialização dentro da engenharia ambiental?
À la prochaine,
-
28 de agosto de 2008 às 21:10 #31139LeiloksParticipante
Olá mrodolfo!
Obrigada pelo incentivo!
Estou terminando de ler o tópico de engenharia e acho que vou encontrar muitas informações.
Irei dar uma olhada também no site sugerido.
Bom, como disse, sou recém-formada, e no meus 4 anos de estágio sempre trabalhei com licenciamento ambiental de vários tipos de empreendimento de impacto. Mas o que eu mais aprendi foi com o licenciamento de postos de combustíveis. Porém, nunca cheguei a trabalhar com a área de saneamento, apesar de ter visto tudo isso na faculdade.
Irei, portanto, tentar fazer as leituras e a gente vai conversando!
Até mais. -
14 de outubro de 2008 às 01:11 #31929ButoxParticipante
Pessoal,
Achei essa revista no site http://www.jobboom.com e achei muito interessante.
Vale a pena ler:Abraços
Rodrigo
-
14 de outubro de 2008 às 03:28 #31931Patinha11Participante
Muito bom mesmo Rodrigo!!!
Muito obrigado!!
Marcelo. -
14 de outubro de 2008 às 17:51 #31935mrodolfoParticipante
Rodrigo,
Excelente contribuição! A lista de empresas no final é ótima!
À la prochaine,
-
15 de outubro de 2008 às 00:49 #31944VenturaParticipante
Obrigado pela informação, Rodrigo!! Tenho certeza que nós seremos bem sucedidos no nosso novo pais!
[]s
Ventura
-
30 de dezembro de 2008 às 19:41 #33318LEKOParticipante
Ola pessoal! Me desculpem se de repente eu esteja postando em tópico errado, mas é que não encontrei nenhum tópico específico sobre a área de Telecomunicações; alguém teria informações sobre a respectiva área aí no Quebec?
Grato
-
31 de dezembro de 2008 às 11:53 #33325mrodolfoParticipante
LEKO,
Tá todo mundo no mesmo barco e não importa a especialização…
Bonne chance!
-
29 de julho de 2009 às 00:06 #36210mrodolfoParticipante
Mes amis, discípulos da Minerva…
Entrei em contato ontem com a OIQ para tirar umas dúvidas com relação à Demande de Permis… Compartilho com vocês as mensagens.
Abraços,
Marcos
J’m’appelle Caillou2009/7/28 Bick, Lorraine
Monsieur,
Dans un premier temps, vous pourriez nous envoyer des photocopies. La demande sera étudiée par une de nos adjointes et on vous avisera exactement les documents qu’il vous faut.
Quand vous arriverez à Montréal, vous pourriez apporter les originaux ainsi que d’autres documents demandés par l’adjointe responsable de votre dossier.
La méthode la plus facile pour payer les frais de la demande serait par Visa ou Mastercard. Vous pourriez aussi envoyer un chèque en dollars canadiens tiré sur une banque canadienne.
Sincères salutations,
Lorraine Bick
Préposée à l’admissionORDRE DES INGÉNIEURS DU QUÉBEC
Gare Windsor, Bureau 350 – 1100, rue de la Gauchetière Ouest
Montréal (Québec) H3B 2S2
Téléphone : 514-845-6141 / 1-800-461-6141 poste 3165
Télécopieur : 514-845-1833
lbick@oiq.qc.ca http://www.oiq.qc.ca
De : Marcos Paulo Rodolfo [mailto:marcospaulo.rodolfo@gmail.com]
Envoyé : 28 juillet 2009 12:22
À : Bick, Lorraine
Objet : Re: Renseignements complementairesMadame,
Je vous remercie de votre réponse.
Si j’ai bien compris, je dois remettre à l’OIQ les diplômes et les relevés de notes (bac et maîtrise) originaux, ses copies simples et ses traductions originaux. Suis-je correct?
Une fois que je suis encore au Brésil, il y aurait une alternative au envoi des documents scolaires originaux, comme, par example, la validation de la copie par l’Université ou même par l’autorité consulaire brésilienne au canadienne au Brésil?
En résidant encore au Brésil, comment devrais-je régler les frais relatives à ma demande de permis?
Merci d’avance,
Marcos Paulo Rodolfo
2009/7/28 Bick, LorraineMonsieur,
Nous vous remercions de l’intérêt que vous portez à l’Ordre des ingénieurs du Québec. Veuillez vous référer aux réponses ci-dessus.
Sincères salutations,
Lorraine Bick
Préposée à l’admissionORDRE DES INGÉNIEURS DU QUÉBEC
Gare Windsor, Bureau 350 – 1100, rue de la Gauchetière Ouest
Montréal (Québec) H3B 2S2
Téléphone : 514-845-6141 / 1-800-461-6141 poste 3165
Télécopieur : 514-845-1833
lbick@oiq.qc.ca http://www.oiq.qc.ca
De : Marcos Paulo Rodolfo [mailto:marcospaulo.rodolfo@gmail.com]
Envoyé : 27 juillet 2009 13:58
À : Service de l’Admission
Objet : Renseignements complementairesMesdames, messieurs,
J’étudie la possibilité de commencer mon chemin pour obtenir le permis d’Ingénieur au Québec. J’ai évalué le document CHEMINEMENT POUR OBTENIR LE PERMIS D’INGÉNIEUR AU QUÉBEC (catégorie C – Autres diplômes). Certains doutes persistent, une foi que mon diplôme a été obtenu au Brésil, pourtant écrit en portugais. Vous seriez très gentil si vous pouviez m’aider.
1. Si la traduction de mes documents scolaires, plus précisément mes diplômes et mes relevés de notes, elle est faite par un membre de l’OTTIAQ, il faut que l’Université qui les a émis fasse une validation de ses traductions et qu’elle vous les expédie directement ?
Réponse : Les traductions doivent être attestées par une affirmation solennelle de la personne qui les a faites. Ce n’est pas nécessaire de demander une validation de la traduction à l’université qui a émis les documents.2. Si je dois vous envoyer seulement les documents traduits, il faut que je vous remettre des copies simples ou des traductions originaux ?
Réponse : Il nous faut les originaux et les traductions avec des photocopies de chaque document.Avec mes salutations,
Marcos Paulo Rodolfo
-
31 de dezembro de 2009 às 02:14 #19816Patinha11Participante
Levantando o tópico…
Meu marido que é engenheiro civil,acaba de atualizar nosso Blog com uma postagem bem detalhada sobre o processo de validaçao do diploma dele junto a OIQ.
Se alguém estiver interessado,é só clicar no link do Blog logo abaixo.
Se tiverem dúvidas sobre o assunto,podem escrever para o email cariocasnoquebec@yahoo.caBonne chance !
:mrgreen:
-
31 de dezembro de 2009 às 14:03 #19818VenturaParticipante
Patinha,
excelente contribuição! Não deixe de nos avisar do andamento das provas e da finalização do processo de validação!
Abs. e feliz ano novo!
Ventura
-
1 de janeiro de 2010 às 06:37 #19819Patinha11Participante
Oi Ventura…(respondendo diretamente de Ville de Québec..que cidade mais linda!!)
Maridao manda dizer que as provas serao só em maio,entao notícias só em junho;mas contamos com sua torcida !!
Obrigadao e feliz ano novo pra vc também!!
:lol2:
-
19 de janeiro de 2010 às 02:44 #30168Patinha11Participante
Bibliografia para os exames da OIQ -Engenharia Civil
Disponibilizamos atraves de email o arquivo com a bibliografia para quem desejar.
Basta enviar um email paracariocasnoquebec@yahoo.ca e pedir!
Esperamos poder ajudar a muitos que estejam no mesmo barco.
Boa sorte a todos!
8) -
31 de março de 2010 às 01:40 #38079mrodolfoParticipante
Aos meus amigos engenheiros que andam meio sumidos da CBQ,
Hoje, fazendo aquele serão extra no Banco, com uma maldita luz que acende e apaga, aproveito para dar uma navegada nos sites de jornais e ver o que andou sendo publicado da nossa profissão…
No site La Presse Affaires, encontrei um dossier: Formation des ingénieurs. Achei bastante interessante, inclusive em um dos artigos veio o link para um site da Association des firmes d’ingénieurs-conseils – Canada. Fica a dica.
-
6 de abril de 2010 às 17:52 #38175mrodolfoParticipante
Amigos,
Fiquei hoje míseros CAD 790,13 mais pobre. Enviei para a OIQ a última coisa que faltava: o formulário para pagamento da taxa de Demande de Permis por cartão de crédito…
Abraços,
-
13 de abril de 2010 às 06:52 #38282Patinha11Participante
Agora falta menos de um mes para o 1º de 2 exames da Ordem.
Sera dia 07 de maio,conto com o pensamento positivo para que essa etapa seja superada com sucesso por meu marido,que tem se dedicado muito aos estudos em meio de muito trabalho.Venho depois dar noticias,espero que boas!
-
13 de abril de 2010 às 13:03 #38285mrodolfoParticipante
Patinha e Marcelo,
Contem sempre com nossos pensamentos positivos. Tenham certeza que a dedicação será recompensada no final.
Em novembro será a minha vez!
Bisous e bonne chance,
-
13 de abril de 2010 às 14:02 #38287Patinha11Participante
Sabia que vc iria dar seu apoio,caríssimo amigo de longa jornada.Muito obrigada!
O tempo aquí é curto e minha apreensão aumenta conforme essa data tão esperada se aproxima.Ainda bem que ele é bem tranquilo! :mrgreen: mas eu não! :roll:Em novembro ele vai de novo.. haja coração!! :lol:
Grande abraço!
-
13 de abril de 2010 às 15:05 #38290VenturaParticipante
Olá Patinha,
nossos desejos e pensamentos são para que de tudo certo nas provas!! Se posso dizer alguma coisa para ajudar é que sempre temos que lembrar que já somos engenheiros, formados em boas escolas, pois o Brasil sempre foi reconhecido pelos seus engenherios. Esta etapa que teremos que passar é somente uma confirmação do que já somos!1
Abs.Ventura
-
31 de maio de 2010 às 15:12 #39117yaraujoParticipante
Pessoal,
Sou engenheiro eletricista com 3 anos de experiencia em termoeletrica e 4 numa empresa de petróleo. Estou enviando meu dossie esta semana pelo correio e gostaria de tirar uma grande dúvida.
Já que para trabalhar como engenheiro tenho que fazer todo o processo para fazer parte da Ordem dos Engenheiros do Quebec, que é bastante demorado, quais são minhas opções ou melhores opções de emprego/trabalho no Quebec antes de fazer parte da ordem?
No meu projeto de imigração para apresentar na entrevista preciso apresentar as opções de emprego, minhas pesquisas de emprego em sites, etc.
Estou perdido nisso. Alguem pode me ajudar!!!
-
31 de maio de 2010 às 17:25 #39118VenturaParticipante
Olá Yaraujo,
Você pode pesquisar pelos postos de “technicien en génie”, que não são regulamentados por nenhuma ordem. Na minha entrevista eu levei ofertas de engenheiro civil e de técnico em engenharia civil. O primeiro para mostrar que existem ofertas para a minha área de formação e o sengundo (technicien) para mostrar a empregabilidade. A melhor dica que posso te dar é que o entrevistador sempre olha os pre-requisitos da oferta de emprego e pergunta se você os preenche. O meu entrevistador (Leblanc) me disse que no Quebec o mais importante é primeiro sua qualificação (o que vc realmente sabe e está preparado para executar), segundo a sua formação acadêmica e em terceiro sua experiência de trabalho. Resumindo, não adianta vc ser eng. e não ter desenvolvido as técnicas e procedimentos inerentes a sua profissão, como também não é valido para o mercado de trabalho vc ter experiencia, mas fora da área de formação e o que importa é se vc desenvolveu habilidades relaciondas a sua profissão, que ele deu o nome de qualificação.
Espero ter ajudado.
Abs.
Ventura
-
31 de maio de 2010 às 18:30 #39119mrodolfoParticipante
yaraujo,
As dicas que o Ventura deu são muito boas…
Só não concordo quando você diz que o processo da OIQ é demorado… Para você ter uma ideia, viajo daqui dois meses para o Québec e meu processo já está em andamento junto à Ordem. Acho que ser demorado ou não depende de como cada um vai fazer sua integração caminhar…
Mais uma coisa: lembre-se que apenas uns 15% das vagas de emprego são publicadas…
Bonne chance,
-
31 de maio de 2010 às 19:15 #39120yaraujoParticipante
Obrigado Ventura. Então o certo no caso de engenheiro é levar opções de trabalho como engenheiro e técnico na entrevista.
Pessoal,
QUanto ao processo quanto a fazer parte da OIQ ainda estou muito confuso, já li no forum e em “http://www.oiq.qc.ca/pratiquer/permis/permis-junior/diplome-autre-pays.html”.
Então pergunto e peço para quem já fez para ajudar quem esta começando nisso com um passo a passo.
1) O que podemos e como adiantar no Brasil ?
2) Sou formado em 2002, possivelmente terei que fazer exames lá e voltar a estudar lá para poder passar nos exames, como é isso?No link que postei acima tem muita coisa, mas toda vez que leio um comentário fico confuso. Coloquem um passo a passo simples para ajudar nós aqui no forum.
-
31 de maio de 2010 às 21:41 #39127VenturaParticipante
Yaraujo,
No blog do mrodolfo tem muita informação sobre a OIQ e também sobre reconhecimento. Possivelmente suas duvidas serão respondidas.
Vá na barra direita do blog que voce verá o link direto para as postagens sobre OIQ, reconhecimento, etc. Segue abaixo o endereço do blog.
http://jmappellecaillou.blogspot.com/
Abs.
Ventura
-
11 de junho de 2010 às 00:54 #39377yaraujoParticipante
Pessoal,
Surgiu algumas dúvidas quanto ao processo da OIQ e volto a vocês :bshelp:, pois parece que quanto mais leio mais fico com dúvidas. :bangwall:
Li na OIQ que “L’étude de votre dossier sera faite par le Comité des examinateurs. Les décisions seront prises en fonction de votre profil”. Então queria saber se o resultado da analise do dossie tem prazo de validade se enviarmos com bastante antecedência e a resposta da OIQ é TEM, mas não sei qual. Tem esse prazo de validade?Um passo a passo seria como. Vou tentar aqui:
1. Envio do diploma original e documentos exigidos do Brasil logo após o CSQ com as traduções oficiais (“Vous devez également fournir une traduction officielle des documents qui ne sont pas rédigés en français ou en anglais” – o diploma, histórico de notas, descrição das disciplinas, atestados de trabalho e certidão de nascimento devem ser traduzidos por um membro da l’OTTIAQ)
2. Para “Obtenir une Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec” que não tem nada haver com a OIQ, mas é exigido para empresas como a Hydro-Quebec é o mesmo ponto acima enviado a MICC.
3. Penso — chegar em quebec e fazer 6 meses de francisação integral e continuar depois com a francisação parcial até o final possivel e necessario.
4. Com o resultado da analise de meus documentos pela OIQ e mais de 8 anos de formado tenho que começar a estudar para fazer as provas depois da francisação integral. Estudar sozinho? Estudar na escola politécnica de Montreal ? Fazer matérias na politécnica de Montreal ? Ajuda financeira para esses estudos ? Como foram feitos por vocês? Prazo entre o resultado do dossie pela OIQ e a realização essas provas?
Já li tudo nos links abaixo e estou com essas duvidas.
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/education/evaluation-comparative/index.html
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/evaluation-etudes/Fiche4.pdf
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/evaluation-etudes/Fiche3.pdf
http://www.oiq.qc.ca/pratiquer/permis/permis-junior/diplome-autre-pays.html
http://www.oiq.qc.ca/pratiquer/permis/directives-examens.htmlPERGUNTAS E RESPOSTAS — OIQ
Après l’envoi de mon dossier et l’études et les décisions seront prises d’après mon profil par OIQ, combien de temps j’ai pour commencer à accomplir les exigences pour l’obtention de Permis d’ingénieur junior? je demande ça parce que je veux envoyer le dossier bien à l’avance du Brésil juste après l’obtention de CSQ ou jusqu’avant pour mes études, mon programmation, de réduction des coûts et projet de l’immigration.
Monsieur,
Est-ce que vous vous référez aux examens? Si oui, il faudrait attendre d’avoir votre prescription d’examens pour connaître la date limite pour les faire. De plus, il faudrait être à Montréal pour pouvoir faire les examens.
Sincères salutations,
Je demande si la conclusion des études de mon dossier (le formulaire et les documents requis pour un diplôme dans un autre pays) par le Comité des examinateurs a délai de validité ?
Alors, Je peux envoyer les documents et le formulaire de demande de permis d’ingénieur junior avant d’obtenir le CSQ ou deux ans avant de habiter à Montréal? Ainsi quand je arriver à Montréal je continue le route pour obtenir permis d’ingénieur junior.
Monsieur,
Quand le Comité des examinateurs va vous donner votre prescription d’examens, il y aura une date limite pour les faire. Si vous n’êtes pas à Montréal pour faire les examens avant la date limite, votre dossier sera fermé. -
11 de junho de 2010 às 12:16 #39381mrodolfoParticipante
Yuri,
Conforme te respondi em e-mail, você precisa ler com mais calma tudo o que está colocado no site da OIQ. Caso o francês esteja te atrapalhando um pouco ainda, mude o idioma para inglês e veja se resolve. Você também deve (não só pode) pedir auxílio ao seu professor de francês para entender tudo o que está lá. :alright:
No e-mail que te mandei, inclusive, coloquei um link que você mesmo já havia mencionado:
@yaraujo wrote:http://www.oiq.qc.ca/pratiquer/permis/directives-examens.html
Lá é falado, no item 6, que o prazo para fazer os exames é de uma seção para cada exame prescrito (as seções são em maio e novembro).
Bonne chance,
-
23 de junho de 2010 às 06:21 #39570Patinha11Participante
Oi pessoal!!
Vim aquí comunicar aos que não acompanham nosso blog que o resultado da 1ª prova da Ordem que meu marido fez,saiu hoje e que graças a muita dedicação e esforço enorme que ele fez, foi aprovado nessa prova faltando agora apenas o último exame que será feito em novembro.
Estamos aquí desde 12/11/08 .Ele entrou em contato com a Ampeciti no mesmo mês.
Iniciaram o processo/avaliação de dossier pela Ampeciti junto a OIQ em maio de 2009 após receber a autorização oficial da agente dele do Governo,com isso teve a taxa de avaliação paga pelo Governo e a lista das opções das matérias vieram em agosto de 2009.
Ele poderia fazer a 1ª prova em novembro de 2009 mas preferiu ter mais tempo para estudar já que trabalhava em tempo integral.
Começou a estudar em janeiro desse ano e fez a prova dia 07 de maio.
Expliquei aquí esses detalhes para saberem que o processo pode ser longo sim,vai depender da disponibilidade financeira e do tempo disponível para estudar.Tem provas que exigem mais e outras menos.Ele leu mais de 6 livros enormes e estudou vários códigos da Prefeitura que só podiam ser acessados na própria Biblioteca de Montreal.
Deverá terminar todo processo em 1 ano e 6 meses.
Mais detalhes ver no marcador ”Validação do Diploma” no nosso blog.Ventura e M.Rodolfo,Obrigada pela torcida!!!
-
23 de junho de 2010 às 10:51 #39571Marina TocafundoParticipante
Depois de ler e acompanhar a história de vcs vou me apresentar tb… :D
Meu nome é Marina, tenho 25 anos, estudante de Engenharia de Produção e moro em BH.
Eu e meu namorado vamos dar início ao processo em Janeiro/2011.
O nome dele é Filipe, 23 anos e está formando em Engenharia Mecatrônica em dezembro agora (ufa!! finalmente acabou pra algum de nós dois!! haha)Desejo muito sucesso a todos vcs que estão em processo e que já estão realizando as provas da ordem!!! :bigups:
Gostaria de saber de alguém que já está em Montreal (ou que está com a pesquisa mais em dia) como está o mercado para Mecatrônica e principlamente Produção. Eu tenho medo da minha não ser reconhecida pela ordem…
Um grande abraço!
-
23 de junho de 2010 às 13:10 #39575mrodolfoParticipante
@Patinha11 wrote:
Ventura e M.Rodolfo,Obrigada pela torcida!!!
Patinha11, sabes que nossos corações estão com vocês!
-
23 de junho de 2010 às 15:44 #39581SANDROMSParticipante
@Patinha11 wrote:
Expliquei aquí esses detalhes para saberem que o processo pode ser longo sim,vai depender da disponibilidade financeira e do tempo disponível para estudar.Tem provas que exigem mais e outras menos.Ele leu mais de 6 livros enormes e estudou vários códigos da Prefeitura que só podiam ser acessados na própria Biblioteca de Montreal….
Pelo visto é mais difícil entrar na OIQ que conseguir o visto…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
23 de junho de 2010 às 19:54 #39593Patinha11Participante
Muito bem observado Sandro!
Inclusive além de não precisar fazer essas provas nosso processo durou 9 meses!!
8) -
1 de julho de 2010 às 12:44 #39722Marina TocafundoParticipante
@Marina Tocafundo wrote:
Gostaria de saber de alguém que já está em Montreal (ou que está com a pesquisa mais em dia) como está o mercado para Mecatrônica e principlamente Produção. Eu tenho medo da minha não ser reconhecida pela ordem…
Alguém tem alguma informação para me passar?
-
1 de julho de 2010 às 14:26 #39724mrodolfoParticipante
Hummm… O quanto você, Maria, avançou em suas próprias pesquisas…
Fiz uma consultinha básico de cinco minutos no IMT en Ligne (acessei via emploi-québec) e vi, que provavelmente, a engenharia mecatrônia deve ser tratada como uma especialidade da engenharia mecânica, com o nome de ingénierie en robotique (CNP 2132).
Dê uma pesquisada por lá e veja o que pode concluir. Outra dica é pesquisas nas próprias universidades como a engenharia mecatrônica é tratada.
-
5 de julho de 2010 às 10:59 #39782Marina TocafundoParticipante
Muito obrigada!!!!
Quanto à mecatrônica, até aqui no Brasil é uma ramificação da mecânica.
A minha preocupação mesmo é com engenharia de produção (que é o meu curso). Mas vou verificar este site.Obrigada pela dica!!!! :D
-
5 de julho de 2010 às 18:52 #39796mrodolfoParticipante
Marina Tocafundo,
Boas pesquisas! :bigups:
-
2 de janeiro de 2011 às 21:24 #42641D.MeloParticipante
Prezados
Não encontrei nesses tópicos nada sobre o salário oferecido para “TECHNICIEN EN GÉNIE CIVIL”, alguém tem alguma idéia sobre valores?
desde já agradeço.Douglas Melo
-
3 de janeiro de 2011 às 00:46 #42643Carlos_SantosParticipante
@D.Melo wrote:
…. o salário oferecido para “TECHNICIEN EN GÉNIE CIVIL”, alguém tem alguma idéia sobre valores?
veja aqui:
Boa pesquisa!
-
9 de janeiro de 2011 às 15:27 #42724Thiago ZagoParticipante
Ainda neste tópico e peço desculpas se já mencionado, mas achei interessante :-)
http://www.1888mevoila.com/test/mod/forum/discuss.php?d=182
” Que dois-je faire pour préparer mes démarches auprès de l’Ordre des ingénieurs du Québec ?
par Stéphanie Bois – jeudi 18 novembre 2010, 15:26Pour exercer la profession d’ingénieur au Québec et pour porter le titre qui y est associé, sachez que vous devez obligatoirement être membre de l’Ordre des ingénieurs du Québec. Avant même d’arriver au Québec, vous pouvez déjà commencer à constituer votre dossier et à rassembler tous les documents essentiels à l’étude de votre candidature (http://www.oiq.qc.ca/pratiquer/permis/permis-j … -pays.html).
Une fois arrivé, n’hésitez pas à nous contacter, nous pourrons vous accompagner dans vos démarches et vous informer gratuitement sur la procédure à suivre. Pour les diplômés en génie civil, mécanique, industriel ou électrique, nous pouvons vous offrir un programme d’accompagnement pour la préparation aux examens et des formations préparatoires à l’emploi d’ingénieur.
Stéphanie Bois
Agente de communication &
d’éducation à la diversité québécoise
Centre R.I.R.E. 2000
(Modifié par Magali Large. Écrit initialement le jeudi 18 novembre 2010, 14:42) “
-
9 de janeiro de 2011 às 15:54 #42725Carlos_SantosParticipante
ola Thiago,
o centro RIRE 2000 eu mesmo indiquei faz tempos…… mas hoje, tendo conversado com alguns colegas que ja passaram por ele, acredito que quem deseja realmente chegar aqui e ser engenheiro sem perder muito tempo deve fazer como o marido da Patinha e o Marcos Rodolfo:
– se informar pelo site da ordem diretamente;
– preparar e dar entrada ainda estando no Brasil;
– chegar aqui ja estando preparado para fazer as provas da ordem e com o processo ja todo adiantado.O resto é fazer bem as provas da ordem.
Chegar aqui e ainda se informar, mesmo usando o RIRE 2000 é para quem nao esta com pressa de ter reconhecido o seu diploma. Esta é a minha opinao!
So para citar um exemplo:
– um colega francês que chegou aqui na mesma época que eu (fizemos o SOIIT juntos…), sua esposa é engenheira. Ela contactou o RIRE e depois decidiu fazer uma formacao na Universidade Laval, etc… neste meio tempo ela fez contato com a ordem e o centro Rire so colocou problemas no processo dela….. sem querer desmerecer este centrom, que alias eu mesmo usei, fazendo dois cursos.
E, nos dois cursos a falta de organizacao é algo que me decepcionou…. posso dizer que é a mesma opiniao do meu colega francês acima.
So para nao criar falsas expectativas…. detesto isso!
Fica o registro de experiencias… quem tiver outras poste aqui!
Sei que um colega vai fazê-lo, entao à ele de escrever aqui!
Atenciosamente
-
9 de janeiro de 2011 às 21:20 #42726Thiago ZagoParticipante
Carlos,
Muito obrigado pela dica.Entrei em contato com o OIQ solicitando mais informações e questionando quanto a tradução dos documentos.
Seuge a resposta que recebi.“Bom dia M. Zago,
Oui vous pouvez commencer les démarches dès maintenant. Vous devez remplir le formulaire http://www.oiq.qc.ca/pdf/Demande_vf_Demande_vf3.pdf et joindre les documents officiels suivants : diplômes universitaires, relevés de notes, attestations d’emploi décrivant vos responsabilités, certificat de naissance. Aussi une photo et un CV et les frais de $790,13. Les documents doivent être traduits par un traducteur officiel en anglais ou français.
Salutations, “
Então podemos enviar os docs traduzidos ou em inglês ou em francês.
Alguém poderia me indicar um tradutor oficial para tradução de documentos em francês ou em inglês?
Merci.
-
9 de janeiro de 2011 às 21:52 #42727Thiago ZagoParticipante
Mais um detalhe,
Como faço para pagar as taxas (frais)? De acordo com a “GRILLE DE TARIFICATION
En vigueur au 1er janvier 2011″ o valor é de $797,48 e
“MODALITÉS DE PAIEMENT
La totalité des frais est payable au moment du dépôt de la demande de permis pour les demandeurs possédant un diplôme
des types 1 à 5. Les demandeurs possédant un diplôme hors génie ont la possibilité de payer en deux versements :
50 % au moment du dépôt de la demande de permis et 50 % avant la présentation du dossier au Comité des examinateurs.
Les modes de paiement suivants sont acceptés :
• chèque ou mandat-poste émis au nom de l’Ordre des ingénieurs du Québec
• carte de crédit Mastercard ou Visa
• carte de débit ou argent comptant aux bureaux de l’Ordre seulement
“
Mas não entram em detalhes de onde e como fazer o depósito. -
9 de janeiro de 2011 às 22:05 #42729Carlos_SantosParticipante
dê uma olhada no site do Marcos:
http://jmappellecaillou.blogspot.com/search/label/OIQ
aonde ele explica o pagamento ;-)
-
10 de janeiro de 2011 às 04:32 #42733mrodolfoParticipante
Carlos, bon ami, obrigado pela referência… 8^)
Thiago,
acabei de escrever um posto beeeem grande sobre o meu processo na OIQ…Peça para o agente o formulário para pagamento com cartao de crédito que eles enviam. Ganhe tempo e mande as ementas dos cursos de economia e/ou análise financeira que você por ventura tenha feito…
Bonne chance,
-
11 de janeiro de 2011 às 15:33 #42751Thiago ZagoParticipante
Grande Marcos,
Com certeza suas dicas aqui e no seu blog estão sendo de grande valia para mim.
Você pode me indicar o contato do tradutor que você contratou para traduzir seu documentos aí no Quebec?
Uma dúvida: Preciso enviar somente as ementas dos cursos de economia/análise financeira? Entendi que temos que enviar a ementa de todas as matérias cursadas no curso de engenharia.
Merci.
-
11 de janeiro de 2011 às 18:02 #42753mrodolfoParticipante
Thiago,
O tradutor é o Fabrice Bouchard… pesquisa no google que você acha o site dele…
Quanto às ementas, a OIQ vai solicitar para quais matérias elas sao necessárias… Provavelmente vao pedir as de economia, pois é praxe…
Abraços,
-
11 de janeiro de 2011 às 19:59 #42757Carlos_SantosParticipante
quanto aos tradutores eu sugiro pesquisar preços, pois vi um enorme diferenca entre valores mesmo todos sendo da ordem dos tradutores.
A lista deles esta no site da ordem dos tradutores do Québec ;-)
Boa sorte!
-
11 de janeiro de 2011 às 22:56 #42761Patinha11Participante
Nossa tradutora é brasileira,vive há muitos anos aquí,tem um bom preço.
Sylvie Gajevic – (450) 678-6791
-
11 de janeiro de 2011 às 22:59 #42762Patinha11Participante
Carlos,
Obrigada por nos citar!
Não abrimos o processo no Brasil por questões financeiras,mas estando aquí meu marido não perdeu tempo nessa direção.
Boa sorte a todos!!
-
12 de janeiro de 2011 às 02:51 #42763Thiago ZagoParticipante
Merci à tous!!!
-
12 de janeiro de 2011 às 14:22 #42771VenturaParticipante
Como a Patinha eu tambem utilizo os serviços de tradução da Sylvie e recomendo! Nota 1000!
Abs.
Ventura
-
24 de janeiro de 2011 às 18:16 #42941Patinha11Participante
Oi pessoal!
Vim somente atualizar pra deixar todo mundo sabendo como se desenrolam as etapas seguintes após a chegada da carta dizendo que a pessoa passou no último exame da OIQ.
Chegou hoje em casa outra carta que diz :
‘J’ai le plaisir de vous informer que vous remplissez les conditions prescrites en vue de l’inscription au tableau de l’Orde des ingénieurs du Québec à titre d’ingénieur junior”..
Ps: a carteirinha mais a anuidade custam $363,60.
Agora é pagar,preencher o formulário que veio junto,enviar e aguardar a chegada da carteirinha em casa.Desde que foi incluído no perfil do linkdin o ”membro da Ordem” tem tido mais visualisações e também mais entrevistas tem sido feitas.
Vamos seguindo na luta e qq novidade eu venho informar aos navegantes desse barco daquí!
-
7 de março de 2011 às 17:57 #43512davidceminParticipante
Sou engenheiro eletricista e atualmetne estou fazendo mestrado na área de automação e controle. Muito bom este tópico .. !!
-
17 de maio de 2011 às 20:16 #44863day_turismoParticipante
Olá!
Primeiramente, gostaria de me apresentar: meu nome é Dayane, tenho 22 anos e sou formada em Turismo há 1 ano. E vocês devem estar se perguntando: mas o que essa garota faz aqui?? ;P Simples! Meu namorado irá se formar no final do ano em Engenharia de Controle e Automação.
Nós temos planos de imigração para o Quebéc e, como todos vocês, estou sempre buscando informações que nos possam ser útil para esta decisão.
Já estivemos em Montreal em Dez/Janeiro 2011, por 1 mês e meio, estudando inglês. Simplesmente adoramos o país e não é para menos, pois é realmente muito especial!
Mas, outra hora conto em detalhes para vocês… =DHoje venho aqui para tirar uma dúvida também. Como todos, a dúvida é sobre a Ordem dos Engenheiros do Quebéc. Quanto ao reconhecimento do Diploma e ingresso na Ordem, já tenho algumas informações. Mas o que mais nos preocupa é: Engenharia de Controle e Automação existe no Quebéc?
Fiz já várias pesquisas sobe isso, mas não consigo encontrar algo específico, o que me faz pensar que o nome do curso não é esse, ou que não tem esse curso e sim somente outros (afinal, mesmo aqui no Brasil já é uma junção de Eletrônica, Mecânica e Informática).
Alguém saberia me dizer se tem este curso específico ou, no caso de uma equivalência, para qual curso ele seria direcionado?
Alguns posts anteriores encontrei uma resposta que o coloca como “ramificação” da Mecânica… Será isso mesmo?Pensando bastante sobre a equivalência e sobre o tempo que pode levar, também consideramos muito interessante o propósito de voltar a estudar e ter um Diploma da terrinha Quebecois… ainda mais por meu namorado também ser jovem e não ter experiência como engenheiro ainda (e para a ordem, são 36 meses no mínimo, sendo 12 em Quem-quem).
Se alguém souber algo mais para me informar, agradeço muito! =D
Vou também ficar de olho e compartilhar com vocês tudo que acho interessante e pertinente!Super abraço,
Dayane! -
17 de maio de 2011 às 20:18 #44864day_turismoParticipante
Olá!
Primeiramente, gostaria de me apresentar: meu nome é Dayane, tenho 22 anos e sou formada em Turismo há 1 ano. E vocês devem estar se perguntando: mas o que essa garota faz aqui?? ;P Simples! Meu namorado irá se formar no final do ano em Engenharia de Controle e Automação.
Nós temos planos de imigração para o Quebéc e, como todos vocês, estou sempre buscando informações que nos possam ser útil para esta decisão.
Já estivemos em Montreal em Dez/Janeiro 2011, por 1 mês e meio, estudando inglês. Simplesmente adoramos o país e não é para menos, pois é realmente muito especial!
Mas, outra hora conto em detalhes para vocês… =DHoje venho aqui para tirar uma dúvida também. Como todos, a dúvida é sobre a Ordem dos Engenheiros do Quebéc. Quanto ao reconhecimento do Diploma e ingresso na Ordem, já tenho algumas informações. Mas o que mais nos preocupa é: Engenharia de Controle e Automação existe no Quebéc?
Fiz já várias pesquisas sobe isso, mas não consigo encontrar algo específico, o que me faz pensar que o nome do curso não é esse, ou que não tem esse curso e sim somente outros (afinal, mesmo aqui no Brasil já é uma junção de Eletrônica, Mecânica e Informática).
Alguém saberia me dizer se tem este curso específico ou, no caso de uma equivalência, para qual curso ele seria direcionado?
Alguns posts anteriores encontrei uma resposta que o coloca como “ramificação” da Mecânica… Será isso mesmo?Pensando bastante sobre a equivalência e sobre o tempo que pode levar, também consideramos muito interessante o propósito de voltar a estudar e ter um Diploma da terrinha Quebecois… ainda mais por meu namorado também ser jovem e não ter experiência como engenheiro ainda (e para a ordem, são 36 meses no mínimo, sendo 12 em Quem-quem).
Se alguém souber algo mais para me informar, agradeço muito! =D
Vou também ficar de olho e compartilhar com vocês tudo que acho interessante e pertinente!Super abraço,
Dayane! -
12 de junho de 2011 às 04:35 #45399tonifilhoParticipante
Olá, ja me apresentei, mas mesmo assim vou me apresentar novamente meu nome é Toni
tenho 25 anos moro em Itajaí-SC, Brasil.
Vou me formar em eng. civil no final do ano, ja trabalho na área a uns 4 anos, mas sim como gerente, auxiliar de topografo, socio de empresa, etc.
Minha noiva é formada em farmácia, e tem experiencia profissional mais de 5 anos.
Tenho medo de não conseguir ir por causa da língua, pois não tem muito curso de francês aqui e nenhuma experiencia profissional como eng. civil, como disse, me formo no final de ano.
Tenho dúvidas em relação em validar minha profissão em Quebec, se é melhor ir sem minha graduação e depois de algum tempo solicitar ao governo de Quebec a validação.
O françês vou começar um cuso.
Tenho medo de chegar e não conseguir nada, mesmo na minha área como em outras áreas.
Quero muito ir para o Canadá, pois com várias pesquisas que fiz, percebi que é um ótimo local para viver e constitiur família, é um sonho nosso ir para lá.
Quem tiver alguma dica, por favor me avise.
Um abraço a todos!! -
12 de junho de 2011 às 12:01 #45401victor_mParticipante
Não sou engenheiro, mas minha esposa é, então vou responder rapidamente a sua pergunta.
“Tenho dúvidas em relação em validar minha profissão em Quebec, se é melhor ir sem minha graduação e depois de algum tempo solicitar ao governo de Quebec a validação.”
Não entendi, ir sem graduação e solicitar validação?? Vá formado!! FATO! Termine sua faculdade, até porque sem isso suas chances de conseguir o CSQ sem formação diminuem muito. Uma vez lá valide seu diploma, demora um pouco mas enquanto isso você pode trabalhar na área, mas sem assinar documento (imagino que igual vc faz hoje, afinal vc não está formado ainda, certo?)
De qualquer forma, noto pelas suas perguntas que você não leu o fórum ainda. Então primeiro veja o link abaixo:
Quer vir para o Québec? Primeiros Passos à seguir..
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/2/4189.htmlE como nosso amigo Carlos sempre diz, utilize a ferramenta de busca do site.
Tenho certeza qe após uma boa leitura você terá a maioria de suas dúvidas respondidas, e se mesmo assim algumas continuarem, tenha certeza que o pessoal aqui vai lhe ajudar.
Um grande abraço e seja bem vindo.
Victor
-
30 de junho de 2011 às 19:26 #45809mrodolfoParticipante
Chers amis,
Acabei de receber um e-mail da OIQ informando que passei no meu último exame. Deve, dentro de duas semanas, receber o formulário para minha inscriçao e devido pagamento das taxas…
Salut,
-
1 de julho de 2011 às 13:08 #45819D.MeloParticipante
Parabéns Rodolfo.
Ainda não dei nem entrada no processo e já fico na angústia de passar no exame da OIQ.
Fico imaginando o alívio de conseguir, coisa que você acabou de obter.
Parabéns novamente. -
1 de julho de 2011 às 16:13 #45826janenevesParticipante
Parabéns Marcos!!!
-
30 de agosto de 2011 às 21:58 #46844mrodolfoParticipante
Mes amis,
A OIQ está com um novo site, agora com muito mais informaçoes sobre o caminho a percorrer para se obter um permis d’ingénieur.
Boa leitura!
http://www.oiq.qc.ca/FR/JESUIS/CANDIDAT/OBTENIRUNPERMIS/Pages/default.aspx
-
18 de outubro de 2011 às 07:46 #47782sebaooParticipante
Salut!
Tenho uma dúvida com relação a engenharia de produção. Ja li alguns todos relacionados mas nao achei a informação (talvez possa ter passado desapercebido). Tenho buscado muitas informações sobre a imigração e vi q o processo para a equivalencia de diploma é meio complicado. Eu me formando sem experiencia (ou com no maximo 6-8 meses de estagio), ingles fliuente e frances avancado, teria dificuldade em conseguir emprego como engenherio junior? Ou seria melhor tentar uma matar algumas materias em alguma faculdade e conseguir o diploma canadense em 2-2.5 anos e meio?Obrigado desde já.
Leandro. -
18 de outubro de 2011 às 15:25 #47794Carlos_SantosParticipante
seja bemvindo ao nosso forum Leandro.
@sebaoo wrote:
…Eu me formando sem experiencia (ou com no maximo 6-8 meses de estagio), ingles fliuente e frances avancado, teria dificuldade em conseguir emprego como engenherio junior?
Depois de conseguir ser admitido na ordem, acho que o emprego com um bom francês nao é o problema.
Mas isso a Marcos pode falar melhor do que eu !
Atenciosamente
-
20 de outubro de 2011 às 00:34 #47830Marcelo_AndradeParticipante
Olá turma, tudo bem???
No caso de engenharia civil, é possivel arrumar emprego antes do reconhecimento do diploma no canadá??? poderia ser de projetista, técnico etc….abraço a todos!!!!
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
20 de outubro de 2011 às 13:54 #47835Carlos_SantosParticipante
Ola Marcelo,
vc ja leu as 18 paginas de postagem nest topico? principalmente as do Giovani Amorim que na época estava na mesma posicao em que vc se imagina hoje!
Além das postagens do Giovani, veja as demais pois muitos dos colegas com duvidas na época ja estao aqui hoje e ja sao engenheiros no Qc!
Atenciosamente
-
20 de outubro de 2011 às 16:15 #47837Marcelo_AndradeParticipante
Humm, realmente não tinha me atentado, mas vou fazer é isso mesmo…..devo tirar minhas dividas sim. 8)
Merci Carlos.
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
21 de outubro de 2011 às 00:42 #47844mrodolfoParticipante
Marcelo_Andrade,
Contando que você já deve ter lido pelo menos metade das páginas do tópico, rs, vou dar meus 2 cents…
Sim, é possível se trabalhar como técnico. Tudo depende de qual era a sua experiência no Brasil. Alguns amigos conseguiram isso.
A questao é que, se você vier para Montréal, a competiçao será maior. Quer se dar bem e rápido, vá para a Côte Nord! À propósito, eu nao vou! 8-)
As escolas de engenharia, principalmente civil, tiveram um grande aumento na quantidade de matrículas nos últimos anos. Bobos somos nós pensando que apenas os imigrantes é que vao aproveitar essa oportunidade!
Esse aumento no número de formados está começando a ser sentido. Imagine a quantidade de engenheiros júniores que estao querendo ir trabalhar na Genivar, na SNC-Lavalin, na Roche e por aí vai… Deve ser mais fácil se procurarmos nas empresas menores, PMEs, que podem se valer do programa PRIIME. Para buscar vagas nessas empresas, é partir para o networking e para o mercado fechado.
Nao quero desaminar ninguém. Eu mesmo continuo na luta. Apenas quero alertar aqueles que estao por chegar que isso aqui nao é o mar de rosas que o BIQ vende!
PS: para aqueles que moram em BH, procurem trabalhar nas filiais de empresas québécoises… Duas semanas por aqui e já estao empregados!
-
21 de outubro de 2011 às 01:49 #47845Marcelo_AndradeParticipante
Ótima dica mrodolfo……inclusive a SNC-Lavalin está contratando muito eng. civil aqui em BH, ela comprou minnerconsult e está vindo com toda força…..é uma excelente oportunidade….
Na verdade minha esposa é engenheira civil, eu trabalho com logística e sou formado em Adm…. :lol:
mas ela me acompanha aqui no forum….O que voce falou faz sentido mesmo!
Muito obrigado!!!!
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
21 de outubro de 2011 às 17:15 #47855mrodolfoParticipante
sebaoo, você disse:
@sebaoo wrote:
Tenho buscado muitas informações sobre a imigração e vi q o processo para a equivalencia de diploma é meio complicado.
Posso te dizer de antemão que isso é mito. Não é complicado. Pode ser difícil para algumas pessoas, afinal de contas temos que fazer umas provas que não são nada agradáveis, mas complicado o processo não o é. Consulte o site da OIQ e verá que está tudo lá. Depois de aberto o processo, eles te dão todo o apoio e sanam quaisquer dúvidas que você tenha com relação ao caminho a ser perseguido.
@sebaoo wrote:
Eu me formando sem experiencia (ou com no maximo 6-8 meses de estagio), ingles fliuente e frances avancado, teria dificuldade em conseguir emprego como engenherio junior?
Engenheiro júnior você só será depois que for aceito na OIQ. Quanto a conseguir um trabalho com como técnico, antes de ser membro da ordem, vai depender daquilo que você sabe fazer e da sua experiência passada. É isso o que conta por aqui.
Empresas pequenas, muitas vezes, não querem um técnico que vai virar engenheiro no futuro. Querem técnicos por toda a vida. Sei que é duro, mas é como observo as coisas por aqui. E não sou dono da verdade!
@sebaoo wrote:
Ou seria melhor tentar uma matar algumas materias em alguma faculdade e conseguir o diploma canadense em 2-2.5 anos e meio?
Você pode pedir equivalência de parte de seus créditos e depende das notas que você teve. Isso depende de cada universidade/escola/faculdade. O Ventura vai fazer isso. Foi o plano que ele pensou ser o melhor para ele. Isso é muito particular. No meu caso, nunca pensei nisso…
Avalie como a sua especialidade é classificada por aqui. Quando fugimos muito das engenharias mecânica, civil, elétrica e química a coisa tende a ficar meio complicada. Afinal de contas, na Poli-USP, costumávamos falar que nem engenharia a Produção era! :lol: Só para provocar um pouco….
Abraços,
-
21 de outubro de 2011 às 20:53 #47859BaratinhaParticipante
Ola
Realmente e possivel trabalhar como tecnico enquanto sua validacao nao vem…Eu mesma peguei esse caminho e estou bem satisfeita e o salario ate qua nao e ruim nao… :P
Eu tambem trabalho empresa de genie conseil e ano passado recebi uma oferta da SNC-Lavalin , mas eu nao quis aceitar porque era pra ir pra Rimouski (teria que ficar quatro anos la).
Realmente quem e da engenharia civil tem que pensar em ir mais para o norte e outras regioes pois os maiores investimentos sao nestes locais.
Uma coisa boa e que tem muita oportunidade na area da engenharia .
Sucesso. -
22 de outubro de 2011 às 20:38 #47867Marcelo_AndradeParticipante
Baratinha, tudo bem?
em qual cidade voce está atualmente, Montreal mesmo?
abç
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
22 de outubro de 2011 às 21:34 #47869BaratinhaParticipante
Nao, moro em Trois-Rivieres, mas ja trabalhei em quase todo o Quebec, ja conheco quase todos os Rangs do Fim do Mundo :lol:
Uma coisa interessante de se comecar a carreira aqui como eu comecei e que vc aprende como funciona o mercado aqui e tem tempo de avaliar se vale a pena ou nao investir na Ordem .
Eu por exemplo estou dando continuidade ao processo porque a empresa em que eu trabalho mostrou interesse que eu tenha a Ordem de QC, do contrario talvez eu nao investisse nisso.
Existem outras profissoes na area de construcao que tambem sao muito bem pagas.
um abraço -
24 de outubro de 2011 às 02:42 #47880VenturaParticipante
Olá Sebaao,
Um curso inteiro de eng aqui na Poly, http://www.polymtl.ca são 108 creditos, vc pode eliminar no maximo 30 creditos e precisa ter notas acima de 70 pontos para que consiga. É um caminho longo… talvez para a mesma eng não seja muito interessante, mas se vc tiver interesse por uma area proxima talvez valha a pena… de uma olhada nos cursos de eng coop… eles alternam estudos com estagios… em 1 ano com 3 sessões de estudo uma sessao é somente de estagio remunerado (4 meses)… assim vc consegue conhecimento e experiencia canadense no mesmo curso…
Espero ter ajudado. Qualquer outra pergunta, estou às ordens!
Abs.
Ventura
-
28 de outubro de 2011 às 02:53 #47947sebaooParticipante
Ola a todos,
Obrigado pelas respostas, como eu não tenho experiência e mesmo que esteja no final do meu curso não sei muito bem a area onde eu gostaria de atuar, considero terminar o estudos aqui e comecar outra engenharia no Quebec. O problema mesmo é o dinheiro. Não gostaria de depender da minha familia no Brasil enquanto prolongo meus estudos nessa empreitada.
Sendo que se eu for com um visto de estudante e dps dar entrada no visto de residente fica mais facil no futuro, juntando o diploma canadense.
Ventura, vc ja esta cursando alguma coisa na Polytechnique de Montreal? Cada credito equivale a quanto tempo?
Existe algum custeio do curso pra estudantes estrangeiros?
Qual das engenharias da sendo mais requisitada por ae?OBS: Ah e com relação as provações de um POLITÉCNICO, nem levo em consideração uahua!
-
28 de outubro de 2011 às 14:12 #47957mrodolfoParticipante
sebaoo,
Estudante estrangeiro paga mais caro para estudar no ensino superior.
Residente permanente tem custos mais baixos e pode se valer do Prêt-et-Bourse
-
28 de outubro de 2011 às 21:37 #47962sebaooParticipante
@mrodolfo wrote:
sebaoo,
Estudante estrangeiro paga mais caro para estudar no ensino superior.
Residente permanente tem custos mais baixos e pode se valer do Prêt-et-Bourse
É, pensei nisso so depois que escrevi. Nesse caso não tem jeito de eu conseguir o visto de residente nas minhas condições (formado sem experiencia suficiente para entrar no mercado canadense) e estudar aproveitando as vantagens de um cidadão?
Ja que no futuro vou colaborar pra comunidade como um imigrante ja mais experiente colabora. -
30 de outubro de 2011 às 01:22 #47972Patinha11Participante
Pessoal,Marcelo(meu esposo)resolveu escrever umas linhas e como não tem um perfil criado nesta comunidade,está usando o meu.
Boa leitura.Ola meus colegas
Vou procurar ser breve e objetivo.
Tornei-me membro Jr da ordem em janeiro deste ano apos conclusao da primeira ( e mais longa ) parte do processo de equivalencia…
Antes de mais nada , cada caso é um caso e o que deu certo para um nao vai necessariamente funcionar para outros e vice versa.
Nao existe caminho mais rapido por aqui. Seja no norte ou em outra regiao. Se forem pesquisar verao que existem vagas anunciadas porem , de modo geral as empresas ainda buscam profissionais com experiencia especifica em determinadas areas tendo casos em que as vagas ficam abertas muito tempo enquanto as empresas esperam o candidato ideal .
Profissionais recem formados ou com pouca experiencia tem tido mais dificuldade em conseguir a primeira oportunidade ( Isso é um fato que ocorre em todo o Canada conforme dados oficiais )
Trabalho na Cote Nord desde março deste ano(foi a única oportunidade que apareceu em 3 meses como membro e mais outros antes )num projeto que vai ate o fim de 2012.
Como disse meu Vice presidente , é como o purgatorio para depois ir para um lugar melhor.
O fato é que fruto dos investimentos publicos e privados no norte da provincia temos tidos mais obras nessas regioes. Tenho visto profissionais imigrantes e jovens canadenses que obtem a primeira oportunidade nessas regioes.
Via de regra os salarios para esses profissionais sao ligeiramente superiores ao que teriam em Montreal e regiao mas nada que faça a alegria geral . É realmente um abre portas . Um investimento profissional.
Pesamos os pros e contras e aceitamos mais esse desafio.
Voltar a estudar ( seja universidade ou cursos especificos em instituicoes daqui é sempre uma boa pedida )
Reforço aqui o que ja comentei antes . O caminho nao é facil , mas nao esta fechado. É preciso , entre outras coisas , ter planejamento , perseveranca , paciencia e humildade para trilha-lo.Marcelo.
-
2 de novembro de 2011 às 14:23 #47997mrodolfoParticipante
Olá amigos,
Na sexta passada participei da cerimônia de engajamento do engenheiro.
Sei que muitos podem pensar que é bobagem, mas para mim não foi o caso. Muito parecida com uma cerimônia de colação de grau, incluindo aquilo ao qual nos engajamos, o cerimonial é muito emocionante e levado à sério por todos que estão lá participando.
O ponto mais forte para mim, no entanto, foi encontrar um senhor no estacionamento da ETS com sua esposa que empurrava uma cadeira de rodas. Ele me perguntou onde era a sala e eu os ajudei a acessar o elevador. Conversamos um pouco e me espantei quando ele disse que também iria fazer o engajamento e que receberia o “iron ring” das mãos de seu filho! Este senhor, romeno, se formou em 1959!!!!!
Enquanto ouvia as leituras, muitas coisas passaram pela minha cabeça, especialmente enquanto segurávamos a corrente que faz parte do ritual: tudo aquilo que passei na faculdade, os professores, minha família e, principalmente, dos desafios que encontrarei pela frente.
É isso, para saberem mais sobre l’Engagement de l’ingénieur, consultem http://ironring.ca/.
Todos aqueles formados no exterior e que já se encontram em vias de obter o permis da OIQ podem participar e, assim como eu, passar a utilizar o anel de ferro martelado no dedinho da mão de trabalho.
-
2 de novembro de 2011 às 15:40 #47998joclasParticipante
Bom dia tudo bem?
Meu nome é José Claudio e achei bastante interessante seu depoimento. A coisa é levada a sério mesmo.
A propósito, eu também sou engenheiro, da área de eletricidade.
Gostaria de saber como está o mercado na área de engenharia elétrica em Quebec, já que eu não tenho encontrado no fóruns informações especificas e suficientes sobre essa área, então eu acredito que já que vocês se encontram por aí, fica mais fácil saber como anda o mercado para eng. elétrica. Você saberia me dizer se existem muitos engenheiros eletricistas que conseguiram imigrar para o Quebec?Obrigado e aguardo resposta.
-
2 de novembro de 2011 às 16:27 #47999mrodolfoParticipante
joclas,
Infelizmente o povo de dispersa por aqui e acaba não mais participando das comunidades ou grupos de discussão. É fato!
Não sei quantos engenheiros elétricos tem por aqui. Posso, sim, dizer que o mercado é bastante aquecido nessa área. O Québec é uma potência hidroelétrica logo você imagina como é isso aqui…
Recomendo a utilização do IMT-En Ligne do Emplois Québec. Lá você vai encontrar várias estatísticas atualizadas sobre o mercado de trabalho por região. Isso vai, inclusive, te ajudar a decidir qual o melhor lugar para morar.
Bonne chance!
-
2 de novembro de 2011 às 16:42 #48000mrodolfoParticipante
Pessoal,
Peço que vejam a proposta que coloquei na Comunidade Brasil-Québec – CBQ do LinkedIn.
http://www.linkedin.com/groups/Aos-engenheiros-candidatos-plant%C3%A3o-3749582.S.78461883
Abraços,
-
3 de novembro de 2011 às 17:28 #48018mrodolfoParticipante
Mes amis,
Foi criado um subgrupo dentro do LinkedIn da CBQ apenas para tratar da nossa profissão: http://www.linkedin.com/groups?homeNewMember=&gid=4158626&trk=eml-grp-sub&ut=04kCZ1hTSDNQY1
A ideia nao é que ele venha a substituir este forum e sim complementá-lo.
Abraços,
-
4 de novembro de 2011 às 02:07 #48021VenturaParticipante
Marcelo, valeu pelo depoimento!! Tenho lido bastante sobre o plan nord!
Marcos, parabéns!! Eu to querendo ter dois anéis destes!! :- ) Só falta ter pagar duas vezes a ordem também!! :- (
Abs.
Ventura
-
4 de novembro de 2011 às 03:49 #48022Patinha11Participante
Obrigada Ventura! (transmitirei seu recado).
Tentamos falar com vc em Montreal mas foi muito corrido! Vou enviar uma mensagem privada,ok?Abraços,
Patinha.
-
22 de novembro de 2011 às 01:27 #48270Marcelo_AndradeParticipante
Pessoal, alguem que é engenheiro civil e já passou pelo processo, sentiu que foi dado algum tratamento prioritário na 1ª etapa em função da formação? Pelo o que diz no site do governo, engenharia civil está entre as “prioridades” e eu gostaria de saber se isso influencia na hora que conseguir o CSQ.
Abraço!
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
22 de novembro de 2011 às 03:39 #48271mrodolfoParticipante
Marcelo,
O diploma de engenharia civil é prioritário apenas para aqueles formados no Québec e nao no estrangeiro.
Pelo o que eu vi no anexo 3 do GPI, rola 6 pontos extras em funçao do domínio de formaçao.
Eu fui beneficiado pelos pontos extras da engenharia civil na época em que enviei minha demanda e acabei por nao precisando fazer entrevista por causa disso, já que tinha pontos prá lá de suficientes. Depois disso, tudo normal…
Aproveito para te convidar para participar do sub-grupo Engenheiros na CBQ do LinkedIn. O site é o seguinte: http://www.linkedin.com/groups?gid=4158626&sharedKey=156F480D7387&trk=anetsrch_name&goback=%2Eanh_3749582_1321933099309_1
Bonne chance!
-
23 de novembro de 2011 às 02:50 #48291Lu_campinasParticipante
…me entrometendo (não sou engenheira rsrsrs)
Marcos,
quando enviou seu dossier, você mandou algum certificado (oficial) de conhecimento de francês ?
Pergunto isto porque minha profissão está entre as prioritárias (pelo menos por enquanto rs), mas não pretendo fazer nenhum teste oficial antes de mandar o dossier, pois tenho pressa (medo de que no próximo ano isto seja obrigatório).Obrigada,
Lu
-
23 de novembro de 2011 às 15:55 #48299mrodolfoParticipante
Lu,
Enviei apenas a carta do meu professor de francês atestando minhas 200 horas de estudo (uma estimativa em função de onde estava no livro, pois tenho facilidade com idiomas).
O importante é comprovar experiência de trabalho na área de formação prioritária para aqueles que estão formados há mais de cinco anos.
Abraços,
-
23 de novembro de 2011 às 23:50 #48320Lu_campinasParticipante
Marcos,
Muito obrigada, já pedi a carta para o professor, pensei em fazer o teste oficial na aliança francesa, mas só em fev/2012 e também muito caro…
Tenho como comprovar a experiência de pelo menos 5 anos,
Quem sabe…
Um abraço,
Lu -
2 de maio de 2012 às 03:07 #53027davidkondParticipante
Boa noite,
procurei no forum e não encontrei, portanto coloco minha dúvida (que pode ser de mais pessoas)
O site do MICC, que normalmente acessamos mais para a 1a fase, indica a possibilidade de solicitar a equivalência de diplomas, mas que não é válida para utilizar na Ordem (por ex. dos Engenheiros). Ela pode ajudar alguns objetivos, mas não é obrigatória para a busca de trabalho.
Em uma das palestras, aqui em Curitiba, perguntei ao palestrante sobre a necessidade de se estar associado à OIQ para poder trabalhar como engenheiro e ele disse que, embora seja dito obrigatório, é mais utilizado para aqueles que querem atingir cargos mais elevados, como um supervisor de engenharia ou algo do tipo. E que para trabalho em niveis “mais operacionais”, não é necessário.
Li também, no proprio site da OIQ, que é possível trabalhar como Engenheiro Junior, sendo acompanhado por outro Engenheiro na empresa, estando com o processo em andamento.
Ouvi dizer também (em outra palestra, outro ano) que, para o caso de contadores, ser da Ordem é quase uma elite, o que é praticamente impossível (caro) conseguir.
E também que, muitas vezes, por ser da Ordem, fica mais difícil conseguir um trabalho pois o salário a ser pago tem que ser maior.Tenho muitos “parece ques”, e ainda não consegui concluir, o que é melhor para os primeiros trabalhos no Québec:
– Vale a pena fazer essa equivalência de diplomas do MICC ?
– Vale a pena se inscrever o quanto antes na OIQ ou não devo ter pressa (fazer isso depois de estar trabalhando)?
– O que é importante fazer enquanto se espera o visto, sem perder tempo ou dinheiro?Meu objetivo é conseguir, logo que chegar, um trabalho preferencialmente na minha área, como Júnior ou mesmo estagiário… e ai, subir a escada é com o tempo e merecimento.
Obrigado por quem puder contribuir.
David
-
2 de maio de 2012 às 13:50 #53034Carlos_SantosParticipante
Ola David,
seja bem vindo ao nosso forum!
Sobre a profissao de engenheiro existe um topico ENORME falando sobre todos estes aspectos e incluindo realtos de quem ja fez a prova da ordem, basta ter calma para ler tudo!
Veja aqui:
e aqui outras informacoes uteis sobre ela:
ENGENHEIROS – EMPREGO
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/33/1992.htmlEngenheiros – Cadastro na OIQ
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/33/5056.htmlAtenciosamente
-
2 de maio de 2012 às 15:59 #53042mrodolfoParticipante
David,
Sua pergunta foi colocada no forum errado. Existe um espaço apenas para engenheiros :
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/33/389.html
Às vezes a sua pergunta até já foi respondida lá.
De qualquer maneira, on y va!
A engenharia no Québec é uma profissão exclusiva a título reservado. O que isso quer dizer? Que apenas os membros da OIQ podem trabalhar como engenheiros e utilizar o título.
Aqui, há uma grande distinção nas atribuições de um engenheiro (que é um bacc) e de um tecnologo (technologue ou technicien, que é um DEC). Você pode descobrir essas diferenças acessando o IMT en ligne e ver, inclusive, a diferença salarial entre as duas profissões.
Isso acaba não existindo no Brasil pois não há uma profissão equivalente ao technicien en génie civil por aí. No Brasil existem os engenheiros que assinam o projeto, que são os ingénieurs daqui (e que acabam usando o selo), e aqueles que não o assinam mas que fazem todos os cálculos (que é feito pelos techniciens). Grosso modo.
Então, quando o palestrante diz que pode-se trabalhar como engenheiro sem ser membro da ordem, ele quer dizer que pode-se trabalhar como technicien.
Ainda assim existe uma ordem dos technologues professionnels, mas a profissão não é exclusiva, tem apenas o título reservado. Isso quer dizer que não é qualquer um que pode acrescentar o título T.P. (technologue professionnel) na sua assinatura.
Apenas a título comparativo, o salário médio de um engenheiro civil (CNP 2131) é de CAD 76k enquanto o salário médio de um technicien en génie civil (2231) é de CAD 52k. O salário inicial de cada uma dessas profissões gira em torno de CAD 50k e CAD 42k, respectivamente.
Quanto às suas perguntas minha opinião é que:
1- Vale a pena fazer a avaliação comparativa do MICC pois várias empresas com quem já contatei ficam felizes em ver que o ministério já avaliou a sua formação e que você não é um total desconhecido;
2- Se você quiser trabalhar como engenheiro logo de cara, vale a pena se inscrever na OIQ enquanto aguarda a sua viagem, ou seja, logo após o visto chegar. Se você quiser sentir o mercado como technicien, pode deixar para mais tarde.
3- Estude francês e inglês, guarde dinheiro e prepare-se para as provas da OIQ, pois ao menos duas você terá que fazer. Pode começar a contatar profissionais da sua área de atuação e se der sorte chegar aqui já com emprego.
Bonne chance!
-
2 de maio de 2012 às 16:50 #53043mrodolfoParticipante
Carlos,
Você conseguiria mudar essa discussão para o forum “Engenheiros”?
Abraços,
-
2 de maio de 2012 às 18:25 #53048Carlos_SantosParticipante
feito a fusao dos dois topicos ;-)
-
2 de maio de 2012 às 19:11 #53050mrodolfoParticipante
Valeu, assim mantemos organizada a bagunça. :lol:
-
11 de julho de 2012 às 21:42 #55145embreraParticipante
Galera, tenho uma dúvida cruel.
Sou engenheiro de redes de comunicação, formado pela UnB e queria saber qual é a minha profissão equivalente no Québec. Meu curso tem validade aqui no Brasil como engenheiro de telecom, mas ele aborda mais do que isso, então não creio que seja esse o caso.
Andei pesquisando sobre o assunto e encontrei o seguinte no site do emploi québec.
Se alguém puder me ajudar, ficaria grato.
Abraços!!!! =D
-
18 de setembro de 2012 às 15:15 #57246Thiago de MeloParticipante
Apenas a título comparativo, o salário médio de um engenheiro civil (CNP 2131) é de CAD 76k enquanto o salário médio de um technicien en génie civil (2231) é de CAD 52k. O salário inicial de cada uma dessas profissões gira em torno de CAD 50k e CAD 42k, respectivamente.
3- Estude francês e inglês, guarde dinheiro e prepare-se para as provas da OIQ, pois ao menos duas você terá que fazer. Pode começar a contatar profissionais da sua área de atuação e se der sorte chegar aqui já com emprego.
Olá pessoal!
Encontrei todas as informações que buscava nesse tópico, muito bom. Minha dúvida é relacionada aos custos, queria saber quanto precisarei investir (uma média) para ir morar em Quebec, li muito sobre taxas, provas, salários, mas não tenho um referencial do valor. Queria muito analisar a relação custo X benefício, visto que aqui no Brasil a construção civil está “a todo vapor” e estarei me formando no final deste ano. Os valores destacados acima não entendi quanto equivalem (em dólar ou real). Estudo francês a 3 meses, dependendo do custo que terei com a imigração seja mais interessante passar algum tempo aqui antes de viajar. Desde já agradeço a todos. -
18 de setembro de 2012 às 16:16 #57256BaratinhaParticipante
Ganhar 75 K por ano como engenheiro e quando se tem mais anos de experiencia.
Os custos para a obtencao da permis de engenheiro estao escritos no site da OIQ, em uma aba “grille de tarification” se nao me engano.
Para se obter a permis leva de um ano e meio a dois anos dependendo do dossier. A quantidade de dinheiro a trazer deve ser prevista em funcao disto, mas nada impede que vc trabalhe enquanto isso.
Vale a pena obter a permis? Depende . Acredito que vale a pena apenas se vc tem a intencao de trabalhar como engenheiro.
Vale a pena ja de cara? Depende de cada um pra cada um. Eu acho que vale mais a pena sentir o mercado antes e depois ver se vc quer mesmo investir na oiq, mas como eu disse cada um cada um. -
12 de janeiro de 2013 às 17:03 #59646wilson_silvarjParticipante
Olá…
Sou formado em Engenharia ambiental e sanitária ( 5 anos ) e pós graduado em Engenharia de Segurança (1 e 4 meses. 600h) do Trabalho e possuo curso técnico em segurança do trabalho.
Bom aí vai umas perguntinhas…
1- Como é o mercado para engenheiros ambientais ? existe essa profissão lá ? as empresas contratam esse profissional ? é difícil conseguir emprego como eng. ambiental ? os químicos “roubam” nossas vagas em Quebec ?
Vi muitas perguntas sobre isso mas nenhuma resposta
2 – Como é o mercado para engenheiros de segurança do trabalho ? existe essa profissão lá ? as empresas contratam esse profissional ?
3- existem técnicos em segurança do trabalho no canada ? em Quebec ? esses profissionais são requisitados ?
Não posso solicitar a imigração, pois nenhuma das minhas profissões estão na lista …
e se eu fizer um curso de técnico em farmácia ( 12 à 16 pts ) só para poder solicitar o CSQ ( sei que a lista é temporária é só uma hipótese ), minha graduação não valeria de nada ? minha graduação nem contaria no processo ? no teste online eu nem deveria colocar a graduação ? será que o entrevistador vai achar estranho uma profissão tão diferente da minha área de formação ?Bom .. de qualquer forma .. cursos técnicos a distância ( com a Carga-horária de acordo com alista, é claro ) são válidos para o processo de pedido de vistos ? cursos a distância são válidos ?
At.
Wilson
-
1 de maio de 2013 às 17:18 #62002brunobegParticipante
Bom dia,
Sou engenheiro Civil e estou pensando em migrar para quebec, porem tenho muitas duvidas, não sei por onde começarEstou começando a cultivar essa idéia agora.
Atualmente tenho um bom emprego em São Paulo, mas tenho vondade de sair do pais.
Eu e minha esposa não sabemos nada de françês e queremos ir para quebec para trabalhar na nossa área ( ela é enfermeira)Já li varios topicos mas não cheguei a conclusão nenhuma.
Por onde começo ? é possivel iniciar o Francês dar entrada na papelada para imigração e dar entrada no OIQ tudo ao mesmo tempo?, ou o melhor a fazer é seguir por etapas, estudo Francês por 1 ano e depois dou entrada na imigração e no OIQ ou a entrada no OIQ só poderá dar entrada no Quebec, onde são realizadas essas provas ?Tentei fazer o teste da Imigração, mas com não sabemos nada de francês não temos a liberação do OIQ não aparece como aprovado, será wue se eu der entrada tudo junto posso não ser aprovado na imigração ?
Talvez já tenha varios topicos com esse tema mas não encontrei nada.
-
1 de maio de 2013 às 17:19 #62003brunobegParticipante
Bom dia,
Sou engenheiro Civil e estou pensando em migrar para quebec, porem tenho muitas duvidas, não sei por onde começarEstou começando a cultivar essa idéia agora.
Atualmente tenho um bom emprego em São Paulo, mas tenho vondade de sair do pais.
Eu e minha esposa não sabemos nada de françês e queremos ir para quebec para trabalhar na nossa área ( ela é enfermeira)Já li varios topicos mas não cheguei a conclusão nenhuma.
Por onde começo ? é possivel iniciar o Francês dar entrada na papelada para imigração e dar entrada no OIQ tudo ao mesmo tempo?, ou o melhor a fazer é seguir por etapas, estudo Francês por 1 ano e depois dou entrada na imigração e no OIQ ou a entrada no OIQ só poderá dar entrada no Quebec, onde são realizadas essas provas ?Tentei fazer o teste da Imigração, mas com não sabemos nada de francês não temos a liberação do OIQ não aparece como aprovado, será wue se eu der entrada tudo junto posso não ser aprovado na imigração ?
Talvez já tenha varios topicos com esse tema mas não encontrei nada.
-
2 de maio de 2013 às 00:02 #62013Marcelo_AndradeParticipante
Brunobeg, muita calma nessa hora…..no início parece muito complicado, mas é mais fácil do que parece.
Vc já viu as etapas do site?
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/preparese-processo.phpO necessário você vai conseguir ver neste site mesmo e aqui na comunidade você vai colocar o “sazon”…
Mas já te adianto, mete as caras no francês, pois é necessário fazer teste de proficiência e enviar o certificado para o BIQ.
Outra coisa importante, através deste blog, faz amizade com pessoas que estão no processo…..
Abç e boa sorte……
OBS: existem outros tópicos sobre o processo aqui na comunidade, vale a pena lê-los.
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
14 de maio de 2013 às 16:34 #62191sdcintraParticipante
:bigups: Material muito legal para pessoal que gosta de Engenharia Elétrica :
http://dvdeletrotecnica.webnode.com/ espero que gostem e
curtam obrigado!!! :bigups: -
4 de julho de 2013 às 00:43 #62729SylParticipante
Pessoal,
Sou engenheira e logo estarei chegando em Montreal. Juntei toda a documentação para dar entrada na OIQ porque pretendo fazer isso assim que eu chegar. Mas estou com alguma dificuldade em relação a essas cartas das empresas que trabalhei…elas são mesmo necessárias? Se eu não tiver elas, o que acontece? Porque eu trabalhei em diversas empresas, uma não quis fazer no padrão que eles pedem, outra não quer fazer, outra não até hj não sabe quem vai escrever a carta (já faz tempo que eu pedi e venho cobrando e dizendo que é coisa do RH até porque nenhum engenheiro que trabalhou comigo continua na empresa…)… :bangwall: outras fizeram para mim sem problemas…
E para procurar emprego, eles pedem essas cartas?Obrigada,
Syl -
5 de julho de 2013 às 16:51 #62749BaratinhaParticipante
Na hora de procurar emprego, nao necessariamente eles pedirao estas cartas. Eu nao tinha muita coisa e mandei so a carta do trabalho que eu comecei aqui.
O meu dossier nao foi o mais bem montado do mundo, mas mesmo assim eu consegui. Tente obter tudo o que vc puder em termos de comprovacao de trabalho , msa tambem se nao derem nao precisa quebra muito a cabeça. Abra seu dossier com o que vc tiver em maos.Sucesso.
-
5 de julho de 2013 às 20:01 #62752HarlanParticipante
@Syl wrote:
Pessoal,
Sou engenheira e logo estarei chegando em Montreal. Juntei toda a documentação para dar entrada na OIQ porque pretendo fazer isso assim que eu chegar. Mas estou com alguma dificuldade em relação a essas cartas das empresas que trabalhei…elas são mesmo necessárias? Se eu não tiver elas, o que acontece? Porque eu trabalhei em diversas empresas, uma não quis fazer no padrão que eles pedem, outra não quer fazer, outra não até hj não sabe quem vai escrever a carta (já faz tempo que eu pedi e venho cobrando e dizendo que é coisa do RH até porque nenhum engenheiro que trabalhou comigo continua na empresa…)… :bangwall: outras fizeram para mim sem problemas…
E para procurar emprego, eles pedem essas cartas?Obrigada,
SylOla Syl,
A questão das cartas é a importância pois contam pontos pela experiência profissional. que podem te dar de 4 pontos (6 meses de experiência) até 8 pontos (4 anos ou mais). Lembre-se que você não precisa colocar todos os anos de trabalho, apenas os últimos 5 anos.
Eu estou terminando minha coleção de documentos, espero até final de julho, e uma empresa também não fez no formato pedido, pois não colocou a carga horária semanal, mas vou mandar mesmo assim. Espero que não perder pontos.
Uma vez estando lá, não vi alguém falando de justificar a experiência com cartas de recomendação, mas sempre leio que um bom CV é muito importante.Abraço,
Harlan
Eng Mecânico
Moro em São Luis,
Formado pela UFPE – 2005 -
10 de julho de 2013 às 12:40 #62776SylParticipante
Obrigada pelas informações Baratinha e Harlan :)
Vou levar o que eu tiver mesmo…dai lá vamos ver o que a Ordre fala sobre essas cartas né!! Pelo menos dos meus últimos empregos eu consegui, não sei se estará exatamente como a Ordre quer.Syl
-
22 de outubro de 2013 às 13:51 #63919Marcelo_AndradeParticipante
Atenção engenheiros civis, alguém viu isso??
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
22 de outubro de 2013 às 14:53 #63921mrodolfoParticipante
O que mudou para eles (nós)? Acho que nada…
-
22 de outubro de 2013 às 20:41 #63924Marcelo_AndradeParticipante
Antes pontuava com 6 ptos (grupo 2). Pelo menos de 2009 até a nova mudança.
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.