Engenheiro Civil

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8136
      A_dressa
      Participante

      Boa tarde

      Sou engenheira civil formada em 2010 e com MBA em Gestão de Projetos, estou com a intensão de entrar com processo de imigração porém gostaria de saber se há algum engenheiro civil participante no forum que conseguiu imigrar e trabalhar como engenheiro civil??
      O reconhecimento do diploma foi de forma facil?? Teve aplicação de exame?? Qual o grau de dificuldade?

      Muito Obrigada

      Andressa

    • #53748
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Olá, A_dressa….tudo bem?
      minha esposa é engenheira civil, não fomos ainda mas pegamos muitas informações no tópico abaixo:
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/10/5214.html

      Algumas pessoas aqui do Forum tem um grupo pelo linkedin que falam justamente sobre isso.
      Eles irão poder ajudar mais, principalmente o Marcos Rodolfo.

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #53754
      A_dressa
      Participante

      Muito Obrigada pela dica,

      Mas sua esposa vai tentar o reconhecimento do diploma em Quebec apos a imigraçao ou esse processo pode ser feito de forma simultanea.

      Andressa

    • #53761
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Ela pode tentar daqui mesmo, A_dressa. Mas só algumas etapas. De qualquer forma tem uma grande parte lá.
      mais detalhes você vai ver no site oficial mesmo, que ela pegou no link que te passei.

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #53767
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Andressa,

      seja bem vinda ao nosso forum!

      O topico Engenheiros tem varias informacoes sobre a sua area de atuacao e muitos dos que postaram la na época estao aqui hoje, incluindo o Marcos Rodolfo, Ventura e outros engenheiros!

      Espero que aproveite bem o nosso forum!

      Atenciosamente

    • #53790
      mrodolfo
      Participante

      Bienvenue, Andressa!

      O tópico passado muito completo mesmo! Vale a pena sua leitura…

      Quanto ao ingresso na OIQ não achei um bicho de sete cabeças, mesmo para um macaco velho formado em 1998… Uma vez que você pode escolher as matérias dos exames, acaba-se ficando mais à vontade com o troço…

      O LinkedIn tem se mostrado uma excelente ferramenta para se fazer network…

      Já o acesso ao mercado de trabalho, isso vai depender da sua experiência prévia e quanto você está disposta a pagar por isso, já que tudo na vida tem um preço. Para mim, por enquanto, a relação custo-benefício está baixa…

      Bonne chance,

    • #53804
      Baratinha
      Participante

      Ola A_dressa

      Eu comecei aqui trabalhando como tecnica ate sair a minha ordem. Depois que a ordem saiu , continuo na mesma empresa trabalhando agora como engenheira.

      O mercado de engenharia esta bem aquecido, pôrem vc deve ter em menta que vc pode ter de trabalhar fora de grandes centros.

      Uma coisa que vc pode fazer e “sentir” o mecado antes de investir tempo e dinheiro no processo da ordem.

      As provas eu acho que se vc der uma olhada no site da ordem, os modelos de provas passadas estao disponiveis no site la, de uma “fuçada”. Vc pode escolher as materias que quer fazer, dai ser um pouco mais facil.

      O processo nao e dificil em si, so e um pouco chato e tem que prever dimdim para pagar as taxas.

      Abraço.

    • #62046
      brunobeg
      Participante

      Baratinha, tudo bem.

      Fiquei com uma duvida, você poderia me responder ?
      Para trabalhar como técnico não é necessário formação nenhuma reconhecida no Quebec?
      Sou engenheiro Civil e gostaria de migrar, porém sei que o processo de reconhecimento do diploma é demorado, portanto gostaria de começar trabalhando de tecnico, para não sair muito da área.
      Como é o mercado de técnico, tem oportunidade ?

    • #62052
      Baratinha
      Participante

      Sim, existem oportunidades . Vc pode dar uma olhada no site da Comunidade Brasil Quebec, no sub-grupo engenheiros. Coloquei algumas informaçoes la.

      Vc pode começar a trabalhar como tecnico enquanto faz a sua validaçao. Acho um caminho muito bom porque vc pode sentir o mercado antes de investir tempo e dinheiro na validaçao.

      Boa sorte

    • #62053
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Baratinha, poderia me responder algumas dúvidas tb?

      – em qual cidade vc mora?
      – Quando vc diz que a pessoa pode ter que trabalhar fora de grandes centros, o que isso significa? A ville de Québec vc considera como “fora de um grande centro” ?

      Abç

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #62058
      Baratinha
      Participante

      Eu moro em Trois Rivières, porem ja trabalhei em Riviere du Loup, na Gaspesie, em Charlevoix, em LOngueil … :lol: Ja estive até em Saint-Louis du Ha!Ha! (sim existe de verdade) . :P
      Sim , Ville de Quebec eu considero como um grande centro, assim como Montreal et Gatineau.
      Nao dou dicas de onde morar pois isso e uma escolha extremamente pessoal.

      Sucesso.

    • #62060
      Mitchi
      Participante

      Baratinha,

      Boa Tarde!!!

      Estamos aguardando sermos chamados para os exames médicos…enquanto isso…muitas pesquisas!

      Por favor, tire um dúvida..meu marido é engenheiro elétrico, há tbm a possibilidade de se trabalhar como técnico nesta área? Começamos a pesquisar para que começasse a fazer a equivalencia do Brasil, mas gostei do seu depoimento, onde vc disse que fez qdo chegou aí.

      Depois de quanto tempo conseguiu emprego? Pois sei que a equivalencia é demorada e custa $$$$$…e seria um momento para economizar, né???

      Abs,

      Mitchi

    • #62062
      Baratinha
      Participante

      Ola. Mitchi

      Nao sei como funcionaria para trabalhar como tecnico sendo eng. eletrico. Digo isso por que nao conheço como seria o mercado de trabalho para essa area.

      Fazer a validacao ainda estando no Brasil e uma opçao que depende de como vc quer organizar a sua imigraçao. E uma opcao que tambem é valida. Eu nao fiz porque na epoca eu nao tinha dinheiro pra comecar a validacao ainda no Brasil e nao sabia como seria o mercado de trabalho. Digo isso porque existem engenheiros que mesmo com a validacao nao se inseriram no mercado (por uma multitude de razoes).

      Em tempo, demorei cinco semanas pra começar a trabalhar.

      Um abraço

    • #62082
      Marcelo_Andrade
      Participante

      Ah sim, com certeza Baratinha, inclusive, nós já sabemos onde vamos morar, entretanto, é sempre bom ouvir dicas de quem está aí, não é?

      Nós vamos para a ville de Québec, mas esta informação sua é muito importante. Eu sempre digo que, na maioria das vezes, a razão dos nossos problemas são as expectativas que criamos. Com certeza indo sabendo que não é tão fácil emprego em grandes centros, ajudará muito….

      Valeu!

      Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....

    • #62580
      Hunter
      Participante

      Li em algum lugar que tem que ser enviado o diploma original além da cópia traduzida por um tradutor juramentado.
      Li também que para algumas profissões só aceitam tradutor juramentado do Canadá. Não sei se é válido para engenheiro !
      Se for verdade sobre enviar o diploma original, então deixarei para validar tudo quando estiver morando no Canadá. Tenho receio que o documento de extravie no correio.
      Alguém pode por favor confirmar.
      No momento estou aguardando a libração para fazer o exame médico.

    • #60626
      Hunter
      Participante

      Alguém tem informação atualizada sobre o mercado de trabalho para engenheiro civil no Québec ?
      Tem alguma região com mais carência de profissionais ?
      Quero fazer uma projeção para após obter o certificado de Engenheiro Junior.
      Tenho experiência tanto em projeto estrutural de concreto e aço como também em execução de obras de grande e médio porte.

    • #62669
      gibeltrao
      Participante

      Hunter,

      Esse é um tema que muito me interessa também. Meu marido é engenheiro civil e só tem experiência em projeto de estrutura de concreto armado. O que achei na internet de um modo geral, foi só a estatística de distribuição de emprego nas regiões, que está nesse link: http://www.servicecanada.gc.ca/fra/qc/emploi_avenir/statistiques/2131.shtml

      No site de busca de emprego http://placement.emploiquebec.net/mbe/ut/rechroffr/erechroffr.asp?CL=french ,
      as vagas que eu acho são a maioria para Québec (Capital Nacional) e Montreal, apesar de não achar muitas vagas para engenheiro de estrutura, nessa área, vejo muito para projetista e técnico.

      Se você souber de alguma outra coisa, me avise, se puder.

      Abçs

    • #64087
      MSardinha
      Participante

      Sou eng. Civil e estou no QC desde 2008. Dei entrada no meu processo de admissao à OIQ desde q cheguei. Traduçoes: nao perca tempo e $ fazendo no Brasil. Faça por um tradutor juramentado do QC, senao a doc. pode nao ser aceita. Trabalhar como técnico: na minha opiniao é uma situaçao temporária. Alguem formado em engenharia dificilmente se conformará a passar a vida profissional sendo tratado como se nao fosse engenheiro. Mas sim, existe trabalho pra téc em eng. életrica. Processo OIQ: na minha opiniao o processo de admissao à OIQ é talvez um dos mais claros e honestos dentre as dezenas de ordens profissionais do QC. A regra é clara, os exames de controle sao dificeis mas possiveis. E poder usar o titulo de ing abre inumeras portas. Desde q cheguei trabalho em gestao de projetos. Em teoria eu nem precisaria do titulo de ing, mas tê-lo so ajuda. Pra um empregador, é a certeza q o candidato foi avaliado e considerado apto a exercer a profissao. Dei entrada no processo da OIQ ainda em 2008, fiz 2 exames tecnicos (vc pode escolher as disciplinas, mas sao dificeis, precisa-se estudar muito), uma disciplina na universidade, e em julho 2010 recebi meu titulo de ing jr. Depois fiz o exame de deontologia e um exame de francês. Agora, depois do periodo obrigatorio de juniorat,r estou prestes a receber meu titulo de ing. Dica pra ajudar no processo: trazer do brasil cartas bem detalhadas de sua atividades e responsabilidades como engenheiro, periodo de trabalho, etc., assinadas por seu superior e em papel timbrado das empresas onde trabalhou. Chegando aqui manda traduzir tudo e junta ao dossier. Ajuda e muito. O processo pode parecer demorado, mas quanto mais tarde vc comecar, mais tarde vc vai terminar. E na minha opiniao nao é uma despesa, mas um investimento. Esse montante pra traducoes e equivalencia profissional deve ser parte do orçamento da imigraçao. Outro ponto: qdo vc chega aqui vc ja esta fora de suazona deconforto. Apartamento sem mobilia, orcamento apertado, eyc. Se vc começa a trab como tecnico, e nao tem uma data especifica pra dar entrada no processo, é claro q ao longo do tempo suas prioridades serao sempre relacionadas a reestabelecer as condicoes de conforto material deixadas no brasil. isso certamente vai empurrar pra depois o processo da oiq, pq ele é “longo, complicado e caro”. E ai o risco de vc nunca ir adiante com este projeto aumentará a cada ano. Na minha opiniao o negocio é encarar essa fera desde os primeiro dias, de preferência antes de conseguir o primeiro emprego.
      Espero ter contribuido.
      Boa sorte
      Marcelo

Visualizando 17 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.