Email sobre entrevista

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8367
      MariTati
      Participante

      Olá a todos!

      Recebi um email do México informando que estamos em uma lista de espera para a entrevista. Eu sei que várias pessoas aqui receberam também. Enfim notícias.
      Mas fiquei com uma dúvida em relação ao que veio escrito, se foi igual para todo mundo ou não.
      Quando eles falam sobre os documentos que devemos ter os originais vieram esses tópicos:

      “- Autres preuves de votre relation maritale et de cohabitation (conjoints de fait) : (Une déclaration assermentée n’est pas suffisante), comptes bancaires conjoints, bail, testament, preuves de partage des responsabilités – hypothèques, acte de propriétés, pour démontrer votre relation pour une période d’au moins une année avant la date de dépôt de votre demande (DCS). Notamment, toute preuve du mois d’août 2010 et/ou avec une date précédente.
      – Diplôme officiel de “Certificado de conclusao da Educaçao Basica”, le votre et celui de votre conjointe. Autrement, nous ne pourrons considérer vos études.
      – Preuve de l’emploi actuel à jour, la votre et celle de votre conjointe ainsi que d’autres preuves de vos emplois passés à partir du mois d’août 2006, les vôtres et celles de votre conjointe IL EST INDISPENSABLE DE FOURNIR UNE ATTESTATION DE TRAVAIL CONFORME. L’attestation de travail doit être datée et produite sur papier en-tête de l’entreprise et contenir les renseignements suivants : les dates de début et de fin d’emploi; les coordonnées de l’employeur; les fonctions occupées, une brève description des tâches et le régime de travail (à temps plein pu à temps partiel et dans ce cas il faut préciser le nombre d’heures régulièrement travaillées par semaine). De plus, l’attestation de travail doit être signée et porter le nom du signataire autorisé dans l’entreprise.
      – Attestation de français à jour, la votre et celle de votre conjointe
      – Le cas échéant, preuves actualisées de votre adhésion à un ordre professionnel ou une corporation professionnelle de votre pays, les vôtres et celles de votre conjointe.”

      Fiquei em dúvida se isso é padrão ou no meu caso são documentos a mais que eu precisarei para a entrevista.

      Se alguém puder me ajudar, agradeceria muito, porque eu não tenho mais provas dos que a que já mandei. E estou ficando doida com isso!

    • #57496
      Sabrine
      Participante

      MariTati,
      De quando é o seu dossier? :bigups:
      Obrigada

    • #57498
      Lu_campinas
      Participante

      Olá meninas,

      Acredito que eles estejam pedindo documentos bem específicos de cada processo, e não algo generalista…

      No nosso caso pediram:
      1) carta do empregador atualizada e com as mesmas normas que pediram pra vocês;
      2) todos os documentos originais;
      3) carteira do conselho profissional;
      4) nos recomendaram a pesquisar sobre o mercado de trabalho no Quebec e quais os tramites pra trabalhar em nossas áreas por lá…

      não nos pediram nada do francês (nosso dossier está dentro das novas regras e já enviamos o TCFQ),

      Um abraço

      Luciana

    • #57501
      taiefredo
      Participante

      Concordo com a Lu_campinas, ao que tudo indica, estes e-mails têm sido bem específicos.
      Eles estão pedindo documentos diferentes em cada caso.
      O bom sinal é que eles finalmente estão mexendo nos processos e logo teremos novidades.

    • #57507
      tati06
      Participante

      MariTati,
      tbm gostaria de saber qdo vcs enviaram o dossie..outra pergunta…vc nao enviou o diploma de conclusao de 2°grau??

      Tati

    • #57517
      MariTati
      Participante

      Oi Sabrine!

      Nós demos entrada em agosto.

    • #57518
      MariTati
      Participante

      Oi Lu

      é parece que estão pedindo coisas específicas mesmo.
      Eu to super apreensiva agora porque não tenho outros documentos para enviar. E a princípio nada faltava pq se faltasse o pedido teria sido feito logo no primeiro contato deles né?

      Fiquei pensando se eles não estão pedindo outros documentos pensando nas novas regras, o que não deveria ser feito nos processos abertos antes da mudança.

      #desesperomodeon

    • #57519
      MariTati
      Participante

      Tati

      nosso processo foi aberto em agosto e nós enviamos sim, o histórico e o certificado desde o primário até a faculdade.

      Em relação as provas de co-habitação também, as faturas da conta da Mari e o documento de união estável. Eu não faço ideia do que enviar mais.

      Você recebeu um email como o meu?

    • #57520
      carlosecamila
      Participante

      Oi MariTati,

      Tambem somos do processo antigo (setembro/2011), ainda não recebemos o e-mail e nãos ei dizer se são textos padrão ou não.

      A única coisa que sempre ouvimos é que a entrevista além de testar o nível de francês e prover os pontos de adaptabilidade, também é para apresentação/checagem dos documentos originais, uma vez que tudo que enviamos com o dossiê são cópias.

      Carlos e Camila
      Timeline:
      18/09/11 - Envio DSC
      15/10/11 - Abertura Provincial
      11/10/12 - Convocação entrevista
      20/11/12 - Entrevista e CSQ
      27/11/12 - Envio do Federal
      17/01/13 - Abertura do Federal conforme e-cas
      14/01/14 - Solicitação de exames médicos
      20/01/14 - Exames médicos realizados
      07/02/14 - Solicitação de envio de Passaportes
      13/02/14 - Retirada dos passaportes

    • #57523
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá MariTati,

      Pelo que foi dito, o pessoal está recebendo e-mails referente aos documentos originais que devem ser apresentados NA ENTREVISTA, correto pessoal? Pelo que entendi não é pra você enviar nada e sim ter esses documentos originais para comprovar a veracidade dos fatos.
      Pelo que você falou também seu dossiê foi completo, dessa forma, você pode ficar mais tranquila (na medida do possível claro).
      Eu e meu marido não tivemos problemas nenhum no provincial e na nossa época para os casais homossexuais não era exigido comprovação de união (SET/2011), eles tratavam nosso dossiê de outra maneira e focavam no laço afetivo. Isso devido a todos os problemas que estamos cansados de saber. Mais como atualmente a união estável está muito mais acessível, creio que seja obrigatório.
      Contudo, não escapamos de uma entrevista no federal, onde nos perguntaram porque não moravamos juntos. Explicamos que no presente momento já estavamos morando juntos e os motivos em relação à não co-habitarmos na época.
      Enfim, acho que você pode “ficar tranquila” e preparar seus documentos originais para a entrevista e claro, fazer uma boa pesquisa sobre o mercado de trabalho, conhecimentos gerais do Québec/Canadá para mostrar que você fez a lição de casa! :)

      Sucesso pessoal!!!

      Marcelo

    • #57525
      daniel.p
      Participante

      Oi MariTati e Marcelo

      Esse negócio de união estável é meio confuso. Quando eu fiz a entrevista apresentei somente a certidão de união estável, o entrevistador nem perguntou de contas com o mesmo endereço ou outras provas de união. Ele não perdeu mais do que 30 segundos com esse tema. Na época o entrevistado foi o Daniel Le Blanc.

      Já na parte federal eu tive que preencher uma declaração do governo canadense de união estável e apresentar provas. Na declaração perguntava se eu tinha comprado casa com o meu namorado, se ele era beneficiário no meu seguro de vida, etc. Como não tinha nada que comprovasse nesse sentido reapresentei a certidão de união estável + algumas contas com o mesmo endereço (eram vários endereços diferentes pois mudamos muitos ao longo dos quase 2 anos de processo federal). As contas somavam mais do que um ano e foram aceitas pelo consulado.

      Boa sorte na sua entrevista.
      Daniel

    • #57530
      Rodrigo_Brum
      Participante

      Pessoal gostaria de ajudar vcs que ainda vão fazer a entrevista relatando a minha que foi em NOV/2011.

      Bom em primeiro lugar não esqueçam de levar nenhum documento original, levem todos os originais que mandaram na documentação, todos sem exceção, inclusive levem seus holerites/contra-cheques atualizados, de preferencia os últimos 3 meses.

      Em segundo lugar tenham calma na hora da entrevista, pois ela nada mais é do que a conferencia de toda documentação enviada anteriormente, e claro que nesse bate papo o entrevistador – Daniel Le Blanc, foi quem fez a minha – avalia seu nível de francês.

      MAS É EXTREMAMENTE IMPORTANTE NÃO ESQUECER NENHUM DOCUMENTO ORIGINAL, ISSO ACARRETA PERDA DE PONTOS, E LEVEM AQUELES QUE FOREM POSSÍVEL CLARO, O MAIS ATUALIZADO POSSÍVEL.

      Espero poder ter ajudado de alguma forma, qualquer dúvida podem postar, que terei o maior prazer me ajuda-los.

      Abraços.

    • #57532
      Rodrigo_Brum
      Participante

      Pessoal gostaria de ajudar vcs que ainda vão fazer a entrevista relatando a minha que foi em NOV/2011.

      Bom em primeiro lugar não esqueçam de levar nenhum documento original, levem todos os originais que mandaram na documentação, todos sem exceção, inclusive levem seus holerites/contra-cheques atualizados, de preferencia os últimos 3 meses.

      Em segundo lugar tenham calma na hora da entrevista, pois ela nada mais é do que a conferencia de toda documentação enviada anteriormente, e claro que nesse bate papo o entrevistador – Daniel Le Blanc, foi quem fez a minha – avalia seu nível de francês.

      MAS É EXTREMAMENTE IMPORTANTE NÃO ESQUECER NENHUM DOCUMENTO ORIGINAL, ISSO ACARRETA PERDA DE PONTOS, E LEVEM AQUELES QUE FOREM POSSÍVEL CLARO, O MAIS ATUALIZADO POSSÍVEL.

      Espero poder ter ajudado de alguma forma, qualquer dúvida podem postar, que terei o maior prazer me ajuda-los.

      Abraços.

    • #57533
      tati06
      Participante

      OI MAriTati,

      nosso processo foi aberto em setembro de 2011 e so recebemos a carta de abertura do processo e mais nada, nem sinal de fumaça;…..pelo que eu sei tbm, esses docs sao p serem levados no dia da entrevista…alias, como sempre foi….checagem dos documentos originais,,,,vc mandu em agosto de 2011 certo?? pq tenho colegas que mandaram na 1ª quinzena de agosto de 2011 e no fim de agosto tbm….só p deixar isso claro p elas….estamos todas angustiadas…..ahhh :bangwall:

    • #57534
      MariTati
      Participante

      Pessoal, obrigada a todos pelas mensagens.
      Já me sinto um pouco mas tranquila, mas só um pouco! hehehehe

      Eu estou apreensiva em relação ao email porque eles falam em
      “Autres preuves de votre relation maritale et de cohabitation (conjoints de fait) : (Une déclaration assermentée n’est pas suffisante),”
      Outras provas não seriam outros documentos além dos que eu enviei??

      No mais alguém sabe dizer se as declarações que eles pedem dos trabalhos anteriores é obrigatória? Não basta só o registro em carteira?
      No caso da empresa não fornecer essa declaração a gente pode perder os pontos relativos à experiência?

      Obrigada mais uma vez!

    • #57538
      Marcelo Moraes
      Participante

      Olá MariTati,

      Para a união:
      Levem todos os documentos já enviados (originais) para comprovação de veracidade.
      Uma coisa que eu fiz e pode servir para você. Pedi para amigos que falassem francês ou inglês que nos fizessem cartas relatando sua visão de nossa união, como se fossem cartas de indicação, sabe? Fiz também um álbum de fotos minha e do meu marido mostrando um pouco da nossa história, desde o inicio até o presente momento. E honestamente, acho que cumpre todos os requesitos referente à união, na minha perspectiva, você fez tudo certo.

      Declarações:
      Solicite as declarações e leve junto a carteira de trabalho. Infelizmente não sei se você perde pontos por não apresentar as declarações, acho que não….

      Lembre-se, quanto mais você fizer melhor. Peque pelo excesso.

      Sucesso!

      Marcelo

    • #57547
      Rodrigo_Brum
      Participante

      @MariTati wrote:

      Pessoal, obrigada a todos pelas mensagens.
      Já me sinto um pouco mas tranquila, mas só um pouco! hehehehe

      Eu estou apreensiva em relação ao email porque eles falam em
      “Autres preuves de votre relation maritale et de cohabitation (conjoints de fait) : (Une déclaration assermentée n’est pas suffisante),”
      Outras provas não seriam outros documentos além dos que eu enviei??Exatamente, se puder levar mais algum doc. diferente do que vc enviou pode ajudar sim, mas leve os originais que foram enviados.

      No mais alguém sabe dizer se as declarações que eles pedem dos trabalhos anteriores é obrigatória? Não basta só o registro em carteira?
      No caso da empresa não fornecer essa declaração a gente pode perder os pontos relativos à experiência?Só a carteira basta, desde que seu contra-cheque esteja atualizado, mas se pude levar uma declaração ajuda também.

      Obrigada mais uma vez!

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.