Em quanto tempo você aprendeu francês?

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Em quanto tempo você aprendeu francês?

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7931
      leticia_rj
      Participante

      Pessoal,

      Sei que assim como eu, muitos começaram do zero os estudos de francês, depois da decisão de aplicar pra Quebec.

      Apesar de ter morado 1 ano nos EUA e falar inglês fluente, eu não sei nada de francês além de merci, abajour, petit gateau…rs

      Pretendo fazer um curso e estudar muito sozinha, além de ver filmes, ouvir música, acostumar o ouvido.

      Pergunta: em quanto tempo vocês conseguiram aprender um francês intermediário? (pra passar na entrevista ou ter uma nota razoável no TCF).

      Estou me programando pra fazer o TCF no final do ano, mas não sei se vou conseguir… :/

      Super obrigada!!!!

    • #50736
      RonaldoMaciel
      Participante

      Olá Leticia, a questão do aprendizado do idioma é um tanto particular já que cada um tem suas habilidades para aprender uma nova língua, especialmente se já se sabe uma segunda. Muitas pessoas fazem cursos regulares (2x por semana de 1h15-1h30 cada) e assim, naturalmente levam mais tempo. Eu fiz a entrevista, no meu papel estava escrito que eu tinha 250h eu acho (fiz sempre cursos regulares e estudei ao todo 2 anos antes de fazer a entrevista).

      Mas sei de histórias de pessoas que se imergiram em cursos intensivos e aprenderam em alguns meses (o suficiente pra entrevista).

      De qualquer forma esta idéia de “aprender pra passar na entrevista” precisa acabar – vc deve estudar para viver aqui (e claro quanto mais melhor).

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #50737
      gabi-infirmiere
      Participante

      Como RonaldoeSusana disseram, o aprendizado nao deve ser apenas para a entrevista e sim para a vida.

      Aprender uma nova lingua a partir do zero exige muita dedicaçao, alguns terao mais facilidade do que outros. Nao ha referencial, depende de como voce se dedica, de como voce aprende. O que nao vale é focar o aprendizado pensando apenas na entrevista, pois a entrevista é realmente muito simples, os entrevistadores nao fazem pegadinhas e tentam deixar o candidato bem confortavel (ao menos foi a minha impressao).
      Com dedicaçao integral, entre 4 e 6 meses de estudo acredito que alguém possa chegar num nivel basico-intermediario (um bom nivel para a entrevista, mas nao para a vraie vie)

      Eu sempre gostei de musica francesa, e fiz o curso regular de frances quando era adolescente, entre 15 e 17 anos,a 1,5h par semana. Aos 30 anos, ja adulta, formada, casada e trabalhando decidi retornar aos estudos sem pensar na imigraçao (ja nao compreendia tao bem as coisas, estava *desaprendendo*). Fiz mais 2 anos (1,5h por semana igualmente).
      Quando decidi imigrar (33 anos) optei pela viagem de prospecçao e fiz 2 semanas de intensivo para reativar meus neuronios, que ja estavam reacostumados com a lingua (manha e tarde, 7h por dia).
      A minha entrevista foi muito facil e fluida, um verdadeiro bate papo.

      E ainda estou aprendendo, mesmo morando no QC ha mais de 4 anos.

      Bonne chance

    • #50740
      SANDROMS
      Participante

      Em primeiro lugar, acho bom separar o aprendizado de francês em etapas:

      Etapa 1 – mínimo para entrevista

      Para nós foram 12 meses, 3 de intensivo (10h por semana) e o restante normal (4 por semana) em seis meses estávamos prontos para a entrevista, mas por diversos fatores nossa entrevista atrasou. O meu nível e o da minha esposa deveria estar por volta do B1 no dia da entrevista. Recebemo F(francofono) no CSQ.

      Etapa 2 – mínimo para resolver as coisas no Quebec: alugar apartamento, fazer compras, ter uma conversa super superficial

      Continuamos estudando francês mais lentamente nos 12 meses após a entrevista, mas sempre assistíamos filmes ou sites em francês. Chegamos no Quebec com nível B2.

      Etapa 3 – mínimo para trabalhar (funcional) ou estudar

      Acho que eu parei por aqui, principalmente porque meu trabalho é 95% em inglês. Fiz o simulado do TCF no site da tv5, e o resultado foi um C1 bem baixo.

      Minha esposa fez um certificado universitário de francês como segunda língua na UdM o que permitiu que ela continuasse crescendo. Somando com a francisação escrita, Foram cerca de 18meses de estudo.

      Etapa 4 – mínimo para trabalhar num cargo que exija muita comunicação, dar palestras e se socializar completamente com os locais.

      Minha esposa estuda agora na UQAM onde ela ouve, fala, lê e escreve tudo em francês. Incluindo provas dissertativas enormes. O estudo do francês agora se limita apenas ao enriquecimento do vocabulário.

      Sumário:

      Sandro: 24 meses (3 intensivo) – nível C1 (rasinho) – excelente compreensão oral, expressão oral funcional

      Adriana: 42 meses (3 intensivo) – nível C2 – fluência oral e escrita

      Lá em casa nós temos certa facilidade para aprender línguas. Portanto esse tempo pode variar para mais ou para menos.

    • #50746
      gabi-infirmiere
      Participante

      Sandro,
      gostei bastante da sua explicaçao :-) Ficou bem didatica e mostra realmente até onde podemos avançar na comunicaçao em cada uma delas.

      Cheguei aqui na *etapa 3* e agora estou na *etapa 4* e mesmo assim a gente aprende sempre.
      E ja até compreendo o pessoal do Lac-St-Jean e da Gaspésie! :-)

    • #50747
      leticia_rj
      Participante

      Obrigada pelos relatos, pessoal!

      Antes de tudo, sim, eu ja sei que o quebec é uma provincia que não é bilingue, por isso precisarei saber frances pra viver lá, mesmo que no meu trabalho eu fale mais inglês.

      Quero aprender pra isso, mas claro, minha primeira preocupacao é a entrevista e o tcf. Depois continuarei estudando até embarcar e no proprio quebec, com a francisação.

      Super obrigada!

    • #50748
      mathfernandes
      Participante

      Achei todos os relatos aqui muito interessantes!… agora já é possível ter uma boa noção do quanto teremos que nos dedicar em cada etapa… entrevista -> trabalho -> dia a dia.

      Eu estou no início do meu aprendizado de francês e tenho uma dúvida… sei que o sotaque do QC é muito diferente do francês convencional, então, será necessario estudar isto (aulas particulares, ou outros meios) para a entrevista?… moro em campinas e não encontrei nenhuma escola especializada no sotaque de QC. :bangwall:

      Abraços

    • #50749
      leticia_rj
      Participante

      @gabi-infirmière wrote:

      Quando decidi imigrar (33 anos) optei pela viagem de prospecçao e fiz 2 semanas de intensivo para reativar meus neuronios

      Oi, Gabi!

      Esse curso de 2 semanas você fez na viagem? Qual curso foi, pode indicar?

      Estou pensando em fazer uma viagem pra conhecer Montreal em outubro…

      Beijos

    • #50750
      Lu_campinas
      Participante

      sandro, Gabi , Ronaldo e Suzana

      É muito reconfortante conhecer suas experiências !

      Nós (maridão e eu) iniciamos o aprendizado do francês em 30/04/2011, 1,5h/2 x semana.
      Acredito que eu não tenho muita facilidade para linguas, mas estou caminhando…

      As vezes fico pensando que meu ritmo tá muito lento, principalmente com a proximação do TCF, tenho feito alguns simulados e aumentado o número de aulas com professor particular, agora na reta final, vou pegar uns dias de folga no trabalho pra me dedicar exclusivamente para o TCF.

      Obrigada

      Luciana

    • #50751
      FABIA
      Participante

      Letícia,

      Eu fiz as 150h exigidas para a entrevista (entre aula particular e 2 cursos na Aliança), passei.

      Mesmo assim, após a entrevista, passei 1 mês em Montreal estudando. Fiz o TCFQ após a minha viagem e fui avaliada entre B1-B2.

      Reconheço que ainda falta muito.

      Tenho duas dicas:
      1ª) é você assinar a TV5 na net para ir acostumando o ouvido.
      2ª) entre em uma rede de relacionamento tipo Badoo ou coisa parecida e entre em contato com gente de lá. Eu vivo teclando e praticando. Eles são bem simpáticos e gostam de ajudar.

      Abs.

    • #50752
      SANDROMS
      Participante

      @FABIA wrote:

      é você assinar a TV5 na net para ir acostumando o ouvido.

      Você pode assistir a TVA de Montreal online, for free, com sotaque do Quebec:

      http://tva.canoe.ca/diffusion-web

    • #50753
      JF
      Participante

      @mathfernandes wrote:

      sei que o sotaque do QC é muito diferente do francês convencional, então, será necessario estudar isto (aulas particulares, ou outros meios) para a entrevista?

      Mathfernandes,

      O sotaque é diferente mas a lingua é a mesma. Eu nao acho que você precisa de uma escola especializada no sotaque québecois.

      Uma coisa que eu e meu marido fizemos muito e nos ajudou a evoluir bastante, mesmo quando paramos as aulas depois da entrevista, foi escutar a radio 98,5fm de Montreal (http://www.985fm.ca/). Escutavamos no trabalho e em casa sempre que podiamos.

      Posso dizer que o francês deles é muito claro e facil de entender. Se você entende o que eles falam, aindavai ter dificuldade em entender as pessoas na rua, mas certamente vai entender o que é dito nos orgaos do governo, por vendedores e demais serviços que você precisa para se virar nas primeiras semanas por aqui.

      E alem disso, ainda se mantem informado sobre as noticias da cidade, como eles tratam dos problemas, etc. Acho que é muito enriquecedor!

      Bonne chance!

      Julia.

    • #50754
      mathfernandes
      Participante

      J+F,

      Muito obrigado pela resposta… tanto seu conselho qto os outros estão sendo de enorme ajuda!

      Aproveito pra compartilhar aqui um link que encontrei (não lembro exatamente onde) com uma lista de rádios online do QC… tem em inglês e francês.
      http://www.dti.ulaval.ca/pp/rva/presteleconf/radioQc.html

      merci beaucoup

    • #50759
      leticia_rj
      Participante

      @FABIA wrote:

      Tenho duas dicas:
      1ª) é você assinar a TV5 na net para ir acostumando o ouvido.
      2ª) entre em uma rede de relacionamento tipo Badoo ou coisa parecida e entre em contato com gente de lá. Eu vivo teclando e praticando. Eles são bem simpáticos e gostam de ajudar.

      Oi, Fabia!

      Me inscrevi no livemocha.com, to adorando…fiz um caderninho, estou anotando tudo pra memorizar. Adorei que dá pra mandar as lições pra nativos da lingua corrigirem..e voce pode ajudar outras pessoas com a sua lingua nativa (já corrigi algumas coisas em portugues). Fora que também dá pra fazer amizade! O bom é que é de graça…

      Claro que não substitui um curso, mas já saí da estaca zero (agora sei falar Je m’apelle Letícia…rsrs)

      Dica boba mas útil:
      – passei meu facebook, twitter e celular pra francês…assim vou me adaptando com a língua e aprimorando o vocabulário!

      =)

    • #50767
      Carlos_Santos
      Participante

      so nao se esquecam que existem pessoas que sao mais adpatadas à aprender uma nova lingua e aprendem rapido e outras mesmo com mais horas nao assimilam tao rapidamente.

      Além disso, é preciso ter em mente que uma pessoa determinada pode precisar de menos horas de que uma outra que nao diz, mas nao esta tao determinada assim.

      Em tres meses, fiz 157 horas e passei numa prova da AF para bolsitas. Questao de objetivos!

      Posso dizer que o que eu ganhei fazendo esta “lavagem cerebral” que so conseguir ver depois ;-)

    • #50770
      roders
      Participante

      Complementando o que o Carlos escreveu:

      Segundo o psicólogo Howard Gardner, autor da teoria da teoria das inteligências múltiplas, nós temos 8 tipos de inteligências (não somos e não devemos ser inteligentes em todos os tipos) e uma uma delas é a inteligência linguística.
      No meu caso possuo muita facilidade para aprender um novo idioma (porém sou péssimo com números) e demorei cerca de 3 meses para obter um nível intermediário, de início ficava escutando o idioma para acostumar os ouvidos, após fiz um curso intensivo para aprimorar.
      Sucesso à todos !!!

    • #50785
      leticia_rj
      Participante

      Pessoal,

      venho dizer que estou fazendo o livemocha e AMANDO. Dá pra conversar com as pessoas, fazer amizade, praticar realmente…e o método é ótimo, pelo menos pra mim. Acho que vai do empenho de cada um.

      Ontem malhei 1 hora ouvindo uma audio aula no meu ipod…muito boa. Depois dormi ouvindo a mesma lição, pra frisar. Acordei pensando em francês (mesmo que eu não saiba quase nada).

      Pra quem sabia 0% ONTEM, acredito que hoje esteja no 10%…já não morro de fome.

      Não sei se tenho facilidade, inglês foi muito natural, eu era muito mais nova.

      To adorando aprender francês!!!

    • #50791
      SANDROMS
      Participante

      Leticia,

      Para alguem que já é avançado em uma segunda língua, inglês por exemplo, fica bem mais rápido aprender uma terceira.

      Isso porque a mente já se acostumou a:
      :arrow: pensar em outra língua ou não-verbalmente,
      :arrow: pronunciar fonemas que não existem no português,
      :arrow: não ler foneticamente (principalmente no caso do inglês cuja escrita não é fonética como no português).
      :arrow: construir sentenças conforme diferentes gramáticas

      Mas tenha em mente que você deve continuar praticando o inglês, senão corre o risco de regredir para dar espaço ao francês – aconteceu comigo…

    • #50814
      leticia_rj
      Participante

      Sandro, sem duvida, a mente fica mais aberta.

      Engraçado que a audio aula que estou estudando pelo ipod é toda em inglês…o professor explica tudo em inglês e compara o francês com o inglês o tempo todo (palavras terminadas em ion, ry, ly, etc…). Tá sendo otimo!

      Pretendo fazer o IELTS 3 meses depois do TFC, então vou ter esse tempinho pra retomar meu ingles (principalmente no livemocha, conversando com nativos)

      :)

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.