Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › Eleições no BR
- Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 8 meses atrás por
Carlos_Santos.
-
AutorPosts
-
-
21 de agosto de 2012 às 00:36 #8299
Priscila1978
ParticipantePara o pessoal que está em outro lugar que Montréal,
Como voces fazem para justificar o voto no caso de NÃO TRANSFERIR o título para Montréal? Sai meio custoso ir pra lá pra votar pra presidente…
Além disso, nas eleições para prefeito/governador, como fazemos para estar em dia com o cartório eleitoral? Busquei informações e vi uma “justificativa pelo correio”.
Alguém já a fez? O que voces fazem normalmente? Aguardam estar no Br para se justificar?
Origada,
Priscila -
21 de agosto de 2012 às 14:49 #56346
RonaldoMaciel
ParticipanteDe acordo com o site do TSE, só precisa justificar o voto nas ocasiões de eleições presidenciais. Como neste ano temos eleições municipais não haveria obrigatoriedade de fazer a justificativa.
E a justificativa realmente pode ser feita por correio, enviando a papelada pra Brasília. Mais detalhes neste link: http://www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/servicos-eleitorais-no-exterior – cliquem em Justificativa eleitoral.
Vale lembrar que situação irregular com a Justiça Eleitoral pode atrapalhar a renovação de passaporte por exemplo… fica a dica.
Abraco
RonaldoResidente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
21 de agosto de 2012 às 14:54 #56347
Priscila1978
ParticipantePessoal,
mandei um e-mail ao cartório eleitoral do exterior e recebi este documento (segue na íntegra) respondendo minha questão:PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO DISTRITO FEDERAL
CARTÓRIO DA 1ª ZONA ELEITORAL DO EXTERIOR/ZZOfício n.º. 259 /2012-1ª ZE/ZZ Brasília-DF,15 de agosto de 2012.
Excelentíssimo Senhor
Conselheiro ALOYSIO M. D. GOMIDE FILHO
Chefe da Divisão de Assistência Consular – DAC
Ministério das Relações Exteriores – MRE
Brasília – DFAssunto: Justificativa de ausência ao voto 2012 – Urgente
Senhor Conselheiro,
De ordem do MM Juiz substituto da 1ª Zona Eleitoral do Exterior/ZZ Doutor ADEMAR SILVA DE VASCONCELOS, solicitamos a Vossa Excelência sejam repassadas as informações abaixo transcritas, na íntegra, a todas as repartições consulares instaladas no exterior:
Tendo em vista as Eleições Municipais 2012, que ocorrerão nos dias 07 e 28 de outubro próximos, cumpre-nos informar que:
1. Os brasileiros cadastrados na 1ª Zona Eleitoral do Exterior têm a obrigação do voto ou da justificativa limitada às eleições presidenciais, o que não é o caso e, portanto, não votam nem necessitam justificar a ausência ao pleito, este ano.
2. Eleitor que vota no Brasil – aquele que se encontra em tal situação continua obrigado a votar ou, na impossibilidade, a justificar sua ausência. Para tanto, o eleitor deverá preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (modelo a ser obtido no site http://www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/servicos-eleitorais-no-exterior) acompanhado de cópia de documento oficial brasileiro de identidade e de comprovante dos motivos alegados para justificar a ausência (cópia do passaporte, matrícula em instituição de ensino, contrato de trabalho, etc). O Requerimento de Justificativa Eleitoral deve ser entregue pessoalmente ou pelo correio, ao cartório da zona eleitoral onde o eleitor esteja inscrito. Os endereços dos cartórios eleitorais podem ser obtidos no site do TSE, http://www.tse.jus.br/institucional/tribunais-regionais. A justificativa eleitoral poderá ser apresentada no prazo de até 60 (sessenta) dias, contados da realização de cada turno do pleito, ou ainda de até 30 dias, do retorno do eleitor ao país.
Ressaltamos, portanto, que os eleitores cadastrados no exterior não votam nem precisam justificar a ausência ao voto, no pleito de 2012 e recomendamos às repartições diplomáticas que orientem os eleitores com inscrição eleitoral no Brasil a encaminharem suas justificativas diretamente aos Cartórios Eleitorais onde votam, pelo correio, pois somente eles são competentes para analisar e deferir seus requerimentos.Respeitosamente,
Sayonara Ferreira Bracks
Chefe da 1ª Zona Eleitoral/ZZ -
21 de agosto de 2012 às 14:58 #56348
Priscila1978
ParticipanteRonaldo,
a papelada deve ir para o cartório onde estamos inscritos e nao necessariamente para Brasília….. no mais é isso aí mesmo. -
21 de agosto de 2012 às 16:43 #56354
JF
Participante@Priscila1978 wrote:
1. Os brasileiros cadastrados na 1ª Zona Eleitoral do Exterior têm a obrigação do voto ou da justificativa limitada às eleições presidenciais, o que não é o caso e, portanto, não votam nem necessitam justificar a ausência ao pleito, este ano.
Alguém sabe me dizer como fazer para se cadastrar na zona eleitoral do exterior?
Merci!
Julia.
-
21 de agosto de 2012 às 17:15 #56355
gabi-infirmiere
Participantedeve fazer a transferência via consulado brasileiro.
é um pouco demorado
-
21 de agosto de 2012 às 18:18 #56356
RonaldoMaciel
ParticipanteNossa transferência de título levou 6 meses pra ser concluída – é bem demorado.
http://consbrasmontreal.org/brasileiros.aspx
Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.
-
21 de agosto de 2012 às 18:20 #56357
Carlos_Santos
Participantelembrando que durante o periodo eleitoral, nao é possivel fazer a trasnferencia de titulo.
Sei pois havia visitado o consulado por outros motivos e quando perguntei estava em periodo eleitoral e fui informado que eles nao fariam a minha transferencia.
Fica a dica!
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.