Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Cotidiano › ELEIÇÕES FEDERAIS 2011
- Este tópico contém 7 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos atrás por
janeneves.
-
AutorPosts
-
-
12 de abril de 2011 às 20:41 #7340
thiagoelizie
ParticipanteBonjour! Então, eu tenho lido um pouco à respeito das eleições federais no La Presse, Métro, etc. Na verdade não entendi mto bem como ou pq chegaram a essa decisão de novas eleições. Sei q está um reboliço grande envolvendo vários políticos e autoridades… os bons e velhos escândalos de governo, tão comuns no BR.
Enfim, queria saber um pouco a visão dos colegas q talvez tenham uma opinião mais abrasileirada sobre o assunto. Até se puderem dar um passo-a-passo do q aconteceu e “onde está” a tal crise, seria bacana.
Li hj q é uma crise sem precedentes em Montréal… tipo, td isso mesmo? Não sei se é o estilo de jornalismo daí q tbm acaba inflando as coisas, sei lá. A gente de longe fica sem saber até onde é panfletagem ou realidade.
Aguardo as palavras dos colegas.
-
13 de abril de 2011 às 00:50 #44088
Carlos_Santos
ParticipanteOla Thiago,
nao sou a melhor fonte para comentar este assunto….. detesto politica!
E aonde também bastante ocupado para acompanhar a TV estas semanas, quando chego em casa!
Abraços
-
13 de abril de 2011 às 15:10 #44099
thiagoelizie
ParticipanteOK, Carlos… não é td mundo q gosta de política mesmo. Não posso dizer q sou fã do assunto mas no momento tenho tentado me localizar melhor neste contexto, por isso o interesse em saber mais de vcs… Alguém?
Para quem quiser saber um pouco mais: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/governo-do-canada-cai-apos-mocao-de-censura.html
-
13 de abril de 2011 às 18:10 #44105
alanlui
ParticipanteJesus me Chicoteia! Tomara que isso naum atrase ainda mas os processos….
-
14 de abril de 2011 às 14:26 #44127
RedCzar777
ParticipanteOlá, vou falar o que eu estou entendendo:
1- A crise de Montreal é só na prefeitura. Parece que alguém em um alto cargo estava espionando mensagens privadas de outros políticos. Não tem relação com as eleições federais.
2- As eleições federais sempre acontecem de tempos em tempos ou quando o partido no poder não consegue aprovação do orçamento. Ultimamente as eleições tem sido declaradas devido ao segundo caso. Aí os partidos da oposição não fazem um voto de confiança no governo, obrigando o primeiro ministro a pedir a dissolução do parlamento. Isso leva à realização de novas eleições.
No Canadá você não vota no primeiro ministro, mas sim nos candidatos de cada partido que disputam o voto na sua região. Ao final do processo eleitoral são contados quantos representantes de cada partido foram eleitos. O chefe do partido que tiver mais representantes se torna o primeiro-ministro. Caso o número de representantes desse partido seja maior do que a metade do total, então se forma um governo majoritário. Caso contrário se forma um governo minoritário que é obrigado a rebolar muito para aprovar as medidas que acha conveniente. O chefe do segundo partido com mais representantes se torna o chefe da oposição oficial.
Pode acontecer de os partidos que não tiveram o maior número de votos formarem uma coalizão e assumirem o governo, tornando o que seria o chefe da oposição em primeiro ministro. Eles tentaram fazer isso no ano passado, ou em 2009, mas acabaram desistindo. Isso causou muito rebuliço no Canadá anglófono porque essa oposição depende muito dos votos dos representantes do Bloc Québécois, que é por definição separatista.
Também pode acontecer de o Bloc Québécois conseguir o segundo maior número de votos se tornando automaticamente a oposição oficial. Isso já aconteceu uma vez e foi outro rebuliço daqueles na Canadá anglófono.
Se eu estiver errado por favor me corrijam!
-
19 de abril de 2011 às 11:28 #44202
thiagoelizie
Participantematou a pau, RedCzar77!
uma aula de política québecois… ahahaha! pra gente no BR é estranho esse sistema eleitoral deles, mas de certa forma é bem justo. acho um meio bem fácil de se derrubar quem está só fazendo besteira sem ter q esperar 4 anos.espero q quem pegue o Governo agora tenha atitudes mais transparentes pois ao q parece a moral do Harper e do Charest tá caidaça!
-
28 de abril de 2011 às 11:22 #44350
thiagoelizie
Participanteé uma pena q mais nenhum colega brasileiro q vive no QC tenha dado sua impressão sobre a atual situação política nesse tópico. acho importantíssimo ficar de olho nesse momento… e a visão de um brazuca seria legal… alguém?
-
28 de abril de 2011 às 11:42 #44351
janeneves
ParticipantePara entender a situação com muito bom humor.
Está em inglês, mas vale a pena fazer uma forcinha ;)Peguei o link neste blog, que aliás tem posts excelentes:
http://dofornoparaofreezer.blogspot.com/2011/04/canada-for-dummies.html
Abraços!
Jane.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.