Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Profissões e Mercado de Trabalho › Ciências Exatas e de Tecnologia › Dúvidas sobre Técnico em Química
- Este tópico contém 3 respostas, 2 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 7 meses atrás por
Wilson.
-
AutorPosts
-
-
25 de setembro de 2012 às 01:59 #8363
leitzke
ParticipantePessoal,
Minha namorada é técnica em química, formada pela Fundação Liberato aqui de Novo Hamburgo – RS, sendo o programa de formação de médio + técnico, com 4 anos de duração. Pelo que vi no comparativo de diplomas, isso corresponde ao “Diplôme d’études secondaires générales et Diplôme d’études secondaires professionnelles”.
Os empregos desse nível não são regidos pela OCQ pelo que vi, certo? No site eles falam apenas em níveis BAC e superiores. Há algum órgão que seja responsável por esse nível profissional?
A maioria das vagas que vi no Emploi Québec que vi cujos procedimentos são equivalentes ao que ela está apta a realizar aqui (devidamente autorizados pelo CRQ) exigem no mínimo DEC completo e 1 a 6 meses de experiência. Esse tipo de diferença pode ser coberto com mais experiência profissional? No caso, ela teria apenas o DEP, mas chegará lá com aproximadamente 5 anos de experiência na realização de análises e outros procedimentos similares.
Abraços,
André -
25 de setembro de 2012 às 03:02 #57502
Wilson
ParticipanteBoa Noite leitzke,
O que vou escrever aqui é minha opinião. Pode ser que outras pessoas com mais experiência analisem a situação diferente.
Também sou técnico em Química, mas já obtive meu bacharelado em Química há um bom tempo. Verifiquei várias vagas de químico, inscrição da Ordem dos Químicos e graças ao Carlos, consegui conversar com algumas pessoas da área industrial que já estão em Québec.
Pelo que eu entendi do processo até agora, funciona assim:
Para trabalhar de analista, técnico químico ou função similar não é necessária a inscrição na Ordem dos Químicos. Aliás, trabalhar como técnico químico seria a melhor opção que temos enquanto o registro não sai.
Para trabalhar como químico, nas quais existem várias responsabilidades e atribuições diferentes, é necessário o registro.
Os diplomas de faculdades federais e estaduais, pelo que vi, cumprem facilmente com os requisitos da ordem.
Quanto ao técnico, esse é o problema. O DEC deles não equivale propriamente dito ao nosso curso Técnico. Imagino que seria um equivalente a Tecnológo.
O fato de não conseguir validar como DEC, traz o problema de ficar fora da lista de profissões em demanda. Mas tem a vantagem de não precisar de registro.
Outra questão que pode ser posta é a seguinte: a Ordem considera experiência na área Química (aliás, é obrigatório para conseguir o registro). Então é possível obter registro sem o BAC de Química desde que você cumpra algumas exigências de experiência e matérias cursadas em cursos equivalentes. É claro que existe restrições nessa área de atuação profissional.
O pessoal técnico de enfermagem tem um tópico dedicado a discutir a validação do técnico para o processo de imigração. Verifique se alguém de lá já conseguiu.
Não sei se ajudou, mas isso é o que sei até agora. Pesquise bem para ver se no processo de imigração, o diploma de Técnico será aceito. Eu, infelizmente, acho que não será. Mas espero estar errado.
Boa sorte !
http://lepoussins.wordpress.com/
-
25 de setembro de 2012 às 04:18 #57504
leitzke
ParticipanteWilsons, mais uma vez tu vem ao meu auxílio, muito obrigado. :)
Na verdade, a minha preocupação maior seria com relação às possibilidades de trabalho dela lá, porque de qualquer modo acho que eu vou ser o requerente principal do processo devido à maior facilidade com línguas e por ter mais experiência, além de estar em outra área bem solicitada, que é a TI.
O medo dela é ir pra lá e ficar presa a trabalhos “menos qualificados”, como pesagens e lavagem de vidraria. Se com um DEP ela já puder atuar com análises e procedimentos laboratoriais, mesmo que não assinando ou tendo maiores responsabilidades, pra ela já está ótimo.
Se tu souberes/puderes me apontar onde encontro informações relativas às atribuições permitidas pra cada nível de educação dentro da química, ou quais as restrições para quem não tenha um DEC ou BAC, te agradeço imensamente. Google Translate ajuda muito a entender os documentos, mas muitas vezes ainda é difícil ter o discernimento do que pesquisar ou de como encontrar as informações dentro de toda a documentação em francês.
Enfim, ainda vamos recém começar o curso de francês, vai ser uma longa jornada,dá tempo de ver tudo isso com calma!
Abraços!
-
25 de setembro de 2012 às 10:53 #57505
Wilson
ParticipanteOpa leitzke,
É sempre um prazer ajudar. O fórum serve para isso.
A profissão de Técnico Químico / Tecnólogo tem o código 2211 no CIC (químico é 2112).
A descrição de estudos necessários para seguir essa profissão pode ser vista em:
http://www.travailleraucanada.gc.ca/rapport-fra.do?region=25153&lang=fra&cnp=2211&action=final&ln=p&s=3&source=cic&titreMotcle=chimie#RegulatedOccupationEssa é a descrição geral:
Les technologues et les techniciens en chimie assurent un soutien et des services techniques, ou peuvent travailler indépendamment, dans les domaines du génie chimique, de la recherche et de l’analyse biochimiques et chimiques, de la chimie industrielle, du contrôle de la qualité chimique et de la protection de l’environnement. Ils travaillent dans des laboratoires de recherche, de développement et de contrôle de la qualité, dans des firmes d’experts-conseils et d’ingénierie, dans l’industrie chimique, pétrochimique et pharmaceutique, dans plusieurs autres industries de fabrication, de transformation et de services d’utilité publique, dans les domaines de la santé et de l’éducation ainsi que dans des établissements gouvernementaux.
Essa é a descrição geral das principais funções:
Techniciens en chimie
aider à la préparation et à la réalisation des expériences, des essais et des analyses chimiques;
utiliser et entretenir l’équipement et l’appareillage de laboratoire et préparer des solutions liquides ou gazeuses, des réactifs et des échantillons de formule définie;
compiler les données à des fins d’étude analytique;
aider au développement et à la mise en oeuvre des programmes d’échantillonnage et d’analyse afin d’assurer la conformité aux normes de qualité;
exercer une gamme restreinte d’autres fonctions techniques pour appuyer les recherches, les essais et les analyses chimiques ainsi que les activités environnementales de contrôle de la qualité et de protection de l’air et de l’eau;
participer à la conception et à la fabrication d’appareils d’expérimentation.Essa profissão (2211) não é regulamentada no Québec. Não precisa se inscrever na ordem.
Dá uma olhada nesse link:
http://www.travailleraucanada.gc.ca/rapport-fra.do?region=25153&lang=fra&cnp=2211&action=final&ln=p&s=3&source=cic&titreMotcle=chimie#RegulatedOccupationNele tem mais informações. A região selecionada é Monteregie (porque é a região que eu pretendo ficar), mas você pode mudar no menu ou deixar selecionado na província de Québec para uma visão mais geral.
Qualquer outra dúvida, pode mandar !
http://lepoussins.wordpress.com/
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.