Dúvidas sobre Cégep

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos CÉGEP Dúvidas sobre Cégep

Visualizando 49 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4757
      lfantoniosi
      Participante

      Estou com uma dúvida que não encontrei aqui no site: Os técnicos do cégep correspondem ao nosso secundário técnico, logo a minha pergunta é:

      Quem já tem curso superior, pode fazer um Cégep la em Québec?

    • #15889

      [align=justify]Olá lfantoniosi,[/align]
      @lfantoniosi”;p=”8182 wrote:

      Estou com uma dúvida que não encontrei aqui no site: Os técnicos do cégep correspondem ao nosso secundário técnico, logo a minha pergunta é:

      Quem já tem curso superior, pode fazer um Cégep la em Québec?

      [align=justify]Pode fazer sim… mas nao aconselho, pq a duraçao de um curso do Cegép equivale a um bacc de 3 anos por exemplo, ou seja, se vc tiver problemas para validar seu diploma, compensa mais refazer seu bacc ou um novo, em outra área se vc quiser…

      Claro que um curso do Cegép é bem visto aqui, mas com certeza o superior é muito mais.

      Eu tinha ficado em dúvida quando chegamos se faria um técnico ou se faria o superior, no meu caso eu nao tenho curso superior, ai pesei bastante, conversei com o pessoal da Usher e optei por fazer um superior, inclusive já fiz minhas demandas na Usher e estou esperando a resposta.

      Abraços e Sucesso[/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #15890
      lfantoniosi
      Participante

      Obrigado pela resposta Bruno. No caso é para minha mulher que é veteinária. Vai dar tanto gasto e trabalho para validar seu diploma que acho mais fácil ela refazer o curso de veterinária por lá, ou mesmo procurar uma outra profissão mais em demanda.

    • #15895
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá,

      Corrigindo o CEGEP é +- equivalente ao nosso tecnólogo, ou seja, curso superior de menor duraçao.

      Abraços,
      [/align]

    • #17538
      ricardobertoni
      Participante

      Si vc quiser uma inserçao mais rápida  no mercado de trabalho, vale a pela fazer os cursos do cegep sim. No meu caso,, sou farmaceutico, como a minha prof. é regulamentada e depende do conselho de farmacia de la… A equivalencia pode demorar e custar mto caro… O curso de tecnologia em farmacia tem duração de um ano, no maximo dois, dependendo do cegep…. Irei fazer este curso… Quero entrar no mercado o quanto antes.

    • #17539
      AleBHZ
      Participante

      Eu estava na dúvida entre Cégep e Faculdade, pois pretendo voltar a estudar antes de entrar no mercado.

      Conversei com a Dri e ela me lembrou alguns pontos sobre o Cégep:

      tem que fazer algumas matérias como sociologia, filosofia, literatura do Québec, educação física, etc, obrigatórias. Isso dá uma atrasada no nosso projeto de terminar logo o curso.

      O curso do Cégep é oferecido pelo Québec, logo, ao fazer algum trabalho ou mesmo se mudar de província fica mais difícil. É o mesmo que estudar numa faculdade que só tem na nossa cidade e depois procurar emprego em uma outra cidade. Ng vai conhecer aquela faculdade.

      Às vezes a duração do curso no Cégep é a mesma da faculdade.

      Resumindo, os cursos são bons, mas eu penso que vai valer mais a pena estudar na universidade, mesmo sendo particular.

      Como cada caso é um caso, melhor pensar bastante antes de escolher entre Cegep ou Universidade.

      Abraços,

      Alê

    • #17549
      WalPaulo
      Participante

      ola.

      So uma informacao a mais, que sempre ajuda na hora de decidir. Os cursos citados ( filosofia, educacao fisica etc) podem ser creditados se voce ja fez no Brasil. Fiz psicologia no Brasil e tive 9 cursos creditados no cegep, so faço os tecnicos e frances e ingles, que sao muito bons. No minha opiniao uma vantagem do CEGEP e o preco, cerca de 150 dolares por sessao.A demanda por tecnicos e grande e o salario inicial varia entre 28 mil e 50 mil por ano, depende do curso.Para quem pensa em mudar de profissao tambem é uma boa opcao. É uma decisao dificil e muito pessoal.

      ate mais.
      wal

    • #17561
      fflush
      Participante

      Eu fiz o equivalente ao CEGEP em New Brunswick o New Brunswick Community College, fiz um curso da Cisco NEtworking Academy que era oferecido no Community College. Como tinha o meu Bacheralado de Computacao do Brasil me deram creditos para o primeiro ano. Alem do preco uma vantagem que vejo nos Community Colleges (CEGEP) , muitos deles tem parcerias com empresas, no meu caso quando terminei o Curso ,o College me colocou dentro da empresa que trabalho atualmente, tinha mandado o Curriculo anteirormente e nada de eles me chamarem para entrevista, depois com a indicacao do College, consegui entrar na empresa. Acho importante fazer o college, ate mesmo como uma forma se ter referencias no mercado de trabalho, e uma forma de ter a “experiencia canadense”.

    • #17633
      Carlos_Santos
      Participante

      legal Luciano  pela dica pratica!   :wink:

      como os colegas ja disseram a decisão é pessoal, e quanto mais informações para ajudar na escolha melhor   :wink:

      isso é uma comunidade que funciona  :D

    • #17851
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Uma dica aos que pretende estudar no CEGEP aqui de Sherbrooke, pois nao sei se a regra é a mesma para todos os CEGEPs. Quando se faz a demanda de admissao é obrigatório apresentar a Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec feita pelo governo ou entao pode-se pagar pela avaliaçao do próprio CEGEP. Nao me lembro ao certo mas a avaliaçao do próprio CEGEP é mais barata, mas só é válida para o próprio CEGEP. A dica é já solicitar a Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec desde o Brasil pois ela pode ser utilizada em qualquer CEGEP e em outras instituiçoes também e já adianta o processo inclusive porque existem datas para fazer a demanda no CEGEP e a comparaçao pode chegar depois da data de inscriçao, o que impedirá de fazer a demanda.

      Abraços,[/align]

    • #17855
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Hoje li a notícia que os alunos do CEGEP de Sherbrooke conseguiram o direito de pagar somente 50 CAD por sessao para terem direito ao transporte público. Fica praticamente gratuito o transporte. Leiam no site CEGEP Sherbrooke:

      Dès le mercredi 22 août 2007, tous les étudiants et toutes les étudiantes à temps complet du Cégep de Sherbrooke bénéficieront pendant 35 semaines (17,6 semaines à la session d’automne, 18 semaines à la session d’hiver) de l’accès libre au transport en commun à Sherbrooke pour 50 $/session.

      Abraços,[/align]

    • #17888
      ricardobertoni
      Participante

      Pois é,,, adriana,,,, Como faço pra enviar a documentação daqui para requerer a “Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec”? Já que nao é recomendado enviar os originais?  E o pagamento da tx? Como é efetuado. Obrigado

    • #17898
      Carlos_Santos
      Participante

      Ricardo,

      estas informações, em detalhes, podem ser conseguidas no LINK (Évaluation comparative des études effectuées hors du Québec ) informado pela Adriana.

      Boa sorte

    • #18240
      vivirio
      Participante

      Gente,

      esse tópico foi td de bom na minha vida!!! Estava exatamente com essas dúvidas!!
      Eu sou bacharel em Direito, mas não tenho experiência profissional na minha área. E ainda por cima, o meu diploma não vale no Canadá, eu teria q, praticamente, fazer a faculdade de novo. Aí descobri q no CÉGEP tem um curso de Técnico Jurídico, q é bem interessante. E pra começar, achei a melhor saída, até ter a experiência canadense e se familiarizar com as leis de lá.
      A única coisa q eu não consegui encontrar foi o preço, apesar de tds dizerem q não é caro. A Adriana até citou o preço do de Sherbrooke, mas eu pretendo cursar o de Montreal.
      Gostaria de saber tb se é possível trabalhar enqto se estuda no CÉGEP. Acho q o LUCIANO pd tirar essa dúvida.

      Para os advogados q estiverem interessados, os links q eu achei são os seguintes:

      http://www.sram.qc.ca/?3D62743D-A562-4F06-9974-B0C8B5B30A7F

      http://www.collanaud.qc.ca/inc/Programme.asp?SiteId=4&ProId=40

      http://www.collegeahuntsic.qc.ca/enseigregulier/progretudes/sect_technique/technjuridique.html

      Se alguém tiver mais alguma informação e quiser compartilhar, será muito bem vinda!!
      Abraços,
      Viviani

    • #18245
      GUeCRIS
      Participante

      Oi Viviane!
      Olha, o primeiro ciclo de Direito demora 3 anos. Eu acho muito melhor vc fazer a universidade mesmo, pois vc vai poder advogar depois. O reconhecimento do diploma é um processo bastante burocrático, demorado e caro (bem por baixo 7.000 dólares) e depois ainda vão te mandar fazer 2 anos de universidade. O curso técnico só te deixará apto a atuar como técnico ou assistente jurídico. MAs essas profissões não são regulamentadas e, portanto, chegando lá vc já poderá exercê-las.
      Então, acho que vc deve voltar a universidade (vc pode pedir uma bolsa de estudos-programme de prêts et bourses)
      QQ dúvida me escreve.
      Boa sorte!
      Cristiane

    • #18247
      vivirio
      Participante

      Oi Cristiane,
      obrigada pela resposta. É q eu fiquei com um pouco de medo de encarar a faculdade, q tds dizem q é super puxada. Mas valeu pela dica!!!

      Bjs,
      Viviani

    • #18352
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Viviani,

      Nao se engane quanto ao CEGEP, é bem puxado também… sei que amigos que fazem o CEGEP e tem aulas todos os dias e o dia inteiro, o CEGEP aqui é bem valorizado e por isso é bem forte quanto uma universidade.

      Abraços,[/align]

    • #18355
      vivirio
      Participante

      Olá Dri,
      obrigada pela informação. Isso só mostra q ainda tenho muito o q pesquisar.

      Abraços e boa sorte nessa sua nova jornada!!!

      Viviani

    • #23840
      fflush
      Participante

      Link muito interessante para quem quer estudar nos CEGEPS  lol

      Cegep no youtube

    • #33076
      Anonymous
      Participante

      Olá gente!!!
      Por favor, quem puder tire minha dúvida!
      Eu e meu noivo estamos pretendendo fazer CEGEP, mas uma amiga minha que está em Montreal falou que são exigisdas disciplinas para a admição, ela por exemplo teve que fazer prova de matemática, química, etc. Falou que se deu super mal pois não via as matérias desde o colégio, aí acabou desistindo e tomando outro caminho. Acho isso meio complicado mesmo, relembrar coisas que a gente não vê á sécculos!!!
      Gostaria de saber se existe outro caminho menos complicado. Se a gente pode cursar essas disciplinas exigidas em algum colégio e mostrar os certificados para a admição no CEGEP e não apenas fazer uma prova de cara dessas matérias.
      Grande abraço a todos!!!
      Ana e Alex.

    • #33077
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Ana,

      Nem sempre te exigirao estas matérias, eles irao analisar o seu histórico escolar, por isso é necessario fazer a validaçao do diploma no MICC ou o proprio CEGEP faz esta validaçao, mas que só é válida para CEGEP. Conheço pessoas que fazem CEGEP e nao precisaram fazer esta prova. ELes irao analisar a sua carga horária das matérias nesta validaçao. Geralmente pedem para cursar estas matérias caso vc esteja mudando totalmente de área de estudo, caso ja tenha uma formaçao. Aqui em Sherbrooke sei que caso necessite fazer alguma matéria, pode-se faze-la no CEGEP ou em escola para adultos como o Centre Saint Michel.

      Abraços,

      Adriana[/align]

    • #33089
      Cassious
      Participante

      Oi pessoal

      Uma dúvida que não consegui sanar…enviei email para o masioneuve, mas fiquei sem resposta

      Quem chega ao Canadá apenas com segundo grau completo, precisa fazer o que para ingressar no Cegep? Algum teste, ou pode ingressar direto?
      No caso, minha esposa tem curso de comissária de bordo, mas andei pesquisando e ele não vale como técnico nem mesmo aqui no Brasil. Logo, creio que ela será considerada apenas como secundário completo. Ah, e ela não pretende ser comissária por lá. Pensamos num Cegep em soins infirmières…que tem boa demanda por lá. Ou dental higyeniste, já que ela trabalha comigo aqui no consultório (sou dentista) e ela está bem habituada a rotina.

      obrigado desde já

    • #33090
      Cassious
      Participante

      Desculpem,
      acabei de ler uma resposta da Adriana, logo acima, que trata exatamente do assunto que perguntei!!!

      na próxima vou ler com mais calma as dúvidas anteriores!!!

      obrigado e desculpem

    • #33091
      Anonymous
      Participante

      Muito obrigada Adriana!!!
      SÓ MAIS UMA DÚVIDA…
      O CEGEP pode ser cursado em 1 ano e meio se for cursado em período intregral? (ganhando bolsa do governo)? Sei que os cursos do CEGEP são geralmente de 3 anos, mas já pesquisei bastante sobre essa possibilidade e não consegui achar essa informação.
      Beijos!
      Ana e Alex.

    • #33096
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Ana,

      Os CEGEPs funcionam de 3 maneiras básicas diferentes:

      Você pode fazer o CEGEP e obtenir um DEC (diploma de estudos colegiais) dentro de um programa pré universitário. Neste caso você escolhe o campo de estudo, ciências, artes, letras etc, e estuda durante 2 anos. É uma formaçao com as matérias básicas de suporte para a universidade.

      Você pode também fazer um DEC dentro de um programa tecnico. Neste caso é uma formaçao profissionalizante, você escolhe o curso e quando o termina ja pode ir diretamente para o mercado de trabalho ou se quiser tb pode fazer a faculdade. Dura 3 anos.

      E existe também o AEC, uma atestaçao de estudos colegiais. Esta formaçao é para adultos, geralmente para pessoas que ja trabalham ou trabalharam na área mas nao possuem um diploma. Eles analisam os anos de trabalho para verificar se vc pode fazer o curso. Por exemplo, uma pessoa nao é formada em informatica mas tem muita expériencia, já trabalhou em muitas empresas, é auto didata. Entao esta pessoa ter o perfil do AEC. Neste caso a duraçao do programa é em média 1 ano e meio. Pois a pessoa nao precisa de fazer várias matérias do tronco comum como filosofia etc. Mas deve-se fazer atençao pois várias empregos nao aceitam um AEC, somente um DEC, apesar desta regra esta começando a mudar já que nao exsitem profissionais sobrando com DEC.

      Nos 3 casos as aulas podem ser o dia todo e todos os dias da semana. Em alguns AECs o CEGEP privilegia as aulas à noite, mas isto nao é regra geral. SE a pessoa já tem um diploma universitário, e por exemplo quer fazer um DEC, ela pode conseguir eliminar algumas matérias como filosofia, so que isto nao quer dizer que ela vai terminar o DEC em emnos de 3 anos, a única coisa que muda é que no horário da aula de filosofia a pessoa nao fará a aula. Pois geralmente os cursos aqui seguem um roteiro, principalmente no caso de matérias do tronco comum.

      Nao sei se deu para entender…. qualquer dúvida é só postar novamente…

      Abraços[/align]

    • #33100
      Anonymous
      Participante

      Poxa Adriana,
      brigadão pelas dicas. Eu já sabia sobre os dois tipos de DEC. No meu caso e do meu noivo, queremos fazer um DEC técnico e depois entrar na universidade.
      Nós já somos formados, eu veterinária da área de alimentos e ele da área de TI. No meu caso, quero entrar mais na área de alimentos (fazer um curso técnico de tecnologia e transformação dos alimentos e depois uma graduação de ciência dos alimentos), já que para validar meu diploma é muuuito complicado. E ele apesar de sua área ser muito boa aí, quer mudar de área, quer fazer engenharia mecânica.
      Então quer dizer que não tem como fazer o DEC em menos de 3 anos não, né?
      Novamente, muuuuito obrigada.
      Tudo de bom pra você por aí!
      Beijos e fica com Deus!
      Ana e Alex.

    • #33107
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Ana e Alex,

      Pelo menos segundo todas as informaçoes que obtive o DEC técnico dura 3 anos. Geralmente faz-se a sessao de outono e inverno e na sessao do verao nao tem aula e portanto nao recebe bolsa do governo. Os estudantes no verao fazem os estágios, ou trabalham no famosos empregos de verao.

      Abraços,[/align]

    • #33121
      Anonymous
      Participante

      Obrigada Adriana!
      Beijos!
      Ana e Alex.

    • #30870
      claudinha_cl
      Participante

      Sou advogada e irei para MTL em 2010 em junho ou julho, vai depender do federal (rsrsrsrs), gostaria de saber se tem algum advogado em MTL que tenha feito cégep, técnico jurídico.
      Tenho feito várias pesquisas, mas queria saber qual é o melhor para técnico jurídico, dica de livros que eu possa comprar e já começar a estudar…

      Desde já agradeço,

      Cláudia

    • #37700
      rod_ss
      Participante

      Muito bom este tópico !!

      Agora , uma pergunta : Se eu quiser mudar de área, da área que tenho no Brasil, isto é possível ?

      Por exemplo, fazer um DEC para ter as matérias que virão a ser necessárias para a Universidade, e depois fazer um curso na Universidade ? O Processo de admissâo será o mesmo ?

      Existem casos assim aqui na CBQ ? :discuss:

      Boa sorte a todos !

      Rodrigo e Luciana.

    • #37693
      Anonymous
      Participante

      Olá pessoal,
      Eu tenho curso superior incompleto no Brasil , será que mesmo assim consigo aproveitar no CEGEP as matérias cursadas?Obrigada,
      Carol

    • #38033
      LelyKanawati
      Participante

      Meu marido estava interessado em fazer um DEC no CEGEP, pra ser mais exato na Dawson College.
      Como já imaginávamos (e tivemos comprovação lendo os posts desse tópico) as maiorias das aulas são praticamente o dia todo.

      Até onde vi o CEGEP é bem em conta, às vezes até estando livre de pagar a tuition (para os residentes do quebec). Mas no nosso caso, ainda assim precisaremos trabalhar. Então, quais são as opções?
      Existe algum tipo de bolsa do governo?

    • #38037
      VictorDSoBom
      Participante

      @LelyKanawati wrote:

      Meu marido estava interessado em fazer um DEC no CEGEP, pra ser mais exato na Dawson College.
      Como já imaginávamos (e tivemos comprovação lendo os posts desse tópico) as maiorias das aulas são praticamente o dia todo.

      Até onde vi o CEGEP é bem em conta, às vezes até estando livre de pagar a tuition (para os residentes do quebec). Mas no nosso caso, ainda assim precisaremos trabalhar. Então, quais são as opções?
      Existe algum tipo de bolsa do governo?

      Putz, isso fez eu me tocar de uma coisa.
      Eu vou ir pro Québec ano q vem sozinho, e vou fazer um CEGEP, e como vou sozinho, só terá eu para me sustentar… Como vou trabalhar se é o dia inteiro ?? :cry:

    • #38041
      Carlos_Santos
      Participante

      @LelyKanawati wrote:

      Existe algum tipo de bolsa do governo?

      Existe o sistema de bolsa estudo. Se informe sobre o programa de estudos em :

      http://www.afe.gouv.qc.ca/fr/pretsBourses/index.asp

    • #38043
      Carlos_Santos
      Participante

      se as matérias tiverem a mesma ementa, talvez!

      É preciso ter todas a ementas do curso e traducoes delas (francês ou inglês) para que eles possam avaliar.

      Entre em contato hoje sobre esta possibilidade diretamente com a secretaria do curso desejado aqui no Cegep. Isso vai ajudar a dirimir suas duvidas diretamente.

      Depois poste aqui os resultados de sua pesquisa. Os demais ficarao contentes, e o forum agradecera ;-)

    • #38398
      rod_ss
      Participante

      Carlos, boa noite!

      Uma pergunta, inclusive que tenha a ver com CEGEP :

      – Para um casal que chegará em junho, e quer estudar francês para melhorar a língua, qual seria a melhor estratégia para não gastar muito dinheiro, e se possível ter bolsa. Os CEGEP’s oferecem cursos exceto Francisação, que agora só vai até o nível 3 ?

      Tem algum curso de francês bom e barato para iniciantes nas Terras Geladas ?

      Obrigado mais uma vez !!

      Rodrigo e Luciana.

    • #39045
      eden_lincoln
      Participante

      Bom dia Pessoal, eu possuo algumas perguntas:

      CEGEP possui ensino técnico e Tecnólogo? Como é o reconhecimento e a aceitação dos recém formados no mercado do Quebec?
      Sabemos que aqui no Brasil ainda existe um preconceito enorme quando se fala em profissionais TECNÓLOGOS, Aí também é assim?

      Consiguiria aproveitar meus créditos aqui do Brasil (Possui curso técnico de 1 ano e meio + Tecnólogo de 3 anos) também possuo créditos de uma COMMUNITY COLLEGE Americana (1 ano) todos na área de Administração de Redes e ambientes Operacionais.

      Quanto custaria em média um Curso tecnólogo na área de TI (redes de Computadores) aí no CEGEP?

      Como é a demanda de Profissionais de TI (redes de computadores) aí em Sherbrooke

      Vi neste forum que o CEGEP costuma indicar profissionais para trabalhos ou estágios, vocês poderiam me dar mais informações?

      Luciano Furtado, como eu acredito ser da mesma área que você, pois eu também paguei alguns créditos de CISCO, Microsoft, Linux, etc, você acredito que eu possa ter alguma vantagem no processo de demanda ou até mesmo na dispensa de alguns créditos?

      Muito obrigado pelas respostas

    • #40417
      igor.rmarinho
      Participante

      Importante também lembrar que no site de cada CEGEP costuma ter qual é a porcentagem que empregabilidade de cada curso, alguns tem até a media salarial!
      No meu casou sou Bacharel em TI mas quero mudar para a área de Eng. Mecânica, meu curso em Quebec tem duração de 5 anos e alguns CEGEPs tem contratos com faculdades então se eu fizer o CEGEP de 3 anos posso ir direto p a faculdade e cursar mais 2 anos para ter o Bacharelado.
      Infelizmente o CEGEP de Sherbrooke não fala nada do contrato com alguma faculdade para o curso de Eng. Mecanica, mas o de Eng. Civil já tem, vou até mandar um email para la para ver se consigo alguma info a mais.

    • #47734
      luana77
      Participante

      Olá pessoal,

      Gostaria de saber se alguém sabe informar quais são os CEGEPS (francophones) em Montréal que oferecem cursos AEC et DEC em inglês? tentei encontrar no site de cada um, mas encontrei somente um, mas ouvi falar que vários oferecem cursos em inglês.

      Agradeço pela resposta,

      Luana

    • #47735
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Luana,

      dê uma olhada aqui:

      http://www.fedecegeps.qc.ca/annuaire-des-cegeps/

      Deve te ajudar!

    • #47737
      neilasasa
      Participante

      Também há o site do Service Régional d’Admission du Montréal Métropolitain -http://sram.qc.ca/
      Neste site constam todos os Cégeps cadastrados neste sistema e que as inscrições inclusive são feitas através deste.
      Através do curso escolhido você poderá encontrar todos os que oferecem e pelo nome você logo saberá se é inglês ou francês.
      Bonne chance!

    • #51181
      erismarlima
      Participante

      Olá a todos! Meus caros amigos do CBQ, podem me ajudar frente a uma dúvida?

      Posso eu estando no Brasil, pedir visto de estudo e fazer um curso tecnólogo num CÉGEP? Facilitaria a aplicação do processo? Obrigado e desculpem se já tem resposta num outro post…ok? Continuo as leituras…Sucesso e felicidades a todos…

    • #51816
      Ventura
      Participante

      Olá Erismar,

      boa pergunta. Eu não sei, mas acredito que você possa encontrar facilmente esta resposta no site do CEGEP que vc achou o curso que gostaria de fazer… Se não há nada que fale de estudante estrangeiro no site, 99,9% de change de nao ser possivel… boa sorte nas sua pesquisas… Apenas uma dica… nas universidades daqui existem cursos de varios tipos e durançoes…

      abs.

      Ventura

    • #51819
      gabi-infirmiere
      Participante

      Google knows.
      (SRAM + international)
      http://sram.qc.ca/international-student

      (SRACQ + international)
      http://www.sracq.qc.ca/etranger/nrc.asp

      basicamente =
      Pour étudier au Québec, un étudiant international doit obtenir un CAQ (certificat d’acceptation du Québec), un permis d’étude et une assurance offerte par les cégeps pour les étudiants internationaux

      Bonne chance
      Gabi
      http://bellebelleprovince.blogspot.ca/

    • #61649
      eacampos
      Participante

      Olá pessoal,

      Li muitos estes tópicos, mas ainda não deram resposta em relação ao tempo de curso do CEGEP. Normalmente 3 anos, mas alguém fez algum desses cursos técnicos em um ano ou um ano e meio… A pergunta pode parecer tola, mas no Brasil já existem ótimos cursos técnicos com carga horaria de até 1800 horas em apenas um ano…

      Alguem sabe dizer se existe no Quebec?

      Abraços !
      Eduardo

    • #61650
      gabi-infirmiere
      Participante

      CEGEP : 3 anos (DEC)
      curso profissionalizante AEC (CEGEP) 9 à 18 meses
      curso profissionalzante DEP (escola profissional) 9 meses à 2 anos

      depende do programa que. quer fazer. o ideal é verificar no site do CEGEP e ver a grade horaria. ha matérias obrigatórias (francês, filosofia, educação fisica) e as especificas.

      bonne chance

    • #62563
      Clariana
      Participante

      Olá pessoal,

      Minha dúvida é quanto a francisação.
      Com quanto tempo de antecedência devo ir ao CEGEP fazer a inscrição para francisação? Por exemplo: eu irei completar 19 meses de federal semana que vem, e com muita fé :alright: meu visto irá sair entre 1 ou 2 meses (segundo a Maura), eu vi que as aulas da francisação começam dia 29/08 e eu gostaria muito de iniciar nesta data, mas com quanto tempo antes eu deveria comparecer ao CEGEP para me inscrever?
      Meu medo é que se eu conseguir chegar no começo de agosto (com uma graça divina rs) eu não consiga entrar nessa data e tenha que esperar a próxima só em novembro.

      Merci

    • #62566
      RonaldoMaciel
      Participante

      Clariana, isso vai depender da cidade onde vc vai morar e também de sorte.

      Se vier para Montreal, sei que as listas de espera para conseguir vaga na francisação são bem longas e pode levar alguns meses para conseguir algo. Nas cidades menores é provável que essa espera seja menor.

      Porém, quanto a sorte pode ser que vc consiga um agente de imigração bacana e que te ajude a conseguir uma vaga rápido. Entao assim que chegar, corra para fazer seu rendez-vous com o MICC e tente fazer o quanto antes seu teste de nivelamento.

      Vale lembrar que se seu nível de francês for mais avançado, vc achará as aulas da francisação bem lentas e com nível muito baixo. É o que muita gente reclama – a francisação é realmente para dar base e te inserir na cultura québécoise. Mas não ajuda muito a aperfeiçoar/lapidar o idioma.

      Boa sorte
      Ronaldo

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #62567
      Clariana
      Participante

      Olá Ronaldo muito obrigada pelas informações, eu vou para Ville de Quebec e acho que lá também deve ser demorado, não tanto quanto Montreal mas também deve demorar um pouco para conseguir.

      Assim que eu conseguir chegar lá rsss vou rapidinho fazer o rendez-vous mas acho que pelo jeito só conseguirei fazer em novembro mesmo, vamos ver né, ai vai depender da sorte ;)

      Obrigada

      Clariana

    • #121946
      juarez, quem?
      Participante

      olá pessoal, tudo bom?
      estou planejando entrar com o pedido de admissão num cégep do sistema SRAQ,
      porém o mesmo se encontra em Victoriaville e Montreal (École nationale du meuble
      et de l’ébénisterie).
      no caso eu tentarei o de Montreal. a minha dúvida é quanto ao nível de francês exigido.
      estou estudando feito um louco para o tfi, mas não acredito que consiga o equivalente
      ao B2 (780 pontos ou mais). o B1 provavelmente é o que terei. a minha dúvida é,
      como me inscreverei para o campus de montreal será que o SRAQ aceitaria
      uma pontuação abaixo de B2 (o correspondente ao B1 do TFI é de 605-780 pontos)?

      espero que haja como saber isso. rs
      grato.

      juarez, quem?

      • #121947
        juarez, quem?
        Participante

        ah, perguntei isso pois o SRAM é menos rígido com isso.
        se o nível de francês não for o ideal eles colocam número reforço.

        acredito que isso se deva ao fato de que montreal é bilingue,
        o resto do quebec não.

        juarez, quem?

Visualizando 49 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.