Dúvidas com relação a formação acadêmica

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Dúvidas com relação a formação acadêmica

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Autor
      sergiobnu
      Participante

Olá pessoal,

Sou novo aqui mas já participei em alguns tópicos. Estou abrindo esse tópico pois não encontrei resposta pra algumas dúvidas minhas relacionadas ao campo de formação, apesar de que 99% das dúvidas foram resolvidas apenas fazendo uma busca pelo fórum. Muito bom mesmo!

Eis minhas dúvidas:

Estava vendo a tabela de pontuação para o campo de formação (http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf) e lá há diversas áreas que pontuam tendo diploma estrangeiro.

Porém, existem certas áreas, que eles mencionam cursos como no exemplo abaixo:

Soutien informatique (DEP – 1800hres – 2 ans)

Não tenho francês ainda mas presumo que seja algo relacionado a suporte de informática. Porém, muitos cursos desse tipo no Brasil tem duração de 1 ano apenas..

Pergunta: um curso com carga horária menor nessa área serviria?

Outras perguntas:

– Em qual categoria de nivel de escolaridade entra o ensino técnico, de 1 ou 2 anos?
      – Na tabela de equivalência de diplomas brasileiros, o tecnólogo não tem especificação de anos, então presume-se que pode ser de 1,5 anos à 3 anos?
      – Quando vemos na tabela escrito que tal nível de escolaridade no Quebéc é obtido após X anos de estudo, eu uso isso apenas como curiosidade ou seria mesmo uma referência?

Exemplo: uma pessoa fez o ensino médio completo e um tecnólogo de 2 anos, então eu somaria os anos de estudo e enquadraria naquele nível de escolaridade mais parecido?

São 4 perguntas que podem ser a dúvida de muitos, espero que possam me auxiliar com elas… Agradeço a ajuda antecipadamente!

SANDROMS
      Participante

Sergio,

primeiro parabéns por primeiro pesquisar antes de postar, e por fazer o seu dever de casa que é ler os documentos oficiais. Existem sim outros tópicos discuntindo a validade do técnico de um ano em relação ao “DEP – 1800hres – 2 ans”.

Exemplos:
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/17/5379.html?p=53832&hilit=t%C3%A9cnico#p53832
      http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/10/5178.html?p=50678&hilit=t%C3%A9cnico#p50678

A dúvida é sempre a mesma, serve um curso técnico que não tenha 1800hs?

Acho que ninguém tem uma resposta oficial, só um monte de achismo. Provavelmente o mais importante é a referência do número de anos de estudo. O DEP no Quebec é obtido durante o secundário, totalizando 11 anos de estudo. O segundo grau técnico (3+1 anos) totaliza 12 anos de estudo no Brasil…

Só quem pode dizer alguma oficial é quem já mandou a papelada e teve a formação aceita.

sergiobnu
      Participante

Obrigado! A formação começa a contar à partir da 1ª série do ensino fundamental e vai até o 3º ano do ensino médio, correto? Depois soma-se à isso os outros cursos de graduação ou técnico feitos?

Visualizando 2 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.