DÚVIDA URGENTE!

Home Fórum Comunidade Brasil-Québec Apresente-se!!! DÚVIDA URGENTE!

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
      josefischer
      Participante

Pessoal, boa tarde! Preciso de uma resposta urgente!

Minha esposa e eu viemos ao Canadá através do CEC, para a cidade de Toronto, onde residimos desde agosot de 2014 e onde eu atualmente trabalho.

Acontece que recebi uma ótima oferta de trabalho para o Québec, dentro da área do NOC B, e pergunto: temos como “virar o jogo”, OU SEJA, eu usar essa oferta de emprego, entrar agora com o CSQ para nos tornarmos residentes permanente, tendo os dois assim um Open Work Permit? Atualmente apenas eu o possuo.

Aguardo ansiosamente respostas, pois não sabemos direito o que fazer com essa oportunidade! Em tempo, falamos bem o francês.

Abraços a todos!

SANDROMS
      Participante

josefischer,

Eu não entendi uma coisa, você já é residente permanente ou aplicou pelo CEC e está esperando resposta?

Se você já é residente permanente ou está para terminar o processo pelo CEC, não vejo problema. Uma vez residente permanente você pode morar e trabalhar em qualquer província, incluindo o Quebec. Recomeçar o processo pelo Quebec só vai demorar mais. Agora eu acredito que se mudar para o Quebec não atrapalharia o seu processo do CEC, essa é a minha opinião…

Se você já tem Open Work Permit mas não o RP, você precisa apenas de um CAQ para trabalhar temporariamente no QUebec e não de um CSQ, é muito mais fácil e rápido obter um CAQ do que um CSQ. E como eu disse, eu acredito que a sua experiência canadense continua contando para o CEC mesmo no Quebec, mas é bom confirmar essa informação em fontes oficiais.

Se você der mais detalhes do seu status em Toronto, fica mais fácil palpitar.

josefischer
      Participante

Olá Sandro! Grato pela sua resposta, e vamos lá.

Não sou nem residente nem apliquei pelo CEC. Como recém chegamos, apenas tenho meu Open Work Permit, e estou fazendo o tempo de trabalho (um ano em área qualificada) antes de aplicar pelo CEC, enquanto minha esposa está no college. Nosso plano original seria de passar esse ano trabalhando em Toronto, e então aplicar para o CEC. Porém, apareceu essa oferta do Québec, muito boa, mas temos receio de botarmos a perder o tempo que já tenho trabalhado aqui em Toronto para o processo da residência permanente.

Te pergunto o que seria o CAQ? Quais as vantagens dele, e o que é necessário?

Abs!

SANDROMS
      Participante

Oi josefischer,

Ficou mais claro agora. Entendi que sua esposa é estudante (visto de estudante) e você tem o Open Work Permit, e está fazendo a esperiência canadense para aplicar pelo CEC. Certo?

Para trabalhar ou estudar no Quebec como residente temporário você precisa de um (Certificado de Aceitação do Quebec), que é um documento provincial. Existe um processo do Quebec semelhante ao CEC que é o PEQ (programa de experiencia Quebequense) mas para o PEQ o tempo em Ontario não vai contar.

Na minha opinião tanto o tempo trabalhado em Ontario como no Quebec contariam para o CEC, mas não tenho certeza. Nesse caso você poderia simplesmente mudar de emprego (o seu novo empregador no Quebec agilizaria o CAQ) e continuaria contando o seu tempo para o CEC. Procure no site do CIC se existe alguma restrição a esperiência no Quebec para o CEC (acho que sim pois achei essa frase na pagina do CIC: “plan to live outside the province of Quebec”).

Se o CEC não aceitar a experiência no Quebec, você pode mudar-se e após completar o tempo mínimo do PEQ, aplicar no Quebec. O PEQ é bem mais rápido do que o processo completo do Quebec e você pode fazer enquanto trabalha aqui como temporário. Tenho um colega na empresa que está como temporário e aplicou para o PEQ. Site do PEQ: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/immigrer-installer/travailleurs-temporaires/demeurer-quebec/demande-csq/travailleurs-peq/index.html

Boa sorte.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.