Dúvida sobre " Liste des domaines de formation…"

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Requisitos Dúvida sobre " Liste des domaines de formation…"

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8242
      Acruwer
      Participante

      Bom dia,
      estou preenchendo as documentações pra dar início ao processo de imigração, sou engenheiro eletrônico no BR, e se estiver correto, eu posso entrar com o pedido ainda..

      estou com uma dúvida sobre a ” Liste des domaines de formation permettant d’obtenir 6 points à la grille de sélection”, eu sou engenheiro eletrônico no BR, não tenho equivalência no Quebec.

      Minha questão é a seguinte, o que quer dizer as “flags” que existem ao lado da profissao na tabela, aonde diz
      Diplôme étranger – Diplôme du Québec (ou équivalent)

      No meu caso:
      ink da tabela:
      http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/domaines-6.pdf

      Génie électrique, électronique et des communications (BACC. – 4
      ans) Na parte de Diplôme étranger não existe flag, e na outra parte Diplôme du Québec, está flegado.. o que isso significa?
      Eu posso entrar com o pedido de imigração sendo somente engenheiro eletrônico no BR?

      Muito Obrigado!

    • #55547
      gabi-infirmiere
      Participante

      ja ha algumas discussoes sobre a interpretaçao da lista e a significaçao do diploma equivalente ao do QC.

      O diploma brasileiro entra na lista dos *diplomas estrangeiros* (Diplôme étranger), entao se nao esta identificado nem no grupo 1, nem no grupo 2, infelizmente para sua area o processo esta fechado (até 2013, quando devem sair as novas diretivas)

      PORÉM se for casado e sua esposa/companheiro tiver profissao que conste nas listas, ela/ele podera ser o principal e vcs poderao aplicar.

      ha varios engenheiros por aqui, eles poderao te ajudar melhor com as informaçoes pertinentes

    • #55548
      Acruwer
      Participante

      Obrigado Gabi,
      até ai eu entendi, minha dúvida seria, minha profissão está na lista 2 (6 pontos), até ai OK, o que não entendi é o pq que tem os campos Diplôme étranger – Diplôme du Québec (ou équivalent), no meu caso, está flegado somente o campo “Diplôme du Québec (ou équivalent)”. O que isso quer dizer? eu sendo engenheiro no BR, posso entrar com o pedido?
      Muito Obrigado!

    • #55551
      SANDROMS
      Participante

      Acruwer,

      Diplôme du Québec (ou équivalent) significa que você obteve esse diploma numa instituição de ensino do Quebec, ou que tenha acordo/parceria com o Quebec ou num país com acordo de reconhecimento mútudo (França!??!). Brasil não entra.

      Foi discutido em outro tópico se a validação do diploma brasileiro junto à ordem de enegenharia do Quebec te daria um diploma equivalente. Sugiro pesquisar aqui na comunidade, e em fontes oficiais.

    • #55552
      Acruwer
      Participante

      Sandroms,
      então no meu caso eu não posso entrar atualmente com o pedido, isso?
      Pois está flegado somente o Diploma de Quebec, e não o Diploma estrangeiro..
      Muito Obrigado!

    • #55554
      gabi-infirmiere
      Participante

      com sua formaçao atual, nao

      verifique no topico dos engenheiros como sugerido pelo sandro, ha muito material por la

    • #55555
      Acruwer
      Participante

      putz… tá complicado a situação pra vir pra cá, cada dia uma nova mudança.. :/
      obrigado Gabi, irei olhar o tópico com certeza!
      muito obrigado!

    • #55557
      SANDROMS
      Participante

      É o que eu entendi. Veja vc mesmo:

      Guide de procédures d’immigration pg28
      http://www2.publicationsduquebec.gouv.qc.ca/dynamicSearch/telecharge.php?type=7&file=GPI-3-1.pdf

      Le « diplôme assimilé à un diplôme du Québec » se définit comme l’un ou
      l’autre des diplômes ou formations suivants :

        – le diplôme canadien, s’il est délivré par le ministre responsable de
        l’éducation ou par une université d’une province ou d’un territoire
        canadiens. La formation peut avoir été suivie au Canada ou à l’étranger;

        – le diplôme ou la formation acquis à l’extérieur du Québec reconnus
        équivalents par un organisme québécois de réglementation d’une
        profession, d’un métier ou d’une qualification professionnelle, sauf s’il
        s’agit d’un diplôme menant à l’exercice de la profession de médecin
        selon le code 3111 ou 3112 de la CNP;

        – le diplôme ou la formation acquis à l’extérieur du Québec, relatif à une
        profession, à un métier ou à une qualification professionnelle réglementés
        au Québec, si le candidat détient une autorisation d’exercice de cette
        profession, de ce métier ou de cette qualification professionnelle délivrée
        par un organisme de réglementation. Cela inclut le permis restrictif
        d’exercice de la profession de médecin;

        – le titre de formation acquis à l’extérieur du Québec visé par un
        arrangement de reconnaissance mutuelle (ARM), convenu dans le cadre
        d’une entente de reconnaissance mutuelle des qualifications
        professionnelles conclue avec un autre gouvernement, pour l’exercice
        d’une profession régie par un ordre professionnel au Québec. Le candidat
        doit détenir l’aptitude légale d’exercer exigée par l’arrangement et ce
        dernier doit avoir été mis en œuvre. Il faut noter que le seul pays avec
        lequel une telle entente est actuellement conclue est la France.

        – le titre de formation acquis à l’extérieur du Québec visé par un ARM,
        convenu dans le cadre d’une entente de reconnaissance mutuelle des
        qualifications professionnelles conclue avec un autre gouvernement, pour
        l’exercice d’un métier ou d’une qualification professionnelle réglementés
        au Québec, si l’organisme québécois de réglementation atteste que le
        candidat remplit les conditions de formation et, s’il y a lieu,
        d’expériences professionnelles exigées par cet arrangement.

    • #55558
      Acruwer
      Participante

      Muito Obrigado!

    • #55867
      mvnts
      Participante

      Pessoal,

      Meu pdf ta meio louco aqui e toda hora trava!!!!

      Eu estarei dando entrada na documentação apenas em 2013, pois estou estudando para o IELTS aqui em Toronto e depois afundar a cabeça no frances para fazer a prova do TCF em março e mandar tudo de vez pra la.

      Minha dúvida é: Como administrador de empresas(4 anos) eu me encaixo em qual categoria??? Ela não é como requsitado para o processo ser mais rapido correto???

    • #55870
      gabi-infirmiere
      Participante

      opçoes em administraçao, da lista disponivel no site da imigraçao

      dando 6 pontos, nivel universitario =
      Administration des affaires (BACC. – 3 ans)
      Comptabilité et sciences comptables (BACC. – 3 ans)
      Gestion du personnel (BACC. – 3 ans)
      Gestion et administration des entreprises (BACC. – 3 ans)

      antes de bombardear o forum de duvidas ja respondidas, por favor leia as novas diretivas, familiarize-se com o processo, tire suas duvidas consultado o forum e os sites oficiais

      bonne chance

    • #55871
      mvnts
      Participante

      Obrigado Gabi. Estou sim ja dando uma olhada nos foruns! Ta meio complicado as vezes pois to usando um tablet pra isso!! Quando vim pra ca pro Canada n trouxe meu PC (ô arrependimento!!)

      Enfim, obrigado!!!!

    • #87352
      Patricia_Patty
      Participante

      Pessoas, bom dia!

      Alguém teria a “Liste de domains de formation” que valia em 2011 e 2012? Eu não salvei na época e agora é lógico que não consigo encontrar no site.

      Será que alguém pode me ajudar? É muito urgente! Tenho que responder uma exigência!

    • #87838
      SANDROMS
      Participante
    • #88059
      RonaldoMaciel
      Participante

      Achei um link válido (somente para 2013): http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/publications/fr/divers/liste-formation.pdf

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

Visualizando 14 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.