Duvida na carta que recebi junto com meu visto de RP

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Duvida na carta que recebi junto com meu visto de RP

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #121719
      Igor M
      Participante

      Boa noite,
      Pessoal na minha carta fala que tenho que morar no canada 3 anos de 5 para poder renovar a RP card.
      Mas no CIC fala que são 2 anos em 5 … alguem sabe se isso mudou ou o site nao está atualizado ?

    • #121923
      Cassia_Costa
      Participante

      Foi minha mesma dúvida. Durante o landing a oficial de imigraçao me disse a mesma coisa: 2 anos em 5. E eu recebi esta mesma carta que vc ;) o que nao sei é se muda algo dependendo da categoria do processo. O meu e de meu marido é Skilled worker. Nao sei se muda algo. O seu é tb?

      Abs

    • #121924
      daniel.p
      Participante

      O site do CIC na real diz as duas possibilidades.

      http://www.cic.gc.ca/english/information/applications/adults.asp

      Primeiro diz que para pedir a cidadania um residente permanente deve:

      have lived in Canada for at least three of the four years before you apply

      Mas logo em baixo dentro de um box azul ta escrito que:

      Note: You must be a permanent resident for at least two years before you can apply for citizenship.

      Eu pessoalmente não conhecen ninguém que pediu a cidadania depois de apenas 2 anos aqui. Na dúvida eu ficaria com a definição mais conservadora, 3 anos em um período de 4.

    • #121926
      SANDROMS
      Participante

      daniel.p,

      Você pode contar nos 1095 dias, tempo que morou no Canadá como temporário (cada dia conta meio dia). Então é possível sim pedir a cidadania após 2 anos, se você morou outros 2 anos como temporário antes de virar RP.

      Detalhes aqui:

      http://eservices.cic.gc.ca/rescalc/resCalcStartNew.do?&lang=en&_ga=1.178359204.1801999321.1410958872

      Cassia_Costa

      2 anos em 5 é para que você possa renovar o seu status de RP, se você ficar 2 anos em 5, não pode pedir cidadania mas pode renovar o seu status de RP.

      Detalhes aqui:

      http://www.cic.gc.ca/francais/nouveaux/ausujet-rp.asp

      • #121932
        dsilva
        Participante

        Está claro que para pedir a cidadania a pessoa deve ser residente permanente E ter morado pelo menos 3 anos no Canadá em um período de 5 anos.

        Quanto à essa parte

        Note: You must be a permanent resident for at least two years before you can apply for citizenship.

        está claro que é preciso ter a residência permanente a pelo menos 2 anos (e obviamente ter os 3 anos de moradia dentro do período de 5 anos) para poder solicitar a cidadania. Ou seja, no meu entendimento, o pessoal que vai com visto de estudo ou trabalho poderá somar 50% do tempo à contagem de anos, conforme o Sandroms mencionou, mas de qualquer forma, precisará aguardar completar 2 anos de residência permanente para poder pedir a cidadania.

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.