DUPLA CIDADANIA EM PERIGO???

Home Fórum Informações Gerais Utilidades DUPLA CIDADANIA EM PERIGO???

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4291
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros Colegas de forum,

      a noticia não é nova, mas recente e preocupante….

      Trago uma mensagem do nosso colega Jefferson, postado ontem (05/10), em sua comunidade Orkut Quero ir pro Québec:

      A retirada de 15 mil canadenses por ocasião da crise no Líbano, em julho e agosto deste ano, abriu um debate sobre a DUPLA CIDADANIA no Canadá, adquirida pela naturalização dos imigrantes.

      A Deputada do Partido Liberal Judy Sgro – antiga Ministra federal da imigração – e o Deputado do Partido Conservador Rahim Jaffer querem que o Governo Federal reveja a lei canadense que permite a dupla cidadania. Ottawa confirmou, então, ter a intenção de modificar a lei nos próximos meses (veja na página: http://www.radio-canada.ca/nouvelles/National/2006/09/22/002-revision-double-nationalite.shtml ).

      Tal medida se justificaria devido aos Can$ 85 milhões gastos pelo Canadá na operação de evacuação. Centenas de pessoas que possuíam dupla cidadania utilizaram seus passaportes canadenses para se beneficiarem dos serviços e, posteriormente, retornaram para as cidades libanesas de origem.

      Essa é uma prova do abuso do uso da dupla cidadania, como descreveu a referida Deputada.

      Aliás, no momento de minha manifestação acerca da exclusão dos residentes permanentes na missão de resgate, no tópico Canadenses e RP: diferenças < http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2477083737579086706&start=1 >, salientei que o que há, na verdade, é um contrato, onde ambos os lados se beneficiam:

      a) o Canadá, com a entrada em seu território de mão-de-obra nova e qualificada a baixíssimo custo, visando gerar riquezas e minimizar os graves problemas advindos da ‘denatalidade’ (vide tópico “Denatalidade”: é necessário agir rápido!!! < http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=11505928 >) e;

      b) os imigrantes, que encontram serviços, infra-estrutura e segurança de um país com o 4.º melhor IDH do mundo, gozando de qualidade de vida que, em regra, dificilmente encontrariam em seus países de origem.

      Neste sentido, tem-se que a relação ‘cidadão x Estado’ deve ser alicerçada sobre a lealdade e a boa-fé, principalmente quando se trata de um nacional de outro país que opta, voluntariamente, por uma nova nacionalidade.

      Dessarte, não pode a cidadania canadense servir como uma espécie de seguro contra riscos, isto é, “se as coisas piorarem ao sul, haverá sempre um porto seguro ao norte a disposição, às custas dos tolos residentes pagadores de tributos”.

      Vê-se, portanto, que se tal pacto é rompido por uma das partes, o resultado é esse, ou seja, a proposta de uma medida radical, embora eficaz, para combater ações indesejadas patrocinadas pelos mais espertos, dificultando, consequentemente, as coisas para a imensa maioria honesta (como sempre!).

      Oportunamente, convido aos mais novos a lerem minha manifestação no tópico Jefferson, é preciso ficar em Quebec até… < http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2467436240287023188 >, sobre os eventuais males de se burlar o sistema de migração, que tem perfeita similitude com o que se discute aqui.

      Inté.

      Jefferson
      fonte: http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=834601&tid=2436706389231312708&na=2&nst=21

      os grifos no texto são meus.

      Atenciosamente,

    • #9828
      Carlos_Santos
      Participante

      Resolvi postar aqui a referida Reportagem da radio-canada de 22 setembro 2006:

      La double nationalité en révision
      La libérale Judy Sgro et le conservateur Rahim Jaffer veulent que le gouvernement revoie la loi qui autorise la double nationalité au Canada. Questionnée sur le sujet, la porte-parole du ministre de l’Immigration, Monte Solberg, leur a confirmé l’intention du gouvernement de réviser la loi dans les prochains mois.

      Le débat a été lancé à la suite de l’évacuation au Liban, qui a coûté environ 85 millions de dollars au gouvernement canadien, au mois de juillet. Des centaines de personnes avaient utilisé leur passeport canadien pour bénéficier des services d’évacuation. Depuis, ces personnes sont retournées là-bas.

      La libérale Judy Sgro a dit y voir une preuve que certains abusent de leur double nationalité.

      La bloquiste Maria Mourani a pour sa part contredit ces propos. Elle croit que les personnes qui ont la double nationalité ne sont pas moins canadiennes parce qu’elles ne vivent plus sur le territoire. Elle estime qu’il s’agissait là d’une situation exceptionnelle.

      Fonte: http://www.radio-canada.ca/nouvelles/National/2006/09/22/002-revision-double-nationalite.shtml

      Atenciosamente,

    • #9829
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos,

      Realmente é preocupante esta notícia, mas também acredito que o Canadá está certo em tomar estas atitudes… infelizmente existem pessoas que não se preocupam com as outras, e acabam fazendo coisas “erradas”, sendo assim os justos pagam pelos pecadores…

      Apenas uma opinião, não me sentiria discriminada caso eu tivesse que escolher entre uma cidadania… o Canadá tem o direito de querer exigir isso quando seus imigrantes solicitarem a cidadania, pois o Brasil mesmo não aceita a dupla cidadania da forma como conseguiremos a canadense (quem solicitar, através de imigração).

      Abraços,[/align]

    • #9830
      Carlos_Santos
      Participante

      @Dri_Torres”;p=”1475 wrote:

      [align=justify]Apenas uma opinião, não me sentiria discriminada caso eu tivesse que escolher entre uma cidadania… [/align]

      Pelo visto dividimos a mesma opinião! :)

      Abraços

    • #9833
      RedCzar777
      Participante

      Mesmo antes de ler essa notícia postada pelo Carlos eu não pretendia pegar dupla cidadania. Quando eu puder vou fazer a solicitação de cidadania canadense e vou abrir mão da cidadania brasileira. Vou para o Canadá para não voltar mais, e por isso mesmo só vou quando estiver realmente bem preparado.

      Mas não tiro a razão dos que querem manter a cidadania brasileira, mas para estes eu só posso dizer que o governo do Canadá “está ficando esperto” de tanto ser enrolado por imigrantes que só querem pegar o que há de bom, muitas vezes burlando regras, e não querem saber de contribuir em contra-partida.

    • #9835
      Carlos_Santos
      Participante

      @RedCzar777″;p=”1479 wrote:

      Vou para o Canadá para não voltar mais, e por isso mesmo só vou quando estiver realmente bem preparado.

      concordo!

      @RedCzar777″;p=”1479 wrote:

      mas para estes eu só posso dizer que o governo do Canadá “está ficando esperto” de tanto ser enrolado por imigrantes que só querem pegar o que há de bom, muitas vezes burlando regras, e não querem saber de contribuir em contra-partida.

      concordo!

      mas so um detalhe, RedCzar777….quanto a ….

      @RedCzar777″;p=”1479 wrote:

      Mesmo antes de ler essa notícia postada pelo Carlos eu não pretendia pegar dupla cidadania. Quando eu puder vou fazer a solicitação de cidadania canadense e vou abrir mão da cidadania brasileira..

      eu acho que o Canada não exige(ia) que você opte por uma delas, quando for CONCEDER a nacionalidade Canadense!!!  acaba que o imigrante GUARDA a sua nacionalidade de origem…  dai o problema que esta reportagem fala, entendeu!

      Atenciosamente,

    • #9839
      Anonymous
      Participante

      Exatamente………….O que devemos nos preocupar, é com a possibilidade do Canadá criar obstáculos para obtenção da cidadania canadense! Como eles são sérios, provavelmente mudariam a lei somente para novos processos, pois quando demos entrada, nos foi vendido a possibiliade de tornarmos cidadãos canadenses após 3 anos (cumprindo-se os requisitos). Resumindo, para quem já está decidido a ir, acho melhor apertar o passo……

      Abraços
      Glauco

    • #9843
      nakhatealokalokimm
      Participante

      forum,

      bom dia .

      fato preocupante, mas creio que nao seja um impeditivo para muitos de decidir a sair do Brasil.

      Dri ,

      sobre o Brasil de adotar a renuncia da cidadania nativa ao se naturalizar, está 50% correta a informação, porém se o país de origem for um país amigo , com por exemplo Itália, não precisa renunciar a cidadania de origem.

      valeu,
      alok

    • #9845
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Alok,

      Obrigada pela informação, mas o Canadá não é considerado um país “amigo” não né???

      Abraços,[/align]

    • #9847
      Anonymous
      Participante

      Os brasileiros podem receber a cidadania canadense sem renunciar a brasileira. Mesmo que renuncie, por opção, é possível resgatá-la posteriormente através de procedimentos específicos.

      Att.
      Glauco

    • #9861
      Carlos_Santos
      Participante

      Olá Glauco,

      quanto à …
      @gcarlos”;p=”1494 wrote:

      … é possível resgatá-la posteriormente através de procedimentos específicos.

      você poderia inidicar aonde se encontram estes procedimentos?

      Mesmo que não seja meu interesse agora, pode ser de outros.

      Atenciosamente,

    • #9863
      Anonymous
      Participante

      Carlos, bom dia

      Segue o link com os procedimentos para solicitar perda de nacionalidade brasileira (não necessária no caso do Canadá) e reaquisição.

      http://www.mj.gov.br/Estrangeiros/nat_perda.htm

      Atenciosamente

      Glauco

    • #9864
      Carlos_Santos
      Participante

      Bom Dia Glauco!

      Obrigado pela informação!

      Atenciosamente,

Visualizando 12 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.