doenças articulares ou reumatóides

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 2ª Parte – Federal Exames Médicos doenças articulares ou reumatóides

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #7313
      ldCastro
      Participante

      oi pessoal, gostaria de saber se alguém conhece algum caso de recusa no processo federal pela pessoa ser portadora de problemas articulares (atrite, artrose ou reumatismo)? obrigado

    • #44065
      SANDROMS
      Participante

      Conheço um pessoa com problemas de reumatismo (ou seria artrite, um que se trata com corticóide) que passou pelo exame médico sem problemas. O difícil foi garantir os remédios para os três meses sem plano lá nem aqui.

    • #44080
      roders
      Participante

      Eu acredito que a grande preocupação dos exames médicos, são as doenças infecto-contagiosas …. já no caso das doenças reumáticas elas possuem origem idiopática (na sua maioria) e não são contagiosas.

    • #50100
      Ale e Marcio
      Participante

      Vou aproveitar este tópico para desabafar uma preocupação.
      Eu tenho um problema de saúde que pode me atrapalhar nos exames médicos do consulado, devido ao custo do medicamento que estou usando.
      Tenho artrite reumatóide desde que eu tinha 21 anos.
      Faz quase 12 anos já.
      É uma doença que ataca as articulações e não tem cura pois não se sabe a sua causa.
      Faz 3 anos que eu estou pegando gratuitamente na saúde pública um medicamento que custa uns cinco mil reais por mês. Com este medicamento a doença está totalmente controlada. Nem parece que eu tenho alguma doença. Nos exames os resultados estão ótimos e tenho passado muito bem.
      Mas antes deste, com os outros medicamentos mais simples eu ainda tinha muitas dores e inchaço nos dedos das mãos.
      Minha preocupação é do médico não aprovar meu visto devido à este medicamento que seria caro para o governo do Canadá.
      Falei com a minha reumatologista e como eu já teria que parar a medicação para engravidar, já me programarei para parar quando imigrar e fazer um novo tratamento que o reumatologista que eu conseguir em Montréal prescrever.
      Espero que o médico do consulado não me barre por causa disso…
      Falei com o pessoal do BIQ quando eles estavam tirando nossas dúvidas em uma palestra, e eles disseram que é importante eu falar a verdade e que acreditam que eu tenho grandes chances de ser aceita.
      O que vocês acham?
      Se alguém souber de um bom reumatologista em Montréal para me indicar, será uma valiosíssima ajuda.
      Apesar da preocupação, eu acredito muito que vai dar tudo certo!
      Muito obrigada.
      Ale

    • #50105
      ldCastro
      Participante

      Ola Ale, estou mais ou menos no mesmo barco que voce. Sou enfermeiro e consegui meu CSQ prioritario e estou prestes a realizar meus exames. Ainda estou muito receoso de dizer ao medico que tenho reumatismo e isso me causar problemas. Assim como voce eu tambem pego medicacao de auto custo do governo. no meu caso e o etarnecept enbrel, qual e o seu? quando voce acha que fara seus exames? se voce nao se importar gostaria muito de saber como foram seus exames e se voce falou para o medico sobre o problema e a medicacao. no mais, desejo toda sorte do mundo pois so nos sabemos o quanto essa doenca maxuca. um abraço, Leo

    • #50108
      Ale e Marcio
      Participante

      Oi Leo,
      Incrível encontrar alguém que está passando exatamente pela mesma situação que eu!
      Pensei que não tivesse mais ninguém. Que angústia, né?
      Meu medicamento também é o Enbrel etanercepte.
      O pessoal do BIQ e da prefeitura da Ville de Québec confirmaram prá mim que o custo de aproximadamente dois mil e poucos dólares por mês é caro para o governo do Canadá.
      Mas disseram para eu falar a verdade e claro que não me desanimaram.
      Vou falar a verdade para o médico e contar que estou parando com o Enbrel.
      De qualquer jeito eu iria passar um tempo sem alguns medicamentos, pois vamos tentar engravidar. Me preocupa também sentir dor na fase sem a medicação mas eu ia passar por isso de qualquer jeito. Tomara que as dores não voltem!
      Hoje em dia estou aplicando o Enbrel a cada 10 dias e estou passando muito bem.
      Tenho alguns sobrando e vou ver com a companhia aérea se consigo levar no avião.
      Você sabe alguma coisa sobre isso?
      Quanto a levar prednisona e reuquinol na mala com a receita médica, acredito que não tenha problema.
      Nossa previsão é que os nossos exames médicos aconteçam no máximo em março.
      Fica tranquilo que eu te conto tudo quando fizermos os exames.
      Em qual cidade você mora? E prá qual cidade você vai?
      Vamos continuar conversando.
      A gente pode se ajudar e assim aliviar um pouco a ansiedade.
      Abraço,
      Ale

    • #50111
      RonaldoMaciel
      Participante

      Oi Ale e Marcio e IdCastro, mas como vcs pensam em fazer quando vcs chegarem aqui? Vcs sabem se este medicamento é coberto pela assurance médicaments? Aqui funciona assim, enquanto vc está desempregado, vc é coberto pela assurance médicament do governo do QC. Qdo vc estiver empregado, vc TEM de passar a utilizar a assurance médicament da sua empresa e sair do regime público – mesmo que ele seja pior que o público – o que eu acredito nao ser geralmente o caso.

      Mas como este medicamento parece ser bem específico, ele deva ter exceções. Recomendo que vcs vejam o documento deste link que tem a lista de medicamentos cobertos pela assurance médicament do QC. Encontrei este medicamento lá mas havia uma série de condições a serem atendidas para ser elegível ao pagamento pelo governo. Dêem uma olhada. Boa sorte para vcs.

      http://www.ramq.gouv.qc.ca/fr/citoyens/assurancemedicaments/regimesprives/medicamentscouverts.shtml

      http://www.prod.ramq.gouv.qc.ca/DPI/PO/Commun/PDF/Liste_Med/Liste_Med/liste_med_mod1_2011_12_16_fr.pdf

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #50114
      ldCastro
      Participante

      Ale e Marcio,

      Não cheguei a comentar com o pessoal do BIQ mas já falei diretamente com o médico que faz os exames do consulado aqui em Brasilia (sou daqui) e ele me garantiu que o consulado nunca expressou preocupação para pessoas que portem esse tipo de doença.

      Na verdade preciso fazer uma correção: eu TOMAVA o enbrel até 1 ano atrás (tomei ele por 5 anos). Ano passado minha médica quis substituir a medicação mas como eu tinha planos de ir pro canada eu resolvi continuar com a medicação normal (comprimidos) e ver como meu corpo reagia. Já se passou 1 ano e raramente sinto algumas dores. ela me disse que o remedio poderia levar a doença a uma remissão quase total e acho que foi isso que aconteceu no meu caso.

      Sendo sinsero eu não cheguei nem a olhar como funciona esse tratamento no canada. estou levando um laudo detalhado de meu historico pra quando eu chegar la procurar um especialista se for o caso. estou confiante que não precisarei mais da medicação.

      eu acredito que faremos os exames na mesma epoca. meu endereco no e-cas tambem sumiu na semana passada como um monte de gente relatou entao acho que nossa hora esta proxima. estou com muito medo de falar pro medico que tenho esse problema e que fiz o tratamento e meu exame ser recusado. acho que essa noticia seria pior ainda do que ter essa doença.

      Ronaldo e Susana vivi muito tempo a base de voltarem e outros remedios mas nada se compara aos efeitos da injecao. estou confiante que entrei em remissao e espero nao precisar dar esse tipo de despesa ao governo canadense. mas de qualquer maneira agradeco muito suas informacoes e as dicas dos link para mim ler. muito obrigado mesmo.

      ah … eu vou pra gatineu

      Leo

    • #50115
      ldCastro
      Participante

      Ale e marcio, estava me esquecendo, eu tambem ainda tenho umas injecoes que sobrarão. 2 caixas e meia … não sei se dá pra levar … será que dá? pelo que vi a validade delas ainda vai ate 2013.

      Leo

    • #50117
      mrodolfo
      Participante

      E quem aplicaria essas injeções em você quando estiver por aqui?

    • #50119
      ldCastro
      Participante

      Marcos e o proprio paciente que aplica. E uma injecao subcultânea como as usadas para tratamento de diabetes. obrigado, Leo

    • #50124
      Ale e Marcio
      Participante

      Boa noite e muito obrigada a todos pelas respostas!
      Ronaldo e Susana, muito obrigada pelas dicas e informações.
      Irei ler tudo nos links que vocês enviaram. Estas informações são muito valiosas prá nós.
      A ideia é mesmo parar com a medicação de alto custo devido às possíveis dificuldades que encontraremos para conseguí-la no Québec.
      Eu já reduzi um pouco a dose por orientação da minha médica e tenho passado muito bem.
      Fiquei com medo de parar totalmente a medicação agora e chegar no dia dos exames do consulado não tão bem de saúde, com dores e com os resultados dos exames alterados.
      Minha esperança é que se eu ficar mal da artrite no Québec, eles tenham outras alternativas para o tratamento além das que temos no Brasil.
      Tem um dos medicamentos que eu ainda não tomei e que depois que tiver um filho eu poderei experimentar como alternativa ao Enbrel.
      Leo, se você está passando bem há um ano sem o Enbrel, acredito que não terá nenhum problema nos seus exames médicos pois você está conseguindo ter uma vida normal sem o remédio.
      Eu já estou conseguindo ficar bem até uns 15 dias sem ele.
      Com essa sua notícia de que está conseguindo ficar bem sem ele, deu até vontade de fazer uma experiência e ver se consigo ficar sem até o dia do exame médico. Assim eu mostro para o médico que estou bem sem o Enbrel.
      No teu caso eu acredito que você nem precisa falar que usou o Enbrel, pois você não está usando ele agora.
      Acredito que o correto é dizermos as doenças que temos e os medicamentos que utilizamos agora e não o que usamos há um ano atrás…só se o médico perguntar mais detalhes, aí você fala.
      Obrigada e boa sorte!

    • #51636
      ldCastro
      Participante

      Ola Ale e Marcio tudo bem? Como anda seu tratamento, voce interrompeu o medicamento por um tempo?
      Daqui continuo sem noticias, pensei que meu pedido de exames ja estava perto de sair mais ate agora nada. To ficando louco com essa espera e com todas essas mudanças que estao falando .rsrsrsrssrs

      Leo

    • #52099
      Ale e Marcio
      Participante

      @ldCastro wrote:

      Ola Ale e Marcio tudo bem? Como anda seu tratamento, voce interrompeu o medicamento por um tempo?
      Daqui continuo sem noticias, pensei que meu pedido de exames ja estava perto de sair mais ate agora nada. To ficando louco com essa espera e com todas essas mudanças que estao falando .rsrsrsrssrs

      Leo

      Oi Léo!
      Tudo bem, e você?
      Pelos últimos posts do fórum vejo que agora o negócio começou a andar!
      Que bom! Nossa vez tá chegando!
      Não parei a medicação porque justamente quando eu pensei nisso tive uma crise de dor insuportável. Durou apenas um dia mas a médica até aumentou a dose dos remédios.
      Tenho passado bem depois disso, mas por enquanto não vou arriscar a parar.
      Estou muito ocupada nas últimas semanas e sem tempo para pensar em como vou lidar com esta situação nos exames médicos.
      Mas acredito muito que tudo dará certo depois de tanta espera.
      Abraço e bonne chance!

    • #55610
      ldCastro
      Participante

      Oi Ale e Marcio, tudo bem?
      Farei meu exame medico na proxima sexta feira, voce ja fez o seu?
      Estou bem tranquilo quanto a isso mais sei que na hora vou ficar nervoso rsrsrsrssr
      vamos que vamos,
      Leo!

    • #55649
      Ale e Marcio
      Participante

      @ldCastro wrote:

      Oi Ale e Marcio, tudo bem?
      Farei meu exame medico na proxima sexta feira, voce ja fez o seu?
      Estou bem tranquilo quanto a isso mais sei que na hora vou ficar nervoso rsrsrsrssr
      vamos que vamos,
      Leo!

      Oi Leo! Tudo bem sim.
      E você?
      Nos conte depois como foram seus exames.
      O nosso será na segunda-feira!!!
      Eu reduzi a medicação e estou passando bem.
      Fui na reumatologista hoje e os resultados dos exames estão normais!
      Estou tranquila também.
      Vai dar tudo certo!
      Abraço,
      Ale

    • #58301
      Ale e Marcio
      Participante

      Salut!
      É com muita alegria que venho informar para as pessoas que tem doenças reumáticas para não se preocuparem, e contarem para o médico durante os exames para o visto, pois o Canadá não barra pessoas que tenham doenças reumáticas e que estejam passando bem.
      É o meu caso que tenho artrite reumatóide e venho passando bem, sem deformidades, apenas algumas crises de dor em dias isolados.
      Informei durante os exames médicos para o visto que tomo Prednisona e Reuquinol (hidroxicloroquina) e o médico escreveu nos relatórios que me examinou minuciosamente e que eu estou passando bem.
      O resultado dos exames demorou 1 mês e meio a mais do que o normal para voltar do Canadá para o consulado.
      Mas deu tudo certo e já estamos com nossos vistos em mãos!!!

Visualizando 16 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.