Documentos originais na entrevista

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Documentos Documentos originais na entrevista

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8512
      Claudia
      Participante

      Boa noite pessoal,
      estou já assinando os formulários para dar entrada no processo. Mas hoje surgiu uma dúvida: devo enviar os certificados originais de línguas para dar entrada no processo, mas aparentemente devo mostrá-los na entrevista. Como? E os originais como diploma, no caso eles terão a cópia autenticada junto com a tradução, certo? Ao levar os originais, devemos traduzir novamente. Isso faz sentido? Acho que essa pergunta é mais direcionada para o pessoal que já fez a entrevista. Obrigada mesmo assim.

    • #59848
      Jack Noronha
      Participante

      ccmarquezi,

      Estou no mesmo momento que você, prestes a enviar o dossiê e mil dúvidas me pegaram.

      Enfim, pelo que sei os comprovantes de prof. linguistica (TCF e IELTS) são enviados originais e não seram cobrados na entrevista, porém diplomas, certidões e todos que são solicitadas as famigeradas copie certifiée conforme, aí, no meu caso, vou enviar o original e tirar uma “segunda via” para possível apresentação na entrevista. Essa é a minha “tática” não sei se vai funcionar dessa forma, mas vou fazer assim.

      Quanto a levar a tradução junto com os originais pra entrevista, acho que não é necessário pois ele vai apenas comparar, acho que o entrevistador têm nosso dossiê em mãos, mas é tudo achismo! rsrs

      à bientôt.

    • #59897
      Claudia
      Participante

      Obrigada Jack

      Eu vou fazer isso também. Tirar agora uma cópia autenticada para a entrevista.
      Até porque não faz muito sentido.
      Vamos ver se até o final do mês eu consigo enviar tudo.
      Boa sorte!!!
      Claudia

    • #59903
      Amélie
      Participante

      Oi pessoal,

      fiz minha entrevista no penúltimo dia da última rodada de entrevistas (em dezembro/2012) e as regras eram antigas. Acho que ninguém que enviou os documentos nas novas regras foi entrevistado ainda.

      Durante a minha entrevista, o M. Leblanc não comparou nenhum documento com os xerox que nós havíamos enviado.
      Ele olhava uma lista que ele havia feito e pedia os originais conforme a necessidade, sendo que muitos não foram requeridos.

      Eu venho pecando pelo excesso durante todo meu processo…
      A gente fica muito inseguro e meio perdido…
      Eu levaria tudo!
      Porém, na minah opinião, não há lógica em levar uma outra tradução para entrevista, seriam necessários apenas os originais, mas entre a lógica e a realidade pode haver uma longa distância.

      Vamos ver se alguém aqui tem uma informação segura.

      Boa sorte! :bigups:

      Amélie

      Timeline:
      21/11/11 - Envio do dossiê BIQ SP
      20/12/12 - CSQ
      05/02/13 - Envio federal CIC Sydney
      21/01/14 - Pedidos de exames
      06/02/14 - Pedido dos passaportes
      28/02/14 - Passaportes recebidos
      10/04/14 - Chegada em Québec

    • #60095
      Ucrambuco
      Participante

      Pessoa na minha carta de convocação veio este tópico de documento original, seriam a comprovação de contribuição do INSS???

      • La preuve documentaire attestant que vos expériences professionnelles ont été acquises légalement : historique des cotisations ou attestation d’affiliation à la Sécurité sociale ou l’équivalent en précisant la période de cotisation pour chaque employeur ou une preuve d’exonération de paiement des primes à la Sécurité sociale. Ces documents fournis doivent être originaux et émis par l’organisme ;

      Obrigada desde já!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #60114
      Claudia
      Participante

      Acho que é realmente o extrato de contribuições da previdência.
      É necessário entrar pelo site da previdência e agendar um atendimento na sua cidade.
      Você pode pegar uma senha para ter o acesso ao site ou agendar solicitando o extrato, apesar de que acredito que eles agora só fornecem o extrato pela internet.
      Se você é correntista da caixa ou banco do brasil, também tem a possibilidade de tirar este extrato.

      Claudia

    • #60116
      Ucrambuco
      Participante

      Obrigada..:)
      Achei estranho pedirem isso .. já qu não somos autônomos…. mas mesmo assim vou levar.. Obrigada!

      Ucrambuco!
      Agosto/2011 - envio dos doc´s SP;
      27/01/2013 - Convocação para entrevista no Rio de Janeiro;
      13/03/2013 - Entrevista + CSQ
      02/05/13 - Recebimento Processo federal
      27/01/14 - Solicitação exames médicos
      11/03/14 - Previsão de realização de exames médicos

    • #60118
      Lu_campinas
      Participante

      Olá Pessoal,

      estou com uma dúvida em relação as declarações de empregos dos últimos 5 anos, eu mandei as originais, fiquei com cópias, e nada mudou, afinal são empregos antigos, ou seja a data de entrada e saída continua a mesma, e as minhas atribuições e carga horaria semanal idem…

      E agora, terei que ir de novo em, cada ex-empregador e pedir a mesma carta, e o pior traduzir novamente ?

      Em relação ao emprego atual, tudo bem, afinal neste período de espera algo pode ter mudado, mas em relação aos empregos antigos não entendi :?

      alguém entendeu diferente?

      Um grande abraço,

      Luciana

    • #60127
      SANDROMS
      Participante

      Teoricamente o entrevistador vai ter uma pasta com tudo que você mandou para o BIQ, nesse caso o original já está lá. Digo teoricamente porque nunca se sabe se eles não vão extraviar alguma coisa. Na minha entrevista, em 2009, o entrevistador pediu original da carteira de trabalho, dos diplomas e certificados, nas notas fiscais da minha empresa e da documentação de identidade.

    • #60130
      Lu_campinas
      Participante

      é teoricamente…

      mas como este processo mudou muito e não sabemos o que esperar, vou tentar conseguir novamente as declarações, vou tentar pedir em inglês, e quem sabe consigo economizar nas traduções, o duro é ter que ir em cada empresa de novo…

      mas como disse meu bom amigo Marcelo, não será este pequeno detalhe que vai nos desanimar!

      Um abraço,

      Luciana

    • #60135
      dsilva
      Participante

      @Lu_campinas wrote:

      é teoricamente…

      mas como este processo mudou muito e não sabemos o que esperar, vou tentar conseguir novamente as declarações, vou tentar pedir em inglês, e quem sabe consigo economizar nas traduções, o duro é ter que ir em cada empresa de novo…

      mas como disse meu bom amigo Marcelo, não será este pequeno detalhe que vai nos desanimar!

      Um abraço,

      Luciana

      Oi Lu,

      Eu fiz as cartas em inglês e mandei por e-mail para as empresas, pedindo que eles imprimissem em papel timbrado e colocassem o carimbo. Embora tenha dado um pouco de trabalho em alguns casos (pura burocracia…), no final consegui todas as cartas já em inglês, assim economizei uns trocados com tradução. Detalhe: aproveitei e já pedi duas cópias, pois imaginei que eles poderiam pedir as cartas novamente. Somente a da empresa atual eu pedi uma cópia só, afinal, sei lá o que pode acontecer até a convocação para a entrevista.

Visualizando 10 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.