Direitos Trabalhistas no Québec

Home Fórum Vivendo no Canadá Profissões e Mercado de Trabalho Direitos Trabalhistas no Québec

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8029
      JF
      Participante

      Pessoal,

      Surgiu uma duvida sobre direitos trabalhistas no Québec e eu nao sei onde posso esclarecer. Alguém sabe onde encontro (se possivel de forma resumida ou explicada para leigos) os direitos e deveres dos trabalhadores aqui?

      O caso é o seguinte: Estava toda empolgadinha com o feriado do pascoa e esperava aproveitar os 4 dias de folga (sexta a segunda). Porém, conversando com as pessoas aqui, me disseram que vamos ter que escolher folgar na sexta OU na segunda. Ou seja, terei que trabalhar em um dos dias do feriado e nao vou ganhar nada a mais por isso. :-(

      Onde eu trabalho algumas pessoas ganham por hora (e, consequentemente, horas extras) e outras tem o bendito “cargo de confiança” e ganham salario fixo, pouco importa o numero de horas que trabalhem. Eu estou na segunda situaçao e nao posso nem tentar descolar umas horas extras pra amenizar minha frustraçao…

      Eu vou falar com meu chefe e perguntar sobre isso. Sei que nao adianta bater de frente, ja que as regras da empresa sao essas, mas queria apenas entender um pouco melhor quais sao meus direitos antes de conversar com ele. Trabalhar em feriado é algo normal por aqui?

      Obrigada,
      Julia.

    • #52083
      mrodolfo
      Participante

      Julia,

      O Feriado é um dia só, não dois.

      Acontece que algumas empresas folgam na sexta, outras na segunda.

      As escolas, normalmente, não têm aula nem na sexta, nem na segunda.

      Quem pode, folga em um dos dias e tira congé no outro, seja consumindo um congé volant, seja consumindo um dia de férias.

    • #52085
      RonaldoMaciel
      Participante

      Aqui onde eu trabalho todo mundo vai trabalhar na segunda-feira. No meu emprego anterior foi a mesma coisa.

      No site seguinte, do Governo do Québec diz que fica à critério do empregador se ele dá folga na sexta da paixão ou na segunda. A maioria parece preferir a sexta.

      http://www.gouv.qc.ca/portail/quebec/international/usa/quebec/mode_de_vie/conges/jours_feries/?lang=fr

      Residente Permanente desde Set/2009, cidadão desde Jul/2014 e mora na fascinante Montreal.

    • #52088
      JF
      Participante

      Obrigada Marcos e RonaldoeSuzana!

      Eu estava contado com um dia extra de feriado que nao existe… Ainda bem que perguntei antes de ir chorar para meu chefe! :-)

      Merci e bom feriado para vocês!

      Julia.

    • #52105
      gabi-infirmiere
      Participante

      eu folgo sexta e segunda, mas isso é graças a convençao coletiva da categoria.
      E ainda temos 3 dias *movéis* ao longo do ano + 9 dias de licença média.

      e mesmo estando no serviço ha apenas 1 ano (comecei em março de 2011) terei direito a 4 semanas de férias.

      onde os sindicatos sao fortes, os trabalhadores sao beneficiados

      O que diz a lei =
      La majorité des salariés au Québec a droit à un congé et à une indemnité pour chacun des jours fériés, chômés et payés suivants :

      le 1er janvier (jour de l’An)
      le Vendredi saint ou le lundi de Pâques, au choix de l’employeur
      le lundi qui précède le 25 mai (Journée nationale des patriotes)
      le 24 juin (fête nationale)
      le 1er juillet. Si cette date tombe un dimanche : le 2 juillet (Fête du Canada)
      le 1er lundi de septembre (fête du Travail)
      le 2e lundi d’octobre (Action de grâces)
      le 25 décembre (jour de Noël)

      http://www.cnt.gouv.qc.ca/conges-et-absences/jours-feries/index.html#c56

Visualizando 4 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.