Diploma Equivalente através da Ordem

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Diploma Equivalente através da Ordem

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Autor
      bernardobaldissera
      Participante

Olá! Sou estudante de arquitetura e quando me formar quero ir morar no Quebec, se a sorte permitir! Hehe.
      Bom, acompanhando o recente tapa na cara que os novos procendimentos de imigração foram, agora um arquiteto só pode almejar a imigração se tiver diploma quebecois ou EQUIVALENTE.

Pois bem, segundo o site da imigração: a foreign diploma recognized as equivalent by a Québec regulatory body, except if it is a medical diploma;

Então a Ordem dos Arquitetos pode equivaler esse diploma e eu então poderia começar o processo feliz da vida.

Minha dúvida então é: é possível fazer esse reconhecimento do Brasil, antes de ter a residência permanente?

Quem tiver alguma informação, mesmo que seja em outra profissão, por favor, me ajude para mim poder ver qual é o melhor caminho para seguir diante dessa situação.

Merci!

gabi-infirmiere
      Participante

olha, este ponto esta sendo uma grande interrogaçao, viu.

Pois nao ha nenhum acordo entre as ordens profissionais e o escritorio de imigraçao.
      Nenhuma ordem profissional aceitou nenhum pré-acordo para validaçao de diplomas no exterior (exceçao feita unicamente à França)

entao, essa hipotese existe, mas acho que ainda nao deu tempo habil para ninguém do Brasil colocar em pratica e ver se é *faisable*

a recomendaçao de praxe = entre em contato com sua ordem profissional e veja os trâmites.
      Para a profissao de arquiteto, acho complicado pois ha uma fase obrigatoria de estagio, que deve ser feita aqui =

Étape 1 : Faire évaluer vos titres universitaires
      Étape 2 : Faire un stage ( Le stage est d’une durée de 5600 heures, soit l’équivalent d’environ trois années de travail à plein temps)
      Étape 3 : Réussir l’examen d’admission à la profession
      Étape 4 : Démontrer une connaissance suffisante de la langue française
      Étape 5 : Présenter une demande de permis d’exercice et d’inscription au tableau de l’Ordre

A OAQ daria uma autorizaçao especial apenas para o estagio? 3 anos de estagio é um tempo danado …..
      Seria com visto de estudante ou turista?

http://www.oaq.com/pratiquer_larchitecture/pratiquer_au_quebec/candidats_dautres_pays.html

essa opçao esta no texto da imigraçao, mas nao sei se alguém ja conseguiu coloca-la em pratica.

================
      vale alguma dica? veja um meio de concluir a faculdade AQUI, como o acordo CREPUQ. Assim, depois de formado, tera um diploma quebeca e podera aplicar pelo PEQ.
      Informe-se sobre isso antes de prospectar uma futura equivalência de diplomas à distância num programa de imigraçao que muda a cada dia.

bernardobaldissera
      Participante

Obrigado pela resposta tão completa gabi!
      Na verdade, eu já tinha lido no site da ordem. O que eu entendi foi que a equivalência se dá na primeira fase apenas. Depois de adquirida a equivalência se faz o estágio e os exames para poder exercer a profissão, que seria a outra coisa.
      Como me interessa agora apenas a equivalência, achei que poderia ser feita então de forma mais simples.
      Será que não é assim?

Eu também gostaria muito de concluir a faculdade aí no Quebec, mas o problema é que deve ser muito difícil conseguir esse intercâmbio para mim e para minha companheira juntos, não seria?

Obrigado!

gabi-infirmiere
      Participante

veja o edital do CREPUQ :)

e pense no plano B = qual a profissao dela ? Se a profissao dela estiver na lista, ela pode ser a requerente principal!

nao sei como proceder se você vier pelo CREPUQ e ela nao for qualificada, provavelmente ela vira como turista, mas nao podera trabalhar. A alternativa seria ela tb vir como estudante (estudante internacional ou CREPUQ)
      se a opçao for como estudante internacional, ela pode vir atraves de um CEGEP e nao de universidade (reduzindo assim os custos e o tempo para obtençao do diploma). Como diplomas quebecas, ambos poderao aplicar pro PEQ.

ja coloquei uma vez o link, mas nem lembro em qual post =
      http://www.cegepinternational.qc.ca/

informe-se melhor sobre o processo. Muita coisa esta mudando, inclusive no federal. Nao creio que fecharao as portas radicalmente, mas estao diminuindo um bocado. Entao, aproveite os processos paralelos.

Bonne chance

Visualizando 3 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.