Diferenças entre imigrar pelo Federal e por Quebec

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Diferenças entre imigrar pelo Federal e por Quebec

Visualizando 55 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4438
      Candangos
      Participante

      Olá pessoal,

      Em função das recentes mudanças em relação a idade, provavelmente eu (George) e minha esposa (Adriene) e minha filha de 7, tentaremos imigrar pelo federal. Quais são os incentivos que são oferecidos por Quebec e que não o são pelo Federal ?

      Desde já obrigado!

      George,Adriene e Daniela

      Um bom Natal a todos e um 2007 cheio de Aprovações!

    • #11633
      makeloo
      Participante

      Olá george, Adriana e Daniela,

      Aqui na comunidade tem mais informações sobre o tema, sugiro que pesquisem um pouco no indici do tópicos do forum. Porém posso adiantá-los que a quantia de dinheiro a ser comprovado é maior, vocês devem apresentar certificados oficiais sobre o dominio da língua.
      Um abraço

    • #11635
      AleBHZ
      Participante

      O processo federal tem sido a escolha dos candidatos com mais de 35 anos, por ter mais flexibilidade em relação à idade.

      No entanto, o valor mínimo para uma pessoa solteira é de 10.000 dólares (Federal) x 2575 dólares (Québec).

      Os valores de Québec deverão sofrer uma pequena variação para 2007…

      No processo Federal o candidato tem que ser aprovado no IELTS, mas não me recordo da nota mínima.
      Abraços

    • #11639
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá George,

      Existem alguns incentivos mas colocarei só alguns que eu lembro agora:

      – Faculdades mais baratas para residentes em Québec do que para residentes no Canadá;

      – Bolsas de estudos, ou seja, além do custeio da faculdade, ainda uma ajuda para se manter;

      – O ensino no CEGEP é gratuito;

      – Além dos benefícios durante o processo, como a rapidez e menor quantia mínima a ser declarada.

      Abraços,[/align]

    • #11640
      AleBHZ
      Participante

      Outro fator na minha opinião, que favorece o Québec é a oportunidade de falar e viver em francês.
      Quem quiser aprimorar o inglês terá oportunidade, pois há várias escolas e universidades anglófonas no Québec. Já aprender francês nas províncias anglófonas não será a mesma coisa.
      O conhecimento dos 2 idiomas será muito importante para muitas profissões.

    • #11643
      Carlos_Santos
      Participante

      sugiro que você explore o topico:

      Seleção de Imigrantes por outras províncias, postado pelo Jefferson na sua comunidade!

      além disso existe um arquivo na lista canadaimigration · Imigração Para o Canada, chamado:

      As diferencas entre federal x quebec .pdf
      As diferencas entre os processos Federal e por Quebec (mesmo arquivo da Denise, mas em formato PDF)

      Boa pesquisa!

      atenciosamente

    • #11654
      carol.
      Participante

      Só lembrando que tanto o processo federal como o processo por Québec dão direito de morar em qualquer província do Canadá, ou seja, vc pode fazer o processo federal, mas se quiser, pode morar em Québec e desfrutar das vantagens de lá tb.
      Abraços, Carol

    • #11658
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Carol,

      @carol.”;p=”3494 wrote:

      mas se quiser, pode morar em Québec ….

      concordamos ai!  OK !! esta tudo conforme as regras…

      @carol.”;p=”3494 wrote:

      …. e desfrutar das vantagens de lá tb.

      mas ai vc se enganou!!  8O

      pois so os selecionados pelo Quebec tem o CSQ ou Certificado de Seleção do Quebec!  e sem  o CSQ certas “vantagens” não podem ser usufruidas!!!

      São as regras da seleção!!!

      Atenciosamente

    • #11663
      carol.
      Participante

      Tudo bem, mas a pessoa vai ter a oportunidade de se inserir numa realidade bilingue e poderá falar tanto o inglês quanto o francês, como disse o Alessandro, é uma vantagem cultural e o conhecimento das duas línguas é importante em alguams áreas, além do CEGEP que é gratuito.

      Agora, se as outras províncias dão algum incentivo, isso eu não sei, só sei que o processo é mais caro, em compensação já ouvi dizer que os salários médios são mais altos em algumas províncias de língua inglesa, principalmente na área de saúde.

      Abraços, Carol

    • #11672
      makeloo
      Participante

      Eu vejo o processo federal, isso para uma pessoa que objetiva o Quebec, como uma alternativa de imigrar se a pessoa tem mais de 35 anos. É uma lástima não poder usufruir das vantagens que o CSQ oferece. Mas se uma pessoa quer realmente imigrar, vale a pena.
      Uma cunhada minha se interessou pelo processo, porém, devido a idade não pontua a ponte de ser aprovada. vimos como a única saida para ela o processo federal. Ela como nós terá que se preparar para passar por esse processo.
      Um abraço

    • #11676
      Fabiocb
      Participante

      Bom assim como dito existem diferenças não somente no processo, mas também nos beneficios, existem beneficios em Québec, que você só conseguira  com o CSQ, tais como saude e educação, mesmo tendo direito de morar em qualquer lugar do país, o que existe é uma espécie de carência para os casos de não canadenses (pessoas com visto de residente permanente).

      Ah lembrando que existe também o PNP (Porvintial Nominee Program) – sendo que todos as provincias (com exeção de Ontario) tem seu proprio programa que funciona de forma similar ao de Québec, e todas elas são mais especificas, sendo que algumas são menos exigentes com idade porem mais com profissão, outras o inverso e assim por diante.

      Algumas das PNP’s também oferecem varias vantagens como isenção de impostos e auxilio com moradia e educação, o processo corre pela provincia (na maioria dos casos os documentos são enviados para a propria provincia) e após selecionado o candidato envia o certificado de seleção para o processo federal, similar ao de Québec.

      é isso para mais informações verifiquem:

      Em inglês: http://www.cic.gc.ca/english/skilled/provnom/index.html

      Em francês: http://www.cic.gc.ca/francais/qualifie/provnom/index.html

      é isso abraços.

      Fábio

    • #11685
      Carlos_Santos
      Participante

      Muito boa contribuição Fabio!   :wink:

    • #11746
      AleBHZ
      Participante

      Com certeza essas informações poderão ser úteis para alguém…

      Abraços,

    • #11751
      Candangos
      Participante

      Pessoal,
      Fantástica ajuda de todos. Iremos pesquisar todos os arquivos sugeridos.

      Grato a todos,

      George, Adriene e Daniela

    • #11767
      Ferrari
      Participante

      Bem, pessoal eu li uma série de artigos dentro do próprio Site e verifiquei que existem diferenças entre o processo via Quebéc ou Federal. A minha dúvida  é a seguinte: termino o MBA da FGV no início de 2008 e estarei com 39 anos, por isso adianta entrar com o processo ainda em 2007  ou será melhor aguardar o término do curso??? A restrição com relação à idade vale também para quem quer montar um negócio próprio, como eu minha esposa queremos??Ela é contadora, tem a mesma idade que tenho, mas não tem especialização.
       Se alguém puder me ajudar nas respsotas, agradeço.

       Saudações

       Silvio Ferrari

    • #11769
      Fabiocb
      Participante

      ^^

      Silvio, sua esposa é mais nova, caso sim eu acho que seria mais facil se ela fosse a aplicante principal, quanto ao negócio o processo só é diferente se o investimento que vocês forem fazer seja maior que CDN$ 300.000,00.

      Espero que tenha ajudado.

      Abraços

      Fábio

    • #11778
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Sílvio,

      Sem querer te desestimular mas já fazendo isso, acho muito difícil vocês serem aceitos no processo de trabalhador qualificado por Québec devido a idade, pois terão que comprovar muitas horas de francês e pós graduação..

      Para imigrar como investidor é um outro processo bem diferente deste aqui onde você DEVE comprovar quantias muito altas. Consulte o site Gens d’Affaires

      Abraços,[/align]

    • #11796
      brunobbc
      Participante

      Caro Silvio,

      Quando a Soraia Tandel – representante da imigração da província de Quebec – esteve em Brasília ministrando a palestra, falou algo muito importante referente a idade.
      Ela foi muito clara. Falou que quem tivesse mais de 35 anos, complicaria muito a situação. Por exmplo: 36 anos, teria que ter um francês fluente, muitos anos de experiência e ainda muito dinheiro, 37 anos, muito complicado quase impossível ….
      Então, sugiro que pense muito para aplicar. Ela falou para pessoas com mais de 35 anos façam o teste on-line para verificarem as reais chances.

      Para as pessoas que já iniciaram o processo antes de Outubro/2006 ainda valeriam as regras antigas, mas quem mandar agora seriam as novas regras.

      Abraços,
      Bruno Cunha

    • #11805
      makeloo
      Participante

      Olá Silvio
      As informações citadas pelo Bruno, a Sra Tandel também foi bem enfatica sobre esse ponto na palestra realziada aqui em Belo Horizonte.
      Uma sugestão. Se o problema é a idade somente, tente o processo federal que é mais flexivel nesse ponto.
      Como sugeriu a Adriana, seja o link sobre o processo específico para quem quer montar um negocio.

      Um abraço

    • #11806
      makeloo
      Participante

      Fabio ,
      Muito boa a sua contribuição!!! Eu não sabia nada sobre o processo de outras provincias.
      Um abraço

    • #11810
      AleBHZ
      Participante

      Realmente tem que tomar cuidado com o fator idade, pois a própria Soraia alertou os candidatos sobre o risco de jogarem dinheiro fora, pois o processo deles poderia nem ser aberto (e o valor da taxa já teria sido debitado).

      Vejam esse trecho da palestra, extraído da seção de notícias:

      “Ela realmente enfatizou que para maiores de 35 anos fica muito difícil conseguir o CSQ, pois o novo perfil do processo de seleção é justamente para jovens qualificados. Explicou que o teste on-line está correto para pessoas até 35 anos, para pessoas mais velhas o resultado pode aparecer errado.

      Ela fez muita questão de explicar sobre a idade, disse que até uns 37 anos mas com os outros quesitos muito bons, pode-se tentar o processo, acima desta idade diz que fica praticamente impossível conseguir o CSQ, pois o candidato teria que ter um excelente perfil, principalmente em relação ao francês, pois segundo ela, idade e francês são os quesitos mais importantes.
      Recomendou, se for um casal, fazer a solicitação do CSQ a pessoa com menor idade.

      As 150 horas do francês são para aqueles que possuem um perfil totalmente de acordo com os quesitos. No caso de casal, se uma das pessoas tiver mais de 35 anos, este mínimo já sobe para mais de 200 horas de francês para os dois e uma profissão em demanda.

      Se os dois têm mais de 35 anos, este número sobe mais ainda e também é preciso pelo menos 01 deles ter um MBA.

      Agora, se já passam dos 38, o processo complica consideravelmente, sendo preciso os dois terem MBA, serem quase fluentes em francês e inglês, já terem ido para Québec, terem muitos anos de experiência e em profissões em alta demanda… o que as vezes é praticamente impossível de ter.

      Acima de 39/40 anos ela já diz para nem tentar, mesmo com um excelente perfil.

      Aconselha a quem irá completar 36 anos a entrar com o processo antes do aniversário, disse para ir estudando o francês até 01 mês antes de completar 36 anos e assim enviar o dossiê, pois desta forma, quando for chamado provavelmente já terá as horas mínimas solicitadas e se não tiver isso será solicitado.”

    • #11814
      makeloo
      Participante

      Alessandro,
      Legal você transcrever isso, eu estava la na palestra e confirmo tudo isso.
      Antenção para esse ponto.
      Um abraço

    • #11848
      Carlos_Santos
      Participante

      Ola Marcelo,

      sobre ….

      @makeloo”;p=”3665 wrote:

      Alessandro,
      Legal você transcrever isso…

      acho que você deve ter lido muito rapido, pois o Alessandro disse:

      @kennybhz”;p=”3661 wrote:

      …Vejam esse trecho da palestra, extraído da seção de notícias:…

      :x  :x  :x

      abraços e desculpe… :oops:  mas os créditos são da Adriana…   :D

    • #11851
      AleBHZ
      Participante

      Isso mesmo Carlos,

      nós todos estávamos lá, ouvimos as informações, podemos confirmar todas elas, mas quem teve a iniciativa de disponibilizar o resumo da palestra foi mesmo a Dri.
      Mas o que importa mesmo é que a informação chegue até quem precisa… Tomara que seja útil.

      Abraços,

    • #11854
      Carlos_Santos
      Participante

      @kennybhz”;p=”3706 wrote:

      …Mas o que importa mesmo é que a informação chegue até quem precisa… Tomara que seja útil…

      concordo com vocë Alessandro que o mais importante é informar!!!

      frequentemente eu fazia e por vezes ainda faço postagens de outros colegas do Brasmontreal ou do orkut aqui!!!

      Claro que o maximo de divulgação de informações uteis é muito bem vinda.

      com certeza! sera util !!! :wink:

      apenas aprendi com o tempo que…. os créditos são importantes de serem dados. Com pouquissimas exceções, deixei de ter autorização  para re-postar algo aqui e ali…. mas os créditos sempre no lugar !

      Na realidade fiz uma brincadeira com o Marcelo, espero que ele tenha entendido assim….. :x

      Atenciosamente

    • #11866
      AleBHZ
      Participante

      Com certeza Carlos… Eu, o Marcelo e a Dri somos amigos e sempre fazemos brincadeiras… Com a gente não rola stress não!!! hehehe

      :lol:  :lol:  :lol:

      Abraços,

    • #11869
      Carlos_Santos
      Participante

      otimo que seja assim, Alessandro!!! :D

      fiquei preocupado pois o Marcelo não postou mais nada depois neste topico!!!  :x

    • #11872
      AleBHZ
      Participante

      Ele é um participante frequente aqui do forum… Viajou para curtir o ano novo, mas daqui uns dias nosso amigo está de volta… :D

    • #11900
      nakhatealokalokimm
      Participante

      forum,

      Com relacao aos beneficios lah, nao o processo, nao sabia e tambem nao procurei muito sobre isso, pois to solteirissimo, alguma futura quebequence na mesmsa situacao?  :D  :D

      Bom, sobre o link que o Carlos colocou , fui lah e nao achei detalhes sobre o beneficio, pois o pdf enfatiza mais para o precesso.

      sobre o que  a Dri comentou:


      – Faculdades mais baratas para residentes em Québec do que para residentes no Canadá;

      – Bolsas de estudos, ou seja, além do custeio da faculdade, ainda uma ajuda para se manter;

      – O ensino no CEGEP é gratuito;

      Dri , saberia me falar de quanto é esse desconto ( no minimo)? e o que vem a ser o  CEGEP ? preciso jah ir pensando pros meus futuros quebequences que nascerao lah

      valeu,
      alok

      ps.: ninguem viajou ? nossa tanta mensagem !!!

    • #11919
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Alok,

      Acho que muita gente ficou em casa pesquisando, pois também achei que o site não teria movimento mas vejo que me enganei  :D

      O desconto varia, pois cada instituição de ensino superior tem um valor, vou te passar os valores da Université de Sherbrooke para você ter uma noção:

      Coût des études – Pour les étudiantes et étudiants québécois ou residentes permanentes com CSQ.

      Coût des études – Étudiantes et étudiants canadiens non résidents du Québec

      CEGEP é como se fosse o nosso CEFET no Brasil. No site Fédération des Cégeps você poderá conhecer um pouco mais sobre os mesmos.

      No site do CEGEP de Sherbrooke encontrei o pdf Droits onde podemos ler e verificar o que um residente permanente com CSQ deve pagar e o que ele não precisa pagar:

      DROITS DE SCOLARITÉ SUPPLÉMENTAIRES POUR UN ÉTUDIANT
      QUI NE POSSÈDE PAS LE STATUT DE RÉSIDENT DU QUÉBEC
      En plus des droits énumérés précédemment, l’étudiant citoyen canadien ou résident
      permanent du Canada qui ne possède pas le statut de résident du Québec au sens
      « Règlement sur définition de résident du Québec » devra payer des droits de scolarité
      supplémentaires. Ces droits supplémentaires sont de 990 $ par session pour un
      étudiant à temps complet et de 4,83 $ par heure pour un étudiant à temps partiel.

      Abraços,[/align]

    • #11933
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Dri ,

      obrigado pela dica.

      valeu,
      alok

    • #11934
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Dri ,

      obrigado. Pelo que entendo então o apoio maior será no sentido de apoio aos estudos e pelo que sei tem a questão de custear financeiramente, com $ ( pouca coisa),  os futuros filhos que nascerem lah, estou certo? ou tem algo mais?

      Podia ser um pouco melhor, uns 2 meses nun hotel lah de Vieux Quebèc, Emprego numa multi por uns 6 meses, comida no restaurante por 4 meses ateh nos acostumar com a comida local, brincaderias à parte, alguem sabe de algo mais?

      valeu ,
      alok

    • #11942
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Alok,

      Existem 02 benefícios para os filhos, um federal e um provincial, mas no caso do provincial a criança não precisa etr nascido em Québec, se a criança tiver o CSQ ela também terá o direito a este auxílio.

      Abraços,[/align]

    • #11968
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Dri ,

      Obrigado pela resposta , mas quais seriam?

      valeu ,
      alok

    • #11997
      Dri_Torres
      Participante
    • #12021
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Dri,

      obrigado

    • #12188
      CarlosFernanda
      Participante

      Ola a todos !!!
      Fiquei muito feliz em conhecer este Forum…realmente ajuda e ajudará muito no início do nosso processo de imigração para o Canadá neste ano de 2007. Apenas para ressaltar essa foi uma idéia iniciada em Dezembro de 2005…o tempo passou e agora eu e minha família (Esposa…pois minha filha de quase 5 anos vai na onda) decidimos iniciar o processo.

      Tenho dúvida e gostaria da opinião de todos vocês que já estão no Canadá ou daqueles que ja tem se CSQ e espera pelas finalizações.

      Primeiramente vou tecer uma breve descrição sobre minha pessoa e minha esposa.

      Eu, 36 anos (faço 37 este ano), faculdade incompleta (Ciencias da Computação), Ingles Fluente, 15 anos de experiencias em multinacionais americanas (IBM, Lotus e Unisys), 5 viagens pela IBM aos EUA para cursos específicos em tecnologia IBM…etc

      Minha esposa, 34 anos (faz 35 este ano),  Formada em Adminstração UFSC, Pos-Graduação em Mktg ULBRA-RS, Ingles intermediário, mais de 10 anos de experiencia em empresa de telecomunicação, IBM, parceiros de negócios da IBM, Federação de Indústrias, 1 viagem aos EUA para congresso de Administração.

      Temos uma filha de 4 anos e 8 meses. Temos patrimonio compativel(acima) das exigencias do Quebec.

      Minha pergunta…..TEMOS CHANCES PELO PROCESSO DO QUEBEC OU DEVEMOS FAZER PELO FEDERAL ?

      Aguardo sinceramente a ajuda de todos vcs !!

      Abcs

      Carlos&Fernanda

    • #12189
      RedCzar777
      Participante

      Carlos e Fernanda, se a Fernanda falar francês muito bem vocês podem tentar pelo processo de Quebec tendo a Fernanda como requerente principal. Caso contrário estudem inglês para fazer a certificação IELTS e façam o processo Federal, mas isso também não pode demorar muito e seria bom que o Carlos concluísse a faculdade.

    • #12191
      CarlosFernanda
      Participante

      Grato RedCzar !!!

      A Fernanda ira rapidamente iniciar um curso de frances….!! Sera que podemos iniciar o processo imediatemente ?
      Abcs.

    • #12194
      AleBHZ
      Participante

      A Fernanda deverá ser o aplicante principal, por causa da idade dela (ainda não fez 35), mas os dois deverão falar francês.
      Os dois deverão comparecer à entrevista e o acompanhante não pode ficar calado…
      Portanto Carlos, sugiro que vcs 2 entrem para um curso o mais rápido possível!!!
      Lembrando mais uma vez que nignuém deve querer aprender francês apenas para passar na entrevista. O francês será a língua utilizada pelo resto da vida de quem decidir morar no Québec.

      Abraços,

    • #12196
      CarlosFernanda
      Participante

      Ola Kenny,

      Entao na sua visao temos chances pelo Quebec ? Como eu procurei relatar temos grandes experiencias profissionais…no meu caso trabalhei durante alguns anos na IBM e viajei algumas vezes para os EUA para cursos especificos…e ainda hj tenho visto para os EUA valido ate JAN 2008.

      Se realmente tivermos grandes chances…pois nao queremos dispender dinheiro no CSQ se tivermos mais chances pelo Federal…..iremos iniciar ja o curso de frances..!!!

      Grato mais uma vez pela ajuda.

      abcs

    • #12197
      RedCzar777
      Participante

      O ideal é que vocês tenham ao menos 150 horas/aula de francês antes de dar entrada na documentação, como o kennybhz já disse é importante que você também fale francês bem. É imprecindível que vocês façam isso antes de a Fernanda completar 36 anos para não perderem muitos pontos por causa da idade.

    • #12200
      AleBHZ
      Participante

      Isso mesmo que o Redczar disse.
      Vcs têm que ter, cada um, no mínimo 150 horas comprovadas de francês. Quanto mais melhor…
      Não é exigido nenhum certificado de línguas, como o IELTS do processo federal, mas vcs terão que falar e ouvir em francês durante a entrevista. Terão que falar sobre a sua vida, profissão e o que pretendem fazer no Québec. Parece complicado, mas eu ainda acho melhor do que fazer IELTS (para o inglês) ou qq exame de certificação.
      Como a Fernanda já é formada e ainda não completou 35, deverá ser o aplicante principal. Se vc Carlos, terminar a faculdade será melhor ainda. Mais pontos para vcs.

    • #12201
      CarlosFernanda
      Participante

      Valeu pessoal…!!
      Grato mais uma vez !!

      Abcs.

    • #12210
      nakhatealokalokimm
      Participante

      Carlos&Fernanda,

      Claro que pelo federal , tudo indica que as chances sao praticamente certas de serem aprovados. Agora voces tem vontadde de morar aonde em Quebec ou na parte federal?

      Creio que usar o Quebec, para depois ir na parte federal, nao seria uma boa sugestão, como muitos fazem. Tambem pessoalmente nao gosto muito dessa ideia.

      A outra é que se nenhum dos dois falam o frances, e entrar para aprender somente para isso? Não é complicado, eu comecei a estudar assim que dei entrada e consegui o CSQ, mas ralando 24 h em frances. Era casa trabalho e frances. Em tres meses, fiz  a entrvista com o temido Dominique, que todos jah comentavam e deu tudo certo.

      Creio que enfatizar que viajou para fora do pais, na papelada ou na entrevista, nao é muita coisa, mas ajuda. Que falam o ingles fluente, ajuda, pois em Montreal , a maioria fala ingles, mas eles querem é frances e de preferencia para morar em Quebec.

      Claro a decisão é de voces, mas tem que aproveitar logo emquanto q a Fernada ainda tem 34 e ela devera ser a requisitante principal do processo. Se voces esperarem pela sua conclusao, ela passara a ter 36? Os dois com o superior, ajuda e muito.

      Bom, minha opiniao, mas a decisao é de voces.

      obs.: pelo processo federal , se nao me engano é ate os 49 para nao parder a pontuacao. e sobre o IELTS, é tranquilo é soh dar uma estudada, super light, pra voces que tem dominio entao. vale uma diga, se o objetivo for para federal, pelos perfis que descreveram, tudo indica que passam tranquilo.
      Na alianca francesa sozinho custa + – 3500 e se for casal , o segundo tem 50% de desconto. Isso para 3 meses. Agora o pessoal de Quebec está apertando ainda mais, ou seja praticamente 6 meses de alianca.

      Carlos e Fernanda a decisao fica pra voces.

      valeu,
      alok

    • #12215
      Erasmo
      Participante

      Olá Carlos & Fernanda…sei que no início do processo, vem aquela enxorrada de informações que mais parecem “tiros para todo lado”…

      Passei por isso também e, quando estava em dúvida em Québec x Federal, fui orientado a fazer os testes on-line várias vezes, diferenciando as informações até chegar nas melhores pontuações e/ou resultados…vocês já fizeram os testes? Se sim, ótimo! Estão no caminho certo! Se não, seguem os links:

      :: Avaliação On-line Québec (em inglês) ::

      :: Avaliação On-line Québec (em francês) ::

      :: Avaliação On-line Federal ::

      Abraços e boa sorte na decisão!

    • #12235
      CarlosFernanda
      Participante

      Ola Nakhate,

      Agradeço mais uma vez por sua colaboração e a de todos.
      Bem…..realmente o investimento no Frances seria necessário para nós dois, e o custo claro também é um fator, além da velocidade que teríamos que aprender a língua.
      Vou abrir o jogo e gostaria de uma opinião de todos vcs. Como eu disse no meu relato sobre minha capacitação e de minha esposa, eu trabalhei durante alguns anos na IBM e já com a idéia desde o ano passado de imigrar para o Canadá com minha família, resolvi traduzir meu CV e encaminhar para empresas de TI sediadas em todo o território Canadense. Dentre as várias que encaminhei, estava a IBM sediada em Toronto e Markhan (Ontário), minha surpresa foi que o RH da IBM Canadá solicitou meu telefone no Brasil para um contato. Marcado tal dia e hora ela me contatou e sendo muito gentil e acima de tudo colocando em evidencia as regras federais e leis Canadenses de contratação de profissionais estrangeiros, ela disse a seguinte frase:
      ” Assim que vc chegar ao Canada, seja como imigrante ou com um visto de trabalho, entre em contato comigo!”
      Elogiou meu CV, dizendo que e´um CV muito bom.
      E’ claro que isso nao me garante nada……mas sem duvida vi isso como um bom começo.

      Sendo assim, meu entusiasmo e perspectivas no Canadá são grandes para mim e para minha família.

      Quero rapidamente iniciar o processo, ainda este mes.

      Toda colaboração vinda desse grupo será de grande valia.

      Abcs.

    • #12236
      CarlosFernanda
      Participante

      Ola Erasmo,

      Ja fiz o teste, porém com meu perfil. Foi fazer o teste Federal com o perfil de minha esposa e verificar a pontuação.
      Creio que temos grandes chances pelo Federal mas não discartamos o Quebec.

      Grato mais uma vez pela ajuda de vcs.

      Um grande abraço.
      Carlos.

    • #12248
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos e Fernanda,

      Então já que tem este emprego porque não vai com visto de trabalho??? mas este processo é a empresa que deve fazer e não você…

      Sei que no processo por Québec você ganha pontos se já tiver com emprego garantido, mas lógico na província de Québec.

      No seu caso não investiria no francês já que pretende ir para a parte inglesa, faça um bom intensivo de inglês e faça o IELTS, é mais prático no seu caso que já tem conhecimento da língua, pode esperar se formar pois o limite de idade é maior no federal, e já possuem emprego na parte inglesa.

      Mas no fim das contas somente quem pode avaliar o melhor processo são vocês dois mesmo.

      Abraços,[/align]

    • #12264
      CarlosFernanda
      Participante

      Ola Adriana,

      Não mencionei que tenho um emprego garantido, mas sim um interesse da IBM no Canadá em me contatar novamente assim que eu estiver legalmente no pais.

      Mas ainda creio que a Federal seja a mais indicada.

      Agradeço mais uma vez pela ajuda de vcs.

      Abcs

    • #12281
      AleBHZ
      Participante

      Carlos,

      desejo que tudo dê certo para vc e para a Fernanda. Desejo tb que faça a melhor escolha!!!

      Bonne chance / Good luck!

    • #12294
      makeloo
      Participante

      Carlos, estudo o melhor caminho pra vocês e decida por ele.
      Muita sorte e sucesso.
      um abraço

    • #12298
      CarlosFernanda
      Participante

      VALEU GALERA !!!!

      Estou muito animado…ja tenho todos os formularios e agora e’ sentar e preparar tudo.

      Vou continuar no grupo, mesmo que eu decida pelo processo federal, afinal…..iremos para um mesmo pais….sem fronteiras e discriminacoes !!!

      Abcs

      CarloseFernanda

    • #12333
      nakhatealokalokimm
      Participante

      CarloseFernanda,

      Boa tarde.

      A coisa mais difícil sem sombra de dúvidas é alguém ser contactado pelo pessoal de lá , estando ainda no Brasil e ainda mais que tenha mostrado interesse.

      Minha opinião e decisão de vocês:

      A pessoa ti deu um prazo para chegar lá? Em caso positivo ou negativo, Se prepare para dar entrada por aqui e por lá ( para nao perder tempo, por causa da tua esposa que tah perto dos 35), caso tenha sua situação de visto de trabalho definido. Se der ok lah, dah entrada por lah, senao dah entrada por aqui.

      Nao vai nessa de dar entrada nos 2 ( faderal e quebec) ao mesmo tempo, como alguns sugerem. Sugerem, mas nao sei com que intenção. Se comecar por quebec , a finalizacao serah com o pessoal do federal, Se comecar como federal, termina com eles tb. Somente uma pergunta? Será que o pessoal tanto de quebec como de federal , nao tem um sistema de controle? seria o minimo , muito simples de checar. Digamos que exista, e descobrem ? Esse cara tah a fim de atirar pra tudo que eh lado. Podem nao ver com bons olhos.

      E tem mais, nao dah entrada por aqui e lah, como alguns sugerem, após sua situacao se acalmar , escolha um local para dar entarda.

      Digamos que vc vai lah e nada aconteceu, sabemos que muitas coisas misteriosas (conheco um colega no br que foi admitido e no dia para assinar o contrato, falaram que a vaga foi cancelada), mas se vc for para lá somente para isto o risco é muito pequeno de acontecer.

      Li uns relatos de que o pessoal não gosta que deêm entrada fora do país  de origem, mas se não me engano é para parte de quebec. Se o pessoal do fórum puder dar uma ajuda nessa questao, agradeceria.

      Na vida, temos que aproveitar as “grandes chances” que realmente fazem sentido na nossa vida. Agora com a chance de oferta de trab, parece que o universo conspira a seu favor ( paulo coelho ). Meio estranho , mas sentimos quando isso acontece conosco, sabe …tudo dah certo.

      Mais uma vez, decisao de vcs.

      valeu ,

      alok

    • #12336
      CarlosFernanda
      Participante

      Ola Nakhate,

      Agradeço por sua mensagem e seu ponto de vista. A opinão de todos vcs esta me ajudando bastante.

      Sem duvida alguma o contato feito por essa empresa no Canada me deixa muito entusiasmado. Mesmo sendo algo que não é normal acontecer quero frisar que eu ja trabalhei nesta empresa aqui no Brasil, trata-se de uma empresa multinacional americana com filiais em todo o mundo. Sendo assim me apliquei a algumas vagas disponiveis no Canada, vagas essas iguais aos cargos que eu assumi aqui no Brasil.

      Sem duvida alguma isso não é garantia alguma de trabalho, mas sem dúvida o contato foi firmado e a empresa se colocou a disposicão para eu contata-lá assim que eu chegar legalmente no Canada.
      Não existe um prazo para eu chegar no Canada….mais uma vez…..não foi uma proposta de trabalho e sim um canal aberto muito interessante ao meu ver….pois fui contatado por telefone e meu CV se encaixa perfeitamente a algumas vagas disponiveis….pois trata-se dos mesmos produtos….mesmo processos….ou seja….mesma empresa que trabalhei.

      Encaminhei hj um email para SP relatando este fato, pois um passarinho me falou que talvez exista um caminho mais facil…ou seja…o Work Permit….!! Bem….não sei até onde isso é verdade….mas ja fiz os questionamentos…assim como também com relação ao que a DRI havia dito, para eu me informar se esse contato (email + contato telefonico) seria valido para pontuar no teste…!!

      Bem….uma coisa é certa….eu e minha família vamos iniciar o processo ASAP…..é um caminho sem volta…!!!

      Continuo agradecendo a todos vcs !!!! Se deus quiser….faremos um dia uma grande festa no Canadá !!

      Abcs
      CarloseFernanda

    • #12446
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Carlos Fernanda,

      O Work Permit eu já havia te dito na mensagem copiada abaixo:[/align]
      @Dri_Torres”;p=”4143 wrote:

      [align=justify]Olá Carlos e Fernanda,

      Então já que tem este emprego porque não vai com visto de trabalho??? mas este processo é a empresa que deve fazer e não você…

      Sei que no processo por Québec você ganha pontos se já tiver com emprego garantido, mas lógico na província de Québec.

      No seu caso não investiria no francês já que pretende ir para a parte inglesa, faça um bom intensivo de inglês e faça o IELTS, é mais prático no seu caso que já tem conhecimento da língua, pode esperar se formar pois o limite de idade é maior no federal, e já possuem emprego na parte inglesa.

      Mas no fim das contas somente quem pode avaliar o melhor processo são vocês dois mesmo.

      Abraços,[/align]

      [align=justify]
      Só que este processo não é você quem faz e sim a empresa que irá te contratar, portanto como você mesmo disse em resposta:[/align]
      @CarlosFernanda”;p=”4160 wrote:

      Ola Adriana,

      Não mencionei que tenho um emprego garantido, mas sim um interesse da IBM no Canadá em me contatar novamente assim que eu estiver legalmente no pais.

      Mas ainda creio que a Federal seja a mais indicada.

      Agradeço mais uma vez pela ajuda de vcs.

      Abcs

      [align=justify]Você não tem o emprego, portanto o visto de Work Permit não se aplica à você neste momento, a não ser que a empresa já decida a te contratar e a fazer o seu processo.

      Abraços,[/align]

Visualizando 55 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.