Dicas para os que vem ou já estao em Montréal

Home Fórum Vivendo no Canadá Cotidiano Dicas para os que vem ou já estao em Montréal

Visualizando 22 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #5031
      luciojunior
      Participante

      Existem algumas coisas que só aprendemos quando estamos por aqui, e mesmo assim depois de muito conversar com um aqui, outro ali, etc.
      Mas vao lá algumas dicas daqui de Montréal.
      Existem várias instituiçoes de ajuda aos imigrantes na cidade. Elas ajudam tudo! Oferecem cursos de francês, inglês e italiano, ajudam fazer currículos, oferecem viagens nos finais de semana para cidades próximas e até doam comida e roupas para aqueles que nao possuem muitos recursos, ou seja, os imigrantes em geral.
      A maioria das instituiçoes que oferecem comida e roupas sao associadas às igrejas que colocam em prática o que Jesus ensinou de “amar ao próximo como a ti mesmo” .
      Mas entao, é comum quando se é novo imigrante ir a estes locais, e nao pense que encontrará aquela imensa fila com pessoas com cara de “morimbundas”. NAO! Sao, na maioria, imigrantes que pra poupar seu suado dinheiro ou por necessidade mesmo vao a estes lugares buscar alimento e/ou roupas…os brasileiros sao figurinhas facéis nas filas…
      Cada instituiçao têm uma administraçao diferente dos alimentos e, portanto, varia muito o que uma oferece da outra, mas em geral sao verduras, paes, legumes, sobremesa (sim e nao é qualquer uma nao, sao das melhores marcas – Danone, Nestlé…), marshmalow, soupas e alguns enlatados…
      Abaixo algumas indicaçoes (sei que existem muitas outras, mas nao conheço):
      1- Mission Bon Accueil – insituiçao de ajuda alimentar e roupas – muito bem organizada! A distribuiçao acontece as terças e sextas -feiras de 9h00 às 12:00h. Precisa fazer um cadastro, mas ele será feito na primeira vez que você for, sem precisar marcar e você já sairá com o alimento.
      Endereço: 4755, Rue Acorn – Metro Place Saint-Henri
      2- Instituiçao de doaçao de alimento e material de higiene – distribuiçao do dia 10 ao 15 de cada mês.
      Necessário ligar antes e agendar.
      Endereço: 4251, Rue Saint-Urbain
      Telefone: 514 842.1214    – Funcionamento: 10h00 às 12h00 e 13h00 às 15h00.

      Outra dica é a Cartes Accés Montréal, é uma espécie de carteira de “estudante” que todos que moram em Montréal podem fazer. Com ela tudo na cidade é mais barato. Há descontos nas lojas, restaurantes, cinemas, shows, teatros, parques….Mas somente quem mora em Montréal pode fazê-la.
      Como fazer?
      Há vários endereços pela cidade de onde você pode fazer a carteira. Nós fizemos numa biblioteca perto da nossa casa. Mas é melhor olhar no site e ver onde é melhor para você. CARTES ACCÈS MONTRÉAL
      Bom, o post foi bem longo, mas espero ter ajudado.
      Lúcio
      Montréal Plus

    • #19143
      GIBA
      Participante

      Lucio Junior,

      Primeiramente, muito obrigado pelas importantes informações. Sou de Recife e espero estar chegando em Montreal, juntamente com a minha esposa, em meados de 2008.

      Você sabe que nós que estamos aqui no Brasil precisamos muito destas dicas, pois, com certeza irão ajudar na nossa adaptação. Espero que você continue alimentando este tópico com essas informações.

      Um abraço e quem sabe não nos conhecemos em Montreal.

      Bruno.

    • #19145
      Carlos_Santos
      Participante

      Excelente iniciativa Lucio!   :wink:

      atenciosamente

    • #19147
      luciojunior
      Participante

      Giba, será um prazer conhecê-los e Carlos, agora que tenho muito mais tempo, estou retribuindo um pouquinho o muito que você e outros já fizeram por todos nós.
      Abs,
      Lúcio

    • #19180
      Ventura
      Participante

      Lucio,

      sensacional contribuição. Acredito que quem toma a decisão de se mudar para outro país tem que ter humildade o suficiente para não perder nenhum tipo de ajuda. Eu com certeza vou lembrar de suas dicas, caso venha a concretizar meus planos!

      Forte Abraço,

      Alexandre

    • #19189
      julianomga
      Participante

      oiii Lucio, tudo bem

      muito legais suas dicas, nos aqui da comunidade agradecemos muito, pois como vc mesmo disse sao coisas que se sabe diretamente ai depois de uma pesquisa ou atraves de dicas como a que vc nos passou.

      Obrigado e tudo de bom para vcs ai em Montreal

      abraços

      Juliano

    • #19193
      Craisse
      Participante

      Excelente Iniciativa!

      Abraço,
      Craisse!

    • #19195
      reganem
      Participante

      Que legal, Lucio!

      Devo chegar em Montreal em janeiro de 2008.
      Vou precisar muito dessas dicas.

      Parabéns pela iniciativa!

      Um abraço e sucesso aí!
      Renata

    • #19196
      milajair
      Participante

      Muito boa essas suas dicas.Eu e meu esposo estavamos atrás dessas informações.
      Vc conhece alguma igreja catolica que de missa em português?
      Obrigada e muito sucesso pra vcs.
      Demos entrada no nosso processo em Julho /07, estamos na grande espera.
      Até mais,
      Milena

    • #19198
      luciojunior
      Participante

      Milena, igrejas católicas em português nao conheço.
      Conheco igrejas em português, mas protestantes.
      Abs,
      Lúcio
      Montréal Plus

    • #19199
      RICKY
      Participante

      Muito legal suas dicas…. muito bom ter gente que pensa nos outros e que, sabe o quão dificil é chegar em um lugar onde tem que se aprender tudo do zero!!!  

      Muito válida sua iniciativa….  eu chegarei em Montréal em Junho 2008 e espero, como você, poder passar um pouco da minha experiência também…

      Parabéns e que Deus esteja sempre com você!!!!

      HENRIQUE

    • #19203

      Bravo Lúcio, bravo! Excelente iniciativa como disse o Carlos!

      Abraço!

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #19207
      mariangela
      Participante

      Nosso Lúcio

      Que legal, vc merece todos esses agradecimentos…
      Temos que partilhar essas dicas,
      Valeu   :wink:
      Mariangela

    • #19213
      Hanton
      Participante

      Lúcio,

      Só vamos reforçar o que muitos já disseram: excelente iniciativa!!
      As dicas são muito boas e já fazem parte dos nossos arquivos.
      Estamos aguardando a entrevista e, se Deus quiser, estaremos por aí em 2008.
      Até lá, vamos pesquisando muito.
      Muito bom ver exemplos como o seu, que pensam em ajudar os demais!
      Ótimo trocar informações!!
      Muito obrigado!!

      Felicidades!!

      Abraços!!

    • #20812
      gugamarinho
      Participante

      Acabei, por engano, enviando minha mensagem para o tópico Francês, inglês e trabalho em Montréal…
      Excusez-moi,
      Gustavo

    • #20814
      fabiopolonio
      Participante

      Obrigado pelas dicas são muito importantes, Parabéns.Abraços

    • #20817
      55021
      Participante

      Poxa, boas mesmo suas dicas!

      Assim vai a minha contribuição!!!

      maison de la metier, é uma escola localizada no bairro português, seguindo pela St. Hubain em direção ao Place des arts! Tem uma loja de produtos brasileiros neste bairro, a Brasiliera que trabalha lá pode ajudar a encontrar a escola! Mais ou menos por aí!
      Eles oferecem cursos de idiomas para immigrant a um custo adm muito baixo, lembro que o curso de francês que pretendia fazer custava CAD$70.00, eles recrutam de acordo com a chegada dos interessados, os primeiros que chegarem entram, realizam a matrícula e vão para as salas de aulas para começar de imediato!

      Tentei buscar algo sobre a escola na internet, mas não encontrei nada em minha busca apressada!

      Logo mais estaremos todos lá!

      Abraços

    • #20835
      Fabiocb
      Participante

      Olá Lucio,

      Mais uma vez obrigado pelas dicas.

      Abraços

      Fábio

    • #20840
      FamiliaRBG
      Participante

      Olá, pessoal! Também estamos indo, se Deus quiser, em meados de 2008. E essas informações são realmente providenciais. Como disse o nosso colega Ventura, temos que ter humildade se quisermos vencer em nosso projeto de imigração no Quebec. Espero encontrar os amigos virtuais daqui do forum por lá.
      Abraços a todos.

    • #20915
      driaoquadrado
      Participante

      Oi Lucio

      Bem legal mesmo a iniciativa.
      Sei que também há um dia do ano que todos os museus e parques têm entrada gratuita! Gostaria de saber quando…

      Um abraço e continue nos mantendo informados,

      Adriana

    • #20917
      luciojunior
      Participante

      Adriana,
      Isto é verdade mesmo, mas tbm nao sei quando.
      Vou me informar e posto aqui.
      Abs!
      Lúcio
      Montréal Plus

    • #21275
      Fgomes
      Participante

      :wink: Lucio que d+,
      Legal sua iniciativa de estar participando experiencias.
      Um abraço pra vcs.

    • #21276
      SILVIASEFRIN
      Participante

      Lúcio

      Parabéns pela iniciativa, e obrigada!

      Mas pessoal! Isso é cotidiano nos países desenvolvidos! Todas as entidades beneficientes e igrejas oferecem esse trabalho.
      Meu marido esteve na Itália, e não gastava absolutamente nada com alimentação e higiene! E sei que no Canadá eles doam muita roupa (e que roupas) e outras coisas além de alimentos , pois até tem os espertinhos que vão juntando até completar um container, e ai mandam para o Brasil como “doação”, chegando aqui vendem tudo nos “brexós”. – Ai é sacanagem! Mas infelizmente têm esse TIPO!
      Então cabe aos imigrantes usufruir com dignidade e responsabilidade desses serviços, para auxiliar no início, que tudo é muito difícil!
      Enfim, meu objetivo aqui é despertar aos que já estão no Canadá, seja a cidade que for, basta ir nas entidades beneficiente ou igrejas e perguntar; com certeza terão boas surpresas!
      Pois uma das atividades que eles prezam muito é o voluntariado! E para que servem os voluntários?

Visualizando 22 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.