Home › Fórum › Processo de Imigração › Processo Québec – 1ª Parte – CSQ › Entrevista › Dicas para a entrevista
- Este tópico contém 26 respostas, 13 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 1 mês atrás por thiago7000.
-
AutorPosts
-
-
29 de outubro de 2007 às 16:39 #5287danielcasasParticipante
Gente,
Acho que cabe agora, no momento dessa nova sessão de entrevistas, uma ajuda de quem já passou por elas aos próximos. A proposta desse tópico é organizar aqui, em um só lugar, dicas e sugestões para o sucesso dos entrevistados. Não quero que isso fique parecendo um “mapa da mina” ou coisa parecida, pois o resultado satisfatório depende mesmo do próprio entrevistado, mas simplesmente ajudar a todos com experiências e idéias úteis para uma boa realização dessa etapa. Fica aqui então meu pedido a quem tem algo a acrescentar, que o faça. Pensem no que vocês gostariam de ter lido ou ouvido antes de suas entrevistas, e que possa ser útil a quem as fará a partir de agora.
Então vamos lá:
– Em primeiro lugar, o nervosismo é normal e natural. Não se preocupe em ficar nervoso, todo mundo fica. O entrevistador espera que o entrevistado esteja nervoso pois ele sabe que a entrevista é uma etapa crucial para a realização do projeto de imigração, mas não deixe que o excesso de nervosismo atrapalhe. Saiba que, se você foi chamado para a entrevista, seu perfil se enquadra no que o Québec quer e que só resta então mostrar que o que você disse no dossiê é verdade.
– Não fique falando muito. Limite-se a responder o que perguntou o entrevistador. Você poupa o seu tempo e o tempo dele. Ficar se alongando muito nas respostas não acrescenta nada de mais e pode fazer com que você se perca na resposta. Seja objetivo.
– Não fique esperando do entrevistador mil sorrisos e coisas do tipo. Ele está lá para selecionar pessoas que irão obter cidadania permanente em seu país, ou seja, tarefa importantíssima e muito séria. Algumas pessoas tomam como ofensa o fato de o entrevistador ter ficado sério e sem sorrir, o que é um erro. Não é para isso que ele está lá.
– Procure organizar seus documentos de uma forma em que você possa encontrá-los facilmente na hora da entrevista. A falta de organização para isso provoca um maior nervosismo na hora “H” e o temível “onde foi que eu coloquei tal documento mesmo” só faz aumentar a tensão. Leve tudo em pastas com etiquetas ou coisa parecida. Ah! E tenha a certeza de tudo o que você precisa levar. Saiba desde cedo o que é exigido para uma pessoa física e/ou uma jurídica.
– Cuidado com respostas decoradas das famosas cento e poucas perguntinhas. A entrevista obviamente não se baseia nelas. Saiba que o fato de saber se comunicar em francês não é só para a entrevista e sim para uma vida melhor e mais fácil no Québec.
– Por último uma repetição para reforçar algo que acho muito fundamental: A ENTREVISTA SERVE PARA AVERIGUAR SE O QUE VOCÊ COLOCOU NO DOSSIÊ É VERDADEIRO. SE FOR, VOCÊ NÃO TEM MOTIVOS PARA SE PREOCUPAR, O CSQ VAI SAIR. O ENTREVISTADOR NÃO ESTÁ LÁ PARA DERRUBAR NINGUÉM, MUITO PELO CONTRÁRIO, O QUÉBEC PRECISA DE MÃO-DE-OBRA QUALIFICADA.
Então é isso. Fica aqui meu pedido a todos para ajudar nesse tópico, com sugestões, dicas ou mesmo discordando de algo que eu disse.
Muito obrigado,
Daniel
-
29 de outubro de 2007 às 18:57 #22112DanieleParticipante
Não se esqueçam que esse é um programa de seleção de trabalhadores qualificados, logo, na entrevista, dêem ênfase à objetivos de trabalho e não de estudo! Essa é a minha dica.
Abraços.
-
29 de outubro de 2007 às 20:21 #22113HantonParticipante
Pessoal,
Estamos nos organizando e acho que está tudo ok com relação a documentos pra a entrevista.
Temos nosso plano de imigração, mas temos uma dúvda. Querimos colocar esse plano no papel ou em ppt, daí como devemos fazer?? Quais os tópicos que devemos incluir obrigatoriamente?
Vocês que passaram pela entrevista fizeram algo do tipo?Obrigado!!
Abraços bonne chance a tous!!Hanton
-
29 de outubro de 2007 às 21:48 #22118maurorepacciParticipante
Acho que voce deve montar uma pasta com seus documentos impressos conforme solicitados pelo escritório de imigração.
Imprimir dados do mercado de trabalho do Quebec obtidos no site emploiquebec, por exemplo.
Ofertas de emprego nos sites monster.ca ou workopolis.com para as quais voce pretende se candidatar mostando que voce preenche os pré-requisitos.
Eu estou organizando minha pasta por tópicos:
1) Documentos gerais (Passaporte, formulários, etc)
2) Documentos escolares (históricos, diplomas, etc)
3) Conhecimento dos idiomas (prova de cursos de ingles e frances)
4) Experience profissional
5) Mercado de trabalho (relatórios emploi quebec, ofertas nos sites)
6) Informaçoes sobre o quebec (meu orçamento nos primeiros meses, prova que ja estive lá, etc)
boa sorte
abs
mauro -
30 de outubro de 2007 às 01:23 #22125ottoParticipante
Daniel…
… concordo com tudo o que falaste, embora eu discorde um pouco do fato das “cento e tantas perguntas” não serem importantes. Pergunte aos que fizeram entrevista esse ano…. todos usamos e, de uma forma ou de outra, em uma quantidade ou outra, elas se fizeram presentes!! Mas é claro que o cristão não pode ir à entrevista somente com as perguntinhas mesmo… pq ele se estrepa!
…falar demais não é contra-indicado… desde que o “demais” seja pertinente ao que foi perguntado ou ao que queremos responder. Respostas curtas podem parecer evasivas, mesmo quando são objetivas. Sugiro respostas completas e que tenham boas construções de francês, o que já vai dispensar mais perguntas com o intuito de avaliar o nível de conhecimento lingüistico do candidato. Quando fazemos respostas mais comletas, a entrevista deixa de ser uma sabatina e passa a ser um bate papo memso. Aconteceu comigo desta forma… e saímos sorrindo, eu e a Soraia Tandel, da sala de entrevistas!
… no mais, acho que estás coberto de razão, principalmente em relação à tranquilidade ( que sabemos ser difícil no momento). Um bom estudo e preparo, uma boa oração e um copo de suco de maracujá fazem milagres.
Otto.
-
30 de outubro de 2007 às 03:46 #22129danielcasasParticipante
Otto,
Você tem razão sim, talvez eu tenha me expressado mal. O negócio é que eu ainda vejo muita gente se baseando nas perguntinhas, achando que nelas está a solução da entrevista, e não é por aí. Mas elas são sim perguntadas, algumas delas, é claro.
Quanto a objetividade nas respostas, talvez seja porque tenhamos sido entrevistados por pessoas com métodos diferentes. O M. Carl Teixeira me cortou todas as vezes em que eu começava a falar demais. Em alguns momentos ele me cortou no meio da resposta à pergunta feita, se dando por satisfeito. Não canso de repetir que minha entrevista durou cerca de 25 minutos. Então, sendo assim, mudo meu raciocínio, o melhor a fazer é sentir qual é a do entrevistador, se ele der espaço para respostas maiores, vá fundo, senão, limite-se a responder o que foi perguntado.No mais é isso. Abraços,
Daniel
-
30 de outubro de 2007 às 14:19 #22140ottoParticipante
Valeu, Daniel…
… o lance é: esteja preparado com TUDO o que havia de disponível nas comunidades que apoiam os candidatos… e utilize somente o que for mais prudente no momento! Tu tens toda a razão!
Otto.
-
14 de novembro de 2007 às 23:05 #22842irenirogerParticipante
Olá pessoal, gostaria de saber, onde posso conhecer as perguntas utilizadas na entrevista!!!
Entendo tudo que colocaram, projetos, saber sobre o mercado local, enfim, gostaria tb de poder estudar algo a mais….
AbraçãoRoger
-
15 de novembro de 2007 às 18:20 #22862danielcasasParticipante
Olá Roger,
Na verdade não se tem como saber exatamente as perguntas utilizadas na entrevista. Existem algumas que podem aparecer, como as que o Luís e a Tati postaram em seu blog:
http://pplano.blogspot.com/2005/12/provveis-perguntas-da-entrevista.html
A entrevista, no entanto, é feita com o intuito de conferir dados, averiguar o francês e saber como o candidato se preparou e/ou está se preparando para a vida em um novo país, parte essa que é totalmente pessoal. Você não irá encontrar uma “cola” para a entrevista inteira porque isso é impossível. Cada entrevista se passa de forma um pouco diferente e cada entrevistador tem um método próprio.
Abração,
Daniel
-
19 de novembro de 2007 às 23:16 #23038irenirogerParticipante
Daniel,
Vou entrar no blog agorinha mesmo, estou treinando o frances bem forte, o que esta me trazendo dificuldade no ingles, ele e intermediario, mas agora, so consigo pensar em frances, e normal isso????
Valeu pela dica…Abraco
Roger
-
19 de novembro de 2007 às 23:40 #23040RafaCalangoParticipante
Sobre a questão “falar demais”:
no nosso caso, respondemos objetivamente às perguntas e ponto. a entrevistadora também não se interessou muito pelas nossas pesquisas (olhou alguma coisa, mas não leu e nem conversou a respeito).
entretanto, sabemos que a coisa gira meio em torno de uma pontuação que define se você consegue ou não o csq. sendo assim, acho que vale a pena conhecer bem a grade de pontos e, caso o entrevistador assuma uma postura um pouco “desinteressada” e não explore muito certas questões relativas à imigração, tocar em determinados assuntos que possam render mais pontos em momentos propícios, sobretudo no que diz respeito ao quesito “adaptabilidade”.Abraços,
Rafael e Tininha
-
25 de dezembro de 2007 às 23:24 #24029fariasParticipante
Olá galera da Comunidade.
Irei fazer a minha entrevista no ano que vem.Porem estou nervoso porque a entrevista ela e decisiva tanto quanto o exame médico.Venho estudando o frances desde maio desse ano e continuarei até o dia da entrevista.Estou nervoso porque não sei o perfil do entrevistador quais serão seus criterios de avaliação.No que tange o frances sei falar o basico ou seja me apresentar,mas a desenvoltura em articular as palavras e seus tempos verbais isso estou aprendendo.No diz respeito as papeladas tudo esta otimo,tenho tudo em ordem inclusive as declarações de imposto de renda.O que só me resta e a entrevista agradeço desde já compartilharem comigo esta angustia que se Deus quizer tudo na hora H vai dar certo.
Um abraço a todos e Feliz Natal e um prospero Ano Novo cheio de CSQ,Exames médicos e vistos nos passaportes.
Farias.
Envio do dossie 26/11/12
Abertura do dossie 28/11/07
Débito do dossie 12/12/07 -
25 de dezembro de 2007 às 23:33 #24030fariasParticipante
Olá galera da Comunidade.
Irei fazer a minha entrevista no ano que vem.Porem estou nervoso porque a entrevista ela e decisiva tanto quanto o exame médico.Venho estudando o frances desde maio desse ano e continuarei até o dia da entrevista.Estou nervoso porque não sei o perfil do entrevistador quais serão seus criterios de avaliação.No que tange o frances sei falar o basico ou seja me apresentar,mas a desenvoltura em articular as palavras e seus tempos verbais isso estou aprendendo.No diz respeito as papeladas tudo esta otimo,tenho tudo em ordem inclusive as declarações de imposto de renda.O que só me resta e a entrevista agradeço desde já compartilharem comigo esta angustia que se Deus quizer tudo na hora H vai dar certo.
Um abraço a todos e Feliz Natal e um prospero Ano Novo cheio de CSQ,Exames médicos e vistos nos passaportes.
Farias.
Envio do dossie 26/11/12
Abertura do dossie 28/11/07
Débito do dossie 12/12/07 -
25 de dezembro de 2007 às 23:34 #24031fariasParticipante
Olá galera da Comunidade.
Irei fazer a minha entrevista no ano que vem.Porem estou nervoso porque a entrevista ela e decisiva tanto quanto o exame médico.Venho estudando o frances desde maio desse ano e continuarei até o dia da entrevista.Estou nervoso porque não sei o perfil do entrevistador quais serão seus criterios de avaliação.No que tange o frances sei falar o basico ou seja me apresentar,mas a desenvoltura em articular as palavras e seus tempos verbais isso estou aprendendo.No diz respeito as papeladas tudo esta otimo,tenho tudo em ordem inclusive as declarações de imposto de renda.O que só me resta e a entrevista agradeço desde já compartilharem comigo esta angustia que se Deus quizer tudo na hora H vai dar certo.
Um abraço a todos e Feliz Natal e um prospero Ano Novo cheio de CSQ,Exames médicos e vistos nos passaportes.
Farias.
Envio do dossie 26/11/12
Abertura do dossie 28/11/07
Débito do dossie 12/12/07 -
25 de dezembro de 2007 às 23:35 #24032lfantoniosiParticipante
farias, eu considero mais importante vc entender bem o que ela diz do que ser capaz de se expressar, pois no segundo caso vc pode alegar nervosismo, mas no primeiro não, ninguém deixa de entender porque tá nervoso.
Se ela te pedir o hollerith e vc entregar o passaporte dai a coisa fica braba… treine bem o ouvido para nao ter problemas.
boa sorte!
-
25 de dezembro de 2007 às 23:36 #24033fariasParticipante
Olá galera da Comunidade.
Irei fazer a minha entrevista no ano que vem.Porem estou nervoso porque a entrevista ela e decisiva tanto quanto o exame médico.Venho estudando o frances desde maio desse ano e continuarei até o dia da entrevista.Estou nervoso porque não sei o perfil do entrevistador quais serão seus criterios de avaliação.No que tange o frances sei falar o basico ou seja me apresentar,mas a desenvoltura em articular as palavras e seus tempos verbais isso estou aprendendo.No diz respeito as papeladas tudo esta otimo,tenho tudo em ordem inclusive as declarações de imposto de renda.O que só me resta e a entrevista agradeço desde já compartilharem comigo esta angustia que se Deus quizer tudo na hora H vai dar certo.
Um abraço a todos e Feliz Natal e um prospero Ano Novo cheio de CSQ,Exames médicos e vistos nos passaportes.
Farias.
Envio do dossie 26/11/12
Abertura do dossie 28/11/07
Débito do dossie 12/12/07 -
25 de dezembro de 2007 às 23:37 #24034fariasParticipante
Olá galera da Comunidade.
Irei fazer a minha entrevista no ano que vem.Porem estou nervoso porque a entrevista ela e decisiva tanto quanto o exame médico.Venho estudando o frances desde maio desse ano e continuarei até o dia da entrevista.Estou nervoso porque não sei o perfil do entrevistador quais serão seus criterios de avaliação.No que tange o frances sei falar o basico ou seja me apresentar,mas a desenvoltura em articular as palavras e seus tempos verbais isso estou aprendendo.No diz respeito as papeladas tudo esta otimo,tenho tudo em ordem inclusive as declarações de imposto de renda.O que só me resta e a entrevista agradeço desde já compartilharem comigo esta angustia que se Deus quizer tudo na hora H vai dar certo.
Um abraço a todos e Feliz Natal e um prospero Ano Novo cheio de CSQ,Exames médicos e vistos nos passaportes.
Farias.
Envio do dossie 26/11/12
Abertura do dossie 28/11/07
Débito do dossie 12/12/07 -
25 de dezembro de 2007 às 23:38 #24036fariasParticipante
Olá galera da Comunidade.
Irei fazer a minha entrevista no ano que vem.Porem estou nervoso porque a entrevista ela e decisiva tanto quanto o exame médico.Venho estudando o frances desde maio desse ano e continuarei até o dia da entrevista.Estou nervoso porque não sei o perfil do entrevistador quais serão seus criterios de avaliação.No que tange o frances sei falar o basico ou seja me apresentar,mas a desenvoltura em articular as palavras e seus tempos verbais isso estou aprendendo.No diz respeito as papeladas tudo esta otimo,tenho tudo em ordem inclusive as declarações de imposto de renda.O que só me resta e a entrevista agradeço desde já compartilharem comigo esta angustia que se Deus quizer tudo na hora H vai dar certo.
Um abraço a todos e Feliz Natal e um prospero Ano Novo cheio de CSQ,Exames médicos e vistos nos passaportes.
Farias.
Envio do dossie 26/11/12
Abertura do dossie 28/11/07
Débito do dossie 12/12/07 -
25 de dezembro de 2007 às 23:39 #24037fariasParticipante
Olá galera da Comunidade.
Irei fazer a minha entrevista no ano que vem.Porem estou nervoso porque a entrevista ela e decisiva tanto quanto o exame médico.Venho estudando o frances desde maio desse ano e continuarei até o dia da entrevista.Estou nervoso porque não sei o perfil do entrevistador quais serão seus criterios de avaliação.No que tange o frances sei falar o basico ou seja me apresentar,mas a desenvoltura em articular as palavras e seus tempos verbais isso estou aprendendo.No diz respeito as papeladas tudo esta otimo,tenho tudo em ordem inclusive as declarações de imposto de renda.O que só me resta e a entrevista agradeço desde já compartilharem comigo esta angustia que se Deus quizer tudo na hora H vai dar certo.
Um abraço a todos e Feliz Natal e um prospero Ano Novo cheio de CSQ,Exames médicos e vistos nos passaportes.
Farias.
Envio do dossie 26/11/12
Abertura do dossie 28/11/07
Débito do dossie 12/12/07 -
25 de dezembro de 2007 às 23:45 #24038pablo111Participante
Experiência de quem já passou pela entrevista:
– Documentos e afins: isso é o mais simples na verdade, é somente a parte burocrática de apresentar a papelada. O entrevistador vai pedindo e você vai entregando. Ninguém bem preparado vai ter alguma dificuldade nessa parte.
– Francês: Acho que essa é a grande questão. De um tempo pra cá tenho percebido que eles estão pegando um pouco mais no pé com relação ao francês, justamente porque muita gente simplesmente decora ou simula algumas questões com o professor, passa na entrevista e na hora que chega no Québec acaba sofrendo e não se adaptando rapidamente porque o francês é fraco. Muitos aqui tem falado sobre “estude o francês não para passar na entrevista, mas para chegar no Québec preparado para entrar no mercado de trabalho”. Isso é muito sério! Portanto, cheguem para a entrevista com um nível de francês que seja suficiente para se comunicar minimamente com o entrevistador. Na época eu não sabia quase nada de passado e futuro, só sabia me comunicar no presente. Deu certo, mas sabia me expressar no presente claramente e o mais importante, consegui entender o que o entrevistador queria dizer sem ter que ficar repetindo o famoso “pardon”. O segredo da entrevista é o francês sem dúvida, saber se expressar. O resto eles já sabem e a documentação eles já viram.
Francês, francês, francês!
Au revoir!
-
25 de dezembro de 2007 às 23:49 #24039fariasParticipante
Obrigado Ifantoniosi pela suas informações ficarei atento aos que o entrevistador conversar comigo atento aos tipos de documentos que ele solicitar.
Obrigado pela suas informações.
Farias. -
25 de dezembro de 2007 às 23:56 #24040fariasParticipante
Obrigado Pablo pela sua experiencia exposta aqui neste topico pegarei seu exemplo como aprendizado na hora H obrigado.Um abraço Pablo boa sorte na parte federal.
Farias. -
26 de dezembro de 2007 às 00:01 #24041fariasParticipante
Obrigado Pablo pela sua experiencia exposta aqui neste topico pegarei seu exemplo como aprendizado na hora H obrigado.Um abraço Pablo boa sorte na parte federal.
Farias. -
26 de dezembro de 2007 às 00:21 #24042danielcasasParticipante
Oi Farias,
Assino embaixo do que a galera falou. Nos documentos você não tem que ficar muito preocupado, basta apresentar o que é necessário para provar que o que está no dossiê é verdade. Se alguém chega na entrevista sem isso não deveria nem ter dado entrada no processo, não é?
Quanto ao francês, realmente a coisa demanda mais cuidado. Concordo mesmo com o que o Antoniosi disse, treine mesmo seus ouvidos. Procure acessar sites com programas de Quebec e escutá-los muito. Grave-os, mostre para seu professor e lembre-se que o sotaque é consideravelmente forte. Existem várias coisas nesse sentido na net, como a Radio Canadá, no site http://www.rcinet.ca/rci/fr/index.shtml?page=accueil, o site humorístico http://www.tetesaclaques.tv e vários outros. Claro que você pode não entender 100% do que o entrevistador disser, isso é mais que normal. Por mais treinado que você estiver ainda assim será uma pessoa falando uma língua diferente da sua e é perfeitamente compreensível que algo se perca. Várias pessoas com anos de estudo de francês relataram algumas dificuldades na hora “H”, mas é realmente inaceitável uma pessoa com um nível abaixo do necessário para pelo menos se comunicar, pois, como alguém assim conseguirá algo no Canadá?
No mais é se preparar o melhor possível, cuidar na organização dos documentos e mostrar ao entrevistador, com a apresentação de um bom projeto de imigração, que você procurou saber o máximo sobre o Quebec, o mercado de trabalho em sua área por lá e a maior dedicação possível no aprendizado da língua local.Grande abraço,
Daniel
-
28 de outubro de 2008 às 00:57 #32107fsouzaParticipante
Oi,
Gostaria de saber se é essencial ter o CRA ,para mostrar no dia da entrevista, no caso de administradores de empresas.
Pois nunca tirei a minha e sou formada em adm. mas nunca precisei dele.
Por favor, alguém me ajude com essa duvida!!obrigada!
-
28 de outubro de 2008 às 01:03 #32108AnonymousParticipante
FSouza,
Embora eu tivesse CRA, nunca foi pedido.
Mas foi pedido IR de minha empresa e carteira de trabalho dos ultimos 5 anos.Abracos
Erika -
28 de outubro de 2008 às 18:16 #32126thiago7000Participante
Ainda irei fazer a entrevista, mas penso em seguir a máxima “less is more”.
Leve seus documentos organizados, pratique seu francês e voilà.
Tenho visto gente organizando álbuns de fotos; estudos geográficos, históricos, sócio-políticos; confeccionando umas pastas que só faltam ter aqueles pisca-piscas de natal…
Como falaram anteriormente… a entrevista é apenas para atestar a veracidade das suas informações e testar o domínio dos idiomas, não para te derrubar.
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.