Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Escolas/Garderie › Dicas de escolas primárias e secundárias na cidade do Québec
- Este tópico contém 15 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 5 meses atrás por eacampos.
-
AutorPosts
-
-
31 de maio de 2011 às 17:03 #7456Carlos_SantosParticipante
Na mesma linha de raciocinio do topico:
Dicas de escolas primárias e secundárias em Montreal
http://www.brasilquebec.com/component/jmrphpbb/topic/2640.html?f=27Mas posso falar da escola secundaria dos meus filhos, desde o 1 ano até o quinto ano. E de tres perfis, que eles ja fizeram: “général, sport et langues et mondes”
Ela é tida pelo “palmares” como a melhor publica aqui da cidade do Québec.
Eu a escolhi no inicio por ter além dos tres programas ja citado o PEI (veja o topico que eu criei so sobre este perfil aqui na CBQ), que era aonde eu queria colocar os tres, no inicio,….
Posso dizer que fico absimado com algumas coisas que vejo e ouço dos meus filhos, quando eles chegam em casa…..
Nao sei as outras, mas se essa é a melhor, eu fico preocupado com o nivel das outras!
O que mais me incomoda é o fato deles passarem de 9h às 16h e so terem 4 aulas!!!
e quando chegam em casa, eles nem sempre tem muita coisa para fazer, dependendo se a turma foi para uma viagem de grupo (cidades no Canada, EUA ou outro País) ou MUITO dever (depois da viagem).
O nivel de professor é bem variado e tem uma excelente professora de matematica que os tres pegaram que eu adoro, super organizada, etc… mas é uma exceccao!
Tem um professor de francês e de ciencias, que so ocupam o tempo dos meus filhos e nada ensinam.,…. eles aprendem sozinhos ou pesquisando na internet.
Eu desisti de ir na escola falar com o diretor, depois que uma professora de ingles EXIGIU que a minha filha assisti-se um programa de inglês em casa (Survival Gabon) como dever de casa. O nivel do programa nao justificava e além disso num horario que a familia inteira assitia outra coisa! depois disso eu desisti e nao voltei mais na escola para tentar melhorar a coisa.
Eu tenho limites para tentar melhorar as coisas…… é longo mais existe!
Aqui matematica, francês e inglês sao tres materias que fazem a diferenca, para a atencao do MEC deles no aprendizado! o resto das materias é menos importante. Tanto que os dossiers sao analisados na maioria por estas notas. Basta ver as exigências no CEGEP para entrada neles!
Eu gosto de outras coisas aqui nesta mesma escola, como tudo existem os dois lados, e é preciso reconhecer!
Existem o “pair aidant”, que é como a monitoria das universidades publicas do Brasil faziam (antes de serem cortadas as bolsas pelo governo!). Aonde o seu filho é ajudado por outro aluno de uma série mais avancada. Curiosamente, so tem para matematica, porque sera?
Alguns cursos novos como PPO (uma especie de formacao para o mercado de trabalho) aonde o aluno experiementa particamente (através de kits e outros recursos) as diversas profissoes tecnicas, permitindo que os alunos conhecam suas habilidades manuais e intelectuais…
Existem testes de aptidao também com o mesmo objetivo ultimo mencionado. Acho que eles fazem isso no terceiro ano e sao dois testes que eles passam, visando ajudar na escolha da profissao!
No mais, se eu me lembrar de algo eu cito!
Atenciosamente
-
31 de maio de 2011 às 19:04 #45158Carlos_SantosParticipante
Ola Sandro,
eu movi a mensagem e assim eu trouxe as suas questoes, mas nao a sua mensagem, acho que vc escreveu durante a mudanca no topico, sinto….
@SANDROMS wrote:
E sobre o ambiente? Amizades, influências, drogas, etc?
eu acho que a juventude aqui diferente. A relacao pais/filhos nao é a mesma que no Brasil, pelo menos no Brasil que eu conheci.
e isso altera um pouco o conceito de ambiente, familia, amigos que reflete na escola.
Eu vejo muitos colegas, mas amigos eu sei que minha filha tem UMA. E a outra nao tem nenhuma. Apesar de ambas terem MUITAS colegas. Espero que entendam a diferenca…. (senao é so perguntar e eu explico).
influencias, depende da idade e de como você “encaminha/educa” seu filho(a). A minha filha mais social, no comeco se influenciava mais pela moda das colegas (calcas coladas, tipo de sandalias, e por ai vai…..) e hoje depois de muita conversa ela entendeu que existe o outro lado do que ela vê e que nao sabia sobre esta forma de agir… coisas que agente fala mas precisa ver para entender….
Vejo muito isso na escola e na forma que as colegas de minhas filhas (pelo que ela fala, claro!). Muitas pessoas que fazem o que os outros fazem sem saber porque o fazer.
O consumismo aqui comeca nos jovens e que mesmo no secundario (depois dos 12 anos) comecam a trabalhar em restaurantes, lojas, etc… para ter o seu proprio dinheiro e poder gastar (bebendo, comprando, etc…). Na idade de 15-17 anos, a turma aqui comeca a fazer festa so para beber e encher a cara. Isso é o que minha filha me conta (pelos convites que ela recebe e recusa sistematicamente). Ela pode beber, mas la em casa e sou eu quem compra o que ela pode beber…. questao de principios!
Drogas, eu ja ouvi varias historias, mas é mais controlado aqui. Eu mesmo vi um casal (enquanto esperava minhas filhas) chegar e passar algo para outra garota no meio do estacionamento. Nao posso garantir mas acho que era um droga….
Nada que agrida, que seja descontrolado e que faça se sentir mal, pelo menos é minha percepcao!
Seus filhos, questao de educar, como disse antes. Isso tem no mundo todo!
Bem, espero ter respondido. Senao é so perguntar!
Abraços
-
31 de maio de 2011 às 19:11 #45159Carlos_SantosParticipante
uma coisa que esqueci de dizer é que MUITAS colegas de minhas filhas e que sao nascidas aqui, nao tem festas de aniversario preparadas pelos pais e sim pelos colegas.
No comeco achei interessante, mas depois entendi o porque ….
de fato é que os pais nao cuidam dos filhos como o fazemos ou pelo menos como muitos brasileiros que conheco fazem!
Ao ponto de algumas convidarem as amigas para ir na casa delas e prepararem uma comida, comprarem um subway e festejar o aniversario de uma delas, sendo que cada um paga o seu lanche ou contribui para poder participar!!!
As vezes elas vao à alguma lugar para festejar e cada um paga a sua conta!
Bref…… C’est dure!
voilà!
-
26 de setembro de 2012 às 01:57 #57563Mariana HelderParticipante
Aguardo depoimentos sobre escolas primarias!
-
26 de setembro de 2012 às 13:01 #57569Carlos_SantosParticipante
a unica que tive contato foi quando cheguei em 2007 e minha filha de 12 anos fazendo o sexto ano primario participou.
A professora que ela teve foi excelente, extremamente pertinente, firme e a minhja filha que é dificil para aceitar mudancas gostou bem. Nao posso falar da escola toda, mas tivemos uma boa experiencia.
O nome da escola é a Notre Dame de Ste-Foy.
Mas como disse foi apenas um ano e em 2007.
-
26 de setembro de 2012 às 21:04 #57610Mariana HelderParticipante
sim, muita coisa pode ter mudado, mas qualquer relato é bem-vindo pra quem está procurando uma escola pro filho! Obrigada, Carlos. :)
-
31 de março de 2013 às 17:14 #61295eacamposParticipante
@Carlos_Santos wrote:
a unica que tive contato foi quando cheguei em 2007 e minha filha de 12 anos fazendo o sexto ano primario participou.
A professora que ela teve foi excelente, extremamente pertinente, firme e a minhja filha que é dificil para aceitar mudancas gostou bem. Nao posso falar da escola toda, mas tivemos uma boa experiencia.
O nome da escola é a Notre Dame de Ste-Foy.
Mas como disse foi apenas um ano e em 2007.
Olá Carlos, tudo bem?
Reativando este tópico… de que idade até que idade é a escola primária?? sabe dizer ??
E apartir de qual idade até que idade é a escola secundária?? Desculpe essa pergunta básica, mas não encontrei essa divisão.. tenho um filho de 4 anos e outro de 13 anos… quando chegarmos, um terá 5 anos e outro 14 anos…Outra pergunta… vc não citou o nome da escola secundária que escolheu que falou no primeiro post.
Muito obrigado !!!
Eduardo -
31 de março de 2013 às 20:36 #61297gabi-infirmiereParticipante
achei um diagrama que explica o sistema educacional, pode te ajudar =
http://www.mels.gouv.qc.ca/scolaire/educqc/systemescolaire/sobre escolas eu nao posso opinar ja que nao tenho filhos.
-
1 de abril de 2013 às 16:01 #61311SANDROMSParticipante
algumas informações complementares em relação à estrutura escolar:
:arrow: O ano letivo começa no fim de agosto/incício de setembro.
:arrow: É usada como referência a idade da criança no dia 30 de setembro. Isto é, se o seu filho fizer 6 anos antes de 30 de setembro ele entra na 1a série, se fizer 6 anos após de 30 de setembro entra no maternal.Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
1 de abril de 2013 às 23:50 #61339Carlos_SantosParticipante
Ola Eduardo,
te mandei a resposta em PVT, mas penso que pode ser uma questao de outros….
@eacampos wrote:
…. de que idade até que idade é a escola primária?? sabe dizer ??
Temos um topico aqui no forum explicando:
SISTEMA QUÉBÉCOIS DE ENSINO
http://www.brasilquebec.com/forum-cbq/42/1106.html@eacampos wrote:
….E apartir de qual idade até que idade é a escola secundária?? Desculpe essa pergunta básica, mas não encontrei essa divisão.. tenho um filho de 4 anos e outro de 13 anos… quando chegarmos, um terá 5 anos e outro 14 anos…
O mesmo topico acima pode responder…
@eacampos wrote:
….Outra pergunta… vc não citou o nome da escola secundária que escolheu que falou no primeiro post.
École secondaire de Rochebelle.
Boa sorte!
-
2 de abril de 2013 às 01:24 #61345eacamposParticipante
Muito obrigado Carlos !!
Mas ainda tenho uma dúvida que persiste em me chatear em relação à idade … rsrsrsr No link fala que o primário se inicia ao correspondente a primeira série do Brasil… ou seja, somente entraria no primário do Quebec a partir de 7 anos ???? Tinha lido que seria a partir de 5 anos…
Outra questão é se estas escolas citadas são públicas ou pagamos alguma mensalidade?
Abraço forte !!!
Eduardo
-
2 de abril de 2013 às 12:41 #61354SANDROMSParticipante
Poxa Eduardo, eu te postei sobre a idade do maternal e da 1a série duas mensagens pra cima… é só rolar o scroll.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
2 de abril de 2013 às 13:44 #61356eacamposParticipante
@SANDROMS wrote:
Poxa Eduardo, eu te postei sobre a idade do maternal e da 1a série duas mensagens pra cima… é só rolar o scroll.
Sandro, meu velho ! Me perdoe… realmente me passei ! Vi agora o detalhe ! Muito obrigado !
O maternal já está dentro do sistema de educação pública ou tenho que pagar pela escola ?
Abraço forte !!!
Mais uma vez obrigado !
Eduardo -
2 de abril de 2013 às 13:50 #61358SANDROMSParticipante
Maternal está no sistema público. Algumas escolas oferecem o pré-maternal (4-5 anos) mas é raro de achar.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
3 de abril de 2013 às 23:09 #61405Carlos_SantosParticipante
como ja disse no email, aqui nas escola publicas, pagamos uma taxa de matricula anual que inclui uma parte do material a ser usado, incluindo os livros.
Existe também uma lista de material pessoal a ser comprada….
-
4 de abril de 2013 às 13:57 #61425eacamposParticipante
@Carlos_Santos wrote:
como ja disse no email, aqui nas escola publicas, pagamos uma taxa de matricula anual que inclui uma parte do material a ser usado, incluindo os livros.
Existe também uma lista de material pessoal a ser comprada….
Carlos e Sandro ! Mais uma vez muito obrigado.
Quando temos filhos envolvidos ficamos realmente muito preocupados.
AbraçoEduardo
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.