Dicas de CEGEPS

Home Fórum Vivendo no Canadá Estudos CÉGEP Dicas de CEGEPS

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #8632
      Gabulcao
      Participante

      Olá,
      estava querendo fazer um CEGEP no Quebec (Montreal de preferencia, mas a pergunta serve para a província) e gostaria de pedir dicas sobre qual CEGEP fazer.
      Precisava do clássico Bom, Bonito e Barato.

      Alguém fez e aconselha?

      Obrigado.

    • #61620
      Viviane_de_Montreal
      Participante

      Olá Gabulcao e bem-vindo ao fórum. Cada cegep tem suas especialidades. Por isso depende do que você quer estudar. Depende também se você quer fazer um programa técnico ou um programa pré-universitário. Desculpe-me pelos meus erros. Sou francofona e estou aprendendo o português.

    • #61625
      gabi-infirmiere
      Participante

      exatamente como a Viviane escreveu, cada CEGEP tem sua caracteristica. Você pretende vir como estudante internacional? Ha alguns programas especificos, basta consultar o site da SRAM.

      Quanto ao *BBB*’ a maioria segue essa regra. Em geral um CEGEP possui sala de aula limpa e equipada, com recursos didaticos modernos e funcionais, laboratorios especificos, boas bibliotecas, boas instalaçoes esportivas, cafeterias razoavelmente baratas, armarios para estudantes, etc.

      Fiz meu AEC (o curso de equivalência para ser enfermeira aqui no QC) no CVM, que fica no centro de Montréal. O AEC era dado no prédio ao lado,mas o edificio principal do CVM é um prédio dos anos 60-70, com café estudante (onde os estudantes de artes se apresentam!), area de exposiçao, uma intensa atividade comunitaria e estudantil, 1001 grupos (ha grupos de manga, de escalada, de literatura russa, de batalha medieval …), professores implicados, otimos laboratorios (o laboratorio de enfermagem simula perfeitamente uma unidade hospitalar e nao ha falta de materiais para a aprendizagem), uma piscina olimpica, etc.
      Uma colega minha estuda no Rosemont (nutriçao) e outra no Bois-de-Boulogne (enfermagem). Ambas adoram seus CEGEPs.

      Estudar num CEGEP (para quebecas e RP) nao é caro.

      Droits d’admission
      Ces droits sont plafonnés à 30 $.

      Droits d’inscription
      ces droits sont plafonnés à 20 $ par session par élève.

      Autres droits afférents aux services d’enseignement
      es droits sont plafonnés à 25 $ par session par élève.

      Droits de toute autre nature
      ces droits ne sont pas plafonnés et varient environ entre 30 $ et 115 $ par session, par élève, selon l’établissement.

      bonne chance e boa pesquisa.

    • #61661
      Gabulcao
      Participante

      Obrigado.
      Esqueci de especificar o que eu quero. Eu vou como estudante internacional mesmo, porque queria tentar o PEQ depois.
      Ainda não sei direito qual o curso quero fazer, se eu mudo o ramo e vou pra computação/desenho gráfico ou se faço algo relacionado ao meu curso aqui do Brasil (economia).

      Me parece que a maioria dos cegeps tem a mesma faixa de preço, é verdade?

    • #61664
      gabi-infirmiere
      Participante

      veja o site do cegep internacional, ha uma pagina em português.

      http://www.cegepsquebec.ca/pt#.UWr2kivF1xs

      Os preços para estrangeiros sao mais caros

      Droits de scolarité pour étudiants étrangers pour l’année scolaire 2012 – 2013
      Domaine de formation technique
      Droits par session sans exemption (temps plein)
      DEC en techniques humaines, DEC en techniques de l’administration = 5 022 $
      DEC en techniques physiques, DEC en techniques des arts = 6 501$
      DEC en techniques biologiques = 7 784$

      1 session = 1 trimestre

      bonne chance

    • #63216
      liacardenaz
      Participante

      Oi gente, tudo bom?
      Finalmente estou conseguindo escrever aqui, fiquei quase 1 ano só vendo uma tela de erro… rsrsrsrs

      Alguém sabe dizer se é isso mesmo, 1 session = 1 trimestre? Sempre achei que fosse 1 semestre.

      Outra coisa, não achei em lugar algum se um diploma AEC serve para dar direito a continuar trabalhando após a conclusão do curso e se dá direito ao visto de trabalho para o esposo.

      Obrigada! :)

    • #63223
      williamana
      Participante

      Pois é, achei que o session foses semestral também. Mas de qualquer modo, acho que equivale ao semestre, como se fosse abril/maio/junho, agosto/setembro/outubro, eu imagino. Confere Gabi?

      Partilho do seu plano Gabulcao! Estou nessa empreitada também, só que vou preferir fazer um DEC de 2/3 anos pq aí o post-graduate work permit vale por 3 anos. Caso seu curso seja de menos de de 8 meses a 2 anos, a permissão de trabalho vale pelo tempo do curso (vide http://www.cic.gc.ca/francais/etudier/travailler-post-qui.asp)

      Quanto ao diploma de AEC servir, liacardenaz, eu realmente não achei essa informação, mas estou imaginando que não, já que não aparece aqui http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/students/stay-quebec/application-csq/students-peq/diploma-eligible.html

      Gabi, você que fez um AEC, você sabe se ele se qualifica pra um post-graduate work permit? Ou mesmo pro PEQ, onde vc iria mostrar o diploma pra conseguir um CSQ?

    • #63226
      Carolbeca
      Participante

      Olá pessoal;

      Realmente acho confuso essa questão da “session”, verifiquei no calendário de uma das Cégep’s que penso em fazer (Limoilou) e está assim:

      Session Automne: 19 Août / 17 Décembre 2013
      Session Hiver: 20 Janvier / 21 Mai 2014

      http://www.climoilou.qc.ca/fr/programmes_et_formations/calendrier_scolaire.php

      É bem confuso pois são 4 meses, então não é um trimestre nem semestre (Risos!)

      Mas como um DEC possui “6 session” (3 anos), eu prefiro comparar com o semestre que temos aqui no Brasil, já que em relação ao pagamento das taxas da Cégep, serão duas por ano (início de cada “session”), mas temos que desapegar dessas comparações e nos adaptarmos desde já! :mrgreen:

      PS: Engraçado é que “l’année scolaire” começa na metade de um ano e termina na metade do próximo!

      Abraços;
      Carol

    • #63228
      gabi-infirmiere
      Participante

      william + ana, confesso que nao entendi sua pergunta.
      O meu AEC foi feito por ordem da OIIQ, foi obrigatorio para meu processo de equivalência.

      carol, o ano letivo acompanha as estaçoes do ano, as aulas começam no outono.

    • #63229
      SANDROMS
      Participante

      @Carolbeca wrote:

      PS: Engraçado é que “l’année scolaire” começa na metade de um ano e termina na metade do próximo!

      Acostumem-se aqui é tudo diferente e as vezes mesmo bizarro.

      O ano escolar (do jardim até a universidade) começa em setembro e termina em Juho. Não sei como é no CEGEP mas na Universidade as sessões são:

      Outono: de setembro a dezembro
      Inverno: de Janeiro a abril ou maio
      Primavera/Verão: de Abril a Junho (cursos intensivos) ou de Abril a Julho.
      Nem todas as turmas estão disponíveis no verão e muitos alunos tiram esses meses para um trabalho de verão.

    • #63232
      williamana
      Participante

      haha que confusão essas sessions. Tem férias em julho só?

      Então Gabi, agora entendi como funcionou pra você. Aliás, você imigrou pelo processo normal, chegando com visto de RP, e então fez esse AEC?

    • #63249
      gabi-infirmiere
      Participante

      como estudante de primeiro ano do mestrado, na Laval, eu tive 2 semanas entre a sessao de outono e a de inverno. Foi na época das féstas (Natal e Ano Novo).

      Para meu segundo ano, terei apenas 10 dias, entao eu acredito que dependa do programa.

      william+ana, sim eu vim pelo processo *normal*, quando fiz bastava ter ensino superior em qualquer area (2006-2007). O AEC eu fiz por determinaçao da OIIQ. Hoje em dia a OIIQ pode autorizar o AEC ou apenas estagio, *na minha época* nao tinhamos, como brasileiros, esta opçao.

      nos posts sobre enfermagem ha maiores explicaçoes sobre o AEC que eu fiz. (4 meses de teoria e 2 meses de estagio, nem é o tempo habitual de 9 meses dos AECs tradicionais)

    • #63912

      Gabulcao…

      voce se decidiu por algum cegep ou desistiu da ideia?
      estou com um projeto parecido, mas ainda estou com algumas duvidas ;)

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #64020
      Gabulcao
      Participante

      mar!a,
      vou aplicar para o Dawsons College, que eu gostei muito do curso de computação deles.
      Espero ser aceito. :)

    • #64225

      Gabulcao o curso ‘e este:
      Computer Science Technology??

      eu tinha me interessado por um outro curso de la, o industrial designer, mas fico meio desanimada com o fato deles serem 3 anos de estudo e acho que nao tem estagio incluido.

      no momento estou em Toronto, vim com o study and work, entao tenho pesquisado colleges em ontario e os cegeps em Montreal,

      por enquanto estou mais inclinada a fazer um dep, acho que a entrada no mercado de trabalho seria mais rapida…

      de qq forma, espero que voce continue mandando noticias!!
      e boa sorte

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #121424
      Gabulcao
      Participante

      Não fui aceito pelo Dawson :/
      Mas fui aceito pelo LaSalle College, em Montréal.
      Alguém conhece?

Visualizando 15 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.