Home › Fórum › Vivendo no Canadá › Estudos › Escolas/Garderie › Dica sobre berçários e creches (garderies)
- Este tópico contém 20 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos atrás por Marcelo_Andrade.
-
AutorPosts
-
-
22 de maio de 2006 às 19:47 #4135pvwrParticipante
Muitos aqui tem planos de estabelecer família no Canada, pessoalmente acho que lá é um excelente lugar para se criar os filhos, porém vão algumas observações.
Após o nascimento da criança, o casal tem direito a um ano de licença remunerada (pelo menos até ano passado tinha), que pode ser distribuído entre o homem e a mulher. De preferência, o melhor é que um apenas (a mulher, óbvio) aproveite a licença ao máximo e que o homem fique só no começo que é o mais pesado para ajudar.
O motivo maior é a falta de garderies para crianças muito pequenas nos centros urbanos, inclusive privadas (nota: toda garderie é paga, a diferença entre público e privado é o quanto se paga por elas). Crianças com menos de três anos precisam de mais cuidados que crianças maiores, assim é difícil achar um estabelecimento com gente suficiente para atender uma demanda maior. Um amigo meu colocou o nome do filho meses antes dele nascer em diversas garderies e a criança tinha mais de um ano e meio quando conseguiram uma vaga na ilha de montreal (região de West Mount e NDG).
Assim, quem quiser ter filho é melhor aguardar o momento em que o salário de apenas um membro do casal consiga sustentar a família até aparecer uma garderie e a família voltar a ter um pouco mais de dinheiro,
Outro fato em relação à licença é que como ela pode ser longa, normalmente há um remanejamento de postos de trabalho e a pessoa dificilmente volta no mesmo cargo, Assim, quanto mais curta a licença de uma parte do casal, maiores as chances de não haverem mudanças significativas no salário e emprego.
-
22 de maio de 2006 às 23:00 #8889Dri_TorresParticipante
Olá,
Com certeza quem for imigrar com filhos terá que ter uma ateção redobrada e as vezes triplicada pois não é uma adaptação muito fácil.
Para conhecer um pouco sobre Garderies consulte:
Informações sobre Garderies – Oficial
Lista de Garderies em Québec por nome de cidade
Associação das garderies Privadas de Québec
Centro da Infância e Serviços de Guarda – Oficial
Ministério da Mulher, Fam´lia e Idosos
Espero que os links acima possam ajudar,
-
2 de fevereiro de 2009 às 00:43 #33832PabloPBParticipante
Olá Pessoal
gostaria de saber até que idade a criança fica numa garderie. Ou seja, com que idade ela vai para uma escola primária? Uma crinaça imigrante pode ficar sem estudar por falta de vaga em uma escola primária?
Obrigado.
-
2 de fevereiro de 2009 às 00:45 #33833PabloPBParticipante
Olá Pessoal
gostaria de saber até que idade a criança fica numa garderie. Ou seja, com que idade ela vai para uma escola primária? Uma crinaça imigrante pode ficar sem estudar por falta de vaga em uma escola primária?
Obrigado.
-
3 de fevereiro de 2009 às 19:50 #33861Carlos_SantosParticipante
A idade eu nao sei…. meus filhos ja passaram desta idade.
Quanto a ficar sem escola: aqui nao pode.
Se a escola primaria do seu bairro nao tem vaga, ela vai para uma outra de outro bairro, mas sem escola ela nao ficara!
Boa sorte
-
4 de fevereiro de 2009 às 00:24 #33866HantonParticipante
Bem, vou responder com base na MINHA experiência.
Chegamos em Montreal em agosto do ano passado, com duas crianças, uma com 4 anos de idade outra com 8 anos.
O mais velho, assim que estávamos de posse do contrato do aluguel do apartamento, fomos na Comissão Escolar de Montreal e fizemos a inscrição dele. Ele começou as aulas na classe d’accueil em setembro.
O nosso caçula não pôde ser inscrito. A idade para o prématernelle é 4 anos, para o maternelle é 5 anos e pro primaire é 6 anos. Entretanto, duas coisas têm que ser observadas: a primeira é que nem todos os bairros oferecem o prématernelle aos 4 anos, sendo assim, se o seu bairro não oferece, sua crianças terá que esperar atingir a idade de 5 anos, pois não pode ser deslocado para outro bairro. A segunda coisa é que idade é levada em consideração até o mês de outubro. Ou seja, se seu filho completa 5 anos naquele ano, mas depois de outubro (não lembro se é 1º de outubro), ele só pode entrar no ano seguinte.
Foi o que aconteceu com nosso filho. Ele completou 5 anos em dezembro, mas quando fomos fazer a inscrição em agosto, ele não pôde ser inscrito, além do que no nosso bairro não tem prématernelle. Fizemos então a inscrição dele no site do enfancefamille.org e ficamos aguardando a lista de espera.
Uma coisa interessante que pouca gente sabe é que alguns CPE (Centre da Petite Enfance) têm uma lista de espera própria. Foi num desses CPEs que inscrevemos nosso filho. E, no final de outubro, fomos chamados para levá-lo lá. Desde então ele está nesse CPE, que tem a estrutura de uma escolinha.
A listagem geral que todos inscrevem seus filhos ainda não nos deu nenhuma resposta e muitos dizem que essa espera pode chegar a 2 anos. Então, se não fosse essa listagem “particular” do CPE, ele ainda estaria fora da “escola”.Agora, no final de janeiro, a Comissão Escolar de Montreal estava fazendo a inscrição para as crianças de 5 e 6 anos. Fizemos a inscrição do nosso caçula e em setembro, ele começará na escola, na classe d’accueil, para 5 anos.
Esperamos ter ajudado!! :D
Abraços a todos,
-
26 de setembro de 2012 às 02:05 #57564Mariana HelderParticipante
Quando imigrarmos, meus filhos terão 3 e 5 anos. Então o que eu devo fazer quando chegar em Quebec? Ir até a comissão escolar e solicitar garderie pro mais novo e maternelle pra mais velha?
-
26 de setembro de 2012 às 12:53 #57567Carlos_SantosParticipante
Ola Mariana,
@Mariana Helder wrote:
Quando imigrarmos, meus filhos terão 3 e 5 anos. Então o que eu devo fazer quando chegar em Quebec? Ir até a comissão escolar e solicitar garderie pro mais novo e maternelle pra mais velha?
Segundo o relato do colega abaixo….
@Hanton wrote:
…… A idade para o prématernelle é 4 anos, para o maternelle é 5 anos e pro primaire é 6 anos.
Entretanto, duas coisas têm que ser observadas: a primeira é que nem todos os bairros oferecem o prématernelle aos 4 anos, sendo assim, se o seu bairro não oferece, sua crianças terá que esperar atingir a idade de 5 anos, pois não pode ser deslocado para outro bairro.
A segunda coisa é que idade é levada em consideração até o mês de outubro. Ou seja, se seu filho completa 5 anos naquele ano, mas depois de outubro (não lembro se é 1º de outubro), ele só pode entrar no ano seguinte.
…
Uma coisa interessante que pouca gente sabe é que alguns CPE (Centre da Petite Enfance) têm uma lista de espera própria. Foi num desses CPEs que inscrevemos nosso filho. E, no final de outubro, fomos chamados para levá-lo lá. Desde então ele está nesse CPE, que tem a estrutura de uma escolinha.Entao para o seu filho de 5 anos a receita é fazer a inscricao no maternelle se a idade for completada até outubro como mencionado.
Para o seu outro filho mais novo, vc precisa procurar uma CPE ou uma garderia, siga as dicas postadas acima para ter mais sucesso.
Boa pesquisa.
-
26 de setembro de 2012 às 14:59 #57579Mariana HelderParticipante
Estou um pouco confusa porque fiz uma busca rápida no http://www.magarderie.com e não achei informações sobre CEP, na busca só aparece um e é em Montréal…pelo que entendi só aparecem as escolas que tem vagas no momento, é isso? Mas eu queria conhecer todas (inclusive as garderies) pra escolher a que tem mais a ver conosco. – –* – Existe alguma lista com as garderies e os CEPs?
meus filhos fazem aniversário em janeiro e fevereiro…como estou me familiarizando com o sistema de ensino quebecois agora, algumas coisas ainda não “entraram” na cabeça (muita informação), mas aos poucos vou digerindo…já li como funciona o sistema educacional, primaire, secundaire, etc…daí vi que há grandes esperas…quando chegarmos em Québec, é possível colocar a de 5 anos ja na fila de espera pra quando fizer 6 ter vaga na escola primária de minha escolha?
se eu achar uma garderie ou um service de garde en milieu familial que eu tenha gostado mas que custa mais que $7/dia, consigo reembolso da diferença pelo governo? Se sim, como funciona isso? Eu teria que reportar qual órgão, a commission scolaire?
-
26 de setembro de 2012 às 15:28 #57583SANDROMSParticipante
@Mariana Helder wrote:
.já li como funciona o sistema educacional, primaire, secundaire, etc…daí vi que há grandes esperas…quando chegarmos em Québec, é possível colocar a de 5 anos ja na fila de espera pra quando fizer 6 ter vaga na escola primária de minha escolha?
Mariana, não fique aflita. Escolas primárias públicas são do governo e gerenciadas pelas comissões escolares. Garderies e CPEs são particulares e podem eventualmente serem subsidiadas pelo governo (Garderies a 7$).
Não há esperas para escolas primárias. Há espera apenas para garderies e CPEs. O governo tem que garantir por lei, uma vaga numa escola primária perto da sua casa. Veja o que eu escrevi sobre isso no outro tópico.
Se o seu filho faz 5 anos em janeiro de 2013 ele já pode entrar na escola primária (Maternelle) em setembro de 2013, se ele faz 6 anos em janeiro de 2013 ele pode entrar imediatamente na classe Maternelle e passará para a 1a série em setembro de 2013.
@Mariana Helder wrote:
se eu achar uma garderie ou um service de garde en milieu familial que eu tenha gostado mas que custa mais que $7/dia, consigo reembolso da diferença pelo governo? Se sim, como funciona isso? Eu teria que reportar qual órgão, a commission scolaire?
O governo do Quebec te reembolsa a diferença no próxima declaração de imposto de renda. Ou se você solicitar através de formulário específico, pode receber adiantamentos mensais desse reembolso. Repito a comissão escolar não tem nada a ver com gardeires e cpes…
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
26 de setembro de 2012 às 15:50 #57592Mariana HelderParticipante
Entendi! Com as respostas de vocês agora está ficando bem mais claro pra mim como tudo funciona. Muito obrigada! :)
-
26 de setembro de 2012 às 16:18 #57595SANDROMSParticipante
Mariana,
só uma coisa que eu esqueci de comentar, essas lista online nunca funcionaram para mim. Meu filho vai faer 5 anos no fim do ano, então este é o último ano de garderie para ele. A partir de setembro de 2013 ele estará na escola.
Quando chegamos aqui ele tinha 1 ano. Então como funcionou para nós a questão da garderie:
1. Ficou numa garderie em meio familiar. É uma senhora que tem na sua casa uma garderie com até 6 crianças de 1 a 3 anos. Ela é autorizada pelo governo e cobrava 25$ por dia. Nós pedimos reembolso da diferença no fim do ano. Deixar criança na casa dos outros dá uns 3 tipos de medo… mas não tivemos problema.
2. Depois conseguimos uma garderie a 15$, por indicação de outros pais. Fomos lá, nos apresentamos, explicamos a nossa necessidade, a idade do menino, e quando teve vaga nos chamaram. E a lista? Passamos na frente….
3. Nós mudamos de endereço e portanto de garderie. Achamo outra a 15$ perto do novo endereço, excelente garderie. Fomos lá, bem vestidos, nos paresentamos, explicamos nossa necessidade, e diretora disse: tem uma criança saindo mês que vem… e nos ofereceu a vaga. E a lista? Passamos na frente….
4. Depois de um ano, a CPE($7) do bairro nos chamou, pois tinha uma vaga para ele, a CPE é bilígue, o método didático é extraordinário. Essa vaga nós conseguimos através da lista da própria CPE, que tem prioridade bem restrita: irmãos de aluno, irmãos de ex-aluno, moradores do bairro, outros, nessa ordem.
Durante todo esse tempo ele esteve na lista online dos sites http://www.magarderie.com/ e http://www.enfancefamille.org. Sem nenhum resultado.
Conclusão, vá pessoalmente na garderie, se o seu filho é bonitinho, bonzinho, carinha de anjo leve ele. Agredito que os diretores preferem chamar alguém que eles viram pessoalmente do que chamar alguém da lista que pode ser um monstrinho em forma de gente……
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
26 de setembro de 2012 às 18:35 #57603Mariana HelderParticipante
Sandroms, eu imagino bem os medos que devem dar garderie em meio familiar. Dei uma olhada em algumas que apareceram na minha busca do magarderie…eu parei de trabalhar pra ficar com os meus até pelo menos 3 anos quando já conseguem contar como foi o dia e o que a “tia fulana” fez ou falou. Imagina deixar assim um bebê sem conhecer a pessoa, numa casa…ainda bem que quando formos, os meus ja estarão maiorzinhos.
Realmente já percebi pelos relatos que essas listas de internet não servem pra nada. Essa lista da CPE vc entrou como? Indo pessoalmente também? Vou fazer como você falou quando chegar a hora: vou pessoalmente e vou levar meus “anjinhos” junto porque modéstia à parte eles realmente são cativantes.
-
26 de setembro de 2012 às 18:54 #57605SANDROMSParticipante
@Mariana Helder wrote:
… Essa lista da CPE vc entrou como?…
Eles tem um evento de “portas abertas” uma ou duas vezes no ano, fomos lá no dia, conhecemos a CPE e deixamos o nome da lista deles. Eu tenho a impressão que a partir dos 3 anos é mais fácil econtrar vagas, pois as turmas podem ser maiores. Vagas nas pouponeries (bercários) é que são um grande problema.
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
26 de setembro de 2012 às 19:38 #57606Mariana HelderParticipante
Entendi. Mais uma vez, obrigada! :)
-
26 de setembro de 2012 às 22:43 #57613Marcelo_AndradeParticipante
Sandro, blz?
Me explica uma coisa, o governo te reembolsa o valor integral da diária? Por exemplo, achei uma garderie que cobra $40,00/dia. No fim de cada mes, ou no imposto de renda, o governo vai me reembolsar $33,00 ($40 – $7)?? Eu li os comentários mas fiquei com esta dúvida..
valeu!!!
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
26 de setembro de 2012 às 22:54 #57615Mariana HelderParticipante
emendando a pergunta do Marcelo, pode-se preencher um formulário específico para receber adiantamentos mensais desse reembolso, mas onde conseguimos esse formulário e pra onde enviamos?
-
27 de setembro de 2012 às 14:29 #57639Carlos_SantosParticipante
Ola Marcelo,
@Marcelo_Andrade wrote:
…
Me explica uma coisa, o governo te reembolsa o valor integral da diária? Por exemplo, achei uma garderie que cobra $40,00/dia. No fim de cada mes, ou no imposto de renda, o governo vai me reembolsar $33,00 ($40 – $7)?? !nao é assim… infelizmente.
O que acontece é que existe um maximo para ser reembolsado, em 2007 era 70% do gasto.
Dependendo do quanto vocë ganha nos anos anteriores, vc é colocado numa tabela progressiva em funcao do valor ganho pela familia (sim, se houver mais de uma salario na familia, é o que eles chamam de revenu familial).
Espero ter ajudado!
-
27 de setembro de 2012 às 14:35 #57640Carlos_SantosParticipante
@Mariana Helder wrote:
emendando a pergunta do Marcelo, pode-se preencher um formulário específico para receber adiantamentos mensais desse reembolso, mas onde conseguimos esse formulário e pra onde enviamos?
nunca fiz isso. mas vocë poder mais aqui:
Versements anticipés du crédit d’impôt pour frais de garde d’enfants
http://www.revenuquebec.ca/fr/citoyen/credits/credits/credit_remb/credit_enfant/versements/default.aspx -
27 de setembro de 2012 às 14:49 #57642SANDROMSParticipante
@Marcelo_Andrade wrote:
Me explica uma coisa, o governo te reembolsa o valor integral da diária? Por exemplo, achei uma garderie que cobra $40,00/dia. No fim de cada mes, ou no imposto de renda, o governo vai me reembolsar $33,00 ($40 – $7)?? Eu li os comentários mas fiquei com esta dúvida..
@Carlos_Santos wrote:
nao é assim… infelizmente.
O que acontece é que existe um maximo para ser reembolsado, em 2007 era 70% do gasto.
Marcelo e Carlos, devolve tudo? sim e não. Depende da composição familiar e da renda total do casal. Se a renda é baixa devolve praticamente tudo, se a renda é alta a devolução é menor. O governo só reembolsa até 35 o dia. Portanto uma garderie de 40, nunca vai ter devolução completa.
No link abaixo tem uma calculadora do reembolso provincial e federal (PS. a parte federal não tem adiantamento, só na declaração anual do imposto de renda).
http://www.budget.finances.gouv.qc.ca/Budget/outils/garde2010_francais.html?cit
Sandroms -
Os Patos Migram em Bando -
Os Patos no Facebook -
27 de setembro de 2012 às 17:18 #57652Marcelo_AndradeParticipante
Pô galera, ajudou e muito!!!
Valeu Carlos e Sandro pelas informações….
Abç
Envio de docs: 11/2011 / Int. Rejet: 10/2013 / CSQ: 10/2014 / Envio federal: 09/2014 ....
-
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.