Dica de Françês para profissionais de TI

Home Fórum Informações Gerais Língua Francesa Dica de Françês para profissionais de TI

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4835
      lfantoniosi
      Participante

      Gente, esta dica é só para profissionais de TI:

      Não vamos esperar chegar lá em Québec para descobrir que arquivo é fichier, diretório é dossier, sistema operacional é système d’exploitation, e por aí vai…

      Eu recomendo para quem é da área a usar o ubuntu e instalar os language packs de francês. É muita palavra nova, dá pra ficar totalmente perdido! O ubuntu vai traduzir tudo: gnome, kde, firefox, open office, etc, até os manuais! Inclusive, ele instala os dicionários de francês e escrever em francês com o open office fica muito mais fácil!

      Depois de um tempo vc se acostuma  :)

      Felipe.

    • #16787
      fflush
      Participante

      Felipe,

      Boa dica, eu fiz isto com o Debian que tenho no meu ibook ajuda bastante.

      Podia fazer un LUG, do pessoal que ta indo ou ja esta em Quebec trabalhando com Linux/Unix.

    • #16794
      RedCzar777
      Participante

      Eu fiz isso com uma versão de avaliação do Windows Vista, mas usei pouco e logo o trial expirou. Agora já estou pensando em fazer isso com o Ubuntu 7.04 ou com o vindouro Fedora 7.

    • #16797
      Fabiocb
      Participante

      Olá Felipe,

      boa dica, ja tenho pensado nisso também porem sempre deixando pra depois  :D  , vamos ver se agora sai.

      Abraços

      Fábio

    • #16803

      [align=justify] :lol: Eu já fiz isso desde o Brasil, instalei o Vista em frances, e agora estou usando ele em frances tb, inclusive o teclado que ajuda bastante, só nao tem jeito de usar o ~…

      Outras palavras para divertimento:

      Redémarrer = reiniciar
      Arrêter = desligar
      Fermer la session = fazer logoff ou deslogar  8O

      Já estou me acostumando às palavras e ao teclado, como o Felipe disse é uma questao de tempo e de prática! :idea:

      e por aí vai…[/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #16806
      paulagf
      Participante

      oi pessoal,

      eu também sou de TI, e vou dar entrada no processo em Julho/7.
      eu nao vou conseguir o windows vista, unbutu ou outro SO em frances :(
      o que posso fazer para conhecer o os termos basicos em frances?
      alguem ja fez um manual? :D

      obg
      paula

    • #16809
      lfantoniosi
      Participante

      Bruno,

      Por que vc comprou o teclado em francês? Eu uso o americano (sem Ç) e utilizo nas configurações US International (o famoso dead keys), assim posso digitar todos os acentos do português, francês, espanhol, etc… Eu tenho pavor daquele teclado nacional ABNT urgh! o do francês deve ser pior ainda…

      as palavras mais estranhas do francês foram:

      Souris = mouse
      Polices = Fontes

      Ainda bem que tinha ícones para elas , senão…

      Paula,

      Fácil na internet vc encontrará toneladas de glossários de termos de informática em francês, como por exemplo:

      http://www-rocq.inria.fr/qui/Philippe.Deschamp/CMTI/glossaire.html

      Mas vou te falar uma coisa: Nada como utilizar o aplicativo pra sentir o drama na pele, vc olhar para um monte de opções de menu estranhas….Agora, o ubuntu vc não precisa instalar, vc pode rodar o live CD e no boot selecionar francês como língua. Já dá uma idéia do que é…

    • #16814

      Felipe, resolvei comprar o notebook com o teclado em francês pelo fato de que todos os pcs aqui sao assim, logo é o tipo de teclado com o qual vou trabalhar, e como me adapto fácil nao foi uma grande preocupaçao, quanto ao ~ vou avisando ao pessoal que estou sem…. :lol:

      Uma outra palavra bizarra de ti em Frances:

      Pilotes = Drivers de perifericos
      Logiciels = Programas!

      Inte!

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #16815
      lfantoniosi
      Participante

      Bruno, veja se isto não te ajuda, no site abaixo fala sobre o tilde diacritique:

      http://www.msg.gouv.qc.ca/fr/administration/standards/clavier/caractere.asp#touche

      Senão, no pior caso, caso vc realmente tenha que digitar o acento:

      ALT + 198 ã
      ALT + 199 Ã
      ALT + 228 õ
      ALT + 229 Õ

      Mas podia ser pior: aquele teclado AZERTY francês, Deus me livre!

      PS. Quem chama João para escrever o nome aí tá ferrado hein!

    • #16816
      Carlos_Santos
      Participante

      por este motivo muitas de minhas postagens quando as faço aqui de casa saem sem acentos!!!!

      depois do firefox a coisa melhorou pois instalei um corretor português que me ajuda com palavras cujos acentos eu não posso por nas palavras a partir do teclado, que é francês, como o windows e todos os programas, pois o comprei na França na época!

      assim o “u” com acentos, usado em palavras como “unico”, nem o meu dicionario ajuda!!!  que saco!

      Teria de ir para o word com a palavra para poder usar os caracteres especiais, aonde vc encontra todos os caracteres acentuados!  :idea:

      mas cadê tempo para isso?  8O

      por isso muitas palavras seguem sem acentos mesmo, detesto isso, mas fazer o que?

      Abraços e bem vindos ao clube.

      So para incrementar  a lista:

      Télécharger ==> download
      Panneau de Configuration ==> Painel de controle
      marque-pages ==> bookmarks

    • #16819
      fflush
      Participante

      Nao se esquecam das atualizacoes de seguranca :)

      mise à jour – update – Atualizar

    • #16960
      paulagf
      Participante

      Muito bom o link que vc enviou! Obg ;)

      Esses termos de TI em Frances sao o maximo :D (hahhaha)

    • #16969
      Carlos_Santos
      Participante

      Outils == ferramentas ou tools

      copier/coller == esse é moleza… mas para quem não sabe nada… copiar/colar

      Poste de Travail == Desktop

      écran de vielle == descanso de tela

    • #16971
      Erasmo
      Participante

      Bom, nós compramos um Notebook da DELL…embora tenhamos optado pelo francês, ele veio com o teclado inglês e a opção de mudança na tela para o francês (FR – próximo ao relógio)…parece coisa de doido mas, em menos de três dias, já estávamos habituados… :lol:

      Um boa dica para os iniciantes em francês (como eu) é um programa chamado ANTIDOTE. Ele possui um excelente corretor de texto, com dicionário, gramática etc. Detalhe: quem tiver a versão office 2007, tem que adquirir o Antidote RX.

      Não é comercial… :wink:  Eu tenho e estou gostando… segundo meus amigos, será bastante útil nas redações da Universidade.

      Abraços!

    • #16990
      Carlos_Santos
      Participante

      Erasmo,

      Legal pela dica esse aí eu não conhecia….

      uma coisa interessante é usar o firefox como browser e instalar os corretores ortográficos, português (depois de um tempo esquecemos como se escreve algumas palavras que não usamos mais…), francês e inglês….

      É gratuito também!

    • #17504
      RedCzar777
      Participante

      É galera, é bem bacana usar o SO em francês. Dá para passar um sufoco para achar as coisas, hehehe.

    • #17523
      rcsmelo
      Participante

      Oi pessoal outra dica é colocar os imail tudo en français e o orkut também.
      Pra quem vai fazer o TCF, encontrei este site:  www.ciep.fr que tem os teste em todos os niveis.
      Abraços
      robson

    • #20189
      badaga
      Participante
    • #20191
      fflush
      Participante

      Principal dica de Frances para TI na minha opiniao.

      Fala ingles fluente, emprego em TI sem ingles ainda tou para ver. :)

Visualizando 18 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.