Dica cultural no Rio de Janeiro

Home Fórum Off-Topic Literalmente Off topic Dica cultural no Rio de Janeiro

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4521
      Carlos_Santos
      Participante

      Caros colegas,

      deixo aqui uma dica de evento cultural para os que moram no Rio de Janeiro:

      o Museu Historico Nacional esta com uma Exposição “Caminhos de Santiago – Arte no Período Românico em Castela e Leão”  até 8 de fevereiro!!!

      Esta muito bem organizada e é gratuita aos domingos, no horario de 14h às 18hs.

      Vale a pena conferir, pois esta muito bem organizada e as peças expostas são do século XII.

      fica a dica!

      um trecho sobre a exposição ….

      O Museu Histórico Nacional abrigará mais uma vez uma grande exposição internacional, que trará pela primeira vez ao Brasil 185 importantes obras relacionadas ao período românico na Espanha, abrangendo a segunda metade do século XI,  o século XII e a primeira metade do século XIII. Promovida pelo Instituto Inclusartiz e pela Junta de Castilla y Leon e com curadoria de Juan Carlos Elorza, a exposição estará aberta ao público de 18 de novembro a 8 de fevereiro de 2007.

      Embora não seja o Caminho de Santiago o único no âmbito da implantação do estilo românico, é verdade que foram as cidades, os povoados e os lugares que se situam às suas margens que viram surgir algumas das mais importantes criações dessa arte. Organizada em módulos, a exposição abordará as origens do Caminho de Santiago, a construção dos templos românicos, destacando os elementos arquitetônicos, e os objetos do culto católico. Entre as obras expostas, capitéis de catedrais, igrejas e mosteiros, códigos manuscritos,  objetos em marfim, ouro e outros metais, esmaltes, tecidos e mobiliário.


      MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

      Praça Marechal Âncora s/nº  Centro

      Próximo à Praça XV – Rio de Janeiro RJ

      Tel:  21.25509224 / 25509220


      Horários :
      De 3º a 6º feira,  das 10h às 17h30m
      Fechado às 2º feiras
      Sábados, Domingos e Feriados – das 14:00h às 18:00 h


      Ingresso: R$ 6,00 (seis reais)
      Estão isentos de pagamento (mediante comprovação): crianças até cinco anos de idade; sócios do ICOM-International Council of Museum; funcionários do IPHAN; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos pagam a metade do valor. Aos domingos, a entrada é franca.

    • #12745
      Carlos_Santos
      Participante

      Outra dica que tive a oportunidade de ir é o Museu da Vida – Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz, na avenida Brasil!

      vale a pena!!  pois visita-se o castelo da Fiocruz, que é em estilo mourisco, além de ter um guia que passeia pelos espaços de descoberta.

      Vale a pena ir e visitar….  

      Atenção:

      :!: não se esqueça do repelente contra mosquitos pois eles serão seus companheiros por toda a visita!!!! :!:  

      A visita ao Museu inicia-se no Centro de Recepção, destinado a orientar e informar os visitantes. Esta estação é o ponto de embarque do Trenzinho da Ciência, o início da aventura.


      Espaço Biodescoberta

      Entre numa célula vegetal gigante. Observe um aquário de peixes marinhos. Espante-se com insetos pré-históricos dentro do âmbar.  Assuste-se com a réplica de um pterodáctilo. Faça sua carteira de identidade biológica. Maravilhe-se com a beleza das borboletas. Assombre-se com a diversidade da vida. Viaje no mundo da ciência no Espaço Biodescoberta


      Ciência em Cena

      Teatro, vídeos, laboratórios interativos, artes plásticas. Percepção, emoção, ilusão, cultura, conhecimento. Assim é o Ciência em Cena, um dos segmentos do Museu da Vida, que utiliza a arte para estimular o interesse científico e a percepção do quanto existe de ciência e tecnologia na vida cotidiana, promovendo a junção entre áreas de conhecimento.


      Parque da Ciência

      Crie luz com sua própria força ! Escale uma célula animal gigante ! Tudo isso é possível no Parque da Ciência, um dos espaços do Museu da Vida, que tem como temas centrais, Energia, Comunicação e Organização da Vida.


      Espaço Passado e Presente

      Pavilhão Mourisco
      Conheça o passado sem precisar de uma máquina do tempo. Descubra o que acontecia no Rio de Janeiro no início do século 20. Contemple a beleza da arquitetura mourisca e dos azulejos portugueses. Acompanhe a evolução e transformações que ocorreram na área da saúde pública. Saiba o foi a Revolta da Vacina e sua relação com Oswaldo Cruz. Veja a história do Pavilhão Mourisco através de fotos, documentos e vídeos. Caminhe por este espaço, palco de avanços científicos e parte de uma das instituições de pesquisa mais importantes do país.

      o estacionamento é gratuito  e interno ao prédio da Fiocruz.

      Atenciosamente

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.