DEZEMBRO: Últimas entrevistas do ano

Home Fórum Processo de Imigração Processo Québec – 1ª Parte – CSQ Entrevista DEZEMBRO: Últimas entrevistas do ano

Visualizando 94 respostas da discussão
  • Autor
    Posts
    • #4418
      JeffersonAV
      Participante

      Olá a Todos,

      estou sentindo falta, neste último mês do ano, de relatos das entrevistas, notícias de quem recebeu (ou não) o CSQ, de quem está sendo o entrevistador.

      Alguém sabe de alguma coisa? Tem alguém no grupo que passou na entrevista neste mês de dezembro?

      A minha e da minha esposa será dia 22… torçam por nós.

      Um abraço,

      Jefferson     :D

    • #11369
      AleBHZ
      Participante

      Vai dar tudo certo na sua entrevista Jefferson!!!
      Eu vi relato no orkut, de entrevistas que aconteceram no Recife, de um casal (Bianca e Kleber), que passou e comentou que a pessoa que havia sido entrevistada antes deles tb havia passado.
      A entrevistadora foi a Mme. Soraya Tandel.

      Boa sorte!

      Abraços,

    • #11371
      makeloo
      Participante

      Jeferson,
      Vai pra entrevista com toda a segurança do mundo, pois tenho certeza que vai dar utdo certo.
      mando o bichinho do medo e da insegurança ir embora. Força, coragem e perseverança.
      Um abraço

    • #11372
      paspatour
      Participante

      Bom Senhores e Senhoras

      Minha entrevista está marcada para o dia 22 , também não tenho lido nada sobre ninguém que tenha passado  ou  que não tenha passado então está empatado !!!! O melhor é esperar  .

      Acho que pensamento positivo !!!!! por que  se já passamos  numa primeira seleção e fomos chamados para a entrevista é por que algo já existe a nosso favor , já imaginou quantos processos e a perca de tempo em entrevistar todo mundo  então é claro uma primeira seleção , depois fico sempre pensando que é um processo muito particular de cada um , não estamos fazendo uma prova de vestibular , não estamos disputando a mesma vaga  de um mesmo curso , queremos todos ir e creio que tem lugar para todo mundo  …  De qualquer maneira , não fiquem pensando que eu não esteja ansiosos , nervoso e até mesmo preocupado  , Por que eu estou !!!!!!!!  Eu como todos quero tanto isso que é normal dar um medo ao pensar que pode não acontecer … Quer saber meus amigos pensamento positivo  !!!!

      Escrevo depois do dia 21 , pra dizer o resultado e claro dizer como foi tudo  .

      Se alguém estiver em SP no dia 21 e quiser  trocar  uma idéia  entre em contato .

      Abraços a todos  e muito boba sorte !!!!

      Paspatour

    • #11377
      RickSimon
      Participante

      Amigos Jefferson e Paspatour,

      Do fundo do coração desejamo-lhes boa sorte, confiem na providência Divina e tenham certeza que tudo sairá perfeito.

      Sabemos que é um momento delicado e que naturalmente causa um pouco de nervosismo, mas isso é natural em todo ser Humano, então estejam bem, e com certeza estaremos aqui no Fórum tendo o prazer de ler o relato de mais dois amigos que conseguiram obter um resultado positivo na entrevista, ok?

      Um abraço fraternal!

      Ricardo e Rosangela

      P.S.: Paspatour, somos de SP, se quiser entrar em contato fique a vontade, ok?
      nosso e-mail: ricksimonsp@yahoo.com.br

    • #11379
      Erasmo
      Participante

      :wink:   :wink: Caros Jefferson e Paspatour,

      Desejos muita sorte e, com certeza, dará tudo certo!!!!

      Se depender de nosso pensamento positivo, está no papo!!!

      “Com perseverança, tudo se alcança…” (Fábula de Esopo) :lol:

      “O fraco não vai a lugar algum…” (Ayrton Senna da Silva) :wink:

      :P  :P  :P

    • #11383
      AleBHZ
      Participante

      Oi Paspatour,

      boa sorte para vc também na sua entrevista.
      Como já disseram por aqui, já está praticamente no papo.
      Vc e o Jefferson já têm torcida organizada, ansiosa pelas novidades que vcs trarão pra gente!!!

      abraços,

    • #11384
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Realmente percebi que os últimos entrevistados não estão empolgados em escrever os relatos de suas entrevistas  :(  Irei reforçar o pedido nas comunidades que participo. Realmente só li o relato da Bianca que por sinal foi aprovada.

      Desejo a todos que irão fazer a entrevista ainda este mês muita sorte que com certeza tudo dará certo!!! :up:

      Abraços,[/align]

    • #11387
      Larissasantos
      Participante

      Minha entrevista eh amanha  :( …. quarta eu conto como foi!!!

    • #11388
      Erasmo
      Participante

      Legal Larissa!!! Mais alguém a quem pensarmos positivamente!!!

      Boa sorte e não deixe de relatar sua entrevista!!!

      Erasmo

    • #11390
      AleBHZ
      Participante

      Muita sorte e energia positiva para você Larissa!!!
      Com certeza teremos boas notícias na 4ª feira.

      abraços,

    • #11404
      Daniele
      Participante

      Muito boa sorte amanhã! pensamento positivo que vai dar tudo certo!

      Daniele.

    • #11446
      Larissasantos
      Participante

      Obrigada pelo apoio!

      Consegui!!! Aeeeeeeee!!! to muito muito contente!!! Q alivio!!!

      Na noite anterior assiti Rocky pra me dar uma motivacao extra ( the eye of the tiger) :) . A entrevista foi com a Soraia e durou + ou – uma hora. Ela conferiu bem os meus diplomas, comprovantes de emprego (atual e tds os passados), os extratos bancarios e tb o comprovante do curso de frances. Quando ela ia olhando os documentos ia me fazendo bastante perguntas.

      Ela tb me peguntou pq eu queria imigrar, pra onde quero ir, q tipo de trabalho pretendo fazer lah. Ela estava com a listagem do meus pontos e acho q ia fazendo alteracoes na hora. Ela tb me deu oportunidade de fazer uma ultima colocacao se eu quisesse, antes de ela dar a resposta final.

      Ai a melhor hora!!! Quando ela me disse q tinha sido aprovada nao aguentei e comecei a chorar muito!!! hauahaahahaha! Q vergonha  :oops:

      Depois da entrevista em si, ela me deu muitos conselhos e respondeu minhas perguntas. Ela foi bem profissional e prestativa.

      Boa Sorte a todos!

    • #11449
      Anonymous
      Participante

      Larissasantos,

      Meus parabéns pela vitória alcançada. Torcemos que o continuar seja tudo de bom.

      Um abraço,

      Au Revoir.

      Jean

    • #11450

      [align=justify]Que Felicidade hein Larissa!!!!

      É isso aí! Você colheu o que plantou! :clap: Só não vale chorar….. :cry:  :cry_baby:  :lol:
      Sei como é, é muita emoção!!!

      Força agora na Etapa federal e no que precisar conte conosco!

      Grande Abraço.[/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #11452
      Erasmo
      Participante

      Parabéns pela conquista e boa sorte no restante do processo!!!!

      :P  :P  :P  :P  :P  :P  :P  :P  :P  :P

      Grande abraço!!!

      Erasmo

    • #11473
      JeffersonAV
      Participante

      Para a Larissa,

      parabéns pela vitória.    :up:

      Aos outros membros da CBQ que me enviaram mensagens de apoio e pensamentos positivos, muito obrigado pela força.

      Amanhã vamos para São Paulo, e sexta será nossa entrevista… esta é minha última mensagem antes do meu retorno a BH no sábado, quando darei notícias para vocês… e esperamos que sejam as melhores possíveis.

      Abraços, e até breve.

      Jefferson AV :D

    • #11475
      Larissasantos
      Participante

      Obrigada a todos!

      Boa Sorte Jefferson!!!! Vai confiante! :)

      Abracos,

    • #11476
      Daniele
      Participante

      Eeeeehhhhhh…. Vivaaaaaaa!!!!  :clap:  :bananadance:

      Parabéns Larissa. Que Deus continue te abençoando nas etapas seguintes.

      E Jefferson, vai confiante e cheio de si que vai dar tudo certo. Eu acredito que quando há um grande número de pessoas com pensamentos positivos e torcendo pela gente, cria-se uma energia que só tem a nos beneficiar, e esse é o caso da CBQ!   :wink:

      Abração, Daniele.

    • #11478

      [align=justify]Vai dar tudo certo Jefferson!

      Você está preparado e conta com nosso pensamento positivo vibrando daqui! Fé, força e Coragem! :angel:

      Dê notícias assim que puder!

      Grande abraço e Sucesso![/align]

      http://www.brasilquebec.com
      CBQ - Comunidade Brasil-Québec - Sua fonte de informação em imigração para Québec
      Se você gosta de nossa comunidade por favor considere fazer umadoação e/ou clicar nos anúncios do site para mantermos nossa comunidade sempre atualizada. Merci

    • #11479
      Carlos_Santos
      Participante

      parabéns  e boa sorte nas demais etapas!!!! :beer2:

    • #11480
      Anonymous
      Participante

      Jeferson,

       Boa sorte, que Deus te ilumine na entrevista. Que tudo de certo.

      Um abraço

      Jean e Camila

    • #11481
      Marcus
      Participante

      Parabéns, Larissa!!!  :up:  :clap:

      Felicidades e sucesso na próxima etapa!!!

      Um grande abraço!

      Marcus.

    • #11487
      AleBHZ
      Participante

      Félicitations Larissa!!!
      Que bom que deu tudo certo na sua entrevista.
      Desejo-lhe boa sorte no restante do seu processo!

      Amigo Jefferson,

      boa viagem para São Paulo e tudo de bom pra vc na sua entrevista.
      Tenho certeza de que sua próxima postagem aqui na CBQ será motivo de comemoração!

      Abraços,

    • #11496
      makeloo
      Participante

      Parabéns Larissa. Agora muita foraça e coragem para as próximas e´tapas.

      Jefferson. Muita sorte, e coragem para a sexta feira. e te esperamos no sábado com boas noticias.
      Um abraço
      Marcelo

    • #11523
      AleBHZ
      Participante

      Esse com certeza será um dos tópicos mais lidos por quem mandou os documentos entre os meses de setembro e novembro…
      Estamos no aguardo da convocação para a entrevista e por isso acompanhamos diariamente as impressões dos colegas que serão entrevistados por agora.
      Tenho certeza de que quando for a nossa vez poderemos contar com o apoio dos amigos da CBQ, sempre tão presentes e solícitos.

      Abraços a todos.

    • #11550
      Vivijayres
      Participante

      Larissa… parabéns!!!

      Agora para o Canadá é só um pulo!!! rs rs rs rs…

      boa sorte no resto do processo!

      Jefferson…

      Estamos torcendo!!! Hoje é o dia e tenho certeza de que vai dar tudo certo!!!

      Positive vibrations!!!!

      Abraços a todos…

    • #11555
      Giuliano
      Participante

      Parabens Larissa!!!!!!! :up:

        Jeferson boa sorte, que a força esteja com vc. :bigups:

    • #11563
      JeffersonAV
      Participante

      Caros amigos da CBQ,

      a força de vocês, o pensamento positivo coletivo, e todas as dicas recebidas foram bem assimiladas e deram resultado.

      CONSEGUIMOS O CSQ!!!   :clap:  :up:  :happy2:  :clap2:

      Sobrevivemos não somente à entrevista, mas também à viagem a São Paulo, que foi tranquila e prazeirosa, até com momento noturno de relaxamento e descontração na Avenida Paulista, vendo as luzes de Natal na véspera da entrevista. Optamos de ir de ônibus, um dia antes, para não ficarmos no aeroporto desesperados por causa deste caos aéreo do Brasil. E mesmo a estrada estava tranquila… até o metrô, vejam vocês que aventura, estava tranquilo como nunca…

      A entrevistadora foi simpática, indo direto às dúvidas da documentação: passaportes, provas de conhecimento de francês, diplomas de nosso curso universitário e comprovações de experiência profissional. Depois nos perguntou sobre nosso projeto para Québec e porque queríamos ir para Ville de Québec. Até a esperada frase “parabéns, vocês foram aceitos pelo governo de Québec” toda a entrevista foi feita em francês.

      Agora vamos curtir as festas de fim de ano com a família, pois as próximas pretendemos já estar em Québec.

      Mais uma vez obrigado a cada um que postou aqui suas palavras de apoio e incentivo… sintam-se todos devidamente abraçados e agradecidos, e saibam que meu desejo de que também obtenham sucesso em seus projetos é mútuo.

      Que 2007 seja o ano em que realizaremos nossos projetos!

      Um abraço forte em todos,

      Jefferson AV e família

      PS.: a dica que nunca é demais repetir, estudem muito o francês, pois o restante é tranquilo.

    • #11564
      crashover
      Participante

      Parabnes Jefferson e boa sorte nas proximas etapas

      :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D  :D

    • #11566
      Erasmo
      Participante

      Olá Jefferson e Família!

      Parabéns!!!! Que 2007 seja pleno de realizações a todos nós!!!

      Abraços e boa sorte na parte Federal!!!!

    • #11567
      AleBHZ
      Participante

      Amigo Jefferson,

      você não imagina como eu fiquei verdadeiramente feliz e tranquilo ao ler seu relato.
      Tinha ficado meio deprê com a entrevista do Durval, que teve o CSQ negado, mas analisei friamente o acontecido e agora estou mais relaxado. Acho que ele realmente se precipitou, tendo enviado seus papéis com poucas horas de francês e pouca experiência profissional (2 anos, se não me engano).
      Mas, voltando à parte boa, que bom que deu tudo certo para você!!!
      Um presentão de Natal heim!!!
      Que Deus ilumine sua trajetória em busca do visto. Desejo o mesmo aos outros companheiros de jornada.

      Abraços e Feliz Natal para todos da CBQ!!!

    • #11569
      Anonymous
      Participante

      Bravo Jeferson e familia.

      Fico muito feliz pela conquista de vcs. Siceramente tentei procurar por um contato de vcs, pois fiquei preocupado achando que vcs iriam de avião.  Fiquei mais tranquilo agora.

      Ja estou fazendo meu dever de casa tb. Vou dar entrada nos papeis em março ou abril para ter mais tempo de estudar o frances que ja esta começando a ficar legal.

      Um grande abraço e Feliz Natal.

      Jean, Camila e Familia.

      Au revoir.

    • #11571
      Daniele
      Participante

      Parabéns Jefferson e Família! Fico muito feliz por vcs. Boa sorte e sucesso nas etapas seguintes. Confesso que estava ansiosa por notícias suas, principalmente depois que li o relato do Durval. Agora é só alegria!  :bananadance2:

      P.S.: Quem foi a entrevistadora de vcs? a Sra. Soraia Tandel?

      Abraços, Daniele.

    • #11576
      MauPriJP
      Participante

      Parabéns Jefferson e Família e para a Larissa tb!!!

      Como já escreveram acima, UM GRANDE PRESENTE DE NATAL :P . Nós, Mauricio, Priscilla e João Pedro desejamos muitas sorte a vcs nas próximas etapas.

      Um grande abraço e sucesso.

      MauPriJP

    • #11578
      makeloo
      Participante

      Ufa!!! Acabou a primeira parte não é Jefferson.
      Vc não faz ideia da tesão que estava por esperar noticias suas.
      PARABÉNS.  Que seus projetos se realizaem e que daqui a um anos, vocês já estajam colehendo frutos.
      UIm forte abraço.

    • #11600
      Carlos_Santos
      Participante

      excelente noticia JEFFERSON!!!  :beer2:

      boa sorte nas proximas etapas!!!   :wink:

    • #11619
      JeffersonAV
      Participante

      Obrigado mais uma vez a todos pelas palavras amigas…

      Vamos fazer as fotos nesta terça, e quarta-feira nossos documentos já vão para o Consulado do Canadá em SP via sedex.

      Agora começam as novas ansiedades: abertura do processo, exames médicos, visto etc.

      Abraços, e um ótimo 2007 a todos.

      Jefferson AV   :D

    • #11623
      Larissasantos
      Participante

      Parabens Jefferson!!!!  :hooray:

    • #11631
      AleBHZ
      Participante

      Olá Jefferson,

      que bom que deu tudo certo lá em São Paulo. Com a torcida que vc tinha aqui na CBQ, não tinha como dar errado…

      Tenho algumas dúvidas:

      Quem foi a entrevistadora? Mme. Soraya Tandel?
      Tive boas impressões dela na palestra de BH e através de relatos de candidatos do Recife.
      O que achou?

      Qto tempo durou sua entrevista?
      Ela não perguntou ou verificou a comprovação financeira?

      Estou montando minha pasta para levar na entrevista e qualquer informação/experiência passada por quem já foi entrevistado será útil.

      Abraços,

      Alessandro

      PS: Gostaria de saber se alguém já foi convocado para alguma entrevista em 2007. As de 2006 já acabaram, não é?

    • #11632
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Jefferson e família,

      Que excelente notícia!!! Este dias nem liguei o pc devido às correrias do Natal e só hoje pude ler sua notícia, e eu estava bem apreensiva com o resultado da sua entrevista, aidna bem que tudo deu certo!!!

      Agora é a fase de aguardar…aguardar…aguardar…

      Abraços!!![/align]

    • #11698
      JeffersonAV
      Participante

      Olá Alessandro,

      vamos às respostas…

      @kennybhz”;p=”3470 wrote:

      Olá Jefferson,

      que bom que deu tudo certo lá em São Paulo. Com a torcida que vc tinha aqui na CBQ, não tinha como dar errado…

      Tenho algumas dúvidas:

      Quem foi a entrevistadora? Mme. Soraya Tandel?
      Tive boas impressões dela na palestra de BH e através de relatos de candidatos do Recife.
      O que achou?

      Qto tempo durou sua entrevista?
      Ela não perguntou ou verificou a comprovação financeira?

      Estou montando minha pasta para levar na entrevista e qualquer informação/experiência passada por quem já foi entrevistado será útil.

      Abraços,

      Alessandro

      PS: Gostaria de saber se alguém já foi convocado para alguma entrevista em 2007. As de 2006 já acabaram, não é?

      Sim, foi a Mme. Tandel… ela é uma ótima entrevistadora, simpática, e muito interessada no seu projeto. Mas não deixa de fazer seu trabalho com seriedade e profissionalismo.

      Sim, ela verificou com bastante detalhes todos os nossos extratos bancários… e nos sugeriu levar mais do que o mínimo pedido, pois sempre faz falta. O mínimo é só uma sugestão do governo de Québec, mas para nossa tranquilidade vamos levar tudo que pudermos a mais.

      No total foram 55 minutos… mas isto pode variar muito. Depende de como rola o papo, de que tipo de projeto é o seu, o quanto ele está bem articulado ou não, qual seu nível de francês, tudo isto… mas eles sempre marcam entrevistas no espaço de 1 em 1 hora… quando saímos, já tinha um casal esperando no saguão do hotel para o horário de 14 horas… mas eram apenas 1:15h.   :)

      Sobre nossas PESQUISAS diversas (trabalho, moradia, sobre Québec etc.) como documentos extras, portifólios, revistas entre outros… é bom organizar, levar tudo que vc quiser, mas no fundo no fundo servem mais como um talismã da sorte.  :D   Na hora, dependendo do andar da carruagem, você nem olha para sua pasta de pesquisas… eu acessei a minha pasta umas duas vezes, mas tinha toneladas de papel que preparei para mostrar, além de portifólios eletrônicos, impressos, etc. Prepare-se para conversar bastante, e não se frustrar se não tiver tempo de mostrar suas pesquisas… isto é natural.

      Mas não deixe de fazê-las… e de levá-las!

      Qualquer outra questão, pode me escrever aqui ou em private para meu MSN jeffersonav@click21.com.br .

      Um abraço, e boa sorte!

      ps.: sim, a corrente de pensamentos positivos da CBQ foi importante para nós… como ainda não contamos para os amigos e familiares que vamos para Québec, vocês são as pessoas que no momento dividimos nossos projetos.

    • #11712
      RedCzar777
      Participante

      Nossa Jefferson, vai ser um choque para a sua família quando você os avisar. Eu ainda estou estudando francês para dar entrada na papelada só no segundo trimestre de 2007 e toda minha família já sabe o que eu pretendo, hehehe.

    • #11713
      Fabiocb
      Participante

      :mbounce:  :clap2:  :up:

      Parabéns Jefferson e Larissa, e muito boa sorte nas proximas etapas.

      Abraços

      Fábio

    • #11716
      AleBHZ
      Participante

      Olá Jefferson,

      obrigado pelos esclarecimentos.
      Vou fazer de tudo para chegar lá e causar boa impressão…

      Abraços,

    • #11718
      Carlos_Santos
      Participante

      @JeffersonAV”;p=”3542 wrote:

      …. como ainda não contamos para os amigos e familiares que vamos para Québec, vocês são as pessoas que no momento dividimos nossos projetos.

      para mim é melhor manter o segredo entre os que nos cercam pois isso é complicado de explicar: “porque você quer ir para o Canada?” “o que houve?”  etc….

      por outro lado, Nos aqui da CBQ sabemos e entendemos muito mais facilmente!!!

      Além do mais acredito sempre que a alma deste negocio é o segredo!  

      evito falar sobre isso, pois existem muitos pensamentos negativos dos que nos envolvem!!!!

      apenas minha opinião! :wink:

    • #11727
      otacoelho
      Participante

      Olá Pessoal,

        É a primeira vez que escrevo aqui, e é com alegria  :D  que falo para vocês que fui aprovado no dia 13/12/2006 pela Mme Soraia Tandel em Recife. A entrevista foi bastante tranquila, apesar que eu estava com muito receio. Cheguei ao Hotel uma hora e meia antes e fui de taxi para não ter problemas em estacionar. Já cheguei pagando o maior mico, a entrevista seria no primeiro andar do Hotel, cheguei lá e não tinha ninguém nem placas indicativas, foi assim que “invandi” a sala onde um casal estava sendo entrevistado. A Soraia me perguntou a hora em que seria minha entrevista, quando respondi que seria às 14:30 ela sorriu e mandou  comer e passear porque faltava muito tempo ainda  :oops: .
       Após a saída do casal, ela me chamou na hora marcada. Foi tudo muito simples, ela pedia os documentos e fazia algumas perguntas. Não se preocupem que a entrevista parece um bate-papo. Apesar de ter 190 horas de francês estava com receio de dar um branco. Ela me disse que eu fui aceito e ainda elogiou o meu francês, a partir daí já com o CSQ impresso, pediu para que eu conferisse os meus dados,  deu-me algumas folhas sobre palestras de imigração em Quebec e  perguntou se eu tinha alguma dúvida. No final ela me parabenizou mais uma vez e me aconselhou a não falar nada por enquanto no trabalho. A entrevista teve a duração de mais ou menos 45 minutos.
       Espero que o meu relato ajude em alguma coisa como os relatos das outras pessoas me ajudaram.
       Caso queiram tirar alguma dúvida, entrem em contato que estarei à disposição dos meus futuros vizinhos.

      Abraços a todos.

    • #11728
      AleBHZ
      Participante

      Olá otacoelho,

      parabéns pela sua entrevista. Que bom que tudo correu bem…

      Quanto ao segredo tb concordo com a opinião do Carlos. A gente nunca sabe ao certo o que as pessoas nos desejam. Aqui estamos todos no mesmo barco, logo podemos nos sentir mais tranquilos.

      Abraços,

    • #11729
      Javs
      Participante

      Ola otacoelho,

      Primeiro parabens pela conquista do CSQ. So quem passou por essa fase sabe como é! Eu tambem cheguei super cedo no dia da minha entrevista que foi em junho em SP. Foi bom que ja entrei na sala brincando, falando que achei melhor chegar cedo do que tarde (em frances claro). Foi bom para relaxar.

      Segundo, quando voce entrarar com a etapa federal?
      Terceiro, quando pretende viajar?

      Estamos montando um grupo para nov/dez de 2007 com beneficios especiais com a Air Canada. De uma olhada no meu blog (http://bhzquebec.blogspot.com/2006/12/embarque-em-novembrodezembro-de-2007_21.html) ou na comunidade no forum “Embarque Novembro/Dezembro de 2007”. Caso voce se interesse entre em contato!

      Julio

    • #11731
      Erasmo
      Participante

      Olá otacoelho, parabéns pelo CSQ e boa sorte na parte federal!!!

      Abraços!!!

    • #11738
      makeloo
      Participante

      Olá Otachoelhos
      Parabéns pelo CSQ. Coragem e perseverança na parte federal.

    • #11739
      Dragaozorde
      Participante

      Parabéns  Jefferson e família.

      Sobre tuas pastas meu amigo que já tem CSQ disse que separou tudo em envelopes, e, eventualmente abriu alguns mostrando que não tinha perdido tempo e pesquisou muito.
      A propósito tua entrevista foi toda em francês? a mme soraya não deu uma colherzinha de chá?

    • #11741
      AleBHZ
      Participante

      Alguns entrevistados que passaram nas entrevistas realizadas no Recife disseram que às vezes ela falava alguma coisa em português, principalmente quando se referia à situação do Brasil.
      Mas falar bastante em português eu acredito que só mesmo na entrevista do Durval, que teve o CSQ negado, justamente por causa do francês aquém do esperado.
      Afinal, ela vai avaliar nosso francês não é mesmo? Português ela sabe que nós falamos…  :D  :D  :D

      Abraços

    • #11764
      otacoelho
      Participante

      Caro Javs,

        Ainda não sei ao certo a data da partida. Acredito que enviarei os documentos para a parte federal em março/abril, acho legal essa idéia de formar um grupo. Caso consiga viajar em novembro/dezembro, entrarei em contato com vc.

      Abraços.

    • #11784
      Nara
      Participante

      Oi Pessoal!!

      Desculpem a demora para escrever!! Estava organizando a papelada para dar entrada na etapa federal e estou retomando minha leitura de blogs e comunidades só agora. Nossa entrevista (eu sou casada) foi muito rapida e fácil. Ocorreu muito parecida com a de Otavio (otacoelho). Mas acho q foi mais rapida…. creio que passamos uns 40min na sala, dos quais somente 20-25min foram destinados a entrevista em si… o resto foi imprimindo papelada, preenchendo-os… coisas do tipo… A entrevistadora foi Soraia Tandel. Quanto as perguntas foram bem poucas. Ela começou pedindo os documentos: passaporte, diploma, comprovante de trabalho… quando chegou no parte de trabalho ela perguntou o que eu fazia nos meus empregos passados, o que eu faço agora e o que eu pretendo fazer em Quebec. Todas as perguntas eram feitas primeiro pra mim e depois pro meu marido. Depois perguntou onde eu tinha estudado francês e quantas horas eu tinha de estudo, mostrei os comprovantes… Ela perguntou sobre o dinheiro, perguntou quanto iriamos levar e pegou o ultimo extrato bancário. Acho que foi só isso!! Depois ela disse que tinhamos passado e começou a imprimir trilhoes de coisas…. Ela perguntou também onde pretendiamos morar, mas nao lembro se foi antes ou depois de dizer q tinhamos passado. Eu perguntei a uma funcionaria do hotel onde foram as entrevista e ela me informou que até o dia da minha entrevista todo mundo tinha passado (eu fiz no dia 15/12, acho que foi o 3º ou 4º dia de entrevistas). Soraia Tandel é simpatica e passa tranquilidade.

      Bem, é isso!!
      Espero que os proximos entrevistados se saiam bem como a gente!!

      Feliz 2007!!

      Nara Falcão

    • #11785
      Erasmo
      Participante

      Olá Nara, parabéns pelo CSQ e boa sorte na etapa federal… :wink:
      Os “trilhões” de folhas impressas compõem uma espécie de parecer onde constam todos os detalhes de nossa entrevista. Se o entrevistador (no nosso caso, foi o M. Cousineau) tirar qualquer cópia, ela anexa a esse parecer. Por isso eles digitam tanto durante a entrevista…não sei se vocês perceberam, mas há uma série de anotações nos formulários enviados à Buenos Aires também…acho que da mesma maneira que nos preparamos para a entrevista, eles o fazem também!!!

      Grande abraço!

    • #11786
      AleBHZ
      Participante

      Oi Nara,

      parabéns pelo sucesso na entrevista…
      Que bom que bastante gente tem passado com a Mme. Soraia.

      Abraços,

    • #11788
      JeffersonAV
      Participante

      Olá,

      @Dragaozorde”;p=”3585 wrote:

      Parabéns  Jefferson e família.

      Sobre tuas pastas meu amigo que já tem CSQ disse que separou tudo em envelopes, e, eventualmente abriu alguns mostrando que não tinha perdido tempo e pesquisou muito.
      A propósito tua entrevista foi toda em francês? a mme soraya não deu uma colherzinha de chá?

      Bem, toda a entrevista, da nossa chegada ao resultado final, ou seja, o comunicado de que conseguimos o CSQ, foi toda em francês… depois, no caso da Mme. Tandel, que é brasileira de nascimento, e atualmente uma cidadã canadense, começou a falar em português… a gente mesmo é que cisma de continuar a tagarelar em francês.

      Depois de um tempo eu percebi o que estava fazendo e paguei o maior mico, falei com ela “Je peux parler en portugais?”… ela sorriu, minha esposa também deu risadas, e ela disse que sim, que a entrevista tinha terminado.

      Mas a gente paga quantos micos forem necessários, e ainda sai de lá feliz quando estamos com o CSQ nas mãos…  :D

      Um abraço,

    • #11790
      AleBHZ
      Participante

      Nara,

      para qual cidade vc pretende ir?
      Qual a sua previsão de embarque?

      Estamos montando um grupo para nov/dez de 2007 para conseguir beneficios especiais com a Air Canada.
      Dê uma olhada no meu blog BHZ Québec ou na comunidade no forum “Embarque Novembro/Dezembro de 2007”. Caso voce se interesse, entre em contato!

    • #11792
      Fabiocb
      Participante

      Olá Nara,

      Parabéns e concordo com o Alessandro, ainda bem que está correndo tudo bem.

      Abraços

      Fábio

    • #11794
      fabiana
      Participante

      OI Nara!
      Parabéns!!!! Fico muito feliz quando fico sabendo que alguem passou na entrevista… isso acaba servindo de motivaçao, enche a gente de entusiasmo e esperança…
      Parabens e boa sorte nas proximas etapas!

      Um grande abraço,
      Fabiana Vieira

    • #11795
      Carlos_Santos
      Participante

      Parabéns Otavio  e Nara pelo CSQ!!!

      boa sorte nas proximas etapas!!! :wink:

    • #11804
      makeloo
      Participante

      Nara parabéns pelo CSQ.
      Sucesso e perceverança nessa segunda etapa.
      um abraço

    • #11818
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá Nara,

      Parabéns!!! Excelente notícia todos estarem passando com a Sra. Tandel, antigamento tivemos casos de algumas “recuperações” dadas por ela…

      E que agora venha a parte federal!!!

      Abraços,[/align]

    • #11826
      nevesea
      Participante

      Gostaria de compartilhar o relato de minha entrevista feita este mês aqui em Recife com Mme. Tandel

      A entrevista estava marcada para as 11 horas. Devido a minha ansiedade, cheguei ao hotel às 8:30 pois não iria fazer mais nada naquela manha de quarta-feira. Ao encontrar a recepção, confirmei o local da entrevista: setor de eventos do hotel. Fiquei sentado no sofá relendo minhas pesquisas até que, às 9:45, chega uma pessoa no salão de entrada e começa a conversar com as funcionárias. Começei a prestar atenção à conversa e logo percebi que estava diante da minha entreistadora pois ela disse que havia deixado de morar no Brasil há cerca de 10 anos. Cinco minutos depois chegou o casal que fora entrevistado antes de mim.

      Minha entrevista começou na hora exata. Quando faltavam 15 minutos para eu entrar na sala onde estava Mme. Tandel eu fiquei realmente apreensivo. Abraçei as pastas que estavam comigo e fiquei aguardando ela abrir a porta para me chamar. Apesar de nervoso, sei me controlar para que tudo dê certo. Entrei na sala, e começamos a entrevista com as velhas conhecidas saudações: “bonjour”, “vous allez bien?”, etc.

      Tão logo eu entrei na sala, ela observou que eu fizera muitas pesquisas sobre o Québec devido a quantidade de material impresso que eu levara.
      Primeiramente, Mme. Tandel fez uma introdução explicando qual seria o objetivo da entrevista (em francês) e me perguntou se eu havia compreendido. Respondi que sim e começei a ficar mais tranquilo partir desse momento.

      Como de costume, ela começou pedindo toda a documentação declarada no DSQ. Passaporte, diplomas, carteira de trabalho… Durante a apresentação dos documentos, Mme. Tandel sempre muito atenciosa e simpática fazia comentários e tirava algumas dúvidas.

      Depois de conferidos os documentos, chegou a hora das perguntas que foram muitas: O que você espera do Québec, como você ficou sabendo da seleção, por que você quer imigrar, como você irá fazer para ser aceito na Ordem dos Químicos do Québec, etc…
      Respondi todas sem maiores dificuldades. Ela me ajudava relembrando algumas palavras esquecidas. Elogiou minha pronúncia e, ao final, pediu os comprovantes financeiros que foram dois extratos que eu havia tirado no caixa eletônico horas antes da entrevista. Ela protamente conferiu tudo e os anexou a minha papelada.
      Feito isso, veiou a famosa frase: Você foi aceito pelo Québec, parabéns! Eu agradeci e ela me disse que não havia motivos para tal pois aquela aceitação era fruto do meu esforço e dedicação.

      Então a impressora começou a funcionar… Foram impressos diversos documentos entre eles o CSQ. Precisei assinar alguns deles. Notei que uma das páginas era uma tabela contendo a pontuação obtida por mim em cada item dos critérios adotados para seleção. Não consegui ver quantos pontos eu consegui no total.

      Depois do “você foi aceito” Mme. Tandel não me deu colher de chá e continuou falando tudo em francês. Perguntou se eu tinha algo mais para mostrar ou alguma pergunta a fazer. Mostrei a ela meu trabalho de pesquisa que foi desenvolvido na época que eu era aluno de iniciação científica na universidade. Mesmo sem demonstrar que entendia sobre os assuntos relacioados à química, ela olhou tudo atentamente. Eu estava tão feliz que deixei de entender algumas coisas que ela me disse e eu não quis fazer nenhuma pergunta. Segundo o site oficial do Québec, a entrevista também é uma ocasião onde entrevistador e entrevistado discutem alguns pontos do plano de imigração, verificando a sua viabilidade, tirando dúvidas e outras coisas mais.

      Saí da sala e já havia um outro casal aguardando. Tive a oportunidade que conversar com eles por uns dez minutos. Estavam tranquilos! Depois soube que os casais antes e depois da minha entrevista foram todos aprovados.

      Com poucos dias dei entrada na parte federal pois já estava de posse de toda papelada necessária. Estou aguardando a carta de abertuda do processo.

      Eduardo.

    • #11828
      Carlos_Santos
      Participante

      Legal Eduardo pelo seu relato! obrigado!

      e parabéns pelo resultado!   :wink:

    • #11830
      Erasmo
      Participante

      Olá Eduardo!

      Ótimo relato da sua entrevista! É bom saber que mais um “irmão químico” está a caminho de Québec… :wink:

      Feliz 2007 e boa sorte!

      Abraços!

    • #11833
      AleBHZ
      Participante

      Parabéns pelo sucesso na entrevista Eduardo!!!

      Não se esqueça de postar seu relato de entrevista na seção “Artigos – Relatos de Entrevistas”, para que todos possam acessá-lo, pois este tópico poderá crescer e seu relato sumir dentro dele.

      Abraços e boa sorte na parte federal,

    • #11834
      nevesea
      Participante

      Não sei como se faz para incluir o relato da entrevista na parte de ARTIGOS. Algém pode me ajudar?

    • #11836
      AleBHZ
      Participante

      Vc pode enviar o relato para a Dri acrescentar ou, se o relato for o mesmo que vc postou aqui, ela poderá copiar e colar na seção de Artigos…:)

    • #11838
      nevesea
      Participante

      O relato será o mesmo. Gostaria que alguém o colocasse na pate dos relatos já existentes, não só o meu mas os outros que foram postados neste tópico, “s’il vous plaît”!

    • #11844
      Carlos_Santos
      Participante

      Normalmente a Adriana, pede a autorização dos colegas e depois faz a publicação nesta seção, acredito que assim que ela tiver um tempo ela o fara!

      não se esqueçam que ela esta quase indo e as tarefas e preparativos ja ocupam bastante a cabeça… logo…. :wink: sejamos pacientes e compreensivos… On y arrive!

      Atenciosamente,

    • #11867
      AleBHZ
      Participante

      Oi Eduardo,

      para qual cidade vc pretende ir?
      Qual a sua previsão de embarque?

      Estamos montando um grupo para nov/dez de 2007 para conseguir beneficios especiais com a Air Canada.
      Dê uma olhada no meu blog BHZ Québec ou na comunidade no forum “Embarque Novembro/Dezembro de 2007” Caso voce se interesse, entre em contato!

      Abraços

    • #11878
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Como muito bem disse meu amigo Carlos, estou bem atarefada estes dias, ainda mais que sou filha única e portanto tenho que ajudar minha mãe em todos os preparativos do Natal e Reveillon já que como irei embora em breve, as comemorações não podem faltar.

      Como o Eduardo já autorizou aqui neste fórum, em breve postarei seu relato na seção Relatos de Entrevistas, mas preciso da data que a mesma foi realizada.

      Abraços, [/align]

    • #11892
      nevesea
      Participante

      Olá,

      Minha ida ao Canadá está prevista para o perídod entre junlho e novembro de 2007. Ainda não posso precisar o mês porque isso vai depender de vários acontecimentos. Entre eles a minha demissão aqui no Brasil.

      Pretendo morar numa cidade pequena pelos primeiros 6 meses. Após o início da minha adaptação, vou procurar me estabelecer em Montréal. A idéia de viver em uma cidade pequena inicialmente é por causa do custo de vida e acesso à francisação. Todos sabem que agente não consegue bons empregos nos primeiros meses ou anos no Canadá.

      Adriana, a data da minha entrevista foi 13 de dezembro aqui no Recife.

      Grato.

    • #11893
      AleBHZ
      Participante

      Eduardo,

      se vc decidir viajar no final do ano, está convidado a fazer parte do grupo que estamos montando pata tentar conseguir benefícios especiais junto à Air Canada.
      Estamos colocando os nomes dos interessados em uma lista, localizada no primeiro post do tópico “Embarque em Novembro/Dezembro de 2007”.
      Esta lista é sempre atualizada, não caracteriza compromisso por parte dos interessados e serve para termos uma idéia de quantas pessoas querem ir na mesma época.
      Qualquer dúvida, mande uma mensagem ou bhzquebec@gmail.com.

      Abraços,

    • #11894
      AleBHZ
      Participante

      Pessoal,

      pela segunda vez eu sonhei com a famosa e tão esperada entrevista…
      Em outubro de 2006 eu sonhei que tinha sido entrevistado pela Mme. Judith Grenon e tinha passado super bem…
      Essa noite eu não pude ver quem era o entrevistador mas acho que era o M. Dominic…rs
      Três pessoas antes de mim passaram, entre eles o Marcelo e o Emerson. Eu acordei antes do final da minha “entrevista”, mas acho que ia passar tb…hehehe

      Tomara que esses sonhos tragam alguma coisa boa em 2007, e que realmente a entrevista seja bem sucedida!

      Abraços,

    • #12022
      Erasmo
      Participante

      Olá a todos!
      Acabei de ler esta Mensagem no CanadaImigration Group e, longe de querer desanimar quem tem a entrevista pela frente, gostaria de compartilhar com todos:

      Por Paulo Maia (CanadaImigration):
      [align=justify]“Olá Pessoal,

      No ultimo dia 18/12, eu e minha esposa fizemos a nossa entrevista, que não saiu como esperado. Eu ainda vou escrever sobre isso, pois só agora quase 20 dias depois estou conseguindo aceitar o ocorrido. Saiu errado pois ficamos de “recuperação”, a Soraia Tandel, solicitou que eu e minha esposa apresentássemos um declaração da Aliança Francesa de 200 horas/aula. O problema começa ai, a Aliança Francesa de Brasília não emite declaração de horas / aulas, é sim uma declaração do curso que está cursando.

      Gostaria de saber duas coisas, das pessoas que ficaram na mesma situação.
      1ª. O que vocês enviaram para BBAA para comprovar as horas solicitadas.
      2º. Depois que foi enviado a documentação para BBAA quanto tempo demorou para chegar o CSQ.

      Muito obrigado!!!

      Paulo”[/align]

      Mas, para não voltarmos a discussões anteriores, devo salientar que:
      – não sabemos (pelo menos eu não sei) em quais as condições se encontra o processo do Paulo;
      – não sabemos nada sobre sua profissão, experiência etc.
      – não sabemos se ele já possuía um bom nivel de francês, nem como estão (estavam) seus outros parâmetros.
      – além de muito mais, que já foi discutido aqui, neste mesmo tópico ou em outros.

      Deixo claro que, minha intenção é reforçar a necessidade do PREPARO e da AUTOAVALIAÇÃO, para que os futuros entrevistados não passem por isso. Embora nossos amigos tenham conseguido ter êxito na entrevista (e os demais também o terão :wink: ), sempre vale a pena lembrar-lhes 8)…então, continuem aplicados em sua preparação, pois que não tiver neste caminho, vai ficar de recuperação…mesmo com a Mme Tandel.

      Abraços e boa sorte a todos!!!

    • #12024
      nevesea
      Participante

      Pessoal,

      No dia da minha entrevista (13/12/2006), feita com Mme. Tandel, ela não pediu comprovação nenhuma do nível de francês. Na ocasião eu estava de posse de uma declaração do curso informando apenas que eu estava cursanto o terceiro semestre de francês. Levei também meus boletins dos períodos passados e a declaração do professor com apenas 15 horas de aulas: nada foi solicitado. A mesma coisa ocorreu com um amigo meu no mesmo dia. Apesar de algumas falhas, fiz toda minha entrevista sem nenhum “stress”. Não é necessário chegar lá na entrevista falando fluentemente como uma pessoa que já estudou o idioma durante muitos anos! Ela não complicou nada comigo e ainda elogiou minha pronúncia. Não me classificou como fluente, disse que eu estava bem para uma pessoa que começou a estudar em janeiro de 2006 e recomendou fortemente que eu continuasse estudando. Ou seja, eu ainda necessito de muito françes para chegar ao Québec.

      O conselho que eu dou é o seguinte: no dia a entrevista capriche no françes!!! Desenvoltura, boa pronúncia, poucos erros, entender o que o entrevistador fala, motivação, vontade de vencer, etc. Só o quesito compeensão oral vale 8 preciosos pontos na avaliação final. Motivação e interesse também são pontuados. Essa contagem de pontos é feita, item por item. Eu ví quando ela imprimiu, assinou e anexou a minha pontuação ao restante da papelada. Se a pessoa não tiver a contagem mínima: “desolé”. Vai para a intenção de recusa, conhecida como “recuperação”.

      Procurem um professor particular para corrigir suas deficiências. Treine a fonética. Não tente falar francês utilizando os sons que você conhece no português, pois você pode se decepcionar até mesmo no dia a dia em Québec. Muitos comentam que a sociedade discrimina quem fala errado e não tem boa pronúncia. Isso pode ser um empecilho na hora de uma entrevista para emprego. Isso acontece inclusive com nosso idioma. Uma vez fiquei irritado com uma francesa que não entendia muito português e agente tinha que falar a mesma coisa três, quatro vezes para que ela entendesse.

      Acho que esse problema da AF é um absurdo! Um curso tão caro e renomado deveria informar tudo detalhadamente. Eu não estudei na AF devido ao preço. Acho que nesse caso deve-se falar com o diretor para que o mesmo abra uma exceção. Afinal, eu não perderia meu projeto de vida só porque “a Aliança Francesa não declara o número de horas cursadas”. Isso é uma burocracia totalmente estúpida! :evil:  Se ela não fornecer essa informação por bem, vá aos tribunais!  :twisted:

      Eduardo.

    • #12025
      Espektro
      Participante

      Eu imagino que eles não devem ter apresentado um bom françês, pois senão, a entrevistadora não iria reprová-los só porque não tem uma declação da Aliança Francesa. Acho que ela pediu pra comprovar se eles tinham realmente feito as X horas que eles informaram… sei lá.

    • #12026
      JeffersonAV
      Participante

      Olá Alessandro,

      @kennybhz”;p=”3753 wrote:

      Pessoal,

      pela segunda vez eu sonhei com a famosa e tão esperada entrevista…
      Em outubro de 2006 eu sonhei que tinha sido entrevistado pela Mme. Judith Grenon e tinha passado super bem…
      Essa noite eu não pude ver quem era o entrevistador mas acho que era o M. Dominic…rs
      Três pessoas antes de mim passaram, entre eles o Marcelo e o Emerson. Eu acordei antes do final da minha “entrevista”, mas acho que ia passar tb…hehehe

      Tomara que esses sonhos tragam alguma coisa boa em 2007, e que realmente a entrevista seja bem sucedida!

      Abraços,

      Eu também tive vários sonhos com a entrevista… inclusive falando francês, todas as noites… minha esposa ficava espantada, pois todos os dias eu acordava e falava com ela: “sonhei denovo falando em francês”. Era fruto de muito estudo e aplicação, lendo e ouvindo francês umas 8 horas por dia. Mas sonhos ás vezes são sinais de bons presságios…   :)

      Ainda hoje tenho sonhos deste tipo, mas agora é chegando em Québec… no aeroporto, procurando aluguel, em hotéis, etc. Tenho que relaxar um pouco, e ver se sonho com outras coisas… tá virando uma obsessão.   8O

      Abraços,

    • #12030
      RickSimon
      Participante

      Que Maravilha!!!

      Parabéns a todos que passaram pela entrevista e agora têm seu CSQ em mãos!! Parabéns mesmo, pois sabemos como é delicado o processo de preparação, estudando Francês, buscando o máximo de informações sobre o país, a cidade em que se pretente morar, enfim é um processo que requer dedicação e muita seriedade e que depois que sem tem em mãos o CSQ, quer queiramos ou não, é uma sensação de alívio muito grande.

      Sensação esta que desejo experimentar em breve e que do fundo do coração espero que todos os amigos aqui da CBQ possam experimentar também.

      Mas como em tudo na vida, precisamos nos preparar, estar aptos para encarar esse desafio, e isso requer dedicação.

      Sempre é bom vermos também relatos de quem infelizmente teve algum problema na entrevista para que nós não venhamos a cometer os mesmos erros, para que tenhamos certeza absoluta que quando chegar nosso dia da entrevista vamos estar preparados, “tranquilos” e sem medo de enfrentar algo que já temos um certo contato e para o qual estamos nos preparando com afinco.

      Gostei do relato que menciona o filme Rock – Eye of the tiger! Essa é a idéia! Obstinação, determinação, querer vencer e finalmente Vencer!!

      Olha, posso dizer à todos que não tenho dúvidas que minhas chances para a aprovação no processo aumentaram muito depois que passei a fazer parte dessa comunidade, pois vendo os relatos de quem já fez a entrevista, retirando as informações que cada um expressou e expressa aqui, recebendo tanta atenção de gente que ainda nem conheço pessoalmente mas que já se mostraram tão solidários e prestativos.

      Isso é muito importante para quem pensa em viver em um outro país, saber aonde está pisando, ter certeza que não está recebendo informações infundadas ou fantasiasticas, muito importante mesmo!

      Mais uma vez os meus parabéns a todos que conseguiram o CSQ nesses últimos tempos e agora é bola pra frente com o processo Federal, que com certeza terminará bem.

      Um abraço fraternal à todos!

      Sinceramente,

      Ricardo

      Ri e Ro – Rumo ao Quebec

    • #12035
      Dri_Torres
      Participante

      [align=justify]Olá a todos,

      Continuando o texto do Erasmo: [/align] @Erasmo”;p=”3896 wrote:

      Olá a todos!
      Acabei de ler esta Mensagem no CanadaImigration Group e, longe de querer desanimar quem tem a entrevista pela frente, gostaria de compartilhar com todos:

      Por Paulo Maia (CanadaImigration):
      [align=justify]"Olá Pessoal,

      No ultimo dia 18/12, eu e minha esposa fizemos a nossa entrevista, que não saiu como esperado. Eu ainda vou escrever sobre isso, pois só agora quase 20 dias depois estou conseguindo aceitar o ocorrido. Saiu errado pois ficamos de "recuperação", a Soraia Tandel, solicitou que eu e minha esposa apresentássemos um declaração da Aliança Francesa de 200 horas/aula. O problema começa ai, a Aliança Francesa de Brasília não emite declaração de horas / aulas, é sim uma declaração do curso que está cursando.

      Gostaria de saber duas coisas, das pessoas que ficaram na mesma situação.
      1ª. O que vocês enviaram para BBAA para comprovar as horas solicitadas.
      2º. Depois que foi enviado a documentação para BBAA quanto tempo demorou para chegar o CSQ.

      Muito obrigado!!!

      Paulo"[/align]

      Mas, para não voltarmos a discussões anteriores, devo salientar que:
      – não sabemos (pelo menos eu não sei) em quais as condições se encontra o processo do Paulo;
      – não sabemos nada sobre sua profissão, experiência etc.
      – não sabemos se ele já possuía um bom nivel de francês, nem como estão (estavam) seus outros parâmetros.
      – além de muito mais, que já foi discutido aqui, neste mesmo tópico ou em outros.

      Deixo claro que, minha intenção é reforçar a necessidade do PREPARO e da AUTOAVALIAÇÃO, para que os futuros entrevistados não passem por isso. Embora nossos amigos tenham conseguido ter êxito na entrevista (e os demais também o terão :wink: ), sempre vale a pena lembrar-lhes 8)…então, continuem aplicados em sua preparação, pois que não tiver neste caminho, vai ficar de recuperação…mesmo com a Mme Tandel.

      Abraços e boa sorte a todos!!!

      [align=justify]Um participante do grupo perguntou ao entrevistado suas horas de francês até o momento da entrevista e o entrevistado respondeu:

      Gabriel,

      Tínhamos feito um curso de 120 horas / aulas, o livro 1 do Reflets todo. O problema é que eu na hora da entrevista está muito nervoso e não conseguir falar cause nada. Creio que o mais importante não seja a quantidade de horas / aulas, é sim o que você consegui falar na hora da entrevista.

      Paulo

      Abraços,[/align]

    • #12053
      RedCzar777
      Participante

      Se analisarmos outros relatos de pessoas que ficaram “de recuperação” podemos ver que eles nem pegaram uma quantidade de horas/aulas tão assustadora assim. Teve gente que teve que fazer 300 horas/aulas em 10 meses, o equivalente a 4 semestres da Aliança Francesa se não me engano.

    • #12054
      nevesea
      Participante

      RedCzar777,

      Só para dar uma noção: um curso regular de francês de 2,5 horas por semana, gera uma carga horária de cerca de 40 horas ao final de um semestre letivo. Se você quer mais horas por semestre alguns cursos oferecem programas intensivos e semi-intensivos. Um ano de curso regular (2,5 horas por semana): 80 de françês. 4 semestres dá mais ou menos 160 horas,  considerando que a pessoa fez 2,5 horas por semana (o mais comum oferecido pelos cursos de idiomas).

      Eduardo.

    • #12072
      JeffersonAV
      Participante

      Olá a todos,

      para nós que queremos as coisas um pouco mais rápido, e não se trata necessariamente de acumular horas estudadas, mas de aprender a língua de fato, e BEM, pois vamos precisar dela quando migrarmos, a melhor opção é somar os cursos intensivos (40 ou 50 horas por mês) às aulas particulares com BOMs professores. Isto faz com que a gente aprenda mais rápido a língua. Pode ajudar aqueles que vão passar brevemente pela entrevista, aqueles que querem mandar o mais rápido possível a comprovação da língua para B.A., e outros que já estão planejando sua viagem. Precisamos melhorar bastante nosso nível do francês, pois o bom aprendizado da língua é de fato o requisito PRINCIPAL para o sucesso profissional (dentro da nossa área) em Québec.

      Creio que eu vou estudar intensivamente o francês, mesmo já tendo passado pela entrevista, até o último dia meu no Brasil…

      Abraços,               :book:

    • #12084
      makeloo
      Participante

      Olá a todos
      Eu já falei isso em um outro tópico sobre a língua, porém acho que cabe repetir.
      A língua é nosso cartão de visitas, se bem falada ou não é ela que dará a primeira impressão, seja na entrevista, seja no mercado de trabalho, seja fazendo novas amizades. Temos que prezar pelo francês bem falado. pricnipalmente por ser uma língua extrageira para nós e que nosso sotaque sempre estará presente até que alcancemos a fluidez do idioma.
      Essa fluidez se alcança não somente com XXXXhoras aulas e sim com o convivio DIARIO com o idioma. então estudemos para que nossas entrevisas sejam satisfatorias. Fale sem vergonha fancês, faça hora com os outros falando fracês, leia, ouça, traduza… ESTUDE.
      Um abraço

    • #12826
      Fabiocb
      Participante

      Olá Pessoal,

      Concordo com o relato de vocês, para mim não é somente um papel dizendo que você fez X hora de francês que vai fazer você passar, tanto que sendo assim eles simplesmente não fariam entrevista alguma, a entrevista serve para avaliar o seu nivel de compreensão e expressão em Francês, assim como sua assimilação, pois existem muitos casos de pessoas que com poucas horas de francês comprovadas falam muito melhor que pessoas que estudam há muito tempo, isso por que existem varios fatores que influenciam:

      * dedicação
      * vontade de aprender
      * contato com o idioma (musicas, videos, livros, sites, etc)
      * estudo individual (que não pode ser mensurado por comprovantes)
      * facilidade de assimilação
      dentre outros

      e é isso estudo e mais estudo, pois a entrevista é só a ponta do iceberg, a verdadeira prova vai ser feita no dia em que estivernos em Québec tentando arrumar emprego, fazendo compras, estudando, etc, ai sim nosso francês será avaliado diariamente, portanto não adianta estudar somente para a entrevista, mas sim aprender o francês de verdade.

      Abraços

      Fábio

    • #12837
      Erasmo
      Participante

      Na realidade, tudo isto exposto por nosso amigo Fábio, vai muito mais além, na minha opinião, de um aprendizado: trata-se de nossa IMERSÃO em uma nova língua e cultura…. 8)

      Acho que isso devemos ter perfeitamente claro… :wink:

      Abraços!

    • #14193
      Dantai
      Participante

      Olá a todos, acabei de entrar na comunidade, como gosto muito de aprender tenho certeza que será de grande valia, trabalho com auto desenvolvimento humano tenho 33 anos e que possamos todos fluir em amizade e conhecimento.
      Falarei mais em outra oportunidade, obrigado a todos.

      UM SUPER ABRAÇO A TODOS DA COMUNIDADE

      PAZ E LUZ

      SUCESSO E SABEDORIA

      DANTAI

    • #14198
      makeloo
      Participante

      Olá Dantai,
      Seja bem vindo a comunida. aqui realmente se aprende muito.
      Sugiro a você que abra um novo tópico se apresentando e falando mais sobre você. Assim respeitaremos a regras do forum e vc terá um espaço “reservado”.
      Um abraço

    • #14204
      necazinha
      Participante

      Apenas para acrescentar a tudo que já foi dito, fiz minha entrevista em junho de 2006, somos 4 pessoas, com meu marido e seus 2 filhos, todos foram entrevistados, porém a entrevista demorada foi comigo e meu marido.
                         Ficamos de recuperação, acredito eu, devido a insistência do entrevistador em mencinar que não acreditava que nos realmente iriamos para o Québec.
                         Na época tinha nível avançado em francês, segundo o proprio entrevistador falou, e meu marido nível debutante, foi exigido 350 horas para mim e 200 horas para meu marido. (Assustador) Avaliamos o custo da Aliança Francesa e acreditem por um valor menor fomos até Montreal e estudamos 120 horas em um Mês, retornamos fizemos um teste de avaliação na Aliança Francesa em São Paulo. Eu consegui um atestado de último nível na referida escola e meu marido um atestado comprovando conhecimentos relativos a 200 horas de francês.
                         Enviamos os originais dos atestados para BA, pois só aceitam originais, após 15 dias do envio e muita insistência de nossa parte, foi enviado por correio nosso CSQ.

                         Se voce realmente acredita no seu sonho vá em frente..

    • #14209
      AleBHZ
      Participante

      Que bom que no final deu tudo certo para vocês Necazinha.

      Boa sorte no federal.

      Abraços,

      Alê

    • #14212
      lfantoniosi
      Participante

      Isso porque a Aliança Francesa é sem fins lucrativos, imaginem se fosse para ter lucro…

    • #14215
      amorim
      Participante

      Ça Va tout monde.

      Quero dizer a todos que é muito importante aprender vocabulário referente a profissão exercida, pq na entrevista apesar de não ter muita aula de francês eu sei que minha entrevista foi valorizada pelo conteúdo que eu tinha sobre a minha profissão. O entrevistador percebeu que mesmo não falando fluentemente eu tinha estudado mesmo os termos técnicos da minha profissão e com certeza foi isto que a valorizou. No entanto é necessario sim aprender mais e mais a lingua francesa, porque afinal será nossa lingua mater… inclusive a declaração que apresentamos das aulas foram de professores particulares e foi aceita naturalmente sem questionamentos e no dia da entrevista nem foi cobrado outra declaração referente a mais aulas. Acho que depende muito do entrevistador e da situação da entrevista, mas o importante é passar, pq nos dá uma sensação muito boa de conquista.

      P.S. Meso depois da entrevista temos que continuar a estudar.

      Giovanni Amorim

Visualizando 94 respostas da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.